Ventos fortes! Como segurar as telhas?

Local destinado a tópicos com temas não relacionados com as energias alternativas. Um local para se falar de tudo um pouco.

Ferra
Membro Gold
Membro Gold
Registado: quinta fev 15, 2007 7:39 pm

Re: Ventos fortes! Como segurar as telhas?

Mensagem por Ferra »

bogolha Escreveu:caro ferra, toda esta informação me foi facultada por esta empresa que já o faz, segundo os próprios, há alguns anos com sucesso. o material é aplicado mesmo por cima das telhas, conforme fotos, e uma vez que não há entrada de ar para o interior da habitação não há problema, pelo menos com ventos até à ordem dos 110 km/h que é o que normalmente tenho por aqui no inverno.
ok, então tem o seu problema resolvido.
Só sei que nada sei. Mas estou a aprender! :-)

Ferra
Membro Gold
Membro Gold

Mensagem por Ferra »

bogolha Escreveu: o material é aplicado mesmo por cima das telhas, conforme fotos, e uma vez que não há entrada de ar para o interior da habitação não há problema, pelo menos com ventos até à ordem dos 110 km/h que é o que normalmente tenho por aqui no inverno.
posso sugerir porque não aplicar exatamente o mesmo material mas por baixo das telhas? penso que seria melhor (em minha opinião) mas não me parece muito interessado... alguma razão em especial?

Autor do tópico
Bogolha
Membro
Membro
Registado: sábado fev 19, 2011 12:54 pm

Mensagem por Bogolha »

ferra Escreveu:
bogolha Escreveu: o material é aplicado mesmo por cima das telhas, conforme fotos, e uma vez que não há entrada de ar para o interior da habitação não há problema, pelo menos com ventos até à ordem dos 110 km/h que é o que normalmente tenho por aqui no inverno.
posso sugerir porque não aplicar exactamente o mesmo material mas por baixo das telhas? penso que seria melhor (em minha opinião) mas não me parece muito interessado... alguma razão em especial?
caro ferra, não é que não esteja interessado, de todas as pesquisas que fiz, de todos os profissionais que cá vieram a casa nenhum me disse que a solução x ou y seria a mias indicada e que me dava uma garantia que me iria resolver o problema. uma coisa em que existe consenso é em não aplicar o poliuretano directamente sob a telha, isto porque a mesma precisa de se expandir e contrair e por isso poderá partir-se mais facilmente e também porque o poliuretano quando seca pode levar a telha a partir. já a técnica de colocar o poliuretano sobre a telha não é muito conhecida mas a empresa que eu contactei e que já o faz, segundo parece, há já alguns anos com sucesso diz que não há o problema da telha partir.
obviamente que eu, apesar de todas estas opiniões, continuo indeciso e não sei o que fazer... toda a gente me dá sugestões, as quais eu agradeço, mas que continuo confuso, tudo o que eu queria era que aparecesse alguém com uma solução que se confirmasse garantidamente eficaz.
**/**
Não interrogues o silêncio porque ele é mudo; não esperes nada dos deuses, através de preces, nem tentes suborná-los com oferendas, pois é em nós próprios que devemos procurar a libertação.[Buda]

Ferra
Membro Gold
Membro Gold

Mensagem por Ferra »

