veículo electrico vs arca

Tudo que seja relacionado com Projectos
Responder

Autor do tópico
joseneves
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 152
Registado: terça fev 09, 2010 12:27 pm

veículo electrico vs arca

Mensagem por joseneves »

boas!

o consumo final de um veículo electrico é superior a uma arca congeladora?
ponho esta questão no forum, porque no predio onde vivo é permitido a cada condomino ter a uma arca na garagem, e surgiu esta questão de poderem optar por outro bem electrico(carro, mota,etc..electrico?
cumps.

jose neves


Ferra
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1223
Registado: quinta fev 15, 2007 7:39 pm
Localização: terras de oureana

Re: veículo electrico vs arca

Mensagem por Ferra »

se calhar o consumo do veiculo electrico vai depender do uso (km) que lhe vai dar...
mas posso lhe dizer que tenho um frigorifico classe a que consome 175kw por ano. (na etiqueta da classificação)
Só sei que nada sei. Mas estou a aprender! :-)


marcopns
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1601
Registado: quarta mai 28, 2008 10:46 am

Re: veículo electrico vs arca

Mensagem por marcopns »

também tenho frigorífico e arca vertical classe a.
frigorífico +- 175kw ano
arca +- 300kw ano

mota eléctrica, 5kw aos 100km, logo 300kw dão para 6000km

mais detalhes, clique na minha assinatura aqui em baixo


Autor do tópico
joseneves
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 152
Registado: terça fev 09, 2010 12:27 pm

Re: veículo electrico vs arca

Mensagem por joseneves »

boas,
marcopns, 6000km! da para quanto tempo?.a arca no final do ano gasta+ que a mota?.
tenho ouvido comentarios, de pessoas que acham que vão ter um consumo de electricidade brutal, julgo que esta comparação tb desmistifica essa ideia.
cumps

Avatar do Utilizador

zointz
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 952
Registado: domingo ago 15, 2010 10:17 pm
Localização: Costa de Caparica
Contacto:

Re: veículo electrico vs arca

Mensagem por zointz »

marcopns Escreveu:também tenho frigorífico e arca vertical classe a.
frigorífico +- 175kw ano
arca +- 300kw ano

mota eléctrica, 5kw aos 100km, logo 300kw dão para 6000km

mais detalhes, clique na minha assinatura aqui em baixo

boas,
posso saber como tiras as leituras de carregamentos, é que comparado contigo eu sou um acelera brutal, mas a verdade é que a minha dá a autonomia que eu previa e nunca cheguei perto do fim da carga alem de que não me considero um acelera.
para medir uso um contador da edp que está instalado ao lado da tomada, e só serve para ler o consumo da moto, e também tenho um contador daqueles electrónicos, ao carregar o contador electrónico diz-me que estou a consumir +/-730wh, como os resultado não batem nada certo com o contador da edp já medi com uma pinça amperimétrica e dá-me um valor de aproximadamente 4,8 amp (4,8ax230v =~ 1104w), no final do carregamento tenho uma diferença grande entre o electrónico e o da edp.
estou portanto curioso.
1º como consegues consumos tão baixos
2º porque existe uma diferença tão grande


fica bem
Fiquem bem !

Prius
Imagem

GreenOx - BMW C Evolution 15000Km
La Espanholita - Vectrix VX-1 NiMh (11800-39500Kms)=27 700kms
Chica Thunder - com 8 400kms


marcopns
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1601
Registado: quarta mai 28, 2008 10:46 am

Re: veículo electrico vs arca

Mensagem por marcopns »

o consumo é obtido com um medidor do lidl, ja confirmei que nao foge muito aos valores reais. ja comparei com outras pessoas com medidores edp ou electrónicos de alta precisão que registam o mesmo consumo 4-5kw aos 100km. quando esta a carregar com carregador de 15ah o medidor indica um consumo a rondar os 1350w, ao fim de 1h, 1,3kw.

os teus consumos ja me tinham chamado a atenção porque, o teu mínimo quase coincide com o meu máximo. a minha conduçao é calma nos 50-70km/h, terreno plano

Avatar do Utilizador

zointz
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 952
Registado: domingo ago 15, 2010 10:17 pm
Localização: Costa de Caparica
Contacto:

Re: veículo electrico vs arca

Mensagem por zointz »

marcopns Escreveu:o consumo é obtido com um medidor do lidl, ja confirmei que nao foge muito aos valores reais. ja comparei com outras pessoas com medidores edp ou electrónicos de alta precisão que registam o mesmo consumo 4-5kw aos 100km. quando esta a carregar com carregador de 15ah o medidor indica um consumo a rondar os 1350w, ao fim de 1h, 1,3kw.

os teus consumos ja me tinham chamado a atenção porque, o teu mínimo quase coincide com o meu máximo. a minha conduçao é calma nos 50-70km/h, terreno plano
pois... relativamente á minha condução, é principalmente dentro de cidade com muito para arranca e isso não ajuda, o meu carregador é de 10a, e medindo com a pinça dá um consumo de ~1000w, o teu seguindo a lógica deveria dar 1500w. como tive problemas com o quadro na minha garagem (disparava no final da carga) acabava por não saber exactamente os valores, vou prestar atenção, tiro umas fotos e depois posto no meu db.

vou esmiuçar a questão

fica bem.
Fiquem bem !

