Veículos 2 rodas - Corredor BUS

Local destinado a tópicos com temas não relacionados com as energias alternativas. Um local para se falar de tudo um pouco.
Avatar do Utilizador

Autor do tópico
BondadeSua
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1520
Registado: quinta mar 11, 2010 10:52 pm

Veículos 2 rodas - Corredor BUS

Mensagem por BondadeSua »

saudações verdes

estou a abrir este tópico, (moderação, se estiver a infringir regras, pf ....moderem), depois de ter visitado e deixado a ideia noutro fórum. creio que os nossos interesses, mobilidade e economia, se complementam. daí a citação parcial que aqui faço:
...........
tenho participado no fórum novaenergia, em ve > db > a "minha mula".
tomei conhecimento da existência deste fórum através da vossa iniciativa de comparar tempos/custos de circulação, relatado do jornal publico de hoje (05-07-11 versão impressa).
foi a confirmação daquilo que tenho afirmado, (lá em novaenergia.net). as questões de mobilidade, de economia, de consumo e de poluição, neste país, passam obrigatoriamente pelos veículos de 2 rodas. acredito que se o teste/comparativo, fosse feito em período de actividade escolar, as diferenças estariam perto do dobro.
quero introduzir este tópico, (veículos 2 rodas - corredor bus), pois entendo que a segurança e a virtuosidade destes veículos, pode ser ainda maior.
se a ideia, colher adeptos por cá, e tiver a devida promoção, talvez se consiga que as autoridades do país, nos deixem circular em maior segurança nas grandes cidades. ao mesmo tempo, iremos trazer para a rua mais proprietários, que trocam os 4 rodas pelos 2 rodas, (não esquecendo as bicicletas).
todos concordaram que não são os (2 rodas) que congestionam as cidades, daí que não antevejo dificuldades para os transportes públicos."
........
se porventura estiverem de acordo, colaborem para levar à prática uma mudança neste país.

obrigado

bondadesua
Não se nasce empreendedor. Aprende-se!!![/b]

Avatar do Utilizador

Volt
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 7717
Registado: quarta set 24, 2008 11:26 am

Re: Veículos 2 rodas - Corredor BUS

Mensagem por Volt »

viva bondadesua.

parece-me que o tópico está bem aqui, mas, já agora, acrescento alguma informação.
este assunto não é novo. já há muito tempo que os motociclistas dizem isso (ainda antes de termos as nossas motas eléctricas). houve até, recentemente, uma proposta de um vereador da cml (lisboa) com esse conteúdo. eu e o barrocas (companheiro aqui do fórum) marcámos presença num evento "motard" onde acompanhámos o dito vereador por algumas das mais movimentadas avenidas da capital.
a última vez que ouvi falar desta proposta, foi aqui, nesta referência jornalística à anormalidade tipicamente portuguesa que alia a inveja à falta de civismo:

táxis e carris estão contra motos no corredor 'bus'

a proposta da vereação do pcp para permitir a circulação de motos nos corredores bus, que deverá ir a votação na próxima reunião da câmara de lisboa, já está a gerar contestação da parte dos taxistas e da empresa carris, que consideram serem já insuficientes para os transportes públicos os poucos corredores bus existentes. os motociclistas apoiam fortemente esta proposta, salientando que "vai diminuir a sinistralidade e aumentar a segurança e a mobilidade".

o vereador miguel tiago (pcp) explicou ao dn que o objectivo é "os ciclomotores e motociclos poderem também circular nos corredores bus, tal como já sucede em londres, madrid e atenas, aliviando o tráfego nas restantes vias".

na sua opinião, "os motociclistas, como são mais rápidos do que os transportes públicos, não vão atrapalhar nem atrasar a sua circulação". frisa a necessidade de "estimular o uso do motociclo para aumentar a mobilidade".

assinada pelo vereador comunista ruben de carvalho, a proposta salienta que "é preciso tomar medidas de segurança e prevenção para minimizar o risco de acidentes". propõe a realização de um estudo sobre os corredores bus que possam permitir a circulação de motos. dentro de um prazo de seis meses, essas vias abririam ao tráfego durante um período experimental de 18 meses.

"no final dos 18 meses, faz-se um balanço para verificar se a sinistralidade aumentou ou reduziu e determinar se se deve abrir mais vias para motos ou interditar algumas", explicou miguel tiago.

segundo o mesmo vereador, "madrid abriu todos os corredores bus às motos. londres só abriu 70%, já terminou a fase experimental e está a fazer reajustes".

antónio manuel francisco, presidente da comissão de mototurismo da federação de motociclismo, aplaude esta proposta, dizendo que "só peca por ser tardia. já há uns 20 anos que andamos a propor isto aos sucessivos presidentes de câmara. deve-se incentivar as pessoas a utilizar veículos de duas rodas, porque as cidades estão congestionadas de automóveis e sem espaço para estacionar".

o presidente da mesma federação, jorge viegas, salienta ao dn que "esta medida pode contribuir para aumentar a mobilidade e reduzir a sinistralidade, porque é mais seguro os motociclistas circularem no corredor bus do que entre as filas de carros". na sua opinião, "as motos não vão atrapalhar a circulação de autocarros nem de táxis nos corredores bus".

mas não é bem assim. carlos ramos, presidente da federação portuguesa do táxi, está "completamente contra esta proposta, porque os poucos corredores bus existentes já são insuficientes para dar mobilidade aos transportes públicos. se abrirem esses corredores às motos, ainda dificulta mais a mobilidade". denuncia que "as autoridades não fazem fiscalização do uso indevido de corredores bus por outros veículos".

fonte do operador rodoviário carris afirmou ao dn que a empresa "discorda desta proposta, mas tem uma posição de abertura se forem tomadas medidas para garantir a segurança rodoviária e manter a velocidade comercial dos transportes públicos".


ps: por mim, está mais que na hora de voltarmos à rua com isto.
333.333,3 KM a bombar faísca!
Arranjei uma fêmea que não dá à luz mas consome-a

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
BondadeSua
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1520
Registado: quinta mar 11, 2010 10:52 pm

Re: Veículos 2 rodas - Corredor BUS

Mensagem por BondadeSua »

volt Escreveu:viva bondadesua.

parece-me que o tópico está bem aqui, mas, já agora, acrescento alguma informação.
este assunto não é novo. já há muito tempo que os motociclistas dizem isso (ainda antes de termos as nossas motas eléctricas). houve até, recentemente, uma proposta de um vereador da cml (lisboa) com esse conteúdo. eu e o barrocas (companheiro aqui do fórum) marcámos presença num evento "motard" onde acompanhámos o dito vereador por algumas das mais movimentadas avenidas da capital.
a última vez que ouvi falar desta proposta, foi aqui, nesta referência jornalística à anormalidade tipicamente portuguesa que alia a inveja à falta de civismo:

táxis e carris estão contra motos no corredor 'bus'

a proposta da vereação do pcp para permitir a circulação de motos nos corredores bus, que deverá ir a votação na próxima reunião da câmara de lisboa, já está a gerar contestação da parte dos taxistas e da empresa carris, que consideram serem já insuficientes para os transportes públicos os poucos corredores bus existentes. os motociclistas apoiam fortemente esta proposta, salientando que "vai diminuir a sinistralidade e aumentar a segurança e a mobilidade".

o vereador miguel tiago (pcp) explicou ao dn que o objectivo é "os ciclomotores e motociclos poderem também circular nos corredores bus, tal como já sucede em londres, madrid e atenas, aliviando o tráfego nas restantes vias".

na sua opinião, "os motociclistas, como são mais rápidos do que os transportes públicos, não vão atrapalhar nem atrasar a sua circulação". frisa a necessidade de "estimular o uso do motociclo para aumentar a mobilidade".

assinada pelo vereador comunista ruben de carvalho, a proposta salienta que "é preciso tomar medidas de segurança e prevenção para minimizar o risco de acidentes". propõe a realização de um estudo sobre os corredores bus que possam permitir a circulação de motos. dentro de um prazo de seis meses, essas vias abririam ao tráfego durante um período experimental de 18 meses.