bogolha Escreveu:uma coisa em que existe consenso é em não aplicar o poliuretano directamente sob a telha, isto porque a mesma precisa de se expandir e contrair e por isso poderá partir-se mais facilmente e também porque o poliuretano quando seca pode levar a telha a partir. já a técnica de colocar o poliuretano sobre a telha não é muito conhecida mas a empresa que eu contactei e que já o faz, segundo parece, há já alguns anos com sucesso diz que não há o problema da telha partir.
obviamente que eu, apesar de todas estas opiniões, continuo indeciso e não sei o que fazer... toda a gente me dá sugestões, as quais eu agradeço, mas que continuo confuso, tudo o que eu queria era que aparecesse alguém com uma solução que se confirmasse garantidamente eficaz.
pois, compreendo a sua dificuldade. mas não estou a ver a diferença entre aplicar sob ou sobre pois os fenomenos de curtimento do poliuretano são exatamenste os mesmos nos dois casos. deve-me estar a escapar algo...
uma solução se calhar era um seguro para cobrir os danos. não é a melhor solução mas sempre ajudava. quanto a uma solução definitiva duvido que encontre pois ninguém pode assumir essa responsabilidade! imagine que lha dão para 100kmh e aparecem 150kmh! lá vai o seu telhado de novo!!!... outra coisa nestes casos, o perigo não é tanto a velocidade do vento, são os projecteis que vêem no vento! tipo as telhas do vizinho !
há casos de árvores arrancadas e isso não há nada que as detenha. se quer mesmo uma solução será fazer uma placa, aplique uma superficie impermiável e já está. não há noticias de terem voado com o vento! como imaginei que queira um compromisso entre o que tem (telhas) e a despesa sugeri o poliuretano! estas casas novas, que para mim parecem um caixote, não devem ter problemas com o telhado...

pseudominus
Membro Silver
Membro Silver
Registado: domingo nov 30, 2008 11:05 pm

Mensagem por pseudominus »

uma opinião:

considerações

1º as telhas gozavam regra geral de 10 anos de garantia, mas hoje devido às condições de mercado é normal ter 30, 35 ou 50 anos, embora daqui a 30 ou 50 anos podem já não existir os fabricantes ou terem mudado de nome. interessa saber se as suas estão dentro de garantia. qualquer desrespeito pelas normas de aplicação de coberturas cerâmicas são objecto de recusa de garantia de qualquer fabricante. isto aplica-se a qualquer produto químico a que a telha seja sujeita (limpeza, impermeabilização, pintura, etc.).

2º as telhas precisam de “respirar”. se projecta poliuretano por baixo e na zona existe o risco no inverno das temperaturas descerem abaixo de 0 graus, as telhas podem “cascar”, ficando o telhado ou principalmente os panos virados a norte ficarem destruídos de forma parcial ou total, e com perda de garantia.

3º o poliuretano aplicado por cima, é esteticamente reprovável numa vivenda (perda de valor estético e valor real na venda do imóvel). tem o problema do envelhecimento que ao fim de alguns anos vai “esfarinhar”. os revestimentos colocado por cima, também têm uma duração limitada. a duração é limitada pelos uv´s e pelo ozono e outros. andar por cima dele ao fim de uns anos? está fora de questão. numa placa única de grandes dimensões é fácil formarem-se fissuras. se estas forem transversais, vai ter um potencial enorme de infiltrações.
esta solução é uma autêntica porcaria !!!

4º as telas tipo lusa não usam grampos mas têm local previsto para fixar à ripa. antigamente pregavam-se nas ripas de madeira, actualmente é normal usar parafusos quando as condições o exigem. pode ver o furo parcial na face superior, na zona da ripa/perne. numa placa ou em ripado metálico é relativamente fácil fixar, já no seu caso em ripa de cimento é mais complicado.

quando uma telha “salta”, a capacidade de resistir fica muito mais baixa, e nas mesmas condições externas pode iniciar-se o efeito “red bull” colectivo.

soluções

1ª a melhor, na minha opinião é colocar mais umas vigas e construir uma placa. fica com um sótão “limpo”, melhora o aspecto térmico e pode utilizar subtelha ou um filme de plástico de forma a tornar a placa “impermeável”. claro que depois de colocar a telha por cima pode fixar todas ou apenas algumas fiadas. trabalho bem feito pode não mexer nas telhas existentes no beirado. utilize seguro para danos extremos, se a sua zona e o seu telhado é de elevado risco. umas arvores tb diminuíam o factor exposição, mas claro, mantendo a distância de segurança e considerando que tem terreno para isso.

2ª colocar cobertura metálica tipo “sandwich” (com poliuretano) , ou chapas de fibrocimento. esta solução tem custo estético e sobre o potencial de venda/valor. uma boa cobertura cerâmica dura geralmente mais que uma metálica ou fibrocimento.

3ª efectuar fixação com prego aço, parafuso ou colagem com cola e veda ás ripas. esta solução apenas introduz um pequeno melhoramento.

boa escolha.

