Alternador automotivo em uma turbina eólica

Local onde se pode colocar tópicos sobre experiências,
Também serve para fotos e vídeos sobre projectos.
Responder

Autor do tópico
Josenir
Colaborador
Colaborador
Registado: quinta set 04, 2008 12:42 am

Re: Alternador automotivo em uma turbina eólica

Mensagem por Josenir »

Amigos deste fórum, é com grande prazer que lhes apresento a versão 2011 do regulador/excitador para o gerador eólico baseado no alternador automotivo. Esta versão veio mais bem testada, mais simplificada, com menos componentes, e faz a regulagem pelo lado positivo. Assim, agora ela estará adequada a praticamente qualquer alternador automotivo, e ainda a turbinas com diferentes características de velocidade e torque.

E esta é a versão que será comercializada em breve. Qualquer um que queira reproduzi-la para uso próprio, pode fazê-lo. Apenas evite a produção comercial, pois tenho um pedido de patente em fase de análise no INPI, aqui no Brasil.
Reg_Alt_Pos.JPG

Autor do tópico
Josenir
Colaborador
Colaborador

Arquivos de layout da PCI e esquema elétrico

Mensagem por Josenir »

Seguem os arquivos originais de desenho da PCI e do esquema elétrico do Regulador/Excitador versão 2011. Estão no formato do ExpressPCB.
Reg_Exc_SimP.zip
(33.64 KiB) Transferido 316 vezes

Autor do tópico
Josenir
Colaborador
Colaborador

Re: Arquivos de layout da PCI e esquema elétrico

Mensagem por Josenir »

Nesta versão, quem pretender usá-lo em 24V deve trocar apenas o diodo zener de 12V para 24V e os capacitores eletrolíticos de 25V para 35V. Não precisa trocar o relé, que deve ser de 12V.

fgsouza68
Membro Silver
Membro Silver
Registado: terça abr 19, 2011 2:09 am

Mensagem por fgsouza68 »

Obrigado por mais essa colaboração Josenir.

Abraço.

electronick
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Registado: segunda dez 06, 2010 10:50 am

Mensagem por electronick »

Obrigado Josenir pela sua colaboração, assim que tiver possibilidades irei efetuar esta montagem, agradecia que me informasse tambem, qual poderá ser o limite de carga, porque eu vou ter uma corrente, quando em carga máxima de 22A em 24v.

Autor do tópico
Josenir
Colaborador
Colaborador

Mensagem por Josenir »

electronick Escreveu:Obrigado Josenir pela sua colaboração, assim que tiver possibilidades irei efetuar esta montagem, agradecia que me informasse tambem, qual poderá ser o limite de carga, porque eu vou ter uma corrente, quando em carga máxima de 22A em 24v.
Como o regulador/excitador faz a regulagem indireta, ele precisa suportar no máximo 20% da corrente de saída do gerador. Se você tiver uma corrente de saída de 22A, então a corrente de excitação será de no máximo 4.4A. O transístor que controla a corrente de excitação é um IRFZ44, que suporta até 50A em 55V, logo percebe-se que está superdimensionado, e por isso vai trabalhar muito "folgado".

De qualquer forma, não deixe de usar um dissipador de calor que pegue o IRFZ44 e o LM7812, com uma mica isolante em um deles.

electronick
Membro Dedicado
Membro Dedicado

Obrigado Josenir pelo seu esclarecimento, gostava de saber se, quando não há vento (pás paradas)existe excitação, isto para não estar a descarregar as baterias. Verifico que o relé só atraca quando pelo menos existir uma voltagem ac de 6v, ou seja se fôr num alternador de 24v surge com menos rotação do que num de 12v. Gostava de saber também em que pontos do seu esquema aplicarei os 24v e se os 12v da alimentação do regulador automotivo é uma alimentação externa ou alimentado da própria bateria. Se não fôr pedir muito, gostava que o Josenir me explicasse de uma forma resumida o funcionamento do seu regulador, pois com pouca rotação apenas tenho alguns milivoltes na saída do alternador e não estou a perceber como ele entende para fazer a excitação, quando existir pouco vento Obrigado