"no final dos 18 meses, faz-se um balanço para verificar se a sinistralidade aumentou ou reduziu e determinar se se deve abrir mais vias para motos ou interditar algumas", explicou miguel tiago.


ps: por mim, está mais que na hora de voltarmos à rua com isto.
está na altura de repetir/reforçar a ideia. lembrar inclusive aos governantes, que há muito para fazer, com efeitos práticos na economia, e que não envolve custos.
gente que tem receio de nós!!! ??? e não é de ter? o negócio deles é o oposto!
e o interesse nacional? ... "penso eu de que"...


bondadesua
Não se nasce empreendedor. Aprende-se!!![/b]

Avatar do Utilizador

e_bike
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1706
Registado: sábado jan 30, 2010 11:40 pm
Localização: Abrantes

Re: Veículos 2 rodas - Corredor BUS

Mensagem por e_bike »

esta guerra é antiga!
entre as propostas estão também retirar os kms de carris desactivados dos eléctricos, que são um perigo em dias de chuva. o uso de tinta escorregadia na pintura das passadeiras e separadores. a criação de mais estacionamentos para motociclos e permitir estacionar no passeio em zonas que não afectem os peões, etc, etc...
a nível mais genérico tens a descriminação em relação ao iuc, que é exagerado nas motas, pagando tanto como carros topo de gama de alta cilindrada, e a protecção de rails em todas as estradas do país, que fica sempre esquecido mesmo em estradas novas ou renovadas recentemente.
a unica que passou à prática foi a lei das 125 com carta b. ainda há muito para fazer!
ImagemSW PREDATOR GTI - 60Ah - 71.000 km
Blogue da minha Predator
Galeria de Fotos da Predator

Avatar do Utilizador

hmma
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 700
Registado: segunda ago 24, 2009 12:06 pm
Localização: Feijó, Almada, Lisboa

Re: Veículos 2 rodas - Corredor BUS

Mensagem por hmma »

também estou de acordo com a alteração da lei, tanto mais que já fui multado por usar 20 metros de faixa do bus com a minha amarelinha, no acesso à ponte 25-abril, e depois disso vi muitos mais a serem multados junto à ponte do pragal, por irem na faixa do bus.

pode ser que agora que temos um ministro que vai trabalhar de scooter, a "pressão" dos motociclistas surta mais efeito

http://inimigo.publico.pt/noticia/detail/1500682
ministro pedro mota soares vai continuar a deslocar-se de vespa, mas agora o motorista guia a motoreta, enquanto o ministro senta-se atrás
HMMA - Happy owner of a BERECO EVO 5.5
Just 50.200Kms... for now! >> Diário de Bordo
Imagem Mobilidade Sustentável

Avatar do Utilizador

hmma
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 700
Registado: segunda ago 24, 2009 12:06 pm
Localização: Feijó, Almada, Lisboa

Re: Veículos 2 rodas - Corredor BUS

Mensagem por hmma »

aqui mais alguns artigos sobre o tema, com uma pesquisa rápida no google:
http://www.google.pt/search?q=motociclos+faixa+bus
HMMA - Happy owner of a BERECO EVO 5.5
Just 50.200Kms... for now! >> Diário de Bordo
Imagem Mobilidade Sustentável

Avatar do Utilizador

Master
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 718
Registado: domingo fev 17, 2008 7:06 pm
Localização: Santa Iria de Azóia