Autor do tópico
Bogolha
Membro
Membro

Mensagem por Bogolha »

pseudominus Escreveu:uma opinião:

considerações

1º as telhas gozavam regra geral de 10 anos de garantia, mas hoje devido às condições de mercado é normal ter 30, 35 ou 50 anos, embora daqui a 30 ou 50 anos podem já não existir os fabricantes ou terem mudado de nome. interessa saber se as suas estão dentro de garantia. qualquer desrespeito pelas normas de aplicação de coberturas cerâmicas são objecto de recusa de garantia de qualquer fabricante. isto aplica-se a qualquer produto químico a que a telha seja sujeita (limpeza, impermeabilização, pintura, etc.).

2º as telhas precisam de “respirar”. se projecta poliuretano por baixo e na zona existe o risco no inverno das temperaturas descerem abaixo de 0 graus, as telhas podem “cascar”, ficando o telhado ou principalmente os panos virados a norte ficarem destruídos de forma parcial ou total, e com perda de garantia.

3º o poliuretano aplicado por cima, é esteticamente reprovável numa vivenda (perda de valor estético e valor real na venda do imóvel). tem o problema do envelhecimento que ao fim de alguns anos vai “esfarinhar”. os revestimentos colocado por cima, também têm uma duração limitada. a duração é limitada pelos uv´s e pelo ozono e outros. andar por cima dele ao fim de uns anos? está fora de questão. numa placa única de grandes dimensões é fácil formarem-se fissuras. se estas forem transversais, vai ter um potencial enorme de infiltrações.
esta solução é uma autêntica porcaria !!!

4º as telas tipo lusa não usam grampos mas têm local previsto para fixar à ripa. antigamente pregavam-se nas ripas de madeira, actualmente é normal usar parafusos quando as condições o exigem. pode ver o furo parcial na face superior, na zona da ripa/perne. numa placa ou em ripado metálico é relativamente fácil fixar, já no seu caso em ripa de cimento é mais complicado.

quando uma telha “salta”, a capacidade de resistir fica muito mais baixa, e nas mesmas condições externas pode iniciar-se o efeito “red bull” colectivo.

soluções

1ª a melhor, na minha opinião é colocar mais umas vigas e construir uma placa. fica com um sótão “limpo”, melhora o aspecto térmico e pode utilizar subtelha ou um filme de plástico de forma a tornar a placa “impermeável”. claro que depois de colocar a telha por cima pode fixar todas ou apenas algumas fiadas. trabalho bem feito pode não mexer nas telhas existentes no beirado. utilize seguro para danos extremos, se a sua zona e o seu telhado é de elevado risco. umas arvores tb diminuíam o factor exposição, mas claro, mantendo a distância de segurança e considerando que tem terreno para isso.

2ª colocar cobertura metálica tipo “sandwich” (com poliuretano) , ou chapas de fibrocimento. esta solução tem custo estético e sobre o potencial de venda/valor. uma boa cobertura cerâmica dura geralmente mais que uma metálica ou fibrocimento.

3ª efectuar fixação com prego aço, parafuso ou colagem com cola e veda ás ripas. esta solução apenas introduz um pequeno melhoramento.

boa escolha.
caro efeito pseudominus,
gostei bastante do seu comentário, em particular a parte do efeito “red bull” cujo termo desconhecia ... muito bom!
desde já agradeço o tempo que despendeu e pelos comentários presumo que seja um profissional da área. correcto? se assim for gostaria de falar consigo em pm se for possível neste endereço:

Código: Selecionar todos

moderado: pf enviar email por mp
um abraço e mais uma vez obrigado.
**/**
Não interrogues o silêncio porque ele é mudo; não esperes nada dos deuses, através de preces, nem tentes suborná-los com oferendas, pois é em nós próprios que devemos procurar a libertação.[Buda]

Autor do tópico
Bogolha
Membro
Membro

Mensagem por Bogolha »

bogolha Escreveu:
pseudominus Escreveu:uma opinião:

caro efeito pseudominus,
um abraço e mais uma vez obrigado.
parece que me enganei no nome... tiro o efeito.
**/**

Responder

Voltar para “Off Topic / Conversa”