Pontos de carga Mobi-E / Rede Mobi-E

Local para debater assuntos relacionados com veículos cujo motor responsável pela propulsão é eléctrico.
Responder

Mumia
Moderador
Moderador
Registado: quinta out 14, 2010 11:48 am

Re: Mobi-E

Mensagem por Mumia »

serges Escreveu:
Mumia Escreveu:ruimegas pois... mas alguem (nissan) devia fazer a dita "pressão" ;) (isto minha mera opinião é claro :P )

Bom não consegui olhar o funcionamento... mas como já la carreguei... sendo o 1º Mobi-e que usei... espero que ainda esteja a funcionar...
Mas maís um "alterado" tomada de 7 pinos e outra "normal" ;)

Ponta do Sal - Estoril
P19-10-11_12.26.jpg
P.s. - gostam no novo VE?? um jipe.. bem fixe... :twisted: :twisted:

Primo sabes as coordenadas, não o encontro no mapa???
Podes mandar que depois coloco...

As coordenadas sao as q tao no mapa... (digo eu...) mas o local confirma-se está lá :P (foi o tal 1º ponto de carga usado por mim) segundo o Site da Mobi-e Ponta do Sal (Estoril) - COORDENADAS 38.69422, -9.372678

P.S. - Já tens la no mapa dos pontos de carga... só não tens foto.. :P (em nenhum dos que eu tiro fotos... qq dia apanho-te e.....) :P
Queimo, mas apenas electrões....
SW Predator GTI 40ah - "Taser" - 3100km + Vectrix Vx-1 "Cavalo Branco" - 73000Km

ogadiv
Membro Silver
Membro Silver
Registado: sábado abr 16, 2011 4:03 pm

Mensagem por ogadiv »

Existe algum adaptador para os postos mobi-e com 7 pinos, para os postos mobi.e com 3 pinos temos o adaptador, e para os de 7 pinos?
Secalhar nem é possível, mas cá fica a pergunta
Sw Predator 75 Ah
Micro Produção - 4940W – Solarmax 4.200
http://mp.portelinha.info

Volt
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: quarta set 24, 2008 11:26 am

Mensagem por Volt »

De certeza que deve existir... Mas a que preço?...
333.333,3 KM a bombar faísca!
Arranjei uma fêmea que não dá à luz mas consome-a

MH_electric
Membro Silver
Membro Silver
Registado: segunda mar 14, 2011 5:28 pm

Mensagem por MH_electric »

Alguém sabe a razão destes senhores terem dezenas de postos em parques da antiga EMEL, há vários meses e de não estarem a funcionar?
MH_electric
DB Vectrix VX-1 - Aventura de 40 Meses e 43.000Km. The end!
DB BMW C-EVO LR - Full Power de 18 Meses e 22.000Km.

vgomes
Membro Silver
Membro Silver
Registado: sexta set 24, 2010 5:35 pm

Mensagem por vgomes »

ogadiv Escreveu:Existe algum adaptador para os postos mobi-e com 7 pinos, para os postos mobi.e com 3 pinos temos o adaptador, e para os de 7 pinos?

Os postos de 7 pinos são de nivel 3. Comunicam com o carregador do veiculo e fornecem a carga (em teoria podem varias os Amp) em função do pedido.
Os postos de 3 pinos são de nivel 1 e 2. Na pratica são uma tomada normal.

No caso dos carros que ligam a um posto nivel 2, a evse (controlador do carregador on board do carro) está no cabo. é aquele sabonete pendorado no cabo. O posto está sempre em carga, e o EVSE comunica com o carro para ir dando carga comforme o carro peça. No caso dos Leafs vendidos até ao momento em portugal a EVSE é de 16A 220v. Em UK é de 13A e em USA é de 10A 110v. O carregador do carro é sempre o mesmo de 3,3 KW

No posto nivel 3, a ficha de 7 pinos, a evse está dentro do posto. O carro comunica com o posto que vai dando carga segundo as indicações do carro.
Penso que o renault ZOE será o primeiro a vir com um carregador de mais de 3,3 KW e que poderá tirar partido das fichas de 7 pinos que consigam por mais de 16A no carro. pois o limite também pode ser do lado do posto.

