Instalar sistema fotovoltaico em condominio

Local para se discutir assuntos relacionados com a energia Solar Fotovoltaica
Responder

Autor do tópico
migjac
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Registado: quinta mar 20, 2008 5:28 pm

Instalar sistema fotovoltaico em condominio

Mensagem por migjac »

Boa tarde,

É vantajoso instalar sistema fotovoltaico em condominio?

Sei que a potência de ligação pode ir até 11,04 kW e é necessário uma auditoria energética. Penso também que é necessária a aprovação de 2/3 dos condóminos.

O que pretendo saber nesta fase é se existe algum apoio, preços de investimento, se existe alguma experiencia nos condomínios.
Gostaria saber se existe experiencias felizes neste dominio.

Jorge Rocha
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: domingo jul 31, 2011 7:55 pm

Re: Instalar sistema fotovoltaico em condominio

Mensagem por Jorge Rocha »

Tem graça que eu gostava de saber o mesmo!
Parece que sou o unico a querer do meu predio :( cabecinhas tão pouco à frente...
Tudo por um mundo mais limpo!

obelix
Novo membro
Novo membro
Registado: sábado out 15, 2011 12:09 am

Mensagem por obelix »

Boas

Que eu saiba não existem quaisquer apoios para a instalação de microprodução para condominios que não sejam os existentes para qualquer outra microprodução ( pagamento do KX/h a preço superior). O que eu conheço é uma ou duas empresas que efectuam uma parceria com o condominio, isto é, eles fazem um calculo do custo da instalação e qual a produção estimada , a partir daí apresentam uma proposta em que 85% da receita reverte a favor da empresa e 15% a favor do condominio, ao fim do contrato ( 15 anos) o sistema passa a ser do condominio. Atenção que as percentagens podem variar. No que diz respeito à rentabilidade tem muito ver com o local da instalação espaço e potência instalada, mas os sistemas são rentaveis apenas o seu tempo de amortização pode variar dependendo muito de como se analisa financeiramente o negócio.

Cumprimentos a todos
JD

Jorge Rocha
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: domingo jul 31, 2011 7:55 pm

Mensagem por Jorge Rocha »

obelix Escreveu:Boas

Que eu saiba não existem quaisquer apoios para a instalação de microprodução para condominios que não sejam os existentes para qualquer outra microprodução ( pagamento do KX/h a preço superior). O que eu conheço é uma ou duas empresas que efectuam uma parceria com o condominio, isto é, eles fazem um calculo do custo da instalação e qual a produção estimada , a partir daí apresentam uma proposta em que 85% da receita reverte a favor da empresa e 15% a favor do condominio, ao fim do contrato ( 15 anos) o sistema passa a ser do condominio. Atenção que as percentagens podem variar. No que diz respeito à rentabilidade tem muito ver com o local da instalação espaço e potência instalada, mas os sistemas são rentaveis apenas o seu tempo de amortização pode variar dependendo muito de como se analisa financeiramente o negócio.

Cumprimentos a todos
JD
Muito obrigado, obelix, por toda a informação! :)
Tudo por um mundo mais limpo!

Responder

Voltar para “Solar Fotovoltaica”