Suzuki GSX-R 750 1993 --- Conversão Total

Responder

monicasalgado
Membro Gold
Membro Gold
Registado: terça jun 22, 2010 9:21 am

Re: Suzuki GSX-R 750 1993 --- Conversão Total

Mensagem por monicasalgado »

carlos.g: põe-te bom depressa. quero ir experimentar a motinha

agora a sério: espero que não tenha sido nada grave.

mauri: as flores... são para mim claro !!!! para quem havia de ser ?
Mónica Salgado - Bombando...(fujam !!!)
6200Km ML5000 + 8090 SW Predator de muitos que virão !!!!
DESEJO A TODOS UMA BOA CONDUÇÃO!!

Volt
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: quarta set 24, 2008 11:26 am

Mensagem por Volt »

uggabugga Escreveu:deves desconfiar que muita gente vem aqui constantemente verificar o andamento do projecto embora não se manifeste

pronto, eu já me acusei…

mas no meu caso, é porque sempre que venho aqui fico de boca aberta e já não consigo dizer nada…

disse no início que ia estar atento e assim tem sido; é um dos tópicos que acompanho com regularidade. ainda continuo de boca aberta por isso estou com o mesmo problema. de qualquer maneira também dificilmente poderia dizer algo que ainda não foi dito.

talvez apenas salientar que, para além do prazer que é ver a transformação de cada uma das peças em particular, ficará aqui no final uma verdadeira bíblia sobre conversão.
x2
333.333,3 KM a bombar faísca!
Arranjei uma fêmea que não dá à luz mas consome-a

Ferra
Membro Gold
Membro Gold
Registado: quinta fev 15, 2007 7:39 pm

Mensagem por Ferra »

volt Escreveu:
uggabugga Escreveu:deves desconfiar que muita gente vem aqui constantemente verificar o andamento do projecto embora não se manifeste

pronto, eu já me acusei…

mas no meu caso, é porque sempre que venho aqui fico de boca aberta e já não consigo dizer nada…

disse no início que ia estar atento e assim tem sido; é um dos tópicos que acompanho com regularidade. ainda continuo de boca aberta por isso estou com o mesmo problema. de qualquer maneira também dificilmente poderia dizer algo que ainda não foi dito.

talvez apenas salientar que, para além do prazer que é ver a transformação de cada uma das peças em particular, ficará aqui no final uma verdadeira bíblia sobre conversão.
x2
x2
limito-me a absorver a sabedoria! e como disse einstein "todos somos ignorantes, ignoramos é coisas diferentes" e eu nesta sou mesmo um ignorante! continuação do bom trabalho!
Só sei que nada sei. Mas estou a aprender! :-)

Autor do tópico
carlos.g
Membro Silver
Membro Silver
Registado: sexta jul 24, 2009 11:57 pm

Mensagem por carlos.g »

porque fazemos questão de seguir determinados princípios, que reflectem a nossa forma de estar neste “mundo”, já devem ter notado que, por regra respondemos sempre aos vários comentários que aqui vão deixando os participantes no fórum e em particular aqueles que, pacientemente seguem o nosso projecto. temos a perfeita noção que nos metemos em “aventuras muito sérias”, e que o projecto tem tido um desenvolvimento até um pouco lento.
mas quando temos o defeito de sermos muito minuciosos e exigentes, não é de todo possível andar mais depressa. depois das obrigações profissionais e não só, do dia a dia, o tempo que sobra não é muito e a “vida” não pode ser só numa direcção.

por tudo isso, e também para aqueles que porventura tenham ficado “esquecidos”, as nossas desculpas e o nosso muito obrigado por partilharem connosco as vossas opiniões sobre o projecto suzuki gsx r ve.

posto isto, vamos avançar…….
flamingo Escreveu:também fiquei admirado com a recuperação que está a ser feita a moto. e agora confesso-me corioso com o desfecho que a conversão irá ter. vou estar atento...
flamingo,

o nosso objectivo foi e é, desde o inicio, provar (também a nós próprios), que converter um veiculo ci em ve, não é nenhum “bicho de sete cabeças”.
quisemos também juntar a componente restauro total, para melhorar o máximo possível a suzuki gsx r ev.

è mais moroso
mas o resultado final
será mais saboroso
que tal?

(juro que o verso foi sem querer, talvez pura inspiração nocturna).
mauri Escreveu:
carlos.g Escreveu:
de regresso a casa, deparámos com uma visita inesperada na varanda, a anunciar a primavera, quem sabe .
Imagem

que tal?
Imagem

Imagem

Imagem

e pronto, já chega de entertenimento
prometo voltar ao projecto logo que reunidas as condições mínimas.
até lá…..

fiquem bem.
as flores são prá mónica ou para decorar o fórum?
eu vou ficar com uma delas!
mauri,

embora seja uma conversa para outros fóruns (jardinagem?), atrevo-me a dizer que de plantas também percebo um bocadinho. em particular das espécies mais resistentes e que melhor se adaptam em varandas expostas ao clima.

quando as compro, com excepção das yucas, procuro sempre uma característica: que dêem flor o máximo de tempo possível durante o ano (desde o o fim do inverno até ao outono seguinte. queres saber se dão trabalho? muito sim senhor, mas eu gosto.

se tiveres alguma dúvida neste tema que eu possa ajudar, dispõe, mas cuidado com os “moderadores” porque estamos off topic.
monicasalgado Escreveu:carlos.g: põe-te bom depressa. quero ir experimentar a motinha

agora a sério: espero que não tenha sido nada grave.

mauri: as flores... são para mim claro !!!! para quem havia de ser ?

mónica,

obrigado pela tua preocupação, mas fica tranquila que não foi nada de grave.
apenas foi chato porque nos impediu de avançar em algumas tarefas que já estavam em curso, e que foram adiadas. mas a situação está controlada e hoje até já deu, para terminar mais um pequeno “trabalhinho de relojoeiro” de que falaremos a seguir.
quanto ao test – drive, promessas são promessas, só tens é de saber esperar, certo?

ferra Escreveu:
volt Escreveu:

pronto, eu já me acusei…

x2
x2
limito-me a absorver a sabedoria! e como disse einstein "todos somos ignorantes, ignoramos é coisas diferentes" e eu nesta sou mesmo um ignorante! continuação do bom trabalho!
uggabugga

volt

ferra

meus caros
obrigado pelas palavras positivas sobre o projecto, e fiquem à vontade para opinar e criticar tudo aquilo que quiserem.
acreditem que é com todo o gosto e total abertura que partilhamos todos os trabalhos que vamos fazendo, sem qualquer pretensiosismo.

para nós é sempre muito importante, saber ”ouvir” os ecos do resultado do nosso trabalho. assim temos feito, e por isso também vamos aprendendo muitas coisas, como o que vão ver mais à frente.

ferra - concordo inteiramente contigo e com o einstein. todos os dias aprendemos coisas novas, é um "privilégio" dos ignorantes onde naturalmente eu me incluo.

vamos então às novidades;
apesar de estar ainda em “período de convalescença” da pequena lesão do fim de semana, resolvemos mais um caso bicudo, que tinha ficado estacionado numa prateleira até ganharmos coragem.

é justo referir que contámos com a preciosa ajuda do njay (obrigado companheiro), que em boa hora falámos e nos deu umas dicas bem oportunas.

o problema estava na desmontagem do canhão da ignição (avariado) que estava difícil de substituir. usamos a técnica do aquecimento do bloco de alumínio, para que ao expandir facilitasse a desmontagem dos dois pernos/parafusos que fixam o bloco do canhão à mesa superior da direcção (parecia que estavam soldados).
Imagem

os tais parafusos
Imagem

os ditos depois de retirados à "paulada"
Imagem

o canhão antigo
Imagem

aqui o novo devidamente montado
Imagem

Imagem

usando uma pistola de ar quente, o alumínio dilatou o suficiente para aliviar a rosca dos parafusos que mesmo assim só saíram á base de punção de bico e martelada (coitada da mão lesionada).

depois do trabalho feito e acabado, até parece que já somos “mestres do oficio” á muito tempo. por isso é que insisto sempre na mesma “tecla”.

façam, treinem, errem, só assim é que se aprende. o segredo é usar as técnicas certas e não ter medo de errar. vejam como é que ficou o trabalho final já com novos parafusos (em aço inox claro).
Imagem

fiquem bem,
ps. durante os próximos dias não contem comigo aqui na conversa senão o trabalho nunca mais acaba,

abraço
Projecto Suzuki GSX-R
Canal do Projecto Suzuki GSX-R EV no Youtube -AQUI

BondadeSua
Membro Gold
Membro Gold
Registado: quinta mar 11, 2010 10:52 pm

Mensagem por BondadeSua »

é mesmo de fazer inveja ...este trabalho!
...citando o quim...
......
rapaziada vamos lá cantar com rima
quem pode pode...
!!!!
Não se nasce empreendedor. Aprende-se!!![/b]

mauri
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: sexta set 04, 2009 1:04 am

Mensagem por mauri »

carlos essa conversão de uma máquina (maquinão) ci para ve está um primor.
todo o fórum está partilhando, neste caso tirando conhecimentos da sabedoria adquirida!
Imagem
Associado 69Imagem
Antes de abrir um tópico utilize a Pesquisa
Prece
Imagem

Flamingo
Membro Silver
Membro Silver
Registado: sábado set 29, 2007 12:21 am

Mensagem por Flamingo »

carlos.g Escreveu: (...)
flamingo,

o nosso objectivo foi e é, desde o inicio, provar (também a nós próprios), que converter um veiculo ci em ve, não é nenhum “bicho de sete cabeças”.
quisemos também juntar a componente restauro total, para melhorar o máximo possível a suzuki gsx r ev.è mais moroso
mas o resultado final
será mais saboroso
que tal?

(juro que o verso foi sem querer, talvez pura inspiração nocturna).

(...)

usando uma pistola de ar quente, o alumínio dilatou o suficiente para aliviar a rosca dos parafusos que mesmo assim só saíram á base de punção de bico e martelada (coitada da mão lesionada).

(...)

fiquem bem,
ps. durante os próximos dias não contem comigo aqui na conversa senão o trabalho nunca mais acaba,

abraço
boas.
se a dita transformação estivesse a ser feita por mim, também era exatamente assim que eu faria. para mim teria pouco gosto andar numa moto cuja alma era uma novidade, e carcaça em mau estado de conservação ou com fraca aparência.

sobre os parafusos que custaram a sair posso dar duas dicas, se já as conhecem, melhor ainda.
vejo que essa do calor já conhecem, mas a pistrola de ar quente talvez não forneça o calor suficiente, digo eu.
a juntar a essa ideia podiam ter aplicado oleo penetrante e deixar algum tempo assim para que o oleo fizesse algum efeito. há um na castrol muito bom, e como os parafusos se encontravam num "buraco", o oleo era obrigado a entrar na rosca.
outra ideia era terem dado algumas pancadas no parafuso na vertical, como se de um prego se tratasse. no trabalho que eu faço, muitas das vezes para conseguirmos desapertar o parafuso que aperta a plaquete de uma roca de fresar o aço, esses dois métodos que referi são a única solução.
força com isso, vou acompanhando, e no que eu puder ajudar, mesmo à distância eu ajudo.
um abraço

Seal
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: quarta jul 30, 2008 10:10 pm

Mensagem por Seal »

continuação de bom trabalho e as melhoras.

este tópico é excelente.
Montada: Brammo Empulse R ( The best ;) )

vinnys
Membro
Membro
Registado: quarta nov 17, 2010 11:02 pm

Mensagem por vinnys »

bem, este projecto é inspirador de tal modo, que estou a ponderar seriamente meter-me num projecto destes, embora só possa me meter nisso muito pouco tempo à semana.

mas adiante, um projecto deveras de fazer ver que as coisas são possíveis, creio que a conversão do fiat 600 e a gsx-r 750 são dois bons exemplos de conversões

bem, fica a pergunta ao carlos.g em quanto já vai a brincadeira? assim por secções restauro, mecânica, estética, e claro a legalização que deve vir a pinchar (é cedo para falar na legalização, mas perguntar não ofende).

ah! que autonomia prevêem e velocidade nesta bicha qui dá "choqui" aqui no fórum

bem, todos os dias à noite a tentar ler o tópico até ao fim, hoje consegui finalmente ler e comentar, cá volto para ver ows upgrades, parabéns pelo projecto, awsome!!!
Imagem

Seal
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: quarta jul 30, 2008 10:10 pm

Mensagem por Seal »

no outro dia li isto e lembrei-me de ti, carlos:

dl 39

artigo 53.º
conversão de veículos
1 — a conversão de veículos com motor de combustão interna em veículos eléctricos está isenta do pagamento de qualquer taxa durante a execução da rede piloto da mobilidade eléctrica.
Montada: Brammo Empulse R ( The best ;) )

Autor do tópico
carlos.g
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por carlos.g »

bondadesua Escreveu:é mesmo de fazer inveja ...este trabalho!
...citando o quim...
......
rapaziada vamos lá cantar com rima
quem pode pode...
!!!!
caro amigo,

não é exactamente esse o objectivo, fazer inveja, mas se servir para despertar as capacidades “adormecidas” de alguns participantes do fórum, e assim “arrancarem” para o seu próprio projecto, ficamos com isso muito orgulhosos.

mauri Escreveu:carlos essa conversão de uma máquina (maquinão) ci para ve está um primor.
todo o fórum está partilhando, neste caso tirando conhecimentos da sabedoria adquirida!
a suzuki está a ficar uma verdadeira máquina eléctrica, sim senhor. o motor até já deu as suas primeiras rotações, ainda sem a transmissão montada.

também ficamos super satisfeitos que seja essa a leitura que tens do nosso trabalho. e que através pela partilha daquilo que temos mostrado do projecto, já tenha servido a alguém para reparar ou melhorar algum pormenor no seu veiculo.
vamos continuar, a fazer o melhor pela gsx r ev, e será sempre assim, com direito a reportagem fotográfica e descrição ao pormenor.

flamingo Escreveu:boas.
se a dita transformação estivesse a ser feita por mim, também era exatamente assim que eu faria. para mim teria pouco gosto andar numa moto cuja alma era uma novidade, e carcaça em mau estado de conservação ou com fraca aparência.

sobre os parafusos que custaram a sair posso dar duas dicas, se já as conhecem, melhor ainda.
vejo que essa do calor já conhecem, mas a pistrola de ar quente talvez não forneça o calor suficiente, digo eu.
a juntar a essa ideia podiam ter aplicado oleo penetrante e deixar algum tempo assim para que o oleo fizesse algum efeito. há um na castrol muito bom, e como os parafusos se encontravam num "buraco", o oleo era obrigado a entrar na rosca.
outra ideia era terem dado algumas pancadas no parafuso na vertical, como se de um prego se tratasse. no trabalho que eu faço, muitas das vezes para conseguirmos desapertar o parafuso que aperta a plaquete de uma roca de fresar o aço, esses dois métodos que referi são a única solução.
força com isso, vou acompanhando, e no que eu puder ajudar, mesmo à distância eu ajudo.
um abraço
obrigado pela ajuda que será sempre muito bem vinda.
essa dica da pancada em força na vertical, também já foi usada anteriormente noutra situação. mas temos de ter o máximo cuidado quando se trabalha com alumínio, a utilização de calor intenso é mais seguro para não corrermos o risco de danificar nenhuma peça.

qualquer sugestão que queiras fazer será sempre bem recebida
mais uma vez, obrigado pelas tuas palavras de apoio.

vinnys Escreveu:bem, este projecto é inspirador de tal modo, que estou a ponderar seriamente meter-me num projecto destes, embora só possa me meter nisso muito pouco tempo à semana.

mas adiante, um projecto deveras de fazer ver que as coisas são possíveis, creio que a conversão do fiat 600 e a gsx-r 750 são dois bons exemplos de conversões

bem, fica a pergunta ao carlos.g em quanto já vai a brincadeira? assim por secções restauro, mecânica, estética, e claro a legalização que deve vir a pinchar (é cedo para falar na legalização, mas perguntar não ofende).

ah! que autonomia prevêem e velocidade nesta bicha qui dá "choqui" aqui no fórum

bem, todos os dias à noite a tentar ler o tópico até ao fim, hoje consegui finalmente ler e comentar, cá volto para ver ows upgrades, parabéns pelo projecto, awsome!!!
se bem entendi, fizeste uma viagem completa pelo tópico e gostas-te, certo?
ainda bem que o viste e leste. assim podes ter boas influências quando pensares iniciar um projecto deste tipo.

quanto aos custos desta “aventura”, não é o mais importante neste momento, mas posso dizer-te que já dava para fazermos umas boas férias numa ilha paradisíaca.

as performances vão depender ainda de algumas decisões sobre o projecto, capacidade e tipo de baterias e a relação de transmissão. lá mais para a frente falaremos disso tudo.
tens de ter um pouco de paciência, que a seu tempo essas questões serão todas comentadas, aqui no fórum.

seal Escreveu:no outro dia li isto e lembrei-me de ti, carlos:

dl 39

artigo 53.º
conversão de veículos
1 — a conversão de veículos com motor de combustão interna em veículos eléctricos está isenta do pagamento de qualquer taxa durante a execução da rede piloto da mobilidade eléctrica.
do “incidente” do outro fim de semana já estou praticamente a 100%, obrigado.
sobre o decreto lei – 53, tenho de me apressar a terminar o projecto, porque quando acabarem a rede piloto mobi-e, vão criar uma taxa de conversão? até parece mentira mas é verdade, senão leiam,

artigo 53.º
conversão de veículos
1 - a conversão de veículos com motor de combustão interna em veículos eléctricos está isenta do pagamento de qualquer taxa durante a execução da rede piloto da mobilidade eléctrica.
2 - após a execução da rede piloto da mobilidade eléctrica, a conversão de veículos com motor de combustão interna em veículos eléctricos fica sujeita ao pagamento de taxa de conversão, cujo valor é fixado por portaria conjunto dos membros do governos responsáveis pelas áreas das finanças e dos transportes.
isto era o último “incentivo” que queríamos ler, para acelerarmos mais os trabalhos.
obrigado amigo.

agora fiquem, com as ultimas novidades dos trabalhos que temos andado a terminar.

a mesa em alumínio da direcção que à uns dias atrás recebeu uma ignição nova, foi também objecto de uma actualização de imagem, com tela de carbono (neste caso imitação). como gostámos do resultado final, mais tarde esta será substituída por verdadeira tela de carbono.

aqui ficam as imagens do antes e depois,

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

até breve,
Projecto Suzuki GSX-R

Autor do tópico
carlos.g
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por carlos.g »

continuando com a nossa " viagem", hoje fomos espreitar o controlador de potência, o kelly kd 72401, 24-72v 400a.
ao mesmo tempo que continuamos a recuperar e a melhorar diversos componentes da moto, estamos em simultâneo a tentar fazer um primeiro ensaio dinâmico da suzuki, na versão ev.

temos já bem carregadas de electrões, 5 baterias de gel de 12v (60v no total), de 26 e 40amp. são equipamentos já usados, mas que servem perfeitamente para os testes iniciais.

vamos portanto efectuar um primeiro ensaio ainda sem a transmissão ligada e posteriormente já com a máquina fora da bancada de trabalho, terão lugar os 1ªs ensaios reais.
para isso começámos hoje uma nova fase de vídeos, o 1º com uma pequena visita à configuração do controlador, para verificarmos e mudarmos os parâmetros que nos interessam para os testes que já referimos.

para o controlador funcionar, e à falta de uma fonte de alimentação regulável que ainda não temos, recorremos a duas baterias em série para os 24 v necessários.
foi apenas uma curta aproximação, que colocámos também aqui no projecto para, como é nosso lema, partilharmos no fórum.

Link

agora que chegámos a este ponto, é sempre a somar motivação à vontade que nunca nos faltou. é a única maneira de compensar a falta de tempo.vamos ver se conseguimos um 1º teste drive em breve.

mónica, já não falta muito....calma

fiquem bem,
Projecto Suzuki GSX-R

monicasalgado
Membro Gold
Membro Gold
Registado: terça jun 22, 2010 9:21 am

Mensagem por monicasalgado »

aguardando......
Mónica Salgado - Bombando...(fujam !!!)
6200Km ML5000 + 8090 SW Predator de muitos que virão !!!!
DESEJO A TODOS UMA BOA CONDUÇÃO!!

Flamingo
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por Flamingo »

mecânica para mim, ainda vá que não vá. agora electricidade e electrónica, vai lá vai... ligar isso tudo e principalmente ligar isso ao pc não é para todos...

vinnys
Membro
Membro
Registado: quarta nov 17, 2010 11:02 pm

Mensagem por vinnys »

viva andei a rever o tópico e pelo que li sobre o motor e o controlador arrisco dizer que o carlos.g encomendou um kit " http://kellycontroller.com/kd72v-400a-r ... p-537.html " da kelly, que agora se encontra a 1.629,00$ (1.144,44288 euros segundo http://www.google.com/search?hl=pt-br&q ... &aql=f&oq=) estarei certo ou errado lol.

já agora quanto pagou pelos direitos alfandegários, assumindo que o preço foi este de 1.629...

obrigado pela atenção.

boa noite e cá aguardamos pelas novidades
Imagem

Autor do tópico
carlos.g
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por carlos.g »

flamingo Escreveu:mecânica para mim, ainda vá que não vá. agora electricidade e electrónica, vai lá vai... ligar isso tudo e principalmente ligar isso ao pc não é para todos...
meu caro,

com toda a documentação e apoio do software que acompanham os equipamentos, desde que se tenha muita vontade +determinação, e alguns conhecimentos básicos de electricidade, não vejo grande dificuldade em fazer uma conversão deste tipo. acho que são apenas alguns mitos que se instalaram nas pessoas , mas com o projecto a entrar na fase final vamos dar o nosso melhor para desmistificar essa ideia.
quando surgem duvidas, o caminho é procurar as respostas , é o que temos feito ao longo do trabalho.
se acompanhares o processo até ao fim vais testemunhar isso mesmo.
não é necessário ser expert em nenhuma área em particular, mas é obvio que ter conhecimentos genéricos em mecânica, electricidade e electrónica torna tudo mais fácil.

digo-te sem qualquer dúvida que o mais importante é a vontade e o empenho que colocamos naquilo que fazemos. mesmo com a pouca disponibilidade de tempo que temos vamos avançando sempre, às vezes em muitos pormenores que não é possível por aqui no fórum.

vinnys Escreveu:viva andei a rever o tópico e pelo que li sobre o motor e o controlador arrisco dizer que o carlos.g encomendou um kit " http://kellycontroller.com/kd72v-400a-r ... p-537.html " da kelly, que agora se encontra a 1.629,00$ (1.144,44288 euros segundo http://www.google.com/search?hl=pt-br&q ... &aql=f&oq=) estarei certo ou errado lol.

já agora quanto pagou pelos direitos alfandegários, assumindo que o preço foi este de 1.629...

obrigado pela atenção.

boa noite e cá aguardamos pelas novidades
não meu amigo, não encomendámos esse kit, os equipamentos que adquirimos na kelly, são exactamente os que já descrevemos anteriormente. por exemplo se estiveres atento o carregador escolhido é um zivam para montagem on-board, que adquirimos recentemente. o que fazia parte do kit, não tinha essas características e não nos parecia ter a qualidade exigida para tratar bem as baterias de litio.
nesse fornecedor apenas vamos adquirir mais um componente, o conversor dc/dc.

sobre os custos dos materiais, impostos etc. no final do projecto faremos todas as contas de tudo o que foi investido, e que gastámos. como já dissemos antes não é o momento de somar tudo. pode ter efeitos psicologicos negativos .

quanto a novidades aqui vão mais umas fotos para o nosso/vosso evalbum;
são imagens do poisa pés dianteiro em que fizemos algumas alterações, com a montagem de novas peças.

o antes…….
Imagem

o depois...
Imagem

antes..
Imagem

depois...
Imagem

material novo e original (que vai ainda ser restaurado para quem sabe regressar ao serviço da suzuki)
Imagem

mais algumas imagens...
Imagem

Imagem

até breve e como habitual, logo que surjam novidades aqui estaremos para as partilhar.
Projecto Suzuki GSX-R

pepelento
Membro
Membro
Registado: segunda mar 14, 2011 8:45 pm

Mensagem por pepelento »

parabéns pelo projecto, que tenho seguido com atenção. dá gosto ver o empenho e dedicação, cujos frutos estão à vista

Autor do tópico
carlos.g
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por carlos.g »

pepelento Escreveu:parabéns pelo projecto, que tenho seguido com atenção. dá gosto ver o empenho e dedicação, cujos frutos estão à vista
se estás a gostar do projecto, então aprecia a 2ª parte do trabalho .

deu-nos muito mais luta devido às peças, pecinhas, molas etc. muito oxidadas e sujas.
depois de limpas e tratadas com o "carinho" habitual até dá gosto ver as diferenças.
a qualidade dos materiais de origem é excepcional, e é um dos motivos porque preferimos dar-lhe uma nova vida , através da recuperação e restauro.

aqui ficam as provas para a posteridade ;

antes.......
Imagem

depois.....
Imagem

vejam a agora os "pormenores" todos.

materiais diversos já recuperados
Imagem

quando existe vontade tudo é possível. usámos as técnicas já experimentadas antes com tintas em spray e muito material de limpeza .
parece que já vimos este filme antes....
Imagem
e o depois....
Imagem
mais um antes
Imagem
mais um depois
Imagem
mais uma desgraça ...
Imagem
depois da terapia de choque
Imagem

mais umas depois do tratamento de beleza ....

Imagem

Imagem

e finalmente a foto de família ,
Imagem

depois disto fica uma pergunta: mais um trabalho concluído, ou mais um a menos para concluir
resposta: mais um dos muitos que ainda faltam.

aproveitando o fim de semana para para reforçar a actividade no projecto (a tentar compensar uma semana para esquecer....mais uma ) temos novidades bem "frescas" sobre outra parte do trabalho: a montagem do zivan sob o deposito de combustível (vazio e já oco....finalmente).
vamos tentar ainda hoje mostrar alguma coisa....tentar.

fiquem bem
Projecto Suzuki GSX-R

Autor do tópico
carlos.g
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por carlos.g »

vamos lá então às fotos prometidas.
como todos sabem, desde o inicio que fazemos as coisas da forma mais "transparente" possivel e sem segredos.
por isso aqui vai

Imagem
não meus caros, o zivan não está a planar....

Imagem
muito menos a levitar...

Imagem
vai ficar posicionado por cima do controlador, instalado numa base transparente em acrílico.
(eu sei que tem uns risquinhos, mas é por pouco tempo...é só até ao polimento final)

Imagem

calma......nós sabemos que um carregador que se preze não pode andar à chuva.
vai ficar mesmo sob este tecto.
mais uma tarefa em curso...
Imagem

antes de terminarmos por hoje, fiquem com este alerta muito importante;
qualquer deposito de combustivel, mesmo vazio, continua ter gases inflamáveis e perigosos durante algum tempo.
para não corrermos riscos desnecessários, ao fazer o corte da chapa com disco e rebarbadora, 1º deve ser feita uma desgaseificação do deposito. é um trabalho muito simples mas obrigatório:
faz-se, circulando vapor de água durante pelo menos 1 hora no interior oco sempre com a tampa aberta para serem libertados o máximo de solventes acumulados no seu interior.
bom...só falta perguntarem como é que se arranja vapor de água assim de repente ....puxem pela imaginação....até um vulgar ferro de engomar pode resolver o problema

agora sim....... terminado.

fiquem bem
Projecto Suzuki GSX-R

Flamingo
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por Flamingo »

podem também encher com água e detergente, e depois voltar a esvaziar. repetir isso mais uma ou duas vezes e depois já não há crise...
mas creio que esse depósito ainda vai levar aquele trabalho de perfeição que o resto das peças tem vindo a levar...lol

Responder

Voltar para “Projectos V.E.”