Modificar um gerador comercial de imã para eólica.

A energia dos ventos - Neste local pode discutir todos os assuntos relacionados com esta forma de produzir energia.
Responder

Autor do tópico
ronimc
Membro
Membro
Registado: quarta abr 22, 2009 3:27 am

Modificar um gerador comercial de imã para eólica.

Mensagem por ronimc »

Olá Josenir.
Aproveitando a deixa deste tópico, gostaria que vc e/ou alguém com experiência em enrolamento de motores me ajudasse num problema.
Já a um ano rodando em testes, não consegui um resultado satisfatório, usando este gerador abaixo(segue fotos). Este gerador estava jogado fora, todo enferrujado e com o rolamento quebrado. O recuperei, e achei muito prático de utilizá-lo, pois era grande e de imã. Bom, não tenho nenhuma especificação dele, pois não tinha mais a etiqueta. Acredito que era usado para alimentar uma pequena casa em 110 volts(monofásico) através de alguma roda dagua ou algo assim. Ligando uma lâmpada de 40w de filamento em seus terminais e girando com a mão, essa lâmpada se ilumina lindamente, mas ligando uma lâmpada de 12V/5W de carro, além de travá-lo brutalmente, forçando um pouco mais, só consigo um leve avermelhamento do filamento. Mas consigo os 14v facilmente em baixa rotação, ao qual ainda não medi essa rotação. Aumentando a rotação um pouco mais chega facilmente aos 60 volts, até mesmo com uma rodada forte com a mão, isso sem carga.
Penso faltar amperagem, pois o fio é muito fino(me parece ser nº25 ou 26) em comparando por exemplo com um alternador de automóvel. E principalmente o tipo de enrolamento deste gerador. Ao qual li bastante, me parece ser melhor o trifásico em estrela. Gostaria que visse as fotos com as medidas e me ajudasse a aproveitar esse gerador, pois minha torre está baseada nele.
Como pode ver nas fotos, acredito que com cuidado, dê pra mudar o tipo de ligação entre as seções sem desenrolar. Ou se for necessário refazer o enrolamento com um fio mais grosso.
Gostaria que analisasse e me retornasse alguma ideia, se concorda que seja necessário mexer no enrolamento. E como eu efetuaria essa ligação em estrela neste gerador.
Como retificação, usei uma retificação em onda completa simples e até
sua placa de controle para geradores de imã. Ao qual já comentei com vc em outro momento a respeito de uma divergências entre esquema e layout. Bom, aqui o vento não é muito constante, mas mesmo situações que venta o dia todo, simplesmente não consigo repor a energia retirada da bateria.
Uso 6 pás de pvc de cerca de 80 cm reforçadas, pois achei o resultado aqui melhor pra ventos mais fracos.
Medindo no teste, consigo cerca de 40 volts fácil, mas a bateria parece não absorver essa energia.
Claro que testei com diversas baterias de automóveis. Atualmente estou com uma de 60A e uma de 46A. Obtenho o mesmo resultado. Desculpe o tamanho do texto.
Fotos abaixo.
Anexos
Rotor imâ.jpg
Rotor imâ.jpg (146.26 KiB) Visto 2767 vezes
Estator 2.jpg
Estator 2.jpg (147.39 KiB) Visto 2767 vezes
Estator.jpg
Estator.jpg (142.43 KiB) Visto 2767 vezes

Autor do tópico
ronimc
Membro
Membro

Re: Modificar um gerador comercial de imã para eólica.

Mensagem por ronimc »

Ninguém pode me dar um pequeno conselho a respeito não?

Josenir
Colaborador
Colaborador
Registado: quinta set 04, 2008 12:42 am

Mensagem por Josenir »

Olá, Ronimc,

Quando precisar de alguma orientação minha, é melhor postar em um dos meus tópicos. Procure aquele mais adequado à sua dúvida. Uma mensagem como essa pode me passar despercebida.

Pela quantidade de canais do estator e pela quantidade de pólos do rotor deste gerador, se observa que ele foi projetado para enrolamento bifásico.

Para se fazer um enrolamento trifásico, com um rotor de 6 pólos, o estator deveria ter 18 ou 36 canais.

Então só lhe resta refazar o bobinamento exatamente como está, alterando apenas a quantidade de espiras e a bitola do fio. Neste caso você precisaria saber qual a rotação média da sua turbina e em bancada acionar este gerador a essa rotação, obervando qual a tensão que ele fornece (com uma caraga compatível ligada nele, é claro). E aí alterar a quantidade de espiras para uma quantidade que dê um pouco mais que a tensão das baterias que você pretende carregar.

Quando você for desmontar o bobinamento, faça com cuidado, observando e desenhando num papel como o fio percorre entre uma bobina e outra. Onde começa e onde termina cada bobina e fase.

Autor do tópico
ronimc
Membro
Membro

Mensagem por ronimc »

Obrigado Josenir, na verdade eu achei estar postando no tópico Bobinamento de Geradores - Básico e Avançado. Por isso disse " Aproveitando a deixa deste tópico", mas quando percebi, havia criado outro tópico. Erro meu, desculpe, mas, vc acredita que efetuando essas alterações, posso ter um rendimento melhor?

Josenir
Colaborador
Colaborador
Registado: quinta set 04, 2008 12:42 am

Mensagem por Josenir »

ronimc Escreveu:Obrigado Josenir, na verdade eu achei estar postando no tópico Bobinamento de Geradores - Básico e Avançado. Por isso disse " Aproveitando a deixa deste tópico", mas quando percebi, havia criado outro tópico. Erro meu, desculpe, mas, vc acredita que efetuando essas alterações, posso ter um rendimento melhor?
Com certeza.

Responder

Voltar para “Energia Eólica”