Duvida

Local para se discutir assuntos relacionados com a energia Solar Fotovoltaica
Responder

Autor do tópico
cunha27
Membro
Membro
Mensagens: 16
Registado: quarta mar 30, 2011 11:52 am

Duvida

Mensagem por cunha27 »

Olá

Estou a estudar a hipotese de colocar uns paineis em casa junto com uma eolica.
A minha duvida é independentemente da quantidade de paineis que vá colocar o que tenho dificuldade em perceber é o que vou colocar entre a fonte de energia (Eolica ou Fotovoltaica ) e a minha corrente EDP existente, que permita utilizar a energia renovavel e quando as baterias estiverem a ficar sem carga comutar para a rede. Não quero vender a rede nem nada.
Obrigado


Autor do tópico
cunha27
Membro
Membro
Mensagens: 16
Registado: quarta mar 30, 2011 11:52 am

Re: Duvida

Mensagem por cunha27 »

Ninguém?

Uso o Grid Tie? Uso um inversor de ligação a rede como os microgeração?
Obrigado

Avatar do Utilizador

CarlosMartins
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 69
Registado: segunda abr 04, 2011 12:40 am

Re: Duvida

Mensagem por CarlosMartins »

Veja os produtos da marca OutBack.


Autor do tópico
cunha27
Membro
Membro
Mensagens: 16
Registado: quarta mar 30, 2011 11:52 am

Re: Duvida

Mensagem por cunha27 »

Em concreto o quê?
Inversores isolados?
Obrigado


Autor do tópico
cunha27
Membro
Membro
Mensagens: 16
Registado: quarta mar 30, 2011 11:52 am

Re: Duvida

Mensagem por cunha27 »

Podem remover o topico se assim o entenderem.
Está resolvido.
Quem tiver as mesmas duvidas que eu, posso resposnder por MP.

Avatar do Utilizador

Volt
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 7717
Registado: quarta set 24, 2008 11:26 am

Re: Duvida

Mensagem por Volt »

E porque não colocar em público qual foi a solução que arranjou?
Este é um fórum público de partilha de informação.
333.333,3 KM a bombar faísca!
Arranjei uma fêmea que não dá à luz mas consome-a


Autor do tópico
cunha27
Membro
Membro
Mensagens: 16
Registado: quarta mar 30, 2011 11:52 am

Re: Duvida

Mensagem por cunha27 »

Boas

Eu posso colocar ao publico sem problemas, mas acho uma falta de sensibilidade por parte daqueles que sabem mas ignoram os membros recentes e sem conhecimentos.
Até parece que são experts, mas na realidade se calhar nem são.
Bom é assim o meu problema foi resolvido pois vou colocar um Grid Tie Power inverter ligado diretamente a rede com a eolica e com os paineis vou colocar 4 baterias em serie 12 200AH ligados a um inversor de rede de marca SMA, pois não quero vender energia a edp e o que vou produzir é aquilo que consumo.
Por isso todos aqueles que necessitam de ligar a rede directo é com Grid Tie Inverter, sem baterias pois não se pode utilizar baterias com o grid tie inverter.
Espero ter ajudado aqueles que como eu são leigos mas com vontade de partilhar o pouco que sabem.
Abraço a todos

Avatar do Utilizador

Volt
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 7717
Registado: quarta set 24, 2008 11:26 am

Re: Duvida

Mensagem por Volt »

Obrigado. Eu não sei muito do assunto, mas, se no futuro eu (ou outro utilizador) precisar, já sei que encontro aqui a resposta.

:-).
333.333,3 KM a bombar faísca!
Arranjei uma fêmea que não dá à luz mas consome-a

Avatar do Utilizador

sergiomms
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1351
Registado: quinta nov 15, 2007 1:05 pm
Localização: Almada

Re: Duvida

Mensagem por sergiomms »

cunha27 Escreveu:Boas

Eu posso colocar ao publico sem problemas, mas acho uma falta de sensibilidade por parte daqueles que sabem mas ignoram os membros recentes e sem conhecimentos.
Até parece que são experts, mas na realidade se calhar nem são.
Epá cunha, isto aqui não é emprego para ninguém, o que referes, entra um bocado pela teoria da conspiração...
Ajudava se colocasses um titulo de tópico mais sugestivo... (é que na maior parte das vezes a culpa não é dos outros...)
cunha27 Escreveu: Bom é assim o meu problema foi resolvido pois vou colocar um Grid Tie Power inverter ligado diretamente a rede com a eolica e com os paineis vou colocar 4 baterias em serie 12 200AH ligados a um inversor de rede de marca SMA, pois não quero vender energia a edp e o que vou produzir é aquilo que consumo.
Por isso todos aqueles que necessitam de ligar a rede directo é com Grid Tie Inverter, sem baterias pois não se pode utilizar baterias com o grid tie inverter.
Espero ter ajudado aqueles que como eu são leigos mas com vontade de partilhar o pouco que sabem.
Abraço a todos
Está um pouco confuso mas, deixa-me te avisar que os (novos) contadores da EDP só somam os kws ou seja se por acaso um dia estiver bastante sol e vento e a produção for maior que o consumo, estarás a pagar toda a electricidade que injectares na rede.
sergiomms


Autor do tópico
cunha27
Membro
Membro
Mensagens: 16
Registado: quarta mar 30, 2011 11:52 am

Re: Duvida

Mensagem por cunha27 »

Eu sei que não é emprego para ninguém e quem sou eu, isto foi mais um desabafo.
Em relação aos contadores novos não sabia, mas de qualquer forma no meu caso o meu é dos antigos.
Então quer dizer que para quem tem contador novo como é que vai fazer? Tem que se fazer um contracto obrigatoriamente com a EDP?
Abraço

Avatar do Utilizador

sergiomms
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1351
Registado: quinta nov 15, 2007 1:05 pm
Localização: Almada

Re: Duvida

Mensagem por sergiomms »

cunha27 Escreveu:Eu sei que não é emprego para ninguém e quem sou eu, isto foi mais um desabafo.
Em relação aos contadores novos não sabia, mas de qualquer forma no meu caso o meu é dos antigos.
Então quer dizer que para quem tem contador novo como é que vai fazer? Tem que se fazer um contracto obrigatoriamente com a EDP?
Abraço
Sim, em teoria, tem!
Não é legal injectar corrente na rede! Mas desde que consigas permanentemente consumir mais do que o que produzes, não haverá problema, a conta da EDP baixa.

Tipo, faz as contas ao consumo do frigorifico e arcas congeladoras e/ou outros aparelhos que tenhas ligados permanentemente, e injectas na rede potência idêntica, assim, está assegurado que em caso de falha da EDP, esses aparelhos continuam a trabalhar, e não pagas a energia que injectas na rede porque é consumida

Podes também colocar a cablagem da iluminação a ser alimentada exclusivamente pelas baterias (carregam durante o dia e acendem as luzes à noite) e mudas as lâmpadas para fluorescentes compactas e/ou leds.
sergiomms

Responder

Voltar para “Solar Fotovoltaica”