Prius
Imagem

GreenOx - BMW C Evolution 15000Km
La Espanholita - Vectrix VX-1 NiMh (11800-39500Kms)=27 700kms
Chica Thunder - com 8 400kms

Avatar do Utilizador

rocker_pt
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1887
Registado: sexta ago 22, 2008 10:49 pm
Localização: Vila Nova de Gaia

Re: veículo electrico vs arca

Mensagem por rocker_pt »

boas,
com base nos cálculos do marco, desde que não ande mais de 6000km/ano ou 500km por mês não gasta mais do que uma arca congeladora.

obviamente que ler a corrente com a pinça amperimétrica junto à tomada não nos permite calcular a potência consumida, porque a carga é indutiva.
no meu carregador do lidle, mostra um factor de potência de 0.6 (quer isto dizer que a potência activa, a potência que se paga à edp é só 60% do valor lido. os 40% restantes são potência reactiva que veicula na rede mas não se paga.
para um valor aproximado multiplica essa corrente por:
4.8 x 0,6 (factor de potência) x 230 = 660w
este deve ser o consumo aproximado do teu carregamento zointz.

para verificar o contador, experimenta medir uma lâmpada de potência conhecida 25w ou 40w. pelo menos ficas a saber se funciona bem para cargas resistivas.
Última edição por rocker_pt em sexta jan 28, 2011 10:41 am, editado 1 vez no total.
VE's: 16 145 km + 147 882km em Predator 60Ah
Mais de 160.000km em VE!

Avatar do Utilizador

zointz
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 952
Registado: domingo ago 15, 2010 10:17 pm
Localização: Costa de Caparica
Contacto:

Re: veículo electrico vs arca

Mensagem por zointz »

rocker_pt Escreveu:boas,
com base nos cálculos do marco, desde que não ande mais de 6000km/ano ou 500km por mês não gasta mais do que uma arca congeladora.

obviamente que ler a corrente com a pinça amperimétrica junto à tomada não nos permite calcular a potência consumida, porque a carga é indutiva.
no meu carregador do lidle, mostra um factor de potência de 0.6 (quer isto dizer que a potência activa, a potência que se paga à edp é só 60% do valor lido. os 40% restantes são potência reactiva que veicula na rede mas não se paga.
para um valor aproximado multiplica essa corrente por:
4.8 x 0,6 (factor de potência) x 230 = 660w
este deve ser o consumo aproximado do teu carregamento zointz.

pois... ainda estou a tentar compreender, no meu dá um factor de potência de 0,99, pode ser que o meu carregador esteja compensado ou pode ser que o meu esteja a ler mal, mas um pormenor julgo que para instalações domésticas o factor de potencia de 0,6 não é permitido, seja como for é mais uma indicação que vou levar em conta, afinal nem todos os leitores electrónicos serão iguais.
obrigado pelo contributo.

fica bem !
Fiquem bem !

Prius
Imagem

GreenOx - BMW C Evolution 15000Km
La Espanholita - Vectrix VX-1 NiMh (11800-39500Kms)=27 700kms
Chica Thunder - com 8 400kms


Carlos_F_Oliveira
Membro
Membro
Mensagens: 21
Registado: quarta fev 09, 2011 7:53 pm

Re: veículo electrico vs arca

Mensagem por Carlos_F_Oliveira »

boa noite a todos. o nissan leaf "consome" cerca de 3,3kwh. para uma carga de 8 horas (0% a 100%) dá cerca de 26 kw. isto equivale, mais ou menos, a uma corrente de 15a (valor de corrente mínimo para a instalação de alimentação).


Batalha
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 65
Registado: sexta mai 23, 2008 5:37 pm

Re: veículo electrico vs arca

Mensagem por Batalha »

medidor de custos de energia na lidl dia 3/3 11.99€ só não diz a corrente máxima.
Imagem
http://www.lidl.pt/cps/rde/xchg/lidl_pt ... x_8831.htm


Batalha
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 65
Registado: sexta mai 23, 2008 5:37 pm

Re: veículo electrico vs arca

Mensagem por Batalha »

batalha Escreveu:medidor de custos de energia na lidl dia 3/3 11.99€ só não diz a corrente máxima.
Imagem
http://www.lidl.pt/cps/rde/xchg/lidl_pt ... x_8831.htm
16amp.

