Motor para guindaste

A energia dos ventos - Neste local pode discutir todos os assuntos relacionados com esta forma de produzir energia.
Responder

Autor do tópico
pappilom
Novo membro
Novo membro
Registado: sexta out 10, 2008 11:19 pm

Motor para guindaste

Mensagem por pappilom »

boas

tenho um motor de maquina de lavar roupa que quero converter num guindaste ,mas não sei como fazer para controlar a velocidade de rotação?
cumprimentos .

sergio ferraz
Membro Silver
Membro Silver
Registado: segunda jan 19, 2009 4:50 pm

Re: Motor para guindaste

Mensagem por sergio ferraz »

o motor ja tem 2 velocidades
procura os fios que tem
Tomando porpoções quase religiosas a instituição monetária estabelecida existe como uma das formas mais incontestadas de fé que existe.

tavares
Membro Gold
Membro Gold
Registado: sábado ago 23, 2008 12:31 pm

Mensagem por tavares »

esse motor não serve, porque não tem binário no arranque , os motores utilizados em guindastes são do tipo compound , além disso teem uma especie de embraiagem interna.

se encontrares um guincho desses que levantam cerca de 200kg , e retirares a ventoinha vês essa embraiagem , outro exemplo são os motores usados nas pequenas gruas de construção civil , quase todos da marca leroy sommer .

essa embraiagem permite que se pare a meio da subida e descida , e depois no arranque ter o binário todo.

o motor compound é um motor constituido por bobines em série-paralelo , o que permite um bom binário e uma velocidade de trabalho razoável.

o motor que tens é bom para um ventilador e pouco mais.

Autor do tópico
pappilom
Novo membro
Novo membro

Mensagem por pappilom »

mas posso ligar directamente a corrente ao motor e ir experimentando até saber quais são as fases que ligam as 2 velocidades?

cumprimentos

Josenir
Colaborador
Colaborador
Registado: quinta set 04, 2008 12:42 am

Mensagem por Josenir »

pappilom Escreveu:mas posso ligar directamente a corrente ao motor e ir experimentando até saber quais são as fases que ligam as 2 velocidades?
cumprimentos
não. não pode ligar qualquer fio na rede elétrica. isso pode, além de ser perigoso, queimar o bobinamento do motor.

este tipo de motor usa capacitor de partida e possui dois bobinamentos. um deles é para baixa rotação e o outro para alta. cada bobinamento é composto por duas bobinas, uma de partida e outra de trabalho. devem ter 6 fios, sendo três de cada bobinamento. é possível que ele possua apenas 5 fios, e neste caso o pino comum dos dois bobinamento já está ligado nos dois, como na figura abaixo. os pinos comuns são aqueles que são comuns às duas bobinas (na figura, 2 e 5).

é necessário testar com um multímetro para identificar estas bobinas, antes de "pensar" em ligar à rede alétrica.
Anexos
Motor_MaqLavar.JPG
Motor_MaqLavar.JPG (13.02 KiB) Visto 2143 vezes

Autor do tópico
pappilom
Novo membro
Novo membro

Mensagem por pappilom »

obrigado pelos esclarecimentos.

Responder