Autor do tópico
Josenir
Colaborador
Colaborador

Mensagem por Josenir »

electronick Escreveu:Obrigado Josenir pelo seu esclarecimento, gostava de saber se, quando não há vento (pás paradas)existe excitação, isto para não estar a descarregar as baterias.
Observe que a bateria está ligada ao circuito no ponto + Bat. E esse ponto vem do contato NA do relé. Logo a bateria só estará ligada ao circuito (e ao alternador) quando o relé atracar, o que só vai acontecer quando o alternador começar a gerar pelo menos 12V.

Veja que o relé recebe alimentação do LM7812. Considerando que a bobina do relé trabalha com alimentação de 12V, para que ele possa atracar, terá que receber pelo menos 9V. Como há uma queda de tensão de pelo menos 1,5V no regulador, e ainda há o tempo de carga dos capacitores para atrasar o atracamento do relé, no final das contas ele só irá atracar quando a tensão chegar aos 12V. Se considerarmos ainda que o LM7812 recebe alimentação de apenas uma fase, e que por isso terá uma tensão de pelo menos 2V a menos que a saída retificada do alternador, então concluimos que sempre que o relé ligar a bateria ao alternador, o alternador estará produzindo no mínimo a mesma tensão da bateria (em torno de 13,5V), logo dificilmente haverá algum consumo de energia da bateria, pois nessas condições não há como a corrente drenar da bateria para o alternador.

E se o vento diminuir, como o circuito é alimentado por apenas uma fase, a tensão na bobina do relé cairá abaixo de 9V, e o alternador será desligado da bateria antes que a tensão do alternador caia abaixo de 12V.

electronick Escreveu:Verifico que o relé só atraca quando pelo menos existir uma voltagem ac de 6v, ou seja se fôr num alternador de 24v surge com menos rotação do que num de 12v. Gostava de saber também em que pontos do seu esquema aplicarei os 24v e se os 12v da alimentação do regulador automotivo é uma alimentação externa ou alimentado da própria bateria.
No nosso caso, como já disse, o rele só irá atracar quando o alternador produzir pelo menos 12V.
Quando estiver usando o alternador de 24V faça as mesmas ligações que estão indicadas no esquema elétrico, como se o alternador fosse de 12V.

Pensando melhor nessa adaptação do nosso regulador/excitador para 24V, agora enxerguei um pequeno problema. Anteriormente já havia lhe dito que deveria trocar apenas o diodo zener de 12V para 24V. Mas agora com esta pergunta, me dei por conta de que, quando o seu alternador de 24V atingir 12V, o relé já vai atracar, e assim, como o alternador está produzindo apenas 12V, por alguns instantes a tensão de 24V das baterias vai retornar para o alternador. Isso não chega a ser um grande problema, pois esta situação vai perdurar por questão de no máximo 1 segundo, no momento da partida.

Acredito que você poderia montar o regulador assim mesmo, e depois, quando estiver funcionando, se observar que isso está atrapalhando, eu providenciarei uma pequena alteração no circuito.

Quanto aos 12V do alternador automotivo, de onde vem? No alternador automotivo, em sua aplicação original, no automóvel, quando você liga o contato da ignição, o regulador de tensão recebe alimentação da bateria. Se você deixar a ingnição ligada com o motor parado, estará consumindo uma pequena quantidade de energia da bateria. Com certeza não estará havendo excitação do alternador, apenas o circuito do regulador está sendo alimentado. Somente a partir de determinada rotação o regulador passará a alimentar o rotor do alternador, e claro, isso será feito com energia da bateria. No entanto, uma fração de segundo depois, o alternador já produz muito mais do que foi gasto.
electronick Escreveu:Se não fôr pedir muito, gostava que o Josenir me explicasse de uma forma resumida o funcionamento do seu regulador, pois com pouca rotação apenas tenho alguns milivoltes na saída do alternador e não estou a perceber como ele entende para fazer a excitação, quando existir pouco vento Obrigado
Como esta mensagem já está um pouco longa, e em vista da relevância do assunto, vou abrir uma nova mensagem para lhe responder.