Isto tudo para dizer que não é uma questão de por um adaptador como o que pomos para passar de ficha SHUCKO para ficha CEE. Senão houver comunicação o posto nao dá carga. O tal do adaptador tinha que ter uma electrónica para por o posto a debitar, por exemplo, 16A como se de uma tomada se tratasse.

Cumps,
Vgomes

zointz
Membro Silver
Membro Silver
Registado: domingo ago 15, 2010 10:17 pm
Contacto:

Mensagem por zointz »

vgomes Escreveu:
ogadiv Escreveu:Existe algum adaptador para os postos mobi-e com 7 pinos, para os postos mobi.e com 3 pinos temos o adaptador, e para os de 7 pinos?

Os postos de 7 pinos são de nivel 3. Comunicam com o carregador do veiculo e fornecem a carga (em teoria podem varias os Amp) em função do pedido.
Os postos de 3 pinos são de nivel 1 e 2. Na pratica são uma tomada normal.

No caso dos carros que ligam a um posto nivel 2, a evse (controlador do carregador on board do carro) está no cabo. é aquele sabonete pendorado no cabo. O posto está sempre em carga, e o EVSE comunica com o carro para ir dando carga comforme o carro peça. No caso dos Leafs vendidos até ao momento em portugal a EVSE é de 16A 220v. Em UK é de 13A e em USA é de 10A 110v. O carregador do carro é sempre o mesmo de 3,3 KW

No posto nivel 3, a ficha de 7 pinos, a evse está dentro do posto. O carro comunica com o posto que vai dando carga segundo as indicações do carro.
Penso que o renault ZOE será o primeiro a vir com um carregador de mais de 3,3 KW e que poderá tirar partido das fichas de 7 pinos que consigam por mais de 16A no carro. pois o limite também pode ser do lado do posto.

Isto tudo para dizer que não é uma questão de por um adaptador como o que pomos para passar de ficha SHUCKO para ficha CEE. Senão houver comunicação o posto nao dá carga. O tal do adaptador tinha que ter uma electrónica para por o posto a debitar, por exemplo, 16A como se de uma tomada se tratasse.

Cumps,
Vgomes
boas,
Embora toda a info esteja correta, já vi em fóruns estrangeiros que com uma resistência e a ficha é possível fazer o adaptador, alias, no fórum visforge havia uma tentativa de compra em grupo para vetrix desse adaptador já feito (+/- 250€). O problema é mesmo o preço.
Fiquem bem !

Prius
Imagem

GreenOx - BMW C Evolution 15000Km
La Espanholita - Vectrix VX-1 NiMh (11800-39500Kms)=27 700kms
Chica Thunder - com 8 400kms

ogadiv
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por ogadiv »

Fiz o meu primeiro abastecimento num posto mobi.e desloquei-me a Guimarães precisamente para testar os 8 postos que tem lá, apesar de no site da mobi.e apenas aparecer 1 posto.
Assim conto a minha aventura, usando a identificação do local da listagem da mobi.e:
GMR-00001: o único como activo no site da mobi.e, pede para passar cartão, mas não lê, logo inactivo, 1 de 3 pinos outro de 7 pinos
GMR-00002: tem 2 postos mas com fichas de 7 pinos :(
GMR-00003: tem 2 postos mas com fichas de 7 pinos :(
GMR-00005: Não o encontrei
GMR-00006: A funcionar, 1 de 3 pinos outro de 7 pinos
GMR-00007: A funcionar (onde fiz o carregamento) 2 de 3 pinos e 2 de 7 pinos
GMR-000012: Portas danificadas, 2 postos 1 de 3 pinos outro de 7 pinos, passei o cartão funcionava, mas não carregava
GMR-000014: Portas danificadas, 2 postos 1 de 3 pinos outro de 7 pinos, passei o cartão funcionava, mas não carregava

