Serei maluco? Ajudem me a ver se compensa.
-
rodolfovieira
Autor do tópico - Membro

- Registado: quinta jun 19, 2008 10:31 am
Serei maluco? Ajudem me a ver se compensa.
Olá a todos,
venho por este meio esclarecer se estou a ficar maluco com esta ideia... e quero esclarecela de vez..
O meu trabalho fica a 45kms ida e volta de minha casa. atualmente faco boleias com um colega fazendo 500kms por mes...e faco os em um 205 xad...que consome 4.5 l aos 100.
Portanto se eu tivesse uma scooter iria sozinho e iria fazer 1000kms por mes...
assim sendo eu ja tenho o meu xad pago... as minhas despesas anuais com o carro so despesas..
sao 200 de seguro ,28 inspeccao, 28 selo...mais uma merdinha ou outra de manutencao ronda va 300 eur no total.
Agora em gasoleo gasto uma media de 30 35 eur..
35x12= 420 euros gasoleo...mais 300 despesas = 720 euros ANO...
logo pergunto.... nao compensa de maneira nenhuma comprar uma scooter electrica correcto?? visto que elas rondam os 5000 eur.
digam a vossa opiniao.
venho por este meio esclarecer se estou a ficar maluco com esta ideia... e quero esclarecela de vez..
O meu trabalho fica a 45kms ida e volta de minha casa. atualmente faco boleias com um colega fazendo 500kms por mes...e faco os em um 205 xad...que consome 4.5 l aos 100.
Portanto se eu tivesse uma scooter iria sozinho e iria fazer 1000kms por mes...
assim sendo eu ja tenho o meu xad pago... as minhas despesas anuais com o carro so despesas..
sao 200 de seguro ,28 inspeccao, 28 selo...mais uma merdinha ou outra de manutencao ronda va 300 eur no total.
Agora em gasoleo gasto uma media de 30 35 eur..
35x12= 420 euros gasoleo...mais 300 despesas = 720 euros ANO...
logo pergunto.... nao compensa de maneira nenhuma comprar uma scooter electrica correcto?? visto que elas rondam os 5000 eur.
digam a vossa opiniao.
-
serges
- Administrador

- Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm
Re: Serei maluco? Ajudem me a ver se compensa.
Ui cada caso é um caso é fazeres as contas de quanto demoraria a amortizar tal, mas creio que a scooter electrica será a unica que irá rentabilizar se a si propria, não conheço mais nenhuma!
mas faz as contas
mas faz as contas
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga
Mapa dos pontos de carga
-
pafi
- Membro Platinium

- Registado: domingo set 18, 2011 1:13 pm
Olá rodolfovieira. Também já passei pela fase das boleias e que jeito davam.
Pelo que tenho lido, o custo em eletricidade anda entre os 0,50 e 0,70€ por cada 100km percorridos (dependendo do tipo de terreno, peso do condutor, temperatura e, claro, tipo de scooter). Ora, isso dará entre 5 a 7€ de custo por cada 1000km percorridos! Portanto, o valor que apresentaste, 420€ de gasóleo, dará qualquer coisa como 60000km!
Claro que o investimento inicial é muito elevado, mas os valores falam por si. Acabei de ler o DB do ICEM4N onde podes consultar um caso real com consumos e km's percorridos (http://novaenergia.pt/forum/viewtopic.p ... 65#p180965" onclick="window.open(this.href);return false;).
Acho que até no teu post acabas por provar que sim, que vale a pena
E para gastar 300€/ano em manutenção numa scooter elétrica é preciso ter muito azar.
Pelo que tenho lido, o custo em eletricidade anda entre os 0,50 e 0,70€ por cada 100km percorridos (dependendo do tipo de terreno, peso do condutor, temperatura e, claro, tipo de scooter). Ora, isso dará entre 5 a 7€ de custo por cada 1000km percorridos! Portanto, o valor que apresentaste, 420€ de gasóleo, dará qualquer coisa como 60000km!
Claro que o investimento inicial é muito elevado, mas os valores falam por si. Acabei de ler o DB do ICEM4N onde podes consultar um caso real com consumos e km's percorridos (http://novaenergia.pt/forum/viewtopic.p ... 65#p180965" onclick="window.open(this.href);return false;).
Acho que até no teu post acabas por provar que sim, que vale a pena
Pedro Isidoro, Coimbra. A gastar e- desde dezembro 2011 | http://vepafi.weebly.com.
Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos: http://www.uve.pt
-
RJSC
- Membro Platinium

- Registado: terça jun 24, 2008 1:45 pm
Acho que o que ele quer dizer é que, a poupar 720€ por ano, que talvez até seja menos se mantiver o carro em casa pois tem que pagar o seguro, vai levar 7 anos para amortizar os 5000€ da scooter. ( 5000€/720€ = 6.94 Anos )
Pelo vistos compensar compensa, tem é que se manter a scooter mais de 7 anos!
Se for para se livrar do carro, já não paga o seguro, e amortiza o dinheiro da venda do carro na compra da scooter e aí o prazo para amortização do valor da scooter desce.
Agora quanto aos 300€ de despesas extra gasóleo é que já não tenho tanta certeza, vejamos:
300 - 200 - 28 - 28 = 44€
Ora 44€ devem ir só para a mudança de óleo e filtro.
Não muda de óleo +/- a cada 12 ou 13 meses? Quanto costuma gastar com isso?
Depois vão aparecendo escovas limpa vidros, pneus, pastilhas de travão, uma panela de escape, depois uma dolorosa revisão para mudar as correias de distribuição e tensores, fluídos de travão, etc e que vai para mais de 300€.
Acho que as despesas de manutenção que apresentou estão muito por baixo, reveja o valor a ver se é mesmo só 300€, caso não seja, reduz o prazo para amortizar. E claro, se for para despachar o carro, então a scooter paga-se a si própria muito mais rapidamente.
Se for para se livrar do carro, já não paga o seguro, e amortiza o dinheiro da venda do carro na compra da scooter e aí o prazo para amortização do valor da scooter desce.
Agora quanto aos 300€ de despesas extra gasóleo é que já não tenho tanta certeza, vejamos:
Depois vão aparecendo escovas limpa vidros, pneus, pastilhas de travão, uma panela de escape, depois uma dolorosa revisão para mudar as correias de distribuição e tensores, fluídos de travão, etc e que vai para mais de 300€.
Acho que as despesas de manutenção que apresentou estão muito por baixo, reveja o valor a ver se é mesmo só 300€, caso não seja, reduz o prazo para amortizar. E claro, se for para despachar o carro, então a scooter paga-se a si própria muito mais rapidamente.
-
serges
- Administrador

RJSC Escreveu:Acho que o que ele quer dizer é que, a poupar 720€ por ano, que talvez até seja menos se mantiver o carro em casa pois tem que pagar o seguro, vai levar 7 anos para amortizar os 5000€ da scooter. ( 5000€/720€ = 6.94 Anos )
Tudo dito... Cada caso é um caso!
Mapa dos pontos de carga
Mapa dos pontos de carga
-
RuFuS
- Membro Gold

- Registado: quarta ago 06, 2008 7:13 am
Se tens boleia, só tens de fazer 500km e se a mota seria só com essa finalidade não me parece que o conforto, segurança e tudo o resto que um carro proporciona seja de prescindir para andar esses kms todos numa mota...
Se é só para isso a minha opinião é simples...não compensa!
Se deixares de ter boleia aí já o assunto muda de conversa...
Cumps
Se é só para isso a minha opinião é simples...não compensa!
Se deixares de ter boleia aí já o assunto muda de conversa...
Cumps
Montador de Bereco, Vectrix VX-1 Premium, Vectrix VX-1 Limited Edition entre muitas outras scooters eléctricas
Mais de 70.000km a electrões em 5 anos...
-
rodolfovieira
Autor do tópico - Membro

obrigado desde ja pelas sinceras respostas.
Bom, para ter a scooter teria que vender o carro,e o carro não vale assim tanto alias deve valer uns 700eur.
o que aqui foi dito é precisamente aquilo com que estou de acordo... se a minha despesa anual ronda os 700 800 eur.. demoraria muito tempo a pagar a mota como foi já aqui dito.
Sim a manutencao do meu carro é barata e quase nula, estou a falar dum "tanque de guerra."
Mas ,ok já deu para ver que é mesmo maluqueira minha e ainda não é desta que me compensará mudar de transporte.
Ate porque, a minha intencao era fazer um credito para a pagar... pois nao disponho de euros para pagar a pronto tinha que ser pelo menos em 3 4 anos.
Caso ainda assim vejam que estou errado na minha opiniao,,, corrijam me , pois o serges disse bem cada caso é um caso.. mas este é o meu caso.
Bom, para ter a scooter teria que vender o carro,e o carro não vale assim tanto alias deve valer uns 700eur.
o que aqui foi dito é precisamente aquilo com que estou de acordo... se a minha despesa anual ronda os 700 800 eur.. demoraria muito tempo a pagar a mota como foi já aqui dito.
Sim a manutencao do meu carro é barata e quase nula, estou a falar dum "tanque de guerra."
Mas ,ok já deu para ver que é mesmo maluqueira minha e ainda não é desta que me compensará mudar de transporte.
Ate porque, a minha intencao era fazer um credito para a pagar... pois nao disponho de euros para pagar a pronto tinha que ser pelo menos em 3 4 anos.
Caso ainda assim vejam que estou errado na minha opiniao,,, corrijam me , pois o serges disse bem cada caso é um caso.. mas este é o meu caso.
-
ogadiv
- Membro Silver

- Registado: sábado abr 16, 2011 4:03 pm
Deves ter em atenção também o seguinte, só estás a fazer contas ao trajecto casa-trabalho-casa. Tenho a convicção que também fazes outros trajectos, se contabilizares esses km. fora trabalho, vais rentabilizar muito mais cedo.
Dou-te o meu exemplo, o trajecto casa-trabalho-casa, são cerca 26km. mas faço outros percursos. Neste momento e em menos de 7 meses tenho cerca de 4600 km. gastei cerca de 25€ em carregamentos (alguns deles nem os paguei mas contabilizei-os) senão já tinha gasto cerca de 500€ só em combustível. Como o meu investimento foi de 3.500 € já recuperei 14% do investimento em menos de 7 meses, por este andar em menos de 4 anos tenho o investimento rentabilizado.
Dou-te o meu exemplo, o trajecto casa-trabalho-casa, são cerca 26km. mas faço outros percursos. Neste momento e em menos de 7 meses tenho cerca de 4600 km. gastei cerca de 25€ em carregamentos (alguns deles nem os paguei mas contabilizei-os) senão já tinha gasto cerca de 500€ só em combustível. Como o meu investimento foi de 3.500 € já recuperei 14% do investimento em menos de 7 meses, por este andar em menos de 4 anos tenho o investimento rentabilizado.
-
rodolfovieira
Autor do tópico - Membro

ogadiv, posso assumir que talvez esteja a fazer uma grande confusao na minha cabeça relativamente a contas. Mas vou escrever mais um bocado para ver se clarifico mais o que quero dizer...ogadiv Escreveu:Deves ter em atenção também o seguinte, só estás a fazer contas ao trajecto casa-trabalho-casa. Tenho a convicção que também fazes outros trajectos, se contabilizares esses km. fora trabalho, vais rentabilizar muito mais cedo.
efectivamente este carro, so faz esse percurso mais nada e so trabalho casa.
Portanto como disse anteriormente a scooter teria que aguentar todos os meses 1000 kms, sou um gajo magro e leve..
Aqui os unicos valores (euros) que me estão a atrapalhar digamos assim sao:
Se eu por ano com gasoleo, inspeccao,seguro,selo, merdices de manutencao gasto 700 / 8OO EUR.
fazendo contas a 800euros vá. isto divindindo por 12 meses dava; 66.66 euros....mes..
ora se eu eventualmente comprasse a scooter teria que fazer um creito... quanto pagaria eu por mes durante 4 anos?? muito mais que 66.euros certamente.... é aqui que tenho o meu problema... e queria saber se era maluquice minha ou nao eu prescindir de uma coisa para me meter noutra que so me ira compensar daqui a 4 anos...
-
serges
- Administrador

Tens aqui um exemplo do volt pediu um credito e pagava menos do que pela gasolina...
Cada caso um caso.
Cada caso um caso.
Mapa dos pontos de carga
Mapa dos pontos de carga
-
sergio ferraz
- Membro Silver

- Registado: segunda jan 19, 2009 4:50 pm
parabens pela maquina
e se precisares de trocar diz,que levas uma scooter
e se precisares de trocar diz,que levas uma scooter
- Anexos
-
- 14811662_1.jpg (45.34 KiB) Visto 3081 vezes
Tomando porpoções quase religiosas a instituição monetária estabelecida existe como uma das formas mais incontestadas de fé que existe.
-
Jorge Rocha
- Membro Platinium

- Registado: domingo jul 31, 2011 7:55 pm
Cada caso é um caso, e cada cabeça sua sentença!
Para mim o fator ambiente tem um peso bem superior ao do conforto, mas como disse, isto sou eu a pensar!
Se eu estivesse nessa situação, tendo o carro simplesmente para as deslocações para o trabalho a 22,5km de distancia. Tendo um camarada que me desse boleia quando as condições atmosfericas faborececem as idas de carro. Era bem capaz de vender o carro, e com esses 700€ já iria diminuir o emprestimo na compra de uma mota electrica. Em 4 anos ficaria a pagar os valores que referiste que seriam aceitaveis +/- 60€/mês. Apos esses 4 anos, em vez de ter um carro ainda mais velho, e a dar despesas, teria uma mota electrica paga e muito poupadinha!
Nos dias bons (mais de 2/3 por ano), poderia eu, levar o camarada que me dava boleia nos dias menos bons.
Ficavam assim os dois a ganhar.
Se calhar não és assim tão maluco!
(brincadeira)
Para mim o fator ambiente tem um peso bem superior ao do conforto, mas como disse, isto sou eu a pensar!
Se eu estivesse nessa situação, tendo o carro simplesmente para as deslocações para o trabalho a 22,5km de distancia. Tendo um camarada que me desse boleia quando as condições atmosfericas faborececem as idas de carro. Era bem capaz de vender o carro, e com esses 700€ já iria diminuir o emprestimo na compra de uma mota electrica. Em 4 anos ficaria a pagar os valores que referiste que seriam aceitaveis +/- 60€/mês. Apos esses 4 anos, em vez de ter um carro ainda mais velho, e a dar despesas, teria uma mota electrica paga e muito poupadinha!
Nos dias bons (mais de 2/3 por ano), poderia eu, levar o camarada que me dava boleia nos dias menos bons.
Ficavam assim os dois a ganhar.
Se calhar não és assim tão maluco!
Tudo por um mundo mais limpo!
-
RuFuS
- Membro Gold

Jorge Rocha Escreveu:Cada caso é um caso, e cada cabeça sua sentença!
Ficavam assim os dois a ganhar.![]()
Se calhar não és assim tão maluco!![]()
![]()
(brincadeira)
Parece-me descabido alguém vender um carro o qual tem uma despesa tão baixa para ter só e unicamente uma mota...
Quantos de vós têm SÓ uma mota eléctrica? Só conheço um por aqui...o Volt...mas parece-me que nem todos se podem dar ao luxo do Volt pois qd é preciso sair com + de 2 pessoas como é? Cada caso é um caso e estar a aconselhar a alguém a vender um carro para comprar uma mota eléctrica não me faz sentido rigorosamente nenhum...
Eu nisso vou ser sincero ao user, não abdiques do carro pois acho que 99% dos users que têm mota seja ela eléctrica ou a gasolina também têm carro...podem-no até usar mt pouco mas têm...se ñ têm, a mulher ou algum familiar próximo tem e pode emprestar qd é necessário...
É o meu ponto de vista...até digo mais: estares a assumir um crédito para pagar uma mota só se tiveres numa situação de trabalho estável e com certezas do futuro e que esse mesmo investimento será recuperado...
Cumps
Montador de Bereco, Vectrix VX-1 Premium, Vectrix VX-1 Limited Edition entre muitas outras scooters eléctricas
-
Jorge Rocha
- Membro Platinium

