Bobinamento de Geradores - Básico e Avançado

A energia dos ventos - Neste local pode discutir todos os assuntos relacionados com esta forma de produzir energia.
Responder
Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Josenir
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 1473
Registado: quinta set 04, 2008 12:42 am
Localização: Boa Vista - Roraima - Brasil

Re: Bobinamento de Geradores - Básico e Avançado

Mensagem por Josenir »

fgsouza68 Escreveu:Desculpe Josenir, Essa "ponte retificadora pronta, integrada" eu encontro no mercado em casas de eletrônica?
Grato mais uma vez por suas informações, como sempre muito úteis.
Abraço.
Os diodos devem ser superdimensionado porque eles aquecem muito. Então a ponte refiticadora é interessante porque já vem com 4 diodos ligados internamente, e vem num encpasulamento com dissipador de calor. E ainda tem um furo onde você pode fixá-la numa chapa de alumínio para dissipar melhor ainda o calor.

Internamente os diodos já estão ligados como na figura abaixo. Então a ponte fica com dois terminais identificado como AC, onde você liga os dois fios de uma das fases do alternador, e nos terminais + e - você já obtém a corrente contínua. Isso simplifica as ligações, e diminui a chance de errar.

Elas são facilmente encontradas no comércio de eletrônica. Procure no Google por ponte "retificadora 35A". É uma das mais comuns e de baixo custo.
Ponte_Retif35A.JPG
Ponte_Retif35A.JPG (35.87 KiB) Visto 5879 vezes

Avatar do Utilizador

fgsouza68
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 183
Registado: terça abr 19, 2011 2:09 am
Localização: Vila Velha - Espírito Santo - Brasil

Re: Bobinamento de Geradores - Básico e Avançado

Mensagem por fgsouza68 »

Valeu Josenir! Vou utilizar esta ponte em meu gerador.

Avatar do Utilizador

fgsouza68
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 183
Registado: terça abr 19, 2011 2:09 am
Localização: Vila Velha - Espírito Santo - Brasil

Re: Bobinamento de Geradores - Básico e Avançado

Mensagem por fgsouza68 »

Olá a todos!

Caro Josenir, montei a segunda bobina e aconteceu um fato estranho:

Medindo as tensões individualmente, ambas apresentaram 2v/0,600mA porém quando ligo o início de uma com o final da outra a tensão cai para 0,100 m.

Quando ligo o início com início ou fim com fim a tensão apresenta 4v.
Que será que pode estar ocorrendo?

Obs.: O bobinamento das duas foi efetuado no mesmo sentido.

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Josenir
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 1473
Registado: quinta set 04, 2008 12:42 am
Localização: Boa Vista - Roraima - Brasil

Re: Bobinamento de Geradores - Básico e Avançado

Mensagem por Josenir »

fgsouza68 Escreveu:Olá a todos!
Caro Josenir, montei a segunda bobina e aconteceu um fato estranho:
Medindo as tensões individualmente, ambas apresentaram 2v/0,600mA porém quando ligo o início de uma com o final da outra a tensão cai para 0,100 m.
Quando ligo o início com início ou fim com fim a tensão apresenta 4v.
Que será que pode estar ocorrendo?
Obs.: O bobinamento das duas foi efetuado no mesmo sentido.
Provavelmente você está usando duas bobinas consecutivas. Assim sendo, cada uma delas pertence a uma fase diferente, logo não podem ser ligados fim com início. Como as fases estão em oposição, se ligar fim com início, a tensão em ambas sobe e desce ao mesmo tempo, e por isso não haverá diferença de potencial (tensão).

De qualquer forma é possível, apenas para efeitos de conferir a tensão resultante, ligá-las fim com fim, como você fez.

Avatar do Utilizador

fgsouza68
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 183
Registado: terça abr 19, 2011 2:09 am
Localização: Vila Velha - Espírito Santo - Brasil

Re: Bobinamento de Geradores - Básico e Avançado

Mensagem por fgsouza68 »

De qualquer forma é possível, apenas para efeitos de conferir a tensão resultante, ligá-las fim com fim, como você fez
Se após montar todas as bobinas o problema persistir, será que posso montar o gerador ligando as bobinas fim com fim?

