Criar uma aldeia (brainstorming)

Local destinado a tópicos com temas não relacionados com as energias alternativas. Um local para se falar de tudo um pouco.
Responder

Autor do tópico
luisq
Membro
Membro
Registado: sexta jan 29, 2010 5:07 pm

Criar uma aldeia (brainstorming)

Mensagem por luisq »

estou a pensar seriamente em fugir deste belo portugal e criar uma aldeia englobando ecologia, turismo, permacultura e um modelo economico como no open source ecology.
quando digo criar uma aldeia digo viver em comunidade com um grupo e interagir com os locais.
tenho andado a ver terrenos na bulgária bastante baratos, férteis e com boas localizações.
a única desvantagem é potenciais problemas com segurança, o inverno pode ser complicado(neve), distancia da família, língua e 2 centrais nucleares a norte.
em termos de localizaçao:
- o mais afastado possível das centrais nucleares.
- perto de um rio e mar com potencial para a pesca.
- perto de uma zona de caça e estância de ski (passeios turísticos).
- possibilidade de comprar mais terrenos perto ( bom para pastagem dos animais).
- possibilidade de obter apoios da comunidade europeia.

ando a procura de interessados e ideias (brainstorming).

ps: a outra solução criar um partido político, invadir uma junta de freguesia com habitantes, votar no nosso partido político e finalmente arranjar tachos para todos + regalias + viaturas de luxo e finalmente criar empresas publicas para gerir o dinheirinho da junta.( vem ai dinheirinho do fmi)

Batalha
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Registado: sexta mai 23, 2008 5:37 pm

Re: Criar uma aldeia (brainstorming)

Mensagem por Batalha »

gosto destas ideias, radicais
podes sempre começar pela tua casa, prédio ou bairro e depois franchisar a coisa

dá uma vista de olhos neste projecto a 30km de lisboa http://www.aldeiadamatapequena.com/

mas tou contigo! quer na primeira quer na segunda solução

mauri
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: sexta set 04, 2009 1:04 am

Mensagem por mauri »

estou a pensar seriamente em fugir deste belo portugal e criar uma aldeia

- possibilidade de obter apoios da comunidade europeia.
há uma 3ª oportunidade. tomar as berlengas: independência e formar um reino ou uma republica e depois é como quiser.
claro que há o apoio da onu, da américa e da nato.
não contem com a minha ajuda: ainda posso ficar pior!
Imagem
Associado 69Imagem
Antes de abrir um tópico utilize a Pesquisa
Prece
Imagem

visitante1
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: sexta jan 07, 2011 12:08 am

Mensagem por visitante1 »

já agora invadir o vaticano, vasculhar todos os cantos para recuperar o dinheiro que por lá anda escondido e pôr o papa a reciclar rolhas para ajudar portugal...
VE Nissan Leaf MKII
Micro-produção 5kWp+4kWp
Auto-consumo Stand-Alone 14,5kWp
Micro-Hidrica Pelton max:1,5kW
AQS Tubos De Vácuo
Caldeira Biomassa Roval R203 73kW
Fluksometer FLM03E

Luciano Kaefer
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: sexta abr 13, 2007 4:02 pm

Mensagem por Luciano Kaefer »

veio para o local correto. off-topic.
quando tinha meus 17 anos, também pensava nisso. uma comunidade autosustentável, sem dependências econômicas.
esbarrei no primeiro entrave: comprar o machado para derrubar árvores para construir as casas.
depois vieram todos os outros: telhas, instalações sanitárias, escola, hospitais, gaze, esparadrapo, cadernos, sapatos e tudo que é necessário para uma vida ao menos digna. e o pior dos entraves: convencer a futura maria.
projeto abortado por falta absoluta de sustentabilidade.
se for para ser financiado pelos capitalistas, qual a moral da comunidade ?
O Conhecimento, quando Compartilhado, se Multiplica.

tavares
Membro Gold
Membro Gold
Registado: sábado ago 23, 2008 12:31 pm

Mensagem por tavares »

uma ideia que nunca passa do papel, dessas existem milhares, mas não passam de treta .

como o luciano diz , sem capital como é que se vive sem o minimo de dignidade , ou vamos voltar ás cavernas.

ainda por cima na bulgária!!!!!!!!!!!!!!!! não há um sitio pior ?