Até poderá ser, mas um carro com já alguns anos poderá deixar de ter uma baixa despesa de manutenção!RuFuS Escreveu: Parece-me descabido alguém vender um carro o qual tem uma despesa tão baixa para ter só e unicamente uma mota...
Eu tenho apenas a minha motinha electrica. Mas é principalmente porque não me posso dar a certos luxos... senão teria também um carro electrico!RuFuS Escreveu:Quantos de vós têm SÓ uma mota eléctrica? Só conheço um por aqui...o Volt...mas parece-me que nem todos se podem dar ao luxo do Volt pois qd é preciso sair com + de 2 pessoas como é? Cada caso é um caso e estar a aconselhar a alguém a vender um carro para comprar uma mota eléctrica não me faz sentido rigorosamente nenhum...
Sim, é verdade, se for preciso alguem me empresta. Não existirá ninguem que tenha todos os transportes proprios para todas as situações.RuFuS Escreveu:Eu nisso vou ser sincero ao user, não abdiques do carro pois acho que 99% dos users que têm mota seja ela eléctrica ou a gasolina também têm carro...podem-no até usar mt pouco mas têm...se ñ têm, a mulher ou algum familiar próximo tem e pode emprestar qd é necessário...
Eu comprei uma mota electrica, em grande parte por estar desempregado, mas claro comprei usada e paguei a pronto, que eu não gosto de ter dividas!RuFuS Escreveu:É o meu ponto de vista...até digo mais: estares a assumir um crédito para pagar uma mota só se tiveres numa situação de trabalho estável e com certezas do futuro e que esse mesmo investimento será recuperado...
-
g_card
- Membro Silver

- Registado: segunda mar 10, 2008 10:13 pm
eu no teu caso com esse carro lia muito bem a secção de uso de óleo vegetal directo, e começava a poupar algum, isto depois de ler bem a secção e não abusar nas misturas! por parecer que vais poupar totalmente, depois acabas por ter danos no carro a longo prazo.
nunca trocava um carro por uma mota pois na mota estas ao sabor do S. Pedro todo o ano.
nunca trocava um carro por uma mota pois na mota estas ao sabor do S. Pedro todo o ano.
"A natureza deu-nos duas orelhas e uma só boca para nos advertir de que se impõe mais ouvir do que falar."
-
Jorge Rocha
- Membro Platinium

Eu trago um fato impermiavel sempre comigo, e não à chuva que me faça ficar parado!g_card Escreveu:eu no teu caso com esse carro lia muito bem a secção de uso de óleo vegetal directo, e começava a poupar algum, isto depois de ler bem a secção e não abusar nas misturas! por parecer que vais poupar totalmente, depois acabas por ter danos no carro a longo prazo.
O que seria da vida de que entrega pizzas ou comida ao domicilio, ficavam em casa nesses dias?
-
g_card
- Membro Silver

- Registado: segunda mar 10, 2008 10:13 pm
tem a sua ideia que eu respeito.Jorge Rocha Escreveu:Eu trago um fato impermiavel sempre comigo, e não à chuva que me faça ficar parado!g_card Escreveu:eu no teu caso com esse carro lia muito bem a secção de uso de óleo vegetal directo, e começava a poupar algum, isto depois de ler bem a secção e não abusar nas misturas! por parecer que vais poupar totalmente, depois acabas por ter danos no carro a longo prazo.
O que seria da vida de que entrega pizzas ou comida ao domicilio, ficavam em casa nesses dias?
mas diga-me também tem soufagem? também pode levar algo pesado consigo ou dar boleia a outra pessoa sem ter que pensar na autonomia?
tendo o carro que ele tem, e poucas despesas lhe da acho que o melhor era mesmo considerar usar algum óleo vegetal.
agora, eu só dei a minha opinião, cabe ao dono decidir.
"A natureza deu-nos duas orelhas e uma só boca para nos advertir de que se impõe mais ouvir do que falar."
-
pnlmata
- Membro

