Sistema Fixo - Orientação

Para assuntos relacionados com o Micro-Produção.

Autor do tópico
Jvteixeira
Membro
Membro
Registado: terça dez 21, 2010 12:28 am

Sistema Fixo - Orientação

Mensagem por Jvteixeira »

Olá a todos! Espero desde já que tenham tido um óptimo Natal e que o novo ano que se avizinha seja frutuoso e próspero em sucesso e acima de tudo saúde.

Ora, o que realmente me traz aqui é o sistema de microprodução que vou instalar, sendo que gostaria de ouvir as vossas opiniões sobre o principal problema com que me deparo, que é a orientação e inclinação do meu telhado.

A sua orientação é cerca de 213º SW, ou seja 33º a SW relativamente ao eixo norte-sul. Espero que seja esta a forma de medir essa mesma orientação. Caso não seja, peço desculpa, mas esta não é a minha especialidade.

Por outro lado, a inclinação do telhado, rondará os 20º. A zona em questão é Trás-os-Montes.

Gostaria então de ouvir as vossas opiniões sobre a melhor solução tendo em conta a orientação e inclinação ideal. Será conveniente colocar suportes no telhado de modo a ajustar essa inclinação/orientação?
Realmente estou algo apreensivo, dado que os suportes ficarão um pouco inestéticos no telhado.

Agradeço desde já todas e quaisquer opiniões. E se alguém quiser partilhar fotos de instalações que tenham sido ajustadas da forma que mencionei... sintam-se à vontade.

Cumprimentos

Volt
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: quarta set 24, 2008 11:26 am

Re: Sistema Fixo - Orientação

Mensagem por Volt »

A melhor opção para produzir o máximo possível, é colocar os painéis em cima da estrutura de um seguidor. Em alternativa, num sistema fixo, a melhor opção é orientar a sul.
A inclinação ideal, difere consoante a altura do ano. No pico do Inverno é de uns 50º, no pico do Verão 10º. Logo, o melhor é ter a possibilidade de ajustar...
Para dar para o ano inteiro, com o mínimo de perdas possível, o melhor é ficar entre os 30 e os 35º. Ora, como deve dar para perceber, é melhor ter estrutura. Mas a opção de não ter por motivos estéticos cabe ao dono da casa... :-).
333.333,3 KM a bombar faísca!
Arranjei uma fêmea que não dá à luz mas consome-a

CrOhN
Membro Gold
Membro Gold
Registado: quarta jun 24, 2009 2:30 pm

Mensagem por CrOhN »

Pelas simulações que fiz aqui: http://re.jrc.ec.europa.eu/pvgis/apps/p ... map=europe, se mantiveres os angulos que dizes, representa uma perca de cerca de 5% em relação às inclinações otimas. Podes sempre compensar isso com mais paineis. Assim, sempre fica mais estético do que meter estrutura para levar à inclinação ideal.

Na minha opinião, compensa bem o custo dos paineis extra. É que são largos anos a olhar para um "armanho" em cima do telhado!

Volt
Membro Platinium
Membro Platinium

Mensagem por Volt »

É verdade... Também há essa opção (caso tenhas espaço). :-).

Autor do tópico
Jvteixeira
Membro
Membro

Obrigado a ambos pelas prontas respostas.

De facto, o seguidor é sem dúvida a melhor opção, mas quando estão algumas condições reunidas, como o ter espaço e esse espaço não ser afectado por sombras, que é o meu caso em que até ás 9:30 - 10h o sol não atingiria a totalidade dos paineis. Embora esse não seja o principal problema, até porque até essa hora a produção não seria assim tão grande. O maior problema é que no único sitio que está disponivel para colocar seguidor é afectado por sombra de cabos da rede de iluminação pública.
Quanto à influencia destas sombras, podem parecer insignificantes, mas hoje, em duas microproduções exactamente iguais e em locais muito próximos uma da outra, em que uma esteve desde as 12h da tarde sob a influência de sombra de um cabo de iluminação publica, apresentavam à 1 da tarde uma diferença de aproximadamente 1kw e a potência a sair do inversor era de 3500W numa e 3100W na que estava sob essa influência.

CrOhN

Sabes dizer-me até que ponto os dados que apresenta esse simulador são ajustados à realidade? Que potência instalada utilizaste para a simulação?
Se a influência da inclinação e orientação dos paineis fosse realmente apenas essa, não colocaria estrutura com toda a certeza.

Já agora, a colocação de um número execessivo de paineis não pode originar problemas a nivel de injecção na rede? São perguntas de quem não tem grande conhecimento na matéria... desculpem a ignorância...
Cumprimentos!

jama
Membro Silver
Membro Silver
Registado: terça jul 28, 2009 12:04 am

Mensagem por jama »

Jvteixeira Escreveu:Obrigado a ambos pelas prontas respostas.

