Casa amiga do ambiente!

Projecção e construção e edifícios amigos do ambiente

orbis
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: quarta ago 02, 2006 11:10 pm

Mensagem por orbis »

não sei se é exactamente igual ao rodoviário na questão dos aditivos, mas é perfeitamente usável para esses fins e o corante destina-se mesmo a isso: distingui-lo. não aconselho ninguém a fazer isso porque caso haja uma denúncia e se se for apanhado, o veículo é apreendido, já para não falar no resto.
quanto à segunda pergunta, deves-te estar a referir aos pellets que ainda é um produto pouco usado em portugal e por isso caro. por aquilo que sei não dá para usar em lareiras ou caldeiras normais mas nuns preparados para o efeito. sugiro-te uma busca com a palavra "pellets".

camaleao
Membro
Membro
Registado: terça set 05, 2006 12:15 pm

Mensagem por camaleao »

colocado por tractotp
eu uso exedentes de carpintaria comprimidos, é mais ecológico e dá mais energia por mais tempo, pois tem apenas 5% de umidade, além de ser mais limpo e deixar menos resíduos.
era destes excedentes que eu questionava. isto é que são as tais pellets que parece ração para os coelhos?

o gasoleo de aquecimento assim sendo é tão poluente como o rodoviário, não tem diferenças nenhumas, né?

já uma vez o usei no meu carro pois o gasoleo qe tinha não dava para chegar á bomba e vai de sacar 5 litrinhos para um bidon... boca na mangueira, só eu é que me queixei pois ainda me chegou uma beca á boca... o carro chegou á bomba na boa.

camaleao
Membro
Membro

Mensagem por camaleao »

relativamente ao aquecimento central já li aqui a duvida entre deixa-lo ligado todo o dia nestas alturas mias frias ou liga-lo só á noite.

isso ligado todo o dia deve ser cá um rombo na carteira... upa upa.
eu como tenho lareira com recuperador, ligo-a pelas 20h e na sala e cozinha está resolvido. tambem vai aquecendo os quartos no 1º andar mas nºao chega, pelas 22.30h ligo o aquecimento só para o 1º andar e pelas 23h o 1º andar já tá ok. desligo o aquecimento ás 00h. nos dias mais frios tb o ligo de manhã entre as 7:15 e 8.30h.
desta forma o meu consumo médio de gasoleo é de 1000l para 9 meses, dando para o aquecimento de aguas e caloriferos.
o que acham do consumo?

orbis
Membro Platinium
Membro Platinium

Mensagem por orbis »

parece-me elevado a não ser que vivas no interior norte ou centro.
os pellets são mesmo isso que parece ração.

Melobanha
Membro Silver
Membro Silver
Registado: quarta jan 03, 2007 7:20 pm

Aquecimento central

Mensagem por Melobanha »

tenho vindo a ler as comunicações dos membros do forum sobre o assunto da casa amiga do ambiente e surgiu-me uma dúvida.
já a alguns anos que instalei um sistema de aquecimento das águas sanitárias com recurso a um painel solar e um fogão a lenha com recuperador a água. claro que só necessito acender o fogão nos messes mais frios. o combustivel que uso são os residuos da floresta que só me custam o trabalho de os recolher, mas para isso tenho todo o tempo do mundo, pois sou reformado.
agora a questão, para instalar um sistema de aquecimento da casa, quer seja com radiadores de água quente ou de pavimento radiante e, para aproveitar o sistema de águas quentes de que disponho, e uma vez que o novo circuito é um sistema fechado, quando houver consumo de água sanitária este fica em déficite. já alguem resolveu este problema?
fiz um esquema para resolver este problema mas não consigo anexa-lo a esta mensagem
alguem pode me dar uma ajuda?.

[/quote]

orbis
Membro Platinium
Membro Platinium

Mensagem por orbis »

o sistema de aquecimento em circuito fechado terá um permutador de calor (serpentina de cobre) por onde absorve o calor.
vamos supor que temos uma caldeira onde a água é aquecida. dessa caldeira saem tubos para águas sanitárias. simultaneamente, dentro dela está o permutador de calor no qual passa a água do circuito de aquecimento. ao gastar água na casa de banho não se está a consumir água do aquecimento.

Melobanha
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por Melobanha »

caro orbis, muito obrigado pela sua resposta.
mas o que me está a propor são dois circuitos independentes, o que não se adequa com o que tenho montado.
o meu sistema tem dois reservatórios. o primeiro depósito está dedicado ao painel solar e é aquecido por uma serpentina interior alimentada através do respectivo painel solar. é essa água já aquecida que passa pelo permutador de calor do fogão e que depois de reaquecida é armazenada no segundo depósito para ser utilizada. assim este depósito não dispõe de nenhuma serpentina.

orbis
Membro Platinium
Membro Platinium

Mensagem por orbis »

bom, é colocá-la. a minha dúvida é se haverá energia suficiente para um sistema de aquecimento central.

camaleao
Membro
Membro

Mensagem por camaleao »

parece-me elevado a não ser que vivas no interior norte ou centro.
os pellets são mesmo isso que parece ração.
vivo em sintra.
quando dizes que é elevado estás a comparar com quê?

orbis
Membro Platinium
Membro Platinium

Mensagem por orbis »

estou a comparar com um amigo de penafiel que tem uma casa grande e gasta cerca de 500 litros por temporada. mas em sintra há o problema da humidade....