Autor do tópico
luisq
Membro
Membro

Mensagem por luisq »

excelentes propriedades e baratas na bulgária
aqui vai um pequeno exemplo de propriedades.

http://www.bulgarianproperties.com/fore ... vidin.html 18000 € 123004 sq.m.

http://www.bulgarianproperties.com/agri ... urgas.html
5000 sq.m. 2500€

http://www.bulgarianproperties.com/hous ... djali.html
area: 120 sq.m. garden: 4000 sq.m. 12000€

bulgária é o caminho mais barato para a sustentabilidade e autossuficiência. não digo que seja fácil o inicio. é necessário aprender sobre agricultura e meteorologia local.

pior que isto é passar a vida inteira a alimentar baratas parlamentares e empresas publico-amigos.

Luciano Kaefer
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: sexta abr 13, 2007 4:02 pm

Mensagem por Luciano Kaefer »

ok, mas existem mais alternativas do que viver de mesadas polpudas, para cobrir aquilo que a natureza por si só, não fornece. escolas, roupas, e outros itens que conferem um minimo de dignidade social.
quando pensei nisso, jamais pensei em doações. apenas numa vida auto sustentável.
mas voltar à viver em cavernas e acender o fogo com a fricção de dois paus, convenhamos. não é um avanço. é um retrocesso.
O Conhecimento, quando Compartilhado, se Multiplica.

Autor do tópico
luisq
Membro
Membro

Mensagem por luisq »

decididamente não pretendo voltar ao tempo das cavernas e mais importante ainda não pretendo passar 30 anos a trabalhar para comprar uma casa e trabalhar para poder pagar as despesas normais que vem com uma casa, etc.
a sociedade actual esta construida num modelo de competitividade, inveja e consumismo em que para uns terem mais e necessário outros terem menos. não existem ricos sem haver pobres.
a a comunidade que pretendo criar pretende ser auto suficiente (habitação, alimentação, energia, etc) e isto inclui criação de emprego (padaria, restaurante, venda de gado, turismo, etc) e finalmente partilha de recursos (maquina de lavar roupa, carro, tractor, oficina, cozinha, etc).
isto não é viver em cavernas nem viver de donativos...

existe um grupo de discussão sobre um modelo de sociedade baseada em recursos que tenho estado a estudar e que me parece com bastante interessante para ser aplicado.
http://www.novacomunidade.org/

tavares
Membro Gold
Membro Gold

Mensagem por tavares »

luisq Escreveu:
http://www.bulgarianproperties.com/agri ... urgas.html
5000 sq.m. 2500€

http://www.bulgarianproperties.com/hous ... djali.html
area: 120 sq.m. garden: 4000 sq.m. 12000€)

isto não é barato , nem meio hectare é .

preços desses há em portugal, basta procurar.

mauri
Membro Platinium
Membro Platinium

Mensagem por mauri »

mas se o mal deste país é que ninguém quer viver na província, e lugares há que estão completamente ao abandono. julgo que até há concelhos que pagam para quem os povoe. mais, para quem quiser fomentar industria o governo cede terrenos a preços simbólicos...
julgo que o problema é que ninguém está satisfeito com o que tem.
Imagem
Associado 69Imagem
Prece
Imagem

tavares
Membro Gold
Membro Gold

Mensagem por tavares »

mauri Escreveu:mas se o mal deste país é que ninguém quer viver na província, e lugares há que estão completamente ao abandono. julgo que até há concelhos que pagam para quem os povoe. mais, para quem quiser fomentar industria o governo cede terrenos a preços simbólicos...
é isso mesmo , eu vivo no interior e sei exactamente o que dizes, ninguem quer povoar a provincia portuguesa , mas querem ir povoar a provincia de um outro país.