- Registado: quarta nov 09, 2011 2:00 pm
Como cada caso é um caso, segue o meu caso:
Percurso: Casa-trabalho-casa 8Km para cada lado com um subida valente em cada sentido (quase 20%), estradas "rurais", ou seja sem trânsito. Como venho por vezes almoçar a casa, a média de Km semanal é de 128Km.
Veículo: O meu carro é um Volvo S60 D5. Não é muito gastador para um condutor económico como eu (consigo fazer facilmente 5L/100Km). No entanto, para fazer os 8Km diários e com o motor frio 75% do percurso, consome em média 8,5L/100Km, para além do desgaste extra que provoco.
Quando equacionei a compra de uma scooter, estimei os gastos com o Volvo. Assim, a cada 100Km:
Combustível 8.5L x 1.394€/L = 12€
Manutenção (1000€ / 20000Km) x 100Km = 5€
Fazendo 128Km por semana, gastava (12€ + 5€) x (128Km / 100Km) = 21.8€
Ao final de 2 anos deveria gastar com o Volvo mais de 2000€.
A compra da scooter, somando a eletricidade para fazer os mais de 12000Km ficaria em quase 1.700€. Os 300€ de diferença são para os eventuais imprevistos.
Até agora as contas não me têm saído furadas, pois apesar de passar bastante tempo fora em trabalho, compenso com outras deslocações que fazia normalmente de carro, como ir às compras ou quando vou a casa de familiares.
(atenção que o preço do gasóleo é o de Agosto, porque agora compensa ainda mais
)
O que é facto é que a minha folhinha excel prevê que a scooter fique paga em 19 meses... para já!
Percurso: Casa-trabalho-casa 8Km para cada lado com um subida valente em cada sentido (quase 20%), estradas "rurais", ou seja sem trânsito. Como venho por vezes almoçar a casa, a média de Km semanal é de 128Km.
Veículo: O meu carro é um Volvo S60 D5. Não é muito gastador para um condutor económico como eu (consigo fazer facilmente 5L/100Km). No entanto, para fazer os 8Km diários e com o motor frio 75% do percurso, consome em média 8,5L/100Km, para além do desgaste extra que provoco.
Quando equacionei a compra de uma scooter, estimei os gastos com o Volvo. Assim, a cada 100Km:
Combustível 8.5L x 1.394€/L = 12€
Manutenção (1000€ / 20000Km) x 100Km = 5€
Fazendo 128Km por semana, gastava (12€ + 5€) x (128Km / 100Km) = 21.8€
Ao final de 2 anos deveria gastar com o Volvo mais de 2000€.
A compra da scooter, somando a eletricidade para fazer os mais de 12000Km ficaria em quase 1.700€. Os 300€ de diferença são para os eventuais imprevistos.
Até agora as contas não me têm saído furadas, pois apesar de passar bastante tempo fora em trabalho, compenso com outras deslocações que fazia normalmente de carro, como ir às compras ou quando vou a casa de familiares.
(atenção que o preço do gasóleo é o de Agosto, porque agora compensa ainda mais
O que é facto é que a minha folhinha excel prevê que a scooter fique paga em 19 meses... para já!
-
serges
- Administrador

Posto isto! Cada caso é um caso... acho que me estou a repetir é fazer contas pois não serve a todos...
Mapa dos pontos de carga
Mapa dos pontos de carga
-
RuFuS
- Membro Gold

Partilho a mesma opinião..boa alternativa...óleo vegetal!g_card Escreveu:tem a sua ideia que eu respeito.Jorge Rocha Escreveu:Eu trago um fato impermiavel sempre comigo, e não à chuva que me faça ficar parado!g_card Escreveu:eu no teu caso com esse carro lia muito bem a secção de uso de óleo vegetal directo, e começava a poupar algum, isto depois de ler bem a secção e não abusar nas misturas! por parecer que vais poupar totalmente, depois acabas por ter danos no carro a longo prazo.
mas diga-me também tem soufagem? também pode levar algo pesado consigo ou dar boleia a outra pessoa sem ter que pensar na autonomia?
tendo o carro que ele tem, e poucas despesas lhe da acho que o melhor era mesmo considerar usar algum óleo vegetal.
agora, eu só dei a minha opinião, cabe ao dono decidir.
Nem só de electricidade vive o fórum...