Perguntas:
Se as portas tiverem danificadas não efectua carregamento?
Porque estando alguns a funcionar a mobi.e não actualiza no site?
Acedi à minha conta no site da Mobi.e, ainda aparece lá a informação em carregamento, embora eu tivesse passado o cartão e desligado o carregamento, também já vos aconteceu?
É normal nos vossos locais os lugares para carregamentos estarem ocupados por outros veículos?
Sw Predator 75 Ah

Volt
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: quarta set 24, 2008 11:26 am

Mensagem por Volt »

ogadiv Escreveu: Perguntas:
1. Se as portas tiverem danificadas não efectua carregamento?
2. Porque estando alguns a funcionar a mobi.e não actualiza no site?
3. Acedi à minha conta no site da Mobi.e, ainda aparece lá a informação em carregamento, embora eu tivesse passado o cartão e desligado o carregamento, também já vos aconteceu?
4. É normal nos vossos locais os lugares para carregamentos estarem ocupados por outros veículos?
1. Se conseguires simular que fechas a porta, sim, dá para carregar.
2. Pode ainda não ter tido vistoria ou inauguração oficial... Acho que a Mobi.E coloca-os no site assim que estiver tudo pronto, mas nem sempre estão "prontos".
3. Não. Reporta-lhes isso. Deve ser algum bug.
4. Normalíssimo.

:-).
333.333,3 KM a bombar faísca!
Arranjei uma fêmea que não dá à luz mas consome-a

Mumia
Moderador
Moderador

Mensagem por Mumia »

vgomes Escreveu:Isto tudo para dizer que não é uma questão de por um adaptador como o que pomos para passar de ficha SHUCKO para ficha CEE. Senão houver comunicação o posto nao dá carga. O tal do adaptador tinha que ter uma electrónica para por o posto a debitar, por exemplo, 16A como se de uma tomada se tratasse.

Cumps,
Vgomes
Isto faz-me pensar em alguns interesses... enfim... para quê colocar coisas tão caras que depois pouca utilidade têm...isto sendo possivel o carregamento com os já existentes... se não desse ok isso era outra coisa.
ogadiv Escreveu:4. É normal nos vossos locais os lugares para carregamentos estarem ocupados por outros veículos?
Para nossa infelicidade o fora de normal é estarem vazios... :evil:
SW Predator GTI 40ah - "Taser" - 3100km + Vectrix Vx-1 "Cavalo Branco" - 73000Km

vgomes
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por vgomes »

Volt Escreveu:
ogadiv Escreveu: Perguntas:

4. Normalíssimo.

:-).

Ao menos de mota ainda se carrega.
Com o Leaf e por exemplo em Almada já desisti de ir ao mobi.e Vou antes ao forum Almada.
Quem fica a perder é o comercio local.
Ali nem tem a proibição de estacionamento. Não se compreende pq gastam o nosso dinheiro assim.

sergiomms
Membro Gold
Membro Gold
Registado: quinta nov 15, 2007 1:05 pm

Mensagem por sergiomms »

vgomes Escreveu: Ao menos de mota ainda se carrega.
Com o Leaf e por exemplo em Almada já desisti de ir ao mobi.e Vou antes ao forum Almada.
Quem fica a perder é o comercio local.
Ali nem tem a proibição de estacionamento. Não se compreende pq gastam o nosso dinheiro assim.
Toda a minha vida vi carros em estacionamentos proibidos e motos em cima do passeio, porque é que acham que com a mobi.e haveria de ser diferente?
Se precisares de carregar e o lugar estiver ocupado, estacionas atŕas ou em cimado passeo e poes à carga. A não ser que tenha um cabo curto e não chegue à tomada.