Observei que se eu inverter o lado (que fica voltada para o imã ) de uma das bobinas o problema acaba, só que com isso fica ruim de instalar no estator devido à posição das duas pontas (inicio e fim) do fio.

Será que se eu enrolar uma bobina em um sentido e outra em outro resolve (uma da esquerda para a direita e outra da direita para a esquerda)?

Obrigado Josenir.

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Josenir
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 1473
Registado: quinta set 04, 2008 12:42 am
Localização: Boa Vista - Roraima - Brasil

Re: Bobinamento de Geradores - Básico e Avançado

Mensagem por Josenir »

fgsouza68 Escreveu:Se após montar todas as bobinas o problema persistir, será que posso montar o gerador ligando as bobinas fim com fim?
Observei que se eu inverter o lado (que fica voltada para o imã ) de uma das bobinas o problema acaba, só que com isso fica ruim de instalar no estator devido à posição das duas pontas (inicio e fim) do fio.
Será que se eu enrolar uma bobina em um sentido e outra em outro resolve (uma da esquerda para a direita e outra da direita para a esquerda)?
Obrigado Josenir.
Nâo se preocupe, não há perigo de dar errado. A ligação das bobinas de uma fase serão sempre fim com início. Você só faria a ligação fim com fim se o seu bobinamento fosse de uma só fase.

O que acontece é apenas que no momento você quer testar duas bobinas funcionando juntas e está fazendo o teste errado. Só isso.

Observe na figura que as bobinas da primeira fase são: 1, 3, 5 e 7. Logo, se pretende fazer um teste com duas bobinas não poderia pegar duas bobinas consecutivas (1 e 2, por exemplo). Deve posicionar as duas bobinas de modo que uma esteja no lugar da 1 e a outra no lugar da 3.
Gerador_8_polo1.JPG
Gerador_8_polo1.JPG (46.06 KiB) Visto 5834 vezes
Se ainda persistir a dúvida, poste uma foto da sua montagem.

Avatar do Utilizador

fgsouza68
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 183
Registado: terça abr 19, 2011 2:09 am
Localização: Vila Velha - Espírito Santo - Brasil

Re: Bobinamento de Geradores - Básico e Avançado

Mensagem por fgsouza68 »

Ok Josenir!

Imaginei que cada fase fosse ficar com as bobinas em sequência (1,2...7 + 8,9...14), achei que este esquema de intercalar as bobinas (1,3,.. 13 + 2,4...14) fosse apenas para o sistema trifásico.

Vou efetuar um teste conforme você indicou.

Valeu!

Avatar do Utilizador

fgsouza68
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 183
Registado: terça abr 19, 2011 2:09 am
Localização: Vila Velha - Espírito Santo - Brasil

Re: Bobinamento de Geradores - Básico e Avançado

Mensagem por fgsouza68 »

Olá a todos.

Ok Josenir, fiz o teste conforme você me indicou e a tensão foi somada (liguei inicio da 1ª com fim da 2ª), obrigado.

Avatar do Utilizador

tiktak
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 127
Registado: quinta abr 29, 2010 10:57 pm

Re: Bobinamento de Geradores - Básico e Avançado

Mensagem por tiktak »

Josenir;

Agradecia se poder comentar este meu video; http://www.youtube.com/user/picauu?feature=mhee

Estou a seguir com interesse os vários projectos,e sempre atento à sua opinião sobre os mesmos.
Como vou remodelar o meu Gerador,tendo por base a sua já conhecida preferencia pelo bobinado
Bifásico em vez de Trifasico,pensei fazer o seguinte:

1º.Aumentar para 28 cmm o diametro do disco de ferro.assim como a espessura para 1cmm
2º. Fazer 12 bobinas para 12 imãs .duas fazes 6 bobinas cada
3º Aumentar o calibre do fio para 1.5mm

Josenir todos os seus comentários são bem-vindos

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Josenir
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 1473
Registado: quinta set 04, 2008 12:42 am
Localização: Boa Vista - Roraima - Brasil