Re: Veículos 2 rodas - Corredor BUS

Mensagem por Master »

regras de transito http://www.legix.pt/docs/codestrada.pdf ver os artigos 77 e 78.
lá especifica o que se pode ou não fazer nessas vias e enquanto a lei não for alterada, é a que temos.
quanto ao facto de fazer dos separadores dos bus uma via também para 2 rodas, devo dizer que na minha opinião não é o caminho a seguir, quanto a fazer uma via só para 2 rodas até aceito, no dos transportes públicos não, aliás não sei se haverá algum país em que a lei de transito a permita.
aceito para as 2 rodas outras opções, como o caso de melhoria de estacionamentos, melhoria de sinaléctica, taxas mais baixas, parqueamento mais baixo, os ralis nas curvas, etc...
quanto aos custos de circulação, penso que a diferença não é muita, basta dividir os ltrs/km por passageiro e fazer contas, pois se as 2 rodas são mais económicas, só levam 2 pessoas e se o 4 rodas é mais gastador no entanto leva 5 pessoas, sem contar com os eléctricos (que dizem) gastam uma ninharia.
Dos Fracos Não Reza a História...

Avatar do Utilizador

mauri
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 7877
Registado: sexta set 04, 2009 1:04 am
Localização: Amadora

Re: Veículos 2 rodas - Corredor BUS

Mensagem por mauri »

só minha opinião.
sou contra essa possível alteração.
os bus (archaically also omnibus, multibus, or autobus) is a road vehicle designed to carry passengers ou um autocarro (português europeu) ou ônibus (português brasileiro), machimbombo (português angolano e moçambicano), toca-toca e otocarro (português da guiné-bissau) é um veículo de grandes dimensões que tem como principal função o transporte de passageiros, devem ser faixas únicamente para transportes públicos.
espero, da minha parte, que tal não seja aprovado.
mesmo assim tanto motas como os veículos de 4 rodas, todos se colocam lá.
se se fez uma via para as bicicletas que se faça outra para as motas: mas os transportes públicos deveriam ter prioridade não só na cidade como no país inteiro.
deve-se dar prioridade em absoluto aos transportes públicos, em benefício do ambiente.
porque as motas? por ser um só passageiro. há carros que levam um só condutor, porque não dar a ele também? os acidentes maiores e mais constantes são os de motas!
não podemos estar todos de acordo! por isso digo a minha opinião e não vale mais do que isso.
Imagem
Associado 69Imagem
Antes de abrir um tópico utilize a Pesquisa
Prece
Imagem

Avatar do Utilizador

Volt
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 7717
Registado: quarta set 24, 2008 11:26 am

Re: Veículos 2 rodas - Corredor BUS

Mensagem por Volt »

master, que comentário absurdo e falacioso. a média de condutores nos carros que circulam nas estradas de portugal é de 1,1 passageiro(s) por viagem. logo, parece-me bem mais económico andar de moto. mas há que não esquecer o peso e o espaço que um carro ocupa estupidamente e sem qualquer necessidade na grande maioria das vezes (1,1 passageiros: hello?!).

quanto ao não saber se há algum país que permita, basta ler a notícia que foi colocada lá em cima...
333.333,3 KM a bombar faísca!
Arranjei uma fêmea que não dá à luz mas consome-a

Avatar do Utilizador

Volt
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 7717
Registado: quarta set 24, 2008 11:26 am

Re: Veículos 2 rodas - Corredor BUS

Mensagem por Volt »

nisto, concordo:
mauri Escreveu:deve-se dar prioridade em absoluto aos transportes públicos, em benefício do ambiente.
mas isto é falso. alguém te enganou.
mauri Escreveu:os acidentes maiores e mais constantes são os de motas!
333.333,3 KM a bombar faísca!
Arranjei uma fêmea que não dá à luz mas consome-a

Avatar do Utilizador

mauri
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 7877
Registado: sexta set 04, 2009 1:04 am
Localização: Amadora

Re: Veículos 2 rodas - Corredor BUS

Mensagem por mauri »

volt Escreveu:
mas isto é falso. alguém te enganou.
mauri Escreveu:os acidentes maiores e mais constantes são os de motas!
eu disse sem ter conhecimento direto.
mas como sou muito atento à realidade tive o cuidado de telefonar para centro de medicina de reabilitação do alcoitão telef. 214 608 303, onde se encontra a maioria de acidentados para saber se haveria mais de motas ou de carros. ficaram de me dar uma resposta.
claro que um acidente de carro trás mais pessoas que uma mota, mas para exemplo de quem queira saber melhor é ir a esse centro e verificar os acidentados de motas e depois fica com outra impressão.
Imagem
Associado 69Imagem
Antes de abrir um tópico utilize a Pesquisa
Prece
Imagem

