bem... isso são muito boas noticias... sim sr... quando houver melhor condição de € é algo a pensar sem qq dúvida... que isto é uma tábuaaaaaaaaaaaaaaaaaaa
Queimo, mas apenas electrões....
SW Predator GTI 40ah - "Taser" - 3100km + Vectrix Vx-1 "Cavalo Branco" - 73000Km
Estou de volta.... para anunciar que fiz uma descarga mais profunda cerca de 50% a 60% da bateria.
A verdade que notei diferenