Como desmontar alternador
-
Autor do tópico - Membro
- Registado: sábado out 16, 2010 10:31 pm
Como desmontar alternador
boas. finalmente consegui arranjar um alternador auto para o meu projecto mas tou a ter dificuldades em desmonta-lo. alguém aqui me poderia dar algumas dicas? eu já consegui retirar parte da carcaça mas não consigo retirar o estator rotor e a polia. se alguém me poder ajudar agradecia.
-
- Membro Dedicado
- Registado: quinta jan 06, 2011 4:33 pm
Re: Como desmontar alternador
não percebo muito de alternadores, mas já ouvi falar que alguns necessitam de uma chave especial para se retirar o stator.
parece-me que tiveste o azar de arranjar um desses.
passa numa oficina electro-auto...devem ajudar-te concerteza.
se forem porreiros..fazem-te isso a borliu.
umas fotos do alternador aqui no forum poderiam facilitar outros a ajudar-te.
goahead
parece-me que tiveste o azar de arranjar um desses.
passa numa oficina electro-auto...devem ajudar-te concerteza.
se forem porreiros..fazem-te isso a borliu.
umas fotos do alternador aqui no forum poderiam facilitar outros a ajudar-te.
goahead
-
- Colaborador
- Registado: quinta set 04, 2008 12:42 am
em geral os alternadores são compostos por duas tampas, um frontal e uma traseira, e presos por quatro parafusos com o estator no meio. normalmente se retirarm os quatro parafusos, e com algumas pequenas batidas se solta a tampa traseira. junto com ela deve vir o estator. o rotor fica preso à tampa frontal, normalmente não precisa desmontar, a não ser que queira trocar o rolamento dianteiro. neste caso é preciso usar uma prensa.jorgealves Escreveu:boas. finalmente consegui arranjar um alternador auto para o meu projecto mas tou a ter dificuldades em desmonta-lo. alguém aqui me poderia dar algumas dicas? eu já consegui retirar parte da carcaça mas não consigo retirar o estator rotor e a polia. se alguém me poder ajudar agradecia.
se o seu alternador for diferente, favor postar alguma foto.
-
Autor do tópico - Membro
o meu problema é que nem consigo tirar a polia e não deixa tirar o estator.
-
- Colaborador
você tem certeza que isso é um alternador automotivo mesmo? eles em geral não precisam tirar a polia para retirar o estator.jorgealves Escreveu:o meu problema é que nem consigo tirar a polia e não deixa tirar o estator.
-
- Membro Platinium
- Registado: terça jun 24, 2008 1:45 pm
se calhar deve ser mesmo de automóvel e ele queria dizer rotor (a parte que roda com o eixo), que esse fica agarrado à polia.josenir Escreveu:você tem certeza que isso é um alternador automotivo mesmo? eles em geral não precisam tirar a polia para retirar o estator.jorgealves Escreveu:o meu problema é que nem consigo tirar a polia e não deixa tirar o estator.
-
Autor do tópico - Membro
sim enganei-me queria dizer o rotor. a polia esta fixa ao eixo do rotor e não consigo desapertar a porca que a esta a segurar, não sei se tém alguma maneira especial de desapertar ou assim.
-
- Colaborador
então, se é para tirar a polia do rotor, a chave que você precisa é deste tipo. você encontra uma chave destas em qualquer oficina mecânica ou loja de ferramentas.jorgealves Escreveu:sim enganei-me queria dizer o rotor. a polia esta fixa ao eixo do rotor e não consigo desapertar a porca que a esta a segurar, não sei se tém alguma maneira especial de desapertar ou assim.
- Anexos
-
- Ch_Encaixe.JPG (42.71 KiB) Visto 5289 vezes
-
Autor do tópico - Membro
pois mas no meu não é assim tenho uma porca normal mas no veio onde rosca essa porca tem o furo para uma chave sextavada acho que é assim que se chama aquelas chaves em l.
-
- Membro
- Registado: domingo jan 23, 2011 6:47 pm
olá jorge!jorgealves Escreveu:pois mas no meu não é assim tenho uma porca normal mas no veio onde rosca essa porca tem o furo para uma chave sextavada acho que é assim que se chama aquelas chaves em l.
quando li sua mensagem falando sobre a porca com um furo no eixo parecido com uma chave allen fui conferir o alternador que tenho para o meu projeto e, a situação é exatamente a mesma...
pelo visto vc tem um alternador bosch e te sugiro o seguinte procedimento:
coloque a haste de uma chave de fenda phillips entre os blocos de ferro do rotor e trave-o em uma das aletas (furos) de ventilação na carcaça e então com uma chave 23mm solte a porca.
lembre-se de usar uma chave phillips (+) pois caso utilize uma chave de fenda comum (-) vc poderá danificar as bobinas do rotor.
boa sorte!
[]s
r2d2