De facto, o seguidor é sem dúvida a melhor opção, mas quando estão algumas condições reunidas, como o ter espaço e esse espaço não ser afectado por sombras, que é o meu caso em que até ás 9:30 - 10h o sol não atingiria a totalidade dos paineis. Embora esse não seja o principal problema, até porque até essa hora a produção não seria assim tão grande. O maior problema é que no único sitio que está disponivel para colocar seguidor é afectado por sombra de cabos da rede de iluminação pública.
Quanto à influencia destas sombras, podem parecer insignificantes, mas hoje, em duas microproduções exactamente iguais e em locais muito próximos uma da outra, em que uma esteve desde as 12h da tarde sob a influência de sombra de um cabo de iluminação publica, apresentavam à 1 da tarde uma diferença de aproximadamente 1kw e a potência a sair do inversor era de 3500W numa e 3100W na que estava sob essa influência.

CrOhN

Sabes dizer-me até que ponto os dados que apresenta esse simulador são ajustados à realidade? Que potência instalada utilizaste para a simulação?
Se a influência da inclinação e orientação dos paineis fosse realmente apenas essa, não colocaria estrutura com toda a certeza.

Já agora, a colocação de um número execessivo de paineis não pode originar problemas a nivel de injecção na rede? São perguntas de quem não tem grande conhecimento na matéria... desculpem a ignorância...
Cumprimentos!
problemas a nivel de injecçao na rede nao tem nenhuns desde que,1º- o inversor seja o aprovado pela certiel. 2º- nº de painies pode colocar os que quizer desde que a potencia total dos paineis nao ultrapasse o limite recomendado pelo fabricante do inversor
O SOL quando nasce é para todosImagem

A produzir acima dos 4200W/h
http://www.youtube.com/watch?v=ME00MNoekHM

CrOhN
Membro Gold
Membro Gold

Mensagem por CrOhN »

Jvteixeira Escreveu:
CrOhN

Se estão ajustados ou não, não sei, é o simulador que sempre usei, e acho que não sou só eu. Podes, para comparar resultados, usar simuladores que quase todas as marcas de inversores disponibilizam. Eu usei 1KW, mas se usares outros valores, a proporção será a mesma.
Jvteixeira Escreveu:
Cumprimentos!
Uma potência excessiva de paineis só se coloca a nível de inversor, que, dependendo do inversor, admite mais ou menos potência DC.

Volt
Membro Platinium
Membro Platinium

Mensagem por Volt »

CrOhN Escreveu: Se estão ajustados ou não, não sei, é o simulador que sempre usei, e acho que não sou só eu.
Não és. :-D.

Autor do tópico
Jvteixeira
Membro
Membro

Obrigado pela partilha de informação.

CrOhN
Poderias colocar aqui uns links de onde se encontram esses simuladores? Ja fui à homepage da SMA e só encontrei uma aplicação para Iphone, no site da Solarmax nada encontrei. Só no site do Kaco é que encontrei um software que ainda não testei.

Já agora, gostava de saber o funcionamento prático de uma microprodução... ou seja, produz durante o dia, injecta na rede de baixa tensão, o que quer dizer que essa energia tem de ser gasta imediatamente pelos meus vizinhos? E se não houver consumo suficiente para haver escoamento dessa energia? Penso que é isto um dos grandes problemas que algumas pessoa têm ao não conseguirem injectar... estou correcto?

Cumpts

Volt
Membro Platinium
Membro Platinium

Mensagem por Volt »

Para ver MPs a trabalhar, sugiro esta minha página onde coloquei os endereços dos sites dos restantes colegas microprodutores que têm as suas MPs online:
http://microproducao.isgreat.org/index.php?p=1_8_Links

CrOhN
Membro Gold
Membro Gold

Mensagem por CrOhN »

Da sma http://www.sma.de/en/products/software/ ... esign.html
Jvteixeira Escreveu:Obrigado pela partilha de informação.

Já agora, gostava de saber o funcionamento prático de uma microprodução... ou seja, produz durante o dia, injecta na rede de baixa tensão, o que quer dizer que essa energia tem de ser gasta imediatamente pelos meus vizinhos? E se não houver consumo suficiente para haver escoamento dessa energia? Penso que é isto um dos grandes problemas que algumas pessoa têm ao não conseguirem injectar... estou correcto?

Cumpts
Não te preocupes, há sempre consumos. Mesmo que não houvesse, a produção acabaria por ser escoada para a média tensão. De qualquer maneira, por PT, não podem ser instaladas microgerações, se a soma da potência das existentes superar os 50% da potência do PT.