luisq:
aqui no meu distrito está uma propriedade junto ao rio tejo com esses mesmos 4000sq.m. com o preço de 5000€uros , conheço terrenos muito maiores que esses que foram vendidos a 1500€uros ou pouco mais, no distrito de castelo branco há dezenas de terrenos com essa área a preços até 10.000€uros.

eu própio estou em negócio com um terreno com a área de 1,7ha ( 17.000 sq.m.) com o valor de 1100€ , para juntar a outro que possuo na serra de s.mamede, só está dificil a concretização do negócio porque não se encontra um dos herdeiros.

no portal da finanças há centenas de terrenos com preços a partir de 75€ ( sim, setenta e cinco €uros ) , embora sejam vendidos por leilão , é uma questão de sorte e pontaria.

como vês se quiseres podes construir a tua aldeia em portugal , povoas uma zona desertificada e ajudas a economia regional.

Tó Miguel
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: terça mai 30, 2006 8:19 pm

Mensagem por Tó Miguel »

aqui vai uma ideia, para esse tipo de projecto
Anexos
Casa autosuficiente 2.jpg
"ECOnomia também pode ser ECOlogia"
Sócio ANE Nº 16

BondadeSua
Membro Gold
Membro Gold
Registado: quinta mar 11, 2010 10:52 pm

Mensagem por BondadeSua »

tavares Escreveu:
mauri Escreveu:mas se o mal deste país é que ninguém quer viver na província, e lugares há que estão completamente ao abandono. julgo que até há concelhos que pagam para quem os povoe. mais, para quem quiser fomentar industria o governo cede terrenos a preços simbólicos...
é isso mesmo , eu vivo no interior e sei exactamente o que dizes, ninguem quer povoar a provincia portuguesa , mas querem ir povoar a provincia de um outro país.

luisq:
aqui no meu distrito está uma propriedade junto ao rio tejo com esses mesmos 4000sq.m. com o preço de 5000€uros , conheço terrenos muito maiores que esses que foram vendidos a 1500€uros ou pouco mais, no distrito de castelo branco há dezenas de terrenos com essa área a preços até 10.000€uros.

eu própio estou em negócio com um terreno com a área de 1,7ha ( 17.000 sq.m.) com o valor de 1100€ , para juntar a outro que possuo na serra de s.mamede, só está dificil a concretização do negócio porque não se encontra um dos herdeiros.

no portal da finanças há centenas de terrenos com preços a partir de 75€ ( sim, setenta e cinco €uros ) , embora sejam vendidos por leilão , é uma questão de sorte e pontaria.

como vês se quiseres podes construir a tua aldeia em portugal , povoas uma zona desertificada e ajudas a economia regional.
eu ouvi um parente falar duma quinta em alvarenga, perto de arouca, e confrontando com o rio paiva, onde o m2 estava avaliado em 16 cs.
portanto, aqui bem perto, temos boas áreas, baratas e com imenso potencial....penso eu de que!!
Não se nasce empreendedor. Aprende-se!!![/b]

mauri
Membro Platinium
Membro Platinium

Mensagem por mauri »

bondadesua Escreveu:
eu ouvi um parente falar duma quinta em alvarenga, perto de arouca, e confrontando com o rio paiva, onde o m2 estava avaliado em 16 cs.
portanto, aqui bem perto, temos boas áreas, baratas e com imenso potencial....penso eu de que!!
16cs ! contos ou cêntimos de €?
com certeza que temos boas áreas para levarmos uma vida sedentária e ainda à antiga.
Imagem
Associado 69Imagem
Prece
Imagem

BondadeSua
Membro Gold
Membro Gold
Registado: quinta mar 11, 2010 10:52 pm

Mensagem por BondadeSua »

mauri Escreveu:
bondadesua Escreveu:
16cs ! contos ou cêntimos de €?
com certeza que temos boas áreas para levarmos uma vida sedentária e ainda à antiga.
é mesmo cs de ((€€€))!!...
Não se nasce empreendedor. Aprende-se!!![/b]

Responder

Voltar para “Off Topic / Conversa”