boas
estou aqui com um imbróglio, o qual é completamente novo para mim (no mau sentido).
fiz um contrato de promessa compra e venda no sentido de escriturar um imóvel, no entanto à data da escritura, a mesma não foi feita devido a "irregularidades" na licença de habitação. a notaria deve ter percebido logo, mas não quis desmascarar o vendedor ali à frente de toda a gente. na semana a seguir contactei o vendedor no sentido de saber o que se estava mesmo a passar e se estava a ser resolvido. ele começou a fugir, e a não explicar nada em concreto.
peguei na minha eléctrica e dirigi-me à câmara municipal e qual o meu espanto quando a cópia da licença de utilização que tinha do vendedor era falsa! afinal o imóvel não tem licença de habitação, o que o vendedor fez foi fazer photoshop e transformar o documento, deu-lhe um número licença de habitação e outro numero de alvará. tudo completamente falso!
entretanto dei 5 mil euros de sinal, fora 530€ para a conservatória, mais 500 e picos para despesas com banco (comissões de estudo, avaliação....) e paguei imt e is, embora estes dois já tenha ido pedir a sua restituição.
o que pergunto é: o que fazer nesta situação (legalmente)? ir para tribunal? pedir o sinal e as despesas? pedir o dobro do sinal?
esta situação alterou a minha vida toda, havia "n" planos que tiveram que ser adiados e contornados, fora as condições com o banco que estão a expirar, e como se sabe, isto hoje em dia não está pêra doce...
Algum Advogado por aqui?
-
Autor do tópico - Membro Silver
- Registado: domingo out 19, 2008 12:42 pm
Algum Advogado por aqui?
Há + de 40000 km's a virar frangos 

-
- Membro Platinium
- Registado: sexta set 04, 2009 1:04 am
Re: Algum Advogado por aqui?
romi
é um bico de obra!
o que tem a fazer:
1) pedir à câmara que valide ou emita a opinião de que a licença de habitação é falsa;
2) tem sempre direito a receber o dobro do sinal, por o negócio não se concretizar ( mais as despesas);
o que foi feito é considerado crime ( de falsificação e de burla). com a prova da câmara denunciar ao mp (ministério público).
deve a bem tentar conseguir a devolução do seu dinheiro. não o conseguindo, só fazendo queixa e com advogado (!) tentar em tribunal.
primeiro certificar-se se ele mora na morada indicada e de quem é o imóvel para pedir penhora no caso de não lhe devolver o dinheiro.
que tudo lhe corra pelo melhor.
é um bico de obra!
o que tem a fazer:
1) pedir à câmara que valide ou emita a opinião de que a licença de habitação é falsa;
2) tem sempre direito a receber o dobro do sinal, por o negócio não se concretizar ( mais as despesas);
o que foi feito é considerado crime ( de falsificação e de burla). com a prova da câmara denunciar ao mp (ministério público).
deve a bem tentar conseguir a devolução do seu dinheiro. não o conseguindo, só fazendo queixa e com advogado (!) tentar em tribunal.
primeiro certificar-se se ele mora na morada indicada e de quem é o imóvel para pedir penhora no caso de não lhe devolver o dinheiro.
que tudo lhe corra pelo melhor.
-
- Membro Platinium
- Registado: terça jun 24, 2008 1:45 pm
ui... esperar um conselho de um advogado de borla?
nenhum te vai dizer mais de uma frase por menos de 25€...
nenhum te vai dizer mais de uma frase por menos de 25€...
-
- Membro Silver
- Registado: domingo jul 12, 2009 2:10 pm
humm tomara ele receber o que já perdeu, pois quem se dá ao trabalho de tal burla, certamente que não faz intenções de devolver 1 cêntimo..... digo eu2) tem sempre direito a receber o dobro do sinal, por o negócio não se concretizar ( mais as despesas);
-
- Membro Gold
- Registado: quinta fev 15, 2007 7:39 pm
eu ia pelo conselho do mauri. embora duvide que a penhora resulte pois o imóvel nem deve ser dele. quando pedi o emprestimo da minha casa o banco vasculhou tudo antes de emprestar o guito. por sorte a minha promessa de compra e venda foi verbal e não envolveu dinheiro. só mesmo na escritura.
tente a bem e diga que esquece o dobro do sinal dando um prazo pequeno. caso isso não aconteça, tribunal e não abdique do dobro do sinal pois tem direito e para o tempo que vai estar á espera até estar tudo resolvido até nem é muito... mas se as coisas foram mesmo assim, vai ganhar em tribunal de certeza. o difícil vai ser fazer com que ele pague!
boa sorte
tente a bem e diga que esquece o dobro do sinal dando um prazo pequeno. caso isso não aconteça, tribunal e não abdique do dobro do sinal pois tem direito e para o tempo que vai estar á espera até estar tudo resolvido até nem é muito... mas se as coisas foram mesmo assim, vai ganhar em tribunal de certeza. o difícil vai ser fazer com que ele pague!
boa sorte
Só sei que nada sei. Mas estou a aprender! 

-
- Membro Silver
- Registado: quarta out 07, 2009 11:54 pm
em alternativa, pode fazer uma escritura de justificação, usada nos casos em que não existe licença de utilização. tem é de pedir o reembolso do imt e do i.s. e fazer uma participação do imposto de selo das transmissões gratuitas, que lhe vai custar 10% do valor patrimonial após a avaliação no ambito do imi.
pode penhorar também os bens de que lhe tentou enganar, através de um solicitador de execução.
a pessoa envolvida não percebe nada do assunto, nenhum notário, casa pronta iria caír nessa treta, mas já os advogados e solicitadores através do documento particular...
o bastonário da ordem dos advogados tem muita razão, embora doa muito aos advogados.
cumprimentos.
f.p.
pode penhorar também os bens de que lhe tentou enganar, através de um solicitador de execução.
a pessoa envolvida não percebe nada do assunto, nenhum notário, casa pronta iria caír nessa treta, mas já os advogados e solicitadores através do documento particular...
o bastonário da ordem dos advogados tem muita razão, embora doa muito aos advogados.
cumprimentos.
f.p.