Autor do tópico
Jvteixeira
Membro
Membro

Obrigado Volt e CrOhN!

Creio que face às perdas de eficiência estimadas devidas à inclinação e orientação, vou mesmo optar por colocar os paineis sem a estrutura para ajustar à orientação ideal. Quando muito poderei tentar ganhar um pouco mais de inclinação que não se note muito esteticamente.

Estou na dúvida entre colocar 18 ou 20 paineis 235W. É para uma instalação 3.45Kw. Já alguém instalou mais paineis posteriormente à inspecção? Legalmente, será necessária uma nova inspecção? Do que li na legislação, fiquei com essa sensação.

miguelfilipe
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Registado: quinta jun 02, 2011 10:43 pm

Mensagem por miguelfilipe »

Viva,

Se adicionares qualquer painel ou outra alteração dos equipamentos da instalação (inversor e contador) posteriormente à inspecção, terás que pedir uma nova.

Portanto, não estejas com dúvidas em instalar os 20 painéis.

Uma vez que és da zona norte e dado à redução de tarifa para 2012, é uma forma de rentabilizares o sistema.
Negociando bem com o instalador, consegues praticamente manter o valor do orçamento que já tens :) Mesmo que não consigas, com o aumento de produção consequente da adição dos 2 painéis, obtens facilmente o retorno dos mesmos.

Cumpts,

Volt
Membro Platinium
Membro Platinium

Mensagem por Volt »

Concordo com o miguelfilipe. Qualquer alteração obriga a nova inspecção (e pagamento da mesma). Põe já o máximo de painéis que puderes. :-).

JDuarte
Membro Gold
Membro Gold
Registado: sábado mar 06, 2010 10:12 pm

Mensagem por JDuarte »

miguelfilipe Escreveu:Viva,
Se adicionares qualquer painel ou outra alteração dos equipamentos da instalação (inversor e contador) posteriormente à inspecção, terás que pedir uma nova.
Portanto, não estejas com dúvidas em instalar os 20 painéis.
Uma vez que és da zona norte e dado à redução de tarifa para 2012, é uma forma de rentabilizares o sistema.
Negociando bem com o instalador, consegues praticamente manter o valor do orçamento que já tens :) Mesmo que não consigas, com o aumento de produção consequente da adição dos 2 painéis, obtens facilmente o retorno dos mesmos.
Cumpts,
Viva,
Eu estou a aguardar chegada de material para aumentar o campo FV, e da Certiel responderam-me por telefone que o facto de aumentar o número de painéis não obriga a nova inspecção, o técnico responsável pela MP tem de informar a CERTIEL dessa alteração, não há nova inspecção ou emissão de novo certificado de exploração.
Mas repito isto foi informação verbal, não está escrito.
Cmps,

Volt
Membro Platinium
Membro Platinium

Mensagem por Volt »

Eu tinha ideia que obrigava, mas já não juro... :-|.

CrOhN
Membro Gold
Membro Gold

Mensagem por CrOhN »

Como ele vai instalar de raíz, nem se poe o caso, mete já mais 2 ou 4. Mete o máximo que o inversor (e a carteira) permitirem.

Autor do tópico
Jvteixeira
Membro
Membro

Bom a ano a todos! Que seja um ano de trabalho como diz o nosso P.R. mas, que desse trabalho haja o devido retorno que todos merecemos. Para nós microprodutores, que seja também um bom ano de sol :D

Ok, se não é necessária uma nova inspeção já é um bom começo. De qualquer forma, seria bom ter uma boa noção de uma margem de potência aconselhada...

Tendo em conta que se trata de uma instalação 3.45Kw e que o instalador está a sugerir um inversor solarmax 4200S (limitado a 3.45), estou a pensar nos 18 paineis que totaliza 4230W. Se colocar 20, a potência total instalada já totalizaria 4700W. Seria possivel instalar 19 paineis?

O instalador está a propor-me painéis policristalinos da marca alemã "Arinna". Alguém conhece?

Volt
Membro Platinium
Membro Platinium

Mensagem por Volt »

A ligação é em uma só série? O inversor aguenta até que tensão?

PS: Bom ano.

DEUSCronio
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Registado: quarta dez 21, 2011 4:28 am

Mensagem por DEUSCronio »

Jvteixeira Escreveu: O instalador está a propor-me painéis policristalinos da marca alemã "Arinna". Alguém conhece?
Mete paineis feitos em Portugal, são bons e assim ajudas a Economia Portuguesa! É o que eu vou fazer! :D
MP Fixo - 3,68 kW- SMA 4000TL
5,25kW = 21x250Wp Fluitecnik
Charneca da Caparica, Almada

Responder

Voltar para “Micro-Produção”