Avatar do Utilizador

e_bike
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1706
Registado: sábado jan 30, 2010 11:40 pm
Localização: Abrantes

Re: Veículos 2 rodas - Corredor BUS

Mensagem por e_bike »

mauri Escreveu:
volt Escreveu:
mas isto é falso. alguém te enganou.
mauri Escreveu:os acidentes maiores e mais constantes são os de motas!
eu disse sem ter conhecimento direto.
mas como sou muito atento à realidade tive o cuidado de telefonar para centro de medicina de reabilitação do alcoitão telef. 214 608 303, onde se encontra a maioria de acidentados para saber se haveria mais de motas ou de carros. ficaram de me dar uma resposta.
claro que um acidente de carro trás mais pessoas que uma mota, mas para exemplo de quem queira saber melhor é ir a esse centro e verificar os acidentados de motas e depois fica com outra impressão.
queres numeros reais? o meu caso por exemplo: 16 anos a circular de mota diariamente, 2 quedas sozinho e uma batida na traseira de um carro, 0 dias de internamento, 0 fracturas.
não vou generalizar, mas há por aí muito condutor de mota que sonha ser piloto e anda na estrada como se uma pista fosse. a segurança começa em nós!

infelizmente não há anuncios destes a passar nas nossas televisões!

Link
[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=wahtqisel2q&nr=1[/youtube]
[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=0i5qht0b ... re=related[/youtube]
ImagemSW PREDATOR GTI - 60Ah - 71.000 km
Blogue da minha Predator
Galeria de Fotos da Predator

Avatar do Utilizador

mauri
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 7877
Registado: sexta set 04, 2009 1:04 am
Localização: Amadora

Re: Veículos 2 rodas - Corredor BUS

Mensagem por mauri »

e_bike Escreveu:


Queres numeros reais? O meu caso por exemplo: 16 anos a circular de mota diariamente, 2 quedas sozinho e uma batida na traseira de um carro, 0 dias de internamento, 0 fracturas.
Não vou generalizar, mas há por aí muito condutor de mota que sonha ser piloto e anda na estrada como se uma pista fosse. A segurança começa em nós!
Isso é um entre tantos.
Repara também em
Isto também é real, não é mentira.
Guiava sem carta viaturas da PSP

Durante vários anos, um agente da polícia de Aveiro, sem carta, conduziu os carros da PSP do comando distrital de Aveiro. Foi a mulher daquele, funcionária judicial de quem o polícia se está a divorciar, quem deu conta da situação.
http://www.cmjornal.xl.pt/detalhe/notic ... ras-da-psp

Agente da esquadra das Caxinas está a ser alvo de um processo disciplinar e está agora a realizar serviço de vigilância.
5 de Julho de 2011
A própria PSP foi apanhada de surpresa e já abriu um inquérito interno, ao mesmo tempo que deu a conhecer a situação ao Ministério Público (MP) uma vez que está em causa um crime de condução sem habilitação legal. Um agente da esquadra das Caxinas, em Vila do Conde, conduziu durante anos os carros-patrulha da polícia sem ter carta de condução.
Imagem

O que interessa são as estatísticas, Vai ao Centro de Alcoitão e mudas de ideias!
Para finalizar, tentei entrar em contacto com o INE, mas já estava fechado. Talvez aí se consiga (nem sei) do que afirmei.
Imagem
Associado 69Imagem
Antes de abrir um tópico utilize a Pesquisa
Prece
Imagem

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
BondadeSua
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1520
Registado: quinta mar 11, 2010 10:52 pm

Re: Veículos 2 rodas - Corredor BUS

Mensagem por BondadeSua »

EEIIII GENTE!!! :? :?

A minha ideia/objectivo era/é outro. Passo a explicar:
- Já passou pela minha mesa de "trabalho", (quando fazia urgência), muito herói do asfalto. E tive de colaborar com equipes para decidir se se fazia amputação em consequência de "tal acidente de estrada". E acreditem que isso "moi" cá por dentro. Também ficava com a ideia de que havia muitos acidentes por causa dos (2 rodas).
- Depois de ter visto em outros países, a quantidade de (2 rodas) em circulação, percebi que a explicação dada uma vez pelo Volt, fazia imenso sentido. Perguntem-se, onde há mais (2 rodas) em circulação, em Portugal ou no resto da Europa? É lá.
Mas eles tem menor sinistralidade!
:lol:
Então, a principal razão não é o número, mas a forma como conduzimos e nos comportamos.
Os números da sinistralidade em Portugal, permitiram criar alguns mitos. E o principal, é que as (2 rodas), são para gente "esquisita"!

- Agora, que o aumento de (2 rodas), em circulação ia diminuir o de (4 rodas), não é um mito.
- Que ia-mos libertar imenso espaço, não é um mito.
- Ia diminuir o consumo de combustível e o tempo de circulação, não é um mito.
- Podia-mos aumentar a segurança, se esses utilizadores estivessem autorizados a andar nesse corredor, não é um mito.
- Ia-mos trazer para os (2 rodas), outros utilizadores, pela confiança e exemplo dado, não me parece um mito.

Mas há mais razões... que a seu tempo podem cá chegar, se for necessário/oportuno.
BondadeSua


Outro dos problemas que eu vejo
Não se nasce empreendedor. Aprende-se!!![/b]


marcopns
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1601
Registado: quarta mai 28, 2008 10:46 am

Re: Veículos 2 rodas - Corredor BUS

Mensagem por marcopns »

Imaginem que isto eram automóveis.... isto é assim em qualquer cidade oriental

Link

Avatar do Utilizador

Volt
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 7717
Registado: quarta set 24, 2008 11:26 am

Re: Veículos 2 rodas - Corredor BUS

Mensagem por Volt »

Bom, se o que interessa são as estatísticas, então eu sou uma das pessoas mais indicadas para responder, visto que sou (profissionalmente falando) o responsável pelas bases de dados de uma seguradora (com várias centenas de milhares de apólices em vigor) do nosso país. As motas são, neste momento e desde há muitos anos, um dos tipos de veículos com mais baixa sinistralidade. O que dá despesa às seguradoras são os carros comerciais, camiões, ligeiros de passageiros, etc. (todos com mais de 2 ou 3 rodas).
Parece-me que estão, no entanto, a fugir ao assunto. A abertura das faixas BUS às motas, nos países que já aderiram, reduziu a sinistralidade rodoviária e promoveu a mobilidade.
É isso que está a ser defendido.

:-).
333.333,3 KM a bombar faísca!
Arranjei uma fêmea que não dá à luz mas consome-a

Avatar do Utilizador

Master
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 718
Registado: domingo fev 17, 2008 7:06 pm
Localização: Santa Iria de Azóia

Re: Veículos 2 rodas - Corredor BUS

Mensagem por Master »

Gostei da parte da média.
1,1 passageiros por carro..
O mal das médias é que se em 2 pessoas 1 comer 4 galinhas e a outra nenhuma, em média comeram ambos 2 galinha...(o que passa fome n acha graça a essas médias) ;)
Isso não é bem assim e n sei se contaram nessa média os carros que como o meu são ligeiros de mercadorias que só leva 2 passageiros e como tal eu e o meu colega somos logo 100% e os carros de entregas que levam 3 pessoas, motorista e dois carregadores, como tal 100%, portanto a média n deve ter tido em conta todos os carros.
A média das motas na mesma percentagem é de 0,44, basta usar uma regra de 3 simples (um ligeiro de 5 lugares leva 1,1 passageiros, logo um mota de 2 lugares leva X) x= 0,44 logo uma mota leva em média muito menos que um ligeiro.
Mas voltando ao tópico:
Não concordo que se queira agilizar o transito dos transportes públicos para serem uma opção aos veiculos na cidade, pois o problema não é uma mota, o problema serão as centenas de motas que irão usar a faixa, mais os autocarros publicos, os autocarros turismo, mais os taxis, mais as ambulancias e bombeiros, mais as bicicletas, etc...
Uma faixa que se idealizou de ser uma opção para o público deixa de o ser.
Além do mais e pela experiencia que tenho é que as motas não precisam duma faixa, pois mesmo em transito parado elas continuam a ziguezaguear por um lado e por outro a fazer grandes tangentes aos espelhos, mas continuam a andar, e os carros parados.
Quanto a acidentes eu acredito no volt pois, trabalha lá, mas eu pessoalmente tenho outra ideia...
No entanto e por falar de acidentes, tenho carta desde 1989 e 0 fracturas, 0 arranhões, etc... no entanto o meu carro já teve alguns acidentes (comigo dentro), felizmente que foi só chapa e parachoques, se fosse mota não seria o parachoques a sofrer, seriam os meus pés, joelhos, cabeça....
Não comparemos o que não é comparavel.....Mota é mota carro é carro
Dos Fracos Não Reza a História...


civic
Moderador
Moderador
Mensagens: 1439
Registado: sábado mar 03, 2007 10:40 am
Localização: viseu

Re: Veículos 2 rodas - Corredor BUS

Mensagem por civic »

pois, posso falar no meu caso em que comprei a minha primeira mota em 1987, nunca tive um acidente de mota. Estou com o Volt quando diz que a segurança somos nós que a fazemos, no caso de andar de automovel temos tendencia a deixar andar o barco, pois estamos protegidos com a chapa, há mais distracções, enquanto na mota é o nosso "cabedal" que está em risco e isso leva-nos a ter muito mais cuidado.
acho piada é a alguns condutores que dizem que o carro protege mais e depois pegam na sua mota de fim de semana e comportam-se como se fosse alguma competição. São esses que contribuem para a má estatística das motas, não são aqueles que andam todos os dias.
Nissan LEAF 2018 40kWh
146 000Km's
BMW i4 eDrive 40 80kWh
37 000Km's

https://www.dropbox.com/scl/fi/zuncqojg ... o58f8&dl=0


marcopns
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1601
Registado: quarta mai 28, 2008 10:46 am

Re: Veículos 2 rodas - Corredor BUS

Mensagem por marcopns »

Segundo a Carris, entram em Lisboa diariamente 700 000 carros, dos quais 490 000 com apenas uma pessoa. É o que interessa.

Avatar do Utilizador

Master
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 718
Registado: domingo fev 17, 2008 7:06 pm
Localização: Santa Iria de Azóia

Re: Veículos 2 rodas - Corredor BUS

Mensagem por Master »

Segundo a carris quantas motas entram em lisboa e com quantos passageiros?
Já agora a média aumentou, segundo os teus calculos é de 1,48 (já subiu um pouco, era de 1,10))
A carris contabilizou o que eu disse antes? desses carros quantos milhares são comerciais de 2 lugares?
Já agora, eu estou de acordo em retirar os carros da cidade, desde que haja alternativa, carris, metro, transtejo, parqueamentos, etc...
Uma das alternativas é manter os corredores dos BUS (autocarros) livre, para serem uma alternativa.
È sobre isso que trata o tópico, vamos ou não alterar a lei para que o separador BUS deixe de ser uma via alternativa para escoar os passageiros em cidade, isso é que é importante e não me digam que não é o facto de haver 1 ou 100 motas no separador que faz a diferença, faz...
È a minha opinião, e não mais que isso, a via BUS é para os transportes colectivos, se querem uma via p motos que o façam ao lado, se querem uma via para bicicletas, que façam outra ao lado, se querem uma via para os atletas correrem (tb têm direitos) que façam outra ainda ao lado.
Dos Fracos Não Reza a História...

Responder

Voltar para “Off Topic / Conversa”