Melobanha
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por Melobanha »

orbis Escreveu:bom, é colocá-la. a minha dúvida é se haverá energia suficiente para um sistema de aquecimento central.
a energia dependerá a quantidade de bio-massa que for utilizada.
neste momento e com o sistema que tenho montado, apenas acendo o fogão por um periodo inferior a duas horas e enquanto faço o jantar a temperatura da água no segundo depósito é elevada até cerca dos 80º c.
é certo que a água já vem a cerca de 30 a 40º c. do primeiro depósito que é aquecido por energia solar. assim fico com água quente para os serviços sanitários para 24 horas. a quantidade de lenha consumida naquele periodo não excede os 10 kg.

orbis
Membro Platinium
Membro Platinium

Mensagem por orbis »

então parece-me que se pode fazer. é tentar modificar o segundo depósito para levar um permutador de calor e ligar o circuito do aquecimento do central. a capacidade de depósito também pode ser importante, porque o aquecimento central consome muita energia.

Melobanha
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por Melobanha »

acho que já resolvi o problema de inserir imagens!
então volto a colocar a questão, será que o esquema proposto permite fazer a reposição do fluido no circuito fechado?
não me recordo onde, mas acho que já vi algures uma referência a um sistema que integrava o circuito de aquecimento com o das águas sanitárias.
aceitam-se criticas
Imagem

orbis
Membro Platinium
Membro Platinium

Mensagem por orbis »

por aquilo que estou a ver o circuito do aquecimento (retorno) está ligado ao reservatório do painel solar. não pode ser. tem que haver dois circuitos. como está, a água quente do aquecimento central vai transferir calor para o reservatório do painel solar o calor vai ser dissipado por este, que vai funcionar como radiador.

Melobanha
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por Melobanha »

completamente de acordo.
não tinha pensado que a água do retorno ainda transporta alguma energia
e que deste modo vai ser perdida.
tenho de repensar o sistema se quero aproveitar a energia solar para fazer parte do sistema do aquecimento central.

orbis
Membro Platinium
Membro Platinium

Mensagem por orbis »

o retorno tem de ser feito novamente para o depósito que está ligado ao fogão. mas o melhor é não fazer nada disso. o segundo depósito só deveria fornecer água para fins sanitários como faz agora. simultaneamente forneceria calor para o circuito de aquecimento central que seria independente. a transferência far-se-ia através de uma serpentina a instalar no segundo depósito. de qualquer modo, parece-me que teria de arranjar uma maneira de transferir o calor do fogão de uma forma mais eficaz para esse depósito

Melobanha
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por Melobanha »

alterei o circuito conforme se pode ver na imagem que já tinha colocado e que foi alterada.
o segundo depósito de acordo com as suas sujestões teria de ser radicalmente alterado, pelo que seria melhor pura e simplesmente substitui-lo.
não consigo preceber como melhorar a permutação de calor do fogão, o depósito fisicamente está mesmo ao lado e os encanamentos são curtos.

orbis
Membro Platinium
Membro Platinium

Mensagem por orbis »

parece-me que assim já não deve haver problema. simplesmente, à noite antes de acender o fogão, convém retirar a água do segundo depósito para se aproveitar a água aquecida pelo sol, não é?

manuelcar
Staff Member
Staff Member
Registado: terça mai 09, 2006 3:46 pm

Mensagem por manuelcar »

o teu sistema parece-me bem, repara que uma valvula deretenção impede que o retorno do aquecimento vá para o deposito do solar. o que não consigo entender deve-se à falta do esquema da electronica de comando (diferenciais de temperatura, bombas de transferência...) ou isto funciona apenas por estratificação da água quente?

Melobanha
Membro Silver
Membro Silver

Aquecimento central

Mensagem por Melobanha »

caro orbis, muito obrigado pela atenção que tem dispensado a este assunto.
mas estive a dormir sobre o assunto e, afinal a questão da dispersão da energia clorifica remanescente do sistema de aquecimento através do painel solar não poderá acontecer.
a razão é a seguinte: a energia calorifica contida na água do primeiro depósito não será transmitida para o painel porque a bomba que faz a circulação ao painel só é accionada quando a temperatura do painel for superior a cerca de 7º c. à da água contida no depósto. assim a transmissão da energia calorifica só se fará num sentido e esse é do painel para o depósito. estes sistemas veem providos de resistencias elétricas no respectivo depósito (que eu tenho posto fora de serviço) para fazerem o aquecimento da água na falta de energia solar e, se não fosse a razão que apontei, então estaria sempre a perder energia.
por esta razão penso que a melhor solução será a do primeiro esquema que apresentei, uma vez que premite uma circulação completa e um maior volume de fluido calorifico.

Responder

Voltar para “Arquitectura Bioclimática e Eco-construção”