Re: Bobinamento de Geradores - Básico e Avançado

Mensagem por Josenir »

tiktak Escreveu:Josenir;
Agradecia se poder comentar este meu video; http://www.youtube.com/user/picauu?feature=mhee
Estou a seguir com interesse os vários projectos,e sempre atento à sua opinião sobre os mesmos.
Como vou remodelar o meu Gerador,tendo por base a sua já conhecida preferencia pelo bobinado
Bifásico em vez de Trifasico,pensei fazer o seguinte:
1º.Aumentar para 28 cmm o diametro do disco de ferro.assim como a espessura para 1cmm
2º. Fazer 12 bobinas para 12 imãs .duas fazes 6 bobinas cada
3º Aumentar o calibre do fio para 1.5mm
Josenir todos os seus comentários são bem-vindos
Precisaria de mais informações. Por exemplo, você sabe dizer qual é exatamente a rotação do disco com os imãs?
Observei que, segurando as bobinas assim não se consegue obter uma medida precisa. O ideal é prender a bobina em um suporte onde ela fique bem fixa e com a mínima distância para os ímas. E ainda usar os dois discos de imãs(ou o seu gerador só tem um disco?).

Avatar do Utilizador

tiktak
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 127
Registado: quinta abr 29, 2010 10:57 pm

Re: Bobinamento de Geradores - Básico e Avançado

Mensagem por tiktak »

Obrigado Josenir pela rapidez da resposta;

Desculpe não poder dar-lhe uma resposta mais precisa,mas não sei qual a rotação do disco.
Quanto à imprecisão do gesto de que fala,no teste que fiz,sei que tem toda a razão,mas a conclusão
a que eu cheguei,foi que ;( A bobina que tem fio duplo,produz menos de metade da corrente que a outra
com os mesmos metros,mas fio único).Já agora;há desvantagem em utilizar um só fio?

Quanto a sua pergunta sobre os discos; Vou fazer com dois discos,(mas com uma variante)
o segundo disco ficará com a mesma posição do primeiro,ou seja com os imãs para cima,para poder levar segundo estator,(a determinar como experiencia).

Tomo a liberdade de pegar num desenho de um colega nosso para lhe colocar
dois pontos de (?)

Imagem


1º. Em bifásico devo ligar entre si o inicio de cada fase?
2º.O fio do fim da bobina deve ligar ao inicio da bobina seguinte?
Obrigado

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Josenir
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 1473
Registado: quinta set 04, 2008 12:42 am
Localização: Boa Vista - Roraima - Brasil

Re: Bobinamento de Geradores - Básico e Avançado

Mensagem por Josenir »

tiktak Escreveu:Obrigado Josenir pela rapidez da resposta;
Desculpe não poder dar-lhe uma resposta mais precisa,mas não sei qual a rotação do disco.
Quanto à imprecisão do gesto de que fala,no teste que fiz,sei que tem toda a razão,mas a conclusão a que eu cheguei,foi que ;( A bobina que tem fio duplo,produz menos de metade da corrente que a outra com os mesmos metros,mas fio único).Já agora;há desvantagem em utilizar um só fio?
É bom dar uma revisada nos conceitos envolvidos em eletricidade, em especial aos termos corrente, tensão e potência.
Na prática, se você usar fio mais fino poderá ter mais espiras, e com isso terá maior tensão e, naturalmente, menor corrente. Se usar fio mais grosso, terá maior corrente, no entanto, menor tensão. Se usar dois fios em paralelo terá o equivalente a um único fio de maior bitola, e com isso maior corrente, no entanto, como terá menos espiras, terá menor tensão.

A tensão é medida em Volts. A corrente é medida em Ampères. A potência é o resultado da multiplicação da tensão pela corrente, e é medida em Watts.

Por exemplo: se o seu gerador produzir uma corrente de 1A em 12V, ele terá potência de 12W (1A x 12V = 12W). Se ele gerar uma corrente 0,5 em 24V, semelhante modo terá uma potência de 12W(0,5A x 24V = 12W).

Neste caso talvez você tenha se enganado com os resultados obtidos.
tiktak Escreveu:Quanto a sua pergunta sobre os discos; Vou fazer com dois discos,(mas com uma variante) o segundo disco ficará com a mesma posição do primeiro,ou seja com os imãs para cima,para poder levar segundo estator,(a determinar como experiencia).
É bom se certificar de que isso já foi feito por alguém. À primeira vista me parece que não vai dar certo.
tiktak Escreveu:Tomo a liberdade de pegar num desenho de um colega nosso para lhe colocar
dois pontos de (?)
1º. Em bifásico devo ligar entre si o inicio de cada fase?
2º.O fio do fim da bobina deve ligar ao inicio da bobina seguinte?
Obrigado
Uma vez que você tenha um gerador com duas fases, cada fase terá dois fios, um início e um final. Cada fase deve ser ligada a uma ponte retificadora para ter a corrente alternada convertida para corrente contínua. Logo as fases devem trabalhar independentes uma da outra. Não se liga os fios de uma fase na outra. Se fiser isso estará transformando o seu gerador bifásico em monofásico com uma tensão equivalente à soma da tensão das duas fases. E isso não é vantagem.
Procure nas mensagens anteriores e vai ver como se ligam as duas fases na duas pontes retificadoras.

Avatar do Utilizador

tiktak
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 127
Registado: quinta abr 29, 2010 10:57 pm

Re: Bobinamento de Geradores - Básico e Avançado

Mensagem por tiktak »

Uma vez que você tenha um gerador com duas fases, cada fase terá dois fios, um início e um final. Cada fase deve ser ligada a uma ponte retificadora para ter a corrente alternada convertida para corrente contínua. Logo as fases devem trabalhar independentes uma da outra. Não se liga os fios de uma fase na outra. Se fiser isso estará transformando o seu gerador bifásico em monofásico com uma tensão equivalente à soma da tensão das duas fases. E isso não é vantagem.



Caro Josenir
Posso dizer que estou verdadeiramente confuso. :roll: :oops:

Quando refere acima que;( Não se liga os fios de uma fase na outra.)Pode descrever
no desenho abaixo o que fazer com as outras duas pontas do fio ?


Imagem

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Josenir
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 1473
Registado: quinta set 04, 2008 12:42 am
Localização: Boa Vista - Roraima - Brasil

Re: Bobinamento de Geradores - Básico e Avançado

Mensagem por Josenir »

tiktak Escreveu:Caro Josenir
Posso dizer que estou verdadeiramente confuso. :roll: :oops:
Quando refere acima que;( Não se liga os fios de uma fase na outra.)Pode descrever
no desenho abaixo o que fazer com as outras duas pontas do fio ?
Veja na figura abaixo:
Retifica_2F.jpg
Retifica_2F.jpg (29.58 KiB) Visto 5714 vezes

Avatar do Utilizador

tiktak
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 127
Registado: quinta abr 29, 2010 10:57 pm

Re: Bobinamento de Geradores - Básico e Avançado

Mensagem por tiktak »

Obrigado Josenir;

Não podia ser mais claro a sua explicação ;) .
Alem de ser bem claro tem tambem o mérito de suportar a minha ignorancia na matéria

Avatar do Utilizador

tiktak
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 127
Registado: quinta abr 29, 2010 10:57 pm

Re: Bobinamento de Geradores - Básico e Avançado

Mensagem por tiktak »

Josenir
Ainda uma pequena duvida;
Supondo que temos 12 bobinas em bifásico,e sabendo que as duas fases não se ligam entre si, o total de voltes gerado, é a soma das 6 bobinas?
Se for afirmativa a sua resposta,pergunto se com o sistema de 9 bobinas em trifásico não será mais
produtivo visto que as 3 fases se interligam no inicio havendo assim a soma das 9 bobinas em produção.

Sempre grato pela sua atenção

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Josenir
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 1473
Registado: quinta set 04, 2008 12:42 am
Localização: Boa Vista - Roraima - Brasil

Re: Bobinamento de Geradores - Básico e Avançado

Mensagem por Josenir »

tiktak Escreveu:Josenir
Ainda uma pequena duvida;
Supondo que temos 12 bobinas em bifásico,e sabendo que as duas fases não se ligam entre si, o total de voltes gerado, é a soma das 6 bobinas?
Se for afirmativa a sua resposta,pergunto se com o sistema de 9 bobinas em trifásico não será mais
produtivo visto que as 3 fases se interligam no inicio havendo assim a soma das 9 bobinas em produção.
Sempre grato pela sua atenção
Acredito que, para melhor entender, você deveria ler as muitas mensagens anteriores em que eu já expus exaustivamente a minha teoria.

De qualquer forma, nada me custa revisar uma parte do que já expus aqui.
1) A potência de um gerador é função da tensão e da corrente geradas. Como a potência é medida em Watts, W = V x A.
2) Para se obter mais potência de um gerador é necessário aumentar a tensão ou a corrente.
3) A ligação do bobinamento trifásico não necessariamente leva as bobinas a somar a tensão das fases. Se você fizer a ligação em estrela(ou delta), embora tenhamos os fios das bobinas ligados uns nos outros, não haverá soma das tensões das fases.
4) Se você ligar o bobinamento trifásico em estrela (ou Y), aí sim, teremos uma soma das tensões das bobinas. Mas aí provavelmente surge a falsa conclusão que lhe seduziu. Acontece que em um bobinamento bifásico, quando ligamos duas fases em série, com certeza obtemos um tensão que equivale à soma das tensões obtidas de cada um das fases, pois ambas estão em oposição.
Já quando ligamos um bobinamento trifásico em estrela ocorrem duas situaçoes:
a) Não teremos o triplo da tensão porque na verdade teremos as três bobinas interligadas equivalendo a três circuitos de duas fases, e não três fases em série;
b) Não teremos o dobro da tensão porque, embora tenhamos as fases ligadas duas, as bobinbas não se encontram em oposição. Isso porque para dividir os 360º da circunferência com três fases, teremos em defasamento de 120º. Já no bifásico, como temos 360º para dividir com apenas duas fases, teremos um defasamnento de 180º entre elas.
Conclusão:
1) No bobinamento bifásico, como as fases estão em oposição, naturalmente obteremos uma tensão por fase maior do que com a mesma quantidade de espiras em um bobinamento trifásico. Se temos tensão maior, consequentemente teremos mais potência com a mesma quantidade de fio;
2) No bobinamento bifásico, cada fase terá uma quantidade de polos no bobinamento igual à quantidade de imãs do rotor, enquanto no trifásico, como teremos no bobinamento apenas a metade dos pólos em relação ao ímãs, teremos um subaproveitamento desses ímãs, o que se traduz em menor potência gerada.

Avatar do Utilizador

fgsouza68
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 183
Registado: terça abr 19, 2011 2:09 am
Localização: Vila Velha - Espírito Santo - Brasil

Re: Bobinamento de Geradores - Básico e Avançado

Mensagem por fgsouza68 »

Olá a todos.

Finalmente consegui finalizar meu estator, segue fotos.

Josenir, obrigado pela ajuda nesse projeto.

http://img194.imageshack.us/edit_previe ... ion=rotate
http://img64.imageshack.us/edit_preview ... ion=rotate
http://img233.imageshack.us/edit_previe ... ion=rotate


fpereirainventor
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 160
Registado: quarta out 07, 2009 11:54 pm

Re: Bobinamento de Geradores - Básico e Avançado

Mensagem por fpereirainventor »

Parabéns bom trabalho, em frente.

Só me parece haver umas diferenças de distancias entre algumas bobines.

Os imãs são de discos rigidos?

A parte do acriílico reciclado vai de encontro ao que pretendo fazer no próximo gerador, utilizar duas placas finas de acrilíco para fixar as bobines. Dá para reaproveitar o material e alterar a configuração-

Continuação de bom trabalho.
F.P.

Avatar do Utilizador

fgsouza68
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 183
Registado: terça abr 19, 2011 2:09 am
Localização: Vila Velha - Espírito Santo - Brasil

Re: Bobinamento de Geradores - Básico e Avançado

Mensagem por fgsouza68 »

Olá FP!

Obrigado pelo elogio!

Realmente há umas diferenças de distâncias entre algumas bobinas, ocorre que bobinei algumas com fio 21 e, quando fui comprar mais fio para bobinar o restante, cometi um erro e comprei fio 20, com isso algumas bobinas ficaram maiores que outras.

Será que isso dará algum problema??

Estou utilizando 30 imãs de HD, sendo que utilizei dois imãs para criar um (colei um sobre o outro ficando com 15 imãs), assim fiquei com 3mm de espessura. Se a corrente não ficar boa vou colar mais (engrossar mais os polos).
Em um teste inicial deu 2,5V a 528 RPM.

Grato pela atenção e boa sorte.

Responder

Voltar para “Energia Eólica”