Autor do tópico
Josenir
Colaborador
Colaborador

Mensagem por Josenir »

electronick Escreveu:Se não fôr pedir muito, gostava que o Josenir me explicasse de uma forma resumida o funcionamento do seu regulador, pois com pouca rotação apenas tenho alguns milivoltes na saída do alternador e não estou a perceber como ele entende para fazer a excitação, quando existir pouco vento Obrigado
Como se pode observar pelo esquema elétrico, e pelo esquema de ligação, o rotor do alternador já está com um dos fios ligado ao terra. Logo, assim que chegar um pulso positivo no outro fio, a bobina irá gerar campo magnético, e assim o alternador estará excitado. E vai se comportar como se tivesse imãs, ou seja, quando estiver em movimento, vai gerar.

Observe que o outro fio da bobina do rotor está ligado ao terminal NF do relé. Quando o circuito se encontra em repouso (alternador parado), o contato NF (normalmente fechado) está ligado ao pino do meio do relé, o qual está ligado ao +B do alternador (saída retificada). Desta forma o rotor já está com a bobina alimentada, e pronta para começar a gerar campo. No entanto, com o alternador parado não há tensão alguma na saída do alternador (entre o terra e o +B).

O núcleo do rotor do alternador é composto por aço dopado com silício, e por isso tem uma tendência a reter o magnetismo permanentemente, como se fosse um ímã. É um magnetismo bem fraco, mas é o suficiente para que, tão logo comece a girar o rotor, apareça na saída uma tensão de alguns milivolts. Como os dois fios da bobina do rotor já estão ligados na saída do rotor, essa mínima tensão é injetada no rotor, o que faz surgir um pequeno campo magnético que se junta ao magnetismo permanente do rotor. Se entra 1 milivolt na bobina do rotor, de imediato surge na saída do alternador uma tensão pelo menos 5 vezes maior. Então passa a chegar agora pelo menos 5 milivolts na saída, que é automaticamente reinjetada no rotor. E assim por diante. Logo, se houver rotação suficiente, em pouco menos de um segundo esse pequeno campo magnético terá se multiplicado, e será o suficiente para que a tensão na saída do alternador atinja os 12V, até mesmo porque não existe carga alguma ligada para consumir essa energia inicial que está sendo gerada. Ela alimenta apenas o circuito e o próprio campo.

Assim que a tensão na saída atingir 12V, o relé atraca. Logo o pino do meio, que estava ligado ao terminal NF passa a ser ligado ao terminal NA. Como no terminal NA está ligada a bateria, agora a bateria passará a receber a energia gerada. E nesse ponto, se a rotação se mantiver, o circuito continua sendo alimentado por uma das fases do bobinamento (terminal AC) e parte da energia gerada na saída (no máximo 20%) é usada para manter o campo excitado.

Para que não ocorra uma sobrecarga da bateria, por excesso de tensão na saída (acima dos 18V) tão logo o relé atraca, o circuito oscilador PWM baseado no CI 555, através do transistor IRFZ44 assume o controle da excitação do rotor. Enquanto o relé desviava tada a tensão da saída para o bobinamento do rotor, o CI 555 passa a enviar uma tensão modulada em largura de pulso (Pulse Width Modulation - PWM), ou seja, uma tensão com intensidade controlada.

Assim, a partir de uma amostra da tensão de saída obtida no terminal +B do alternador, pelo diodo zener de 12V, pelo trimpot de 10K e pelo BC337, o 555 aumenta ou diminui a potência aplicada ao bobinamento do rotor, de modo a manter a tensão de saída mais ou menos constante. Assim a tensão é regulada.

E quando a rotação do alternador diminuir, e não houver tensão disponível para o regulador manter a excitação, a tensão no regulador LM7812 cai abaixo de 9V, o relé desatraca, desligando a carga, e ficando em repouso para início de um novo ciclo de partida.

electronick
Membro Dedicado
Membro Dedicado

Obrigado Josenir pelo seu esclarecimento, assim que tiver possibilidadades irei efetuar a montagem do regulador, depois farei alguns testes de bancada para ver o comportamento dele em 24v. Só não consigo abrir o anexo onde vem o esquema electrico do regulador, pois aparece-me num formato que não dá para abrir, já experimentei no Winrar e Winzip, pode-me dizer que programa de compressão utilizou?
Obrigado
João

electronick
Membro Dedicado
Membro Dedicado

Tenho mais uma duvida, quando eu aplicar os 24v no regulador, onde tem os +12v irei meter 24v e através do diodo 1N4001 que por sua vez vai à alimentação do 555 pino 8 e 4 e este IC tem um máximo de alimentação, cerca de 16 a 18v. No esquema os +12v e +B alternador, penso que é um ponto comum, que no meu caso será de 24v, já que a alimentação do 555 é dada pelo vcc (12v) que irei retirar do grupo de baterias de 24v.Dá-me a ideia que quando o relé está em reposo (NA) tenho os 12v no meu caso 24v ligados ao rotor porque o +B do alternador terá de estar ligado ao + da bateria. Corrija-me se estou enganado, ou então eu não estou a interpretar bem o seu esquema.Obrigado

Autor do tópico
Josenir
Colaborador
Colaborador

Mensagem por Josenir »

electronick Escreveu:Obrigado Josenir pelo seu esclarecimento, assim que tiver possibilidadades irei efetuar a montagem do regulador, depois farei alguns testes de bancada para ver o comportamento dele em 24v. Só não consigo abrir o anexo onde vem o esquema electrico do regulador, pois aparece-me num formato que não dá para abrir, já experimentei no Winrar e Winzip, pode-me dizer que programa de compressão utilizou?
Obrigado
João
O programa de compressão usado foi o Winrar, mas o formato é zip. Outros descompactadores vão descompactar sem problemas. Talvez o seu problema seja abrir os arquivos depois de descompactados.

São dois: um com extensão .PCB e outro com .SCH. Para abri-los terá que instalar o ExpressPCB, que é o programa que uso para desenho da PCI e do esquema elétrico. Ele é tem versão gratuita. Procure no Google por Download ExpessPCB.

Autor do tópico
Josenir
Colaborador
Colaborador

Mensagem por Josenir »

electronick Escreveu:Tenho mais uma duvida, quando eu aplicar os 24v no regulador, onde tem os +12v irei meter 24v e através do diodo 1N4001 que por sua vez vai à alimentação do 555 pino 8 e 4 e este IC tem um máximo de alimentação, cerca de 16 a 18v. No esquema os +12v e +B alternador, penso que é um ponto comum, que no meu caso será de 24v, já que a alimentação do 555 é dada pelo vcc (12v) que irei retirar do grupo de baterias de 24v.
Atenção: o ponto +12V é um ponto interno ao circuito. Os dois pontos que estão marcados com +12V na PCI apenas precisam ser interligados com um fio, e não serão ligados ao alternador. O +12V é uma tensão regulada fornecida pelo CI LM7812 e serve para alimentar o CI 555 e o relé, que possui bobina de 12V.

O CI 555, é especificado pelo fabricante para 16 a 18V, mas na prática pode trabalhar com até 24V. Mas não é o nosso caso. Neste circuito ele trabalha com 12V, independente de o alternador ser de 12V ou 24V. O CI LM7812 recebe alimentação da corrente alternada de uma das fases do bobinamento do alternador, a qual é retificada pelo 1N4001 e fornece na sua saída uma tensão regulada de 12V. Este CI pode receber até 36V.
electronick Escreveu:Dá-me a ideia que quando o relé está em reposo (NA) tenho os 12v no meu caso 24v ligados ao rotor porque o +B do alternador terá de estar ligado ao + da bateria. Corrija-me se estou enganado, ou então eu não estou a interpretar bem o seu esquema.Obrigado
Quando o relé está em repouso significa que o altarnador não está trabalhando, ou não tem rotação suficiente para começar a auto-excitação. Neste caso a bobina do rotor está ligada diretamente ao +B do alternador (saída do alternador). No entanto isso não é problema algum, pois neste caso não há tensão na saída do alternador, e assim a bobina não estará alimentada. E neste caso também a bateria não estará ligada ao circuito.

electronick
Membro Dedicado
Membro Dedicado

Josenir, desculpe a minha insistencia, mas ainda não consegui perceber algumas situações no regulador. Já percebi que os dois pontos de +12v são comuns vindos do regulador de 12v. Diga-me o ponto +vcc é uma tensão de 12v proveniente das baterias para alimentar o 555? É que analisando o esquema, quando o relé atracar vai meter os +12v na bateria de 24v, que por sua vez vai meter 24v na alimentação do 555, através do diodo 1N4001, isto substituindo o zener de 12v por 24v, mas aí como a tensão é superior a 18v, nunca terei a excitação máxima, porque como o Josenir diz, ele está protegido, se a tensão ultrapassar este valor ,aí a excitação fica a ser controlada pelo 555. Se mantiver o zener de 12v também nunca terei a excitação máxima para o alternador de 24v. Já agora diga-me também se o ponto +B alternador é comum ao +B bateria, porque se não fôr então não consigo entender como a carga do alternador vai para a bateria.

Autor do tópico
Josenir
Colaborador
Colaborador

Mensagem por Josenir »

electronick Escreveu:Josenir, desculpe a minha insistencia, mas ainda não consegui perceber algumas situações no regulador. Já percebi que os dois pontos de +12v são comuns vindos do regulador de 12v. Diga-me o ponto +vcc é uma tensão de 12v proveniente das baterias para alimentar o 555? É que analisando o esquema, quando o relé atracar vai meter os +12v na bateria de 24v, que por sua vez vai meter 24v na alimentação do 555, através do diodo 1N4001, isto substituindo o zener de 12v por 24v, mas aí como a tensão é superior a 18v, nunca terei a excitação máxima, porque como o Josenir diz, ele está protegido, se a tensão ultrapassar este valor ,aí a excitação fica a ser controlada pelo 555. Se mantiver o zener de 12v também nunca terei a excitação máxima para o alternador de 24v.
Me desculpe, o ponto Vcc não existe. Na versão anterior eu chamava de Vcc o ponto +12V. Quando o relé atracar não vai alterar em nada a alimentação do CI 555. Como já lhe disse, a alimentação do CI 555 vem do regulador LM7812. A alimentação do 555 é feita no pino 8. Observe que este pino está ligado direto na saída do LM7812 na PCI.

O diodo 1N4001 não recebe alimentação do relé. O que acontece é o contrário: o pino da bobina do relé recebe alimentação do ponto +12V, e o 1N4001 recebe alimentação de uma das fases do bobinamento.

Me desculpe mais uma vez. O esquema elétrico que postei está com alguns erros. Segue nova cópia. É possível que ainda tenha algum erro. Procure analisar o circuito pelo desenho da PCI. Na PCI com certeza não há erro, pois ela foi montada e testada. O que acontece é que eu dou pouca importância ao desenho do esquema elétrico, e quando faço alterações no circuito, faço apenas no desenho da PCI e deixo o esquema elétrico desatualizado. Foi mal. :oops:
Reg_Excitador Simplificado P.JPG
electronick Escreveu:Já agora diga-me também se o ponto +B alternador é comum ao +B bateria, porque se não fôr então não consigo entender como a carga do alternador vai para a bateria.
O ponto +B não é comum à bateria, mas quando o relé atracar, o +B será ligado à bateria (+BAT). Diz-se que dois pontos são comuns quando eles estão permanentemente ligados, o que não é o caso.

electronick
Membro Dedicado
Membro Dedicado

Me desculpe, o ponto Vcc não existe. Na versão anterior eu chamava de Vcc o ponto +12V. Quando o relé atracar não vai alterar em nada a alimentação do CI 555. Como já lhe disse, a alimentação do CI 555 vem do regulador LM7812. A alimentação do 555 é feita no pino 8. Observe que este pino está ligado direto na saída do LM7812 na PCI.

Desculpe que lhe diga mas assim existe alguma confusão no regulador. Na PCI tem o pino 8 do 555 ligado diretamente à saida do regulador LM7812, mas no esquema elétrico, tem um diodo 1N4001 ligado entre a saida do regulador e o pino 8.

O diodo 1N4001 não recebe alimentação do relé. O que acontece é o contrário: o pino da bobina do relé recebe alimentação do ponto +12V, e o 1N4001 recebe alimentação de uma das fases do bobinamento.

O diodo que eu me referia não era este mas sim o outro que mencionei atrás.

Me desculpe mais uma vez. O esquema elétrico que postei está com alguns erros. Segue nova cópia. É possível que ainda tenha algum erro. Procure analisar o circuito pelo desenho da PCI. Na PCI com certeza não há erro, pois ela foi montada e testada. O que acontece é que eu dou pouca importância ao desenho do esquema elétrico, e quando faço alterações no circuito, faço apenas no desenho da PCI e deixo o esquema elétrico desatualizado. Foi mal.

O desenho da PCI está igual ao primeiro esquema eletrico que o Josenir postou aqui, a não ser como já disse o diodo 1N4001 que está intercalado entre o +12v e o pino 8 do 555, não está na PCI. Também na PCI tem o +B alternador ligado no +12v e no esquema ele está só ligado ao mosfet, nunca iria carregar as baterias, mas como está bem na PCI e como disse que já testou o regulador, é porque está bem para a versão de 12v. Não percebo qual a razão para esta versao de 24v ter de substituir o zener de 12v por um de 24v, porque onde ele está ligado terei 12v vindos do regulador LM7812 e no máximo 14v quando o relé comutar para baterias e carregadas, isto no esquema da versão anterior a esta ultima. Nesta ultima versão, então terei apenas 12v e o zener de 24v não está lá a fazer nada, porque quando o relé comutar, vai carregar apenas as baterias de 24v e não vão alimentar o regulador, ficará apenas com os 12v retificados vindos do AC. Penso que terei pouca excitação para um alternador de 24v, que terá um maior campo magnetico com 24v do que com 12v. Penso que este regulador para baterias de 12v está bem concebido, mas para 24v a excitação deve ficar por 50% e por conseguinte em dias de vento moderado, não vai dar o rendimento que seria normal. De qualquer modo assim que eu tiver disponibilidade irei fazer esta montagem.Obrigado

Autor do tópico
Josenir
Colaborador
Colaborador

Mensagem por Josenir »

electronick Escreveu:Desculpe que lhe diga mas assim existe alguma confusão no regulador. Na PCI tem o pino 8 do 555 ligado diretamente à saida do regulador LM7812, mas no esquema elétrico, tem um diodo 1N4001 ligado entre a saida do regulador e o pino 8.
Como já havia dito anteriormente, é possível que exista erros no esquema elétrico. Dei mais uma revisada, e segue cópia atualizada. Se ainda encontrar outras divergências, favor informar, mas de imediato considere como correto o que está na PCI.
Reg_Excitador Simplificado P.JPG
Reg_Excitador Simplificado P.JPG (53.37 KiB) Visto 8888 vezes
electronick Escreveu:Também na PCI tem o +B alternador ligado no +12v e no esquema ele está só ligado ao mosfet, nunca iria carregar as baterias, mas como está bem na PCI e como disse que já testou o regulador, é porque está bem para a versão de 12v.
É melhor observar com mais atenção, pois na PCI o +B do alternador não está ligado ao +12V. Veja que só existem dois pontos identificados como +12V na PCI. Um deles está ligado ao pino de saída do regulador LM7812 e o outro está ligado ao pina da bobina do relé. E ambos precisam ser interligados com um fio. O ponto +B Alt está ligado ao pino comum do contato do relé
electronick Escreveu:Não percebo qual a razão para esta versao de 24v ter de substituir o zener de 12v por um de 24v, porque onde ele está ligado terei 12v vindos do regulador LM7812 e no máximo 14v quando o relé comutar para baterias e carregadas, isto no esquema da versão anterior a esta ultima. Nesta ultima versão, então terei apenas 12v e o zener de 24v não está lá a fazer nada, porque quando o relé comutar, vai carregar apenas as baterias de 24v e não vão alimentar o regulador, ficará apenas com os 12v retificados vindos do AC.
O diodo zener de 12V não está ligado ao ponto +12V. Ele está ligado no +B Alt. A função dele no circuito é essencial. É através dele que o CI 555 recebe uma amostra da tensão de saída, e desta forma altera para mais ou para menos o ciclo ativo do pulso PWM que faz a excitação do campo do rotor. Se a tensão em +B Alt aumentar, o CI 555 diminui a excitação, se a tensão diminuir, aumenta, de modo a deixar a tensão de saída regulada.
Se este diodo for de 12V a tensão de saída ficará regulada numa faixa de 13 a 18V, conforme o ajuste no trimpot de 10K que está ligado ao diodo zener de 12V. Logo, mesmo que o alternador seja capaz de fornecer 100V, a tensão de saída não será maior que 18V. Então, se pretente carregar baterias de 24V, precisará ter pelo menos 28V na saída, e para isso precisará substituir o diodo zener de 12V para 24V.
electronick Escreveu:Penso que terei pouca excitação para um alternador de 24v, que terá um maior campo magnetico com 24v do que com 12v.
Não se preocupe com a potência da excitação, pois isso o regulador resolve automaticamente.
electronick Escreveu:Penso que este regulador para baterias de 12v está bem concebido, mas para 24v a excitação deve ficar por 50% e por conseguinte em dias de vento moderado, não vai dar o rendimento que seria normal. De qualquer modo assim que eu tiver disponibilidade irei fazer esta montagem.Obrigado
Como já lhe disse, ainda não montei um alternador para gerar em 24V com este regulador, mas em tese, com as indicações que lhe fiz, deve funcionar perfeitamente. De todo jeito, em breve farei os testes necessários para 24V e publico aqui o projeto atualizado.

electronick
Membro Dedicado
Membro Dedicado

Agora feitas estas alterações, já tem mais lógica o controlador funcionar para 24v. Tudo o que eu disse atrás, referia-se aos esquemas elétricos anteriores, como o Josenir sabe, interpretando esses esquemas algo não estava bem, mas como disse que haviam erros, tudo bem. Só há um pequeno detalhe, com esta ultima alteração do controlador, não está feita a mesma alteração na PCI, mas isso não é grave porque quando fôr feita a montagem, é só alterar poucas pistas da PCI. O condensador eletrolitico de 2200uf/25v convém ser de 60v ou mais para um alternador de 24v, porque quando as baterias estiverem carregadas, no meu caso baterias de gel 26.7v indicação do fabricante para terem um tempo de vida mais longo. Quando as baterias tiverem os 26.7v ou 28v para baterias de ácido, eu tenho um outro regulador para desligar a carga do alternador das baterias e aí se ele está rodando em vazio, pode chegar aos 100v, danificando o condensador, não é o meu caso, porque se isso acontecer, o alternador vai enviar toda a energia que está gerando para uma carga de uma resistencia que será calculada, aplicando a lei de ohm e assim a tensão de saída não irá aumentar mais do que 30v. Obrigado pela sua colaboração e não me leve a mal as advertencias que fiz, mas penso que da discussão nasce a luz e estamos aqui todos, para dar opiniões e ajudarmos uns aos outros. Quando eu tiver este controlador montado, direi o resultado, só não sei quando, pois o meu trabalho ocupa-me a maior parte do tempo e já ando há muito para montar o alternador que já está modificado.

Autor do tópico
Josenir
Colaborador
Colaborador

Mensagem por Josenir »

electronick Escreveu:Só há um pequeno detalhe, com esta ultima alteração do controlador, não está feita a mesma alteração na PCI, mas isso não é grave porque quando fôr feita a montagem, é só alterar poucas pistas da PCI.
Como disse anteriormente, se ainda existir alguma divergência entre o esquema elétrico e a PCI não se deve alterar a PCI, e sim o esquema. Pois a PCI já foi mais do que testada com os atuais componentes.
electronick Escreveu:O condensador eletrolitico de 2200uf/25v convém ser de 60v ou mais para um alternador de 24v, porque quando as baterias estiverem carregadas, no meu caso baterias de gel 26.7v indicação do fabricante para terem um tempo de vida mais longo. Quando as baterias tiverem os 26.7v ou 28v para baterias de ácido, eu tenho um outro regulador para desligar a carga do alternador das baterias e aí se ele está rodando em vazio, pode chegar aos 100v, danificando o condensador, não é o meu caso, porque se isso acontecer, o alternador vai enviar toda a energia que está gerando para uma carga de uma resistencia que será calculada, aplicando a lei de ohm e assim a tensão de saída não irá aumentar mais do que 30v.
De forma alguma. Não precisa de tensão de trabalho maior que 35V para este capacitor. O regulador/excitador vai manter a tensão regulada, não importando se o gerador está trabalhando em vazio ou com a máxima carga. A tensão de saída será a tensão máxima ajustada no trimpot de 10K. Se assim não fosse, o circuito não poderia ser chamado de regulador.
electronick Escreveu:Obrigado pela sua colaboração e não me leve a mal as advertencias que fiz, mas penso que da discussão nasce a luz e estamos aqui todos, para dar opiniões e ajudarmos uns aos outros. Quando eu tiver este controlador montado, direi o resultado, só não sei quando, pois o meu trabalho ocupa-me a maior parte do tempo e já ando há muito para montar o alternador que já está modificado.
Também acredito no debate de ideias como uma forma de chegar às melhores soluções.

nmarfara
Membro
Membro
Registado: segunda nov 21, 2011 6:31 pm

Re: Segue a placa de circuito impresso do regulador/excitado

Mensagem por nmarfara »

Josenir Escreveu:jprr,

como disse, já testei este regulador com vários alternadores diferentes e uns funcionaram um pouco melhor que outros, entretanto, considerando os custos/beneficios, o de 24v se torna muito prático, pois não requer alterações. se você usar um alternador de 12v e apenas refazer o bobinamento do estator, dobrando o número de espiras, também funciona muito bem. e nem precisa se preocupar em alterar o bobinamento do induzido, pois a excitação não é feita diretamente com corrente contínua, mas com pulso modulado em largura pelo regulador/excitador, e me parece que funciona até um pouco melhor do que o alternador original de 24v, pois o induzido de 12v possui fio mais grosso, e logo menor impedância e maior capacidade de corrente.

segue abaixo o desenho da placa de circuito impresso. se você montar, observe que existem dois trimpots, um de 100k e outro de 2k2. o de 100k regula o peso do gerador no eixo da turbina, se a sua turbina tem torque de sobra para mover o alternador, gira ele até 3/4 de volta para a direita, caso a turbina seja mais fraca, gira totalmente para a esquerda e aos poucos ajusta para o ponto ideal. o trimpot de 2k2 regula a tensão de saída, que fica entre 12v e 18v, procure regular para 14,5v se vai carregar baterias de 12v.

se tiver alguma dúvida, não faça cerimônia...
reg_alt_pci.jpg
boa tarde...sou novo aqui...gostaria de saber se vc teria como montar uma placa desse, pois moro em um local onde nao tem como comprar os produtos eletronicos necessario....ate ja achei no mercado livre, mais eles venden de 100, 250 pecas...e pra mim nao compensa...tenho um alternador de onibus MBenz, 24V 75A, BOSCH W. , estou tentando usar ele mais sem ajuda fica dificil...caso vc possa fazer isso por mim, eu lhe pago o total dos gastos com os componentes e sua mao de obra, mais a taxa do envio, assim ajudaria muito a mim, e ainda testaria aqui nesse alternador pra poder relatar como foi...Obrigado de qquer forma....

Responder

Voltar para “Experiências, Protocolos e Projectos”