Se por acaso o mal estacionado quiser sair, que espere! Pelo menos é isto que estou a pensar fazer se PRECISAR de carga, agora se quiser só estacionar por ter um carro eléctrico já acho que é abuso.
Mas vai da consciência de cada um!
sergiomms

Mumia
Moderador
Moderador

Mensagem por Mumia »

sergiomms Escreveu:Toda a minha vida vi carros em estacionamentos proibidos e motos em cima do passeio, porque é que acham que com a mobi.e haveria de ser diferente?
Se precisares de carregar e o lugar estiver ocupado, estacionas atŕas ou em cimado passeo e poes à carga. A não ser que tenha um cabo curto e não chegue à tomada.

Se por acaso o mal estacionado quiser sair, que espere! Pelo menos é isto que estou a pensar fazer se PRECISAR de carga, agora se quiser só estacionar por ter um carro eléctrico já acho que é abuso.

é verdade sim sr... sempre houve... porque o tuga é mesmo assim... mas.. tambem porque as multas sao muito leves por cá... se fossem mais pesadas, certamente não haveria carros mal estacionados.

Mas vá o ppl vai tentado dar a volta a coisa e vai conseguindo carregar...

vgomes
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por vgomes »

Mumia Escreveu:
sergiomms Escreveu:Toda a minha vida vi carros em estacionamentos proibidos e motos em cima do passeio, porque é que acham que com a mobi.e haveria de ser diferente?

é verdade sim sr... sempre houve... porque o tuga é mesmo assim... mas.. tambem porque as multas sao muito leves por cá... se fossem mais pesadas, certamente não haveria carros mal estacionados.

Mas vá o ppl vai tentado dar a volta a coisa e vai conseguindo carregar...
Ali é impossível pois mais ninguém passava na Av Principal de Almada.
Foi tudo arranjado por causa do metro de superfície com passeio desnivelado, pinos etc e está tudo muito bem organizado.
Em Setúbal dá para por o carro a apanhar um pouco da via e carregar.

Por acaso fui ao suposto mini encontro de VE no Cheers (o tal que foi desmarcado e só lá estávamos 3)e precisava mesmo de carregar. Mas como não é proibido estacionar ali para os CI os planos saíram gorados. Passei pelo Forum Almada, fiz umas compras e fui para casa mais devagar que o que iria normalmente.

galt
Membro Gold
Membro Gold
Registado: segunda ago 16, 2010 7:53 pm

Mensagem por galt »

Partilho aqui o video de um programa televisivo de automóveis francês.
Testaram o Renault Fluence ZE em Portugal e os postos mobi-e na região da grande Lisboa.

Reparem num pormenor que é comum para quem os usa..... o estacionamento para carregar o carro está ocupado com automóveis fumarentos.
Infelizmente é uma péssima imagem do desrespeito das regras de transito em Portugal (Até filmaram o sinal que indica exclusivo a veículos eléctricos).

http://www.youtube.com/watch?v=eLQC7mB3gDk
Sw Predator 60 ah - 33000 kms (3200 kms com baterias de Gel)
[DB - SW Predator 60ah - Odivelas]
[DB - Leaf Odivelas]
[»» Pontos de carga ««]

Mumia
Moderador
Moderador

Mensagem por Mumia »

como já falado... é a atitude do bom português... só pensa no "eu" no proprio umbigo...

o pessoal deve e começar a solicitar a presença da Polícia quando quer carregar e está ocupado por veículos que não sejam electricos e não se encontrem em carga!! :twisted:

sergiomms
Membro Gold
Membro Gold
Registado: quinta nov 15, 2007 1:05 pm

Mensagem por sergiomms »