Avatar do Utilizador

ogadiv
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 945
Registado: sábado abr 16, 2011 4:03 pm

Re: veículo electrico vs arca

Mensagem por ogadiv »

Olá,

Também comprei um medidor de custos do LIDL, só que não sei se estou a trabalhar bem com o aparelho (tb só o tenho à 1 dia), passo a explicar:
Como tenho tarifa bi-horária, configurei 2 preços
Preço1: diário apartir das 8:00, com o preço de 0.153€
Preço2: diário apartir das 22:00, com o preço de 0.083€

Coloquei o medidor na máquina de lavar, onde teve ligado cerca de 10h. e efectuou 2 lavagens (as 2 lavagens não demoraram 10h. esse foi o tempo que o medidor esteve ligado lá). Segundo o aparelho gastou cerca de 0.50 KWh, sendo um custo aproximado de 0,044€.

A minha questão é esta, serão valores normais? parece-me um valor muito baixo.
Será que existe diferença entre kWh e KWh, e terei que fazer a conversão?

Obrigado por quem me puder ajudar.
Sw Predator 75 Ah
Micro Produção - 4940W – Solarmax 4.200
http://mp.portelinha.info

Avatar do Utilizador

rocker_pt
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1887
Registado: sexta ago 22, 2008 10:49 pm
Localização: Vila Nova de Gaia

Re: veículo electrico vs arca

Mensagem por rocker_pt »

ogadiv Escreveu: A minha questão é esta, serão valores normais? parece-me um valor muito baixo.
Será que existe diferença entre kWh e KWh, e terei que fazer a conversão?
Numa maquina de lavar roupa creio que é normal um consumo de 50l de agua, e 0,2 a 1kwh por ciclo. mas depende muito da classe de eficiência e tipo de programa.
Mas porque não desligas todos os circuitos da casa e deixas apenas o disjuntor da máquina durante a lavagem? Assim sem mais nenhuma carga para além da máquina, podes confrontar o contador do Lidle e da EDP.
VE's: 16 145 km + 147 882km em Predator 60Ah
Mais de 160.000km em VE!


marcopns
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1601
Registado: quarta mai 28, 2008 10:46 am

Re: veículo electrico vs arca

Mensagem por marcopns »

Depende da temperatura da maquina, se lavas com agua fria ou a 30º é possível que gaste isso.

Se aumentas a temperatura para 60º passas a gastar mais de 1kw por ciclo.

Avatar do Utilizador

rocker_pt
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1887
Registado: sexta ago 22, 2008 10:49 pm
Localização: Vila Nova de Gaia

Re: veículo electrico vs arca

Mensagem por rocker_pt »

marcopns Escreveu:Depende da temperatura da maquina
Isso Marco, depende muito da temperatura da maquina, penso que o equilibrio entre preservação das cores da roupa e poupança energética está na temp de 30º
VE's: 16 145 km + 147 882km em Predator 60Ah
Mais de 160.000km em VE!


marcopns
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1601
Registado: quarta mai 28, 2008 10:46 am

Re: veículo electrico vs arca

Mensagem por marcopns »

Eu medi consumos de 150W por ciclo numa lavagem rápida de 1h a frio. È suficiente para quem trabalha em escritório.
A minha maquina é uma Indesit das mais baratas com 3 anos

Avatar do Utilizador

ogadiv
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 945
Registado: sábado abr 16, 2011 4:03 pm

Re: veículo electrico vs arca

Mensagem por ogadiv »

rocker_pt Escreveu:
ogadiv Escreveu: A minha questão é esta, serão valores normais? parece-me um valor muito baixo.
Será que existe diferença entre kWh e KWh, e terei que fazer a conversão?
Numa maquina de lavar roupa creio que é normal um consumo de 50l de agua, e 0,2 a 1kwh por ciclo. mas depende muito da classe de eficiência e tipo de programa.
Mas porque não desligas todos os circuitos da casa e deixas apenas o disjuntor da máquina durante a lavagem? Assim sem mais nenhuma carga para além da máquina, podes confrontar o contador do Lidle e da EDP.
Não vou desligar tudo, se a máquina demora cerca de 2 a 3 horas a lavar, não podia desligar frigorífico e arca.

Estou a ver que podem ser valores normais, o meu receio é que esteja a configurar mal o aparelho, ou que o mesmo estivesse a funcionar mal.

Por acaso penso que o aparelho só mede quantos watt é que está a gastar, mas não diz quantos watts gastou, apenas indica qtos kwa gastou e respectivo preço.
Sw Predator 75 Ah
Micro Produção - 4940W – Solarmax 4.200
http://mp.portelinha.info

Responder

Voltar para “Projectos”