Opinião sobre um orçamento.

Para assuntos relacionados com o Micro-Produção.
Responder

Autor do tópico
PauloMorgado
Membro
Membro
Registado: sexta abr 08, 2011 12:14 am

Mensagem por PauloMorgado »

boas, estou a pensar investir numa micro-produção com seguidor, e ao longo das ultimas semanas tenho lido artigos e pesquisado em alguns forums, mas agradecia que me dessem uma ajudinha
quanto à escolha dos painéis penso que a marca sanyo é uma das melhores, estou indeciso entre dois modelos, o modelo hit-n240se10 (19% eficiência) e o hit h250e01 (18% eficiência).
para um ou para o outro modelo estou a pensar arranjar 18 paineis (entre 4320w e 4500w no total) será demais ou ponho mais?,
um seguidor de dois eixos deger 3000 nt.
um inversor fronius ig40, mas já me recomendaram um sma sb3800( eu acho que tem pouca potência)

estou a espera de alguns orçamentos , mas um deles ja veio:
18 paineis hit h250e01 (18% eficiência)
inversor sma sb 3800
1 seguidor 3000 nt
1 contador janz a1700 com modem gsm
1equipamento de protecção ac/dc e respectivas cabelagens.

total de 23000€ iva incluído.

acho que consigo mais barato, mas neste orçamento em causa mudava o inversor para o pronius ig40. quanto aos painéis acham que deva pôr os outro com 19 % de eficiência?
obrigado e boas produções.

jama
Membro Silver
Membro Silver
Registado: terça jul 28, 2009 12:04 am

Re: Opinião sobre um orçamento.

Mensagem por jama »

paulomorgado Escreveu:boas, estou a pensar investir numa micro-produção com seguidor, e ao longo das ultimas semanas tenho lido artigos e pesquisado em alguns forums, mas agradecia que me dessem uma ajudinha
quanto à escolha dos painéis penso que a marca sanyo é uma das melhores, estou indeciso entre dois modelos, o modelo hit-n240se10 (19% eficiência) e o hit h250e01 (18% eficiência).
para um ou para o outro modelo estou a pensar arranjar 18 paineis (entre 4320w e 4500w no total) será demais ou ponho mais?,
um seguidor de dois eixos deger 3000 nt.
um inversor fronius ig40, mas já me recomendaram um sma sb3800( eu acho que tem pouca potência)

estou a espera de alguns orçamentos , mas um deles ja veio:
18 paineis hit h250e01 (18% eficiência)
inversor sma sb 3800
1 seguidor 3000 nt
1 contador janz a1700 com modem gsm
1equipamento de protecção ac/dc e respectivas cabelagens.

total de 23000€ iva incluído.

acho que consigo mais barato, mas neste orçamento em causa mudava o inversor para o pronius ig40. quanto aos painéis acham que deva pôr os outro com 19 % de eficiência?
obrigado e boas produções.
boas, para já parabens pelo optimo sistema que esta a escolher , quanto aos paineis tanto uns como outros sem duvida é do melhor que ha, tanto uns como outros sao excelentes, quanto ao inversor se for para a potencia de 4300wp aconselhava-lhe o kaco, se for para os 4500wp sem duvida que o fronius ig40 era ouro sobre azul, tambem pergunta se a pot. de paineis é pouco ou é demais (4500wp) acho que nem é pouco nem é demais está na pot. ideal ,quase pela certa num ano normal produzia o max permitido por lei,quanto ao preço para este equipamento acho que está dentro dos valores ,isto porque, o que é bom custa dinheiro.
força e boa sorte.
obs, já agora paulo passe pelas apresentaçoes e diga-nos mais sobre si.
O SOL quando nasce é para todosImagem

A produzir acima dos 4200W/h
http://www.youtube.com/watch?v=ME00MNoekHM

Autor do tópico
PauloMorgado
Membro
Membro
Registado: sexta abr 08, 2011 12:14 am

Mensagem por PauloMorgado »

boas jama, desde já obrigado pela sua opinião, cada vez fico mais inclinado para os 4500w de instalação, com o fronius ig40. quanto aos painéis, penso que será melhor escolher o modelo com 18% de eficiência, tanto quanto consta ao fim de 10 anos os painéis perdem 10% de eficiência, ou seja ficam com 16,2% aproximadamente, enquanto que os painéis com 19% ficam ao fim do mesmo tempo com 17,1%, nem a 1% chega de diferença entre os dois e o preço é sensivelmente o mesmo. mas por outro lado para perfazer um total de 4500w tenho de pôr mais 1 painel de 240w, são mais 700€ de investimento.
tenho pensado numa outra solução, mas ainda não me informei como a lei se aplica nestes casos, bem pensei em pôr duas instalações num seguidor maior, por exemplo 36 painéis com dois inversores e um seguidor deger 5000nt. a maior rentabilidade está na diferença de dois seguidores para um só, 2000€ ou 3000€ a menos no total, não sei se sequer isto é possível de realizar.

caro diogo morato, recebi e agradeço a sua mensagem, mas não consigo responder-lhe directamente para a sua conta, o meu email é [email protected], agradeço que me envie orçamentos como referiu.

obrigado,
paulo morgado.

Lalanda
Membro
Membro
Registado: quarta abr 13, 2011 2:16 am

Mensagem por Lalanda »

boa noite.
ando a tentar ser micro produtor, e depois de uma má experiência com a empresa escolhida, voltei à pesquisa. gostaria de saber opiniões sobre estas propostas de equipamentos:

sistema de energia fotovoltaica 4.37kw – fixo para superfície plana
descrição do material qtd.
módulos fotovoltaicos scheuten 230 wp 19
inversor power-one 3600 1
estrutura de fixação dos módulos fotovoltaicos c/ triângulos 1
contador de energia janz c/ telecontagem 1

ou

20 painéis suntech de (200wx10) e (225wx10)
inversor sma sb 3800
sunny boy e corte em dc
quadro eléctrico em polyester marca tev /hager
disjuntores e diferenciais marca merlin gerin
cabo solar marca redox

como não sou entendido na matéria, a minha principal dúvida prende-se com a marca dos paineis. disseram-me que os scheuten são de qualidade superior.
são os scheuten de facto melhores do que os suntech??

obrigado

jama
Membro Silver
Membro Silver
Registado: terça jul 28, 2009 12:04 am

Mensagem por jama »

lalanda Escreveu:boa noite.
ando a tentar ser micro produtor, e depois de uma má experiência com a empresa escolhida, voltei à pesquisa. gostaria de saber opiniões sobre estas propostas de equipamentos:

sistema de energia fotovoltaica 4.37kw – fixo para superfície plana
descrição do material qtd.
módulos fotovoltaicos scheuten 230 wp 19
inversor power-one 3600 1
estrutura de fixação dos módulos fotovoltaicos c/ triângulos 1
contador de energia janz c/ telecontagem 1

ou

20 painéis suntech de (200wx10) e (225wx10)
inversor sma sb 3800
sunny boy e corte em dc
quadro eléctrico em polyester marca tev /hager
disjuntores e diferenciais marca merlin gerin
cabo solar marca redox

como não sou entendido na matéria, a minha principal dúvida prende-se com a marca dos paineis. disseram-me que os scheuten são de qualidade superior.
são os scheuten de facto melhores do que os suntech??

obrigado
entao e os euros que os ditos cujos lhe querem pela instalaçao? isso é muito importante para se fazer uma analise melhor.
O SOL quando nasce é para todosImagem

A produzir acima dos 4200W/h
http://www.youtube.com/watch?v=ME00MNoekHM

Lalanda
Membro
Membro
Registado: quarta abr 13, 2011 2:16 am

Mensagem por Lalanda »

o primeiro orçamento, dos paineis scheuten são 17.050€ e o dos paineis suntech 17.970€.

Responder

Voltar para “Micro-Produção”