Em relação ao video do françês, está bem engraçado! :twisted:
vgomes Escreveu: Ali é impossível pois mais ninguém passava na Av Principal de Almada.
Foi tudo arranjado por causa do metro de superfície com passeio desnivelado, pinos etc e está tudo muito bem organizado.
Em Setúbal dá para por o carro a apanhar um pouco da via e carregar.
...
Conheço precisamente os locais que estas a dizer, e a resposta já foi dada:
Mumia Escreveu:...o pessoal deve e começar a solicitar a presença da Polícia quando quer carregar e está ocupado por veículos que não sejam eléctricos e não se encontrem em carga!!
Como referi, isto para quando estas MESMO A PRECISAR de carga e existe lá o sinal de proibição de estacionamento.
Atenção que se o sinal não estiver lá, o CI está bem estacionado (na minha opinião)!
sergiomms

Mumia
Moderador
Moderador

Mensagem por Mumia »

sergiomms Escreveu:Atenção que se o sinal não estiver lá, o CI está bem estacionado (na minha opinião)!
lógico não havendo sinal... é lugar de estacionamento igual aos outros...

ogadiv
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por ogadiv »

Mumia Escreveu:como já falado... é a atitude do bom português... só pensa no "eu" no proprio umbigo...

o pessoal deve e começar a solicitar a presença da Polícia quando quer carregar e está ocupado por veículos que não sejam electricos e não se encontrem em carga!! :twisted:
Por acaso já fiz isso, mas por email, enviei um email à policia municipal de guimarães, devido ao constante estacionamento abusivo num dos postos de carregamento mobi.e. Até hoje não obtive resposta ... demora a chegar ou email ou ... pensem o que vem depois :)
Sw Predator 75 Ah

Mumia
Moderador
Moderador

Mensagem por Mumia »

ogadiv Escreveu:Por acaso já fiz isso, mas por email, enviei um email à policia municipal de guimarães, devido ao constante estacionamento abusivo num dos postos de carregamento mobi.e. Até hoje não obtive resposta ... demora a chegar ou email ou ... pensem o que vem depois :)
não é email.... é ligar para o momento... ;)

serges
Administrador
Administrador
Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm

Mensagem por serges »

ogadiv Escreveu:Fiz o meu primeiro abastecimento num posto mobi.e desloquei-me a Guimarães precisamente para testar os 8 postos que tem lá, apesar de no site da mobi.e apenas aparecer 1 posto.
Assim conto a minha aventura, usando a identificação do local da listagem da mobi.e:
GMR-00001: o único como activo no site da mobi.e, pede para passar cartão, mas não lê, logo inactivo, 1 de 3 pinos outro de 7 pinos
GMR-00002: tem 2 postos mas com fichas de 7 pinos :(
GMR-00003: tem 2 postos mas com fichas de 7 pinos :(
GMR-00005: Não o encontrei
GMR-00006: A funcionar, 1 de 3 pinos outro de 7 pinos
GMR-00007: A funcionar (onde fiz o carregamento) 2 de 3 pinos e 2 de 7 pinos
GMR-000012: Portas danificadas, 2 postos 1 de 3 pinos outro de 7 pinos, passei o cartão funcionava, mas não carregava
GMR-000014: Portas danificadas, 2 postos 1 de 3 pinos outro de 7 pinos, passei o cartão funcionava, mas não carregava

Perguntas:
Se as portas tiverem danificadas não efectua carregamento?
Porque estando alguns a funcionar a mobi.e não actualiza no site?
Acedi à minha conta no site da Mobi.e, ainda aparece lá a informação em carregamento, embora eu tivesse passado o cartão e desligado o carregamento, também já vos aconteceu?
É normal nos vossos locais os lugares para carregamentos estarem ocupados por outros veículos?

Não quero abusar mas fotos e coordenadas dos que funcionam era fantástico!!!

Continua....

Primo tenho de ver onde estão esse é o problema diz me o nome que estão no electromaps que depois coloco as tuas fotos...

É importante ter esta ferramenta funcional!
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga

Responder

Voltar para “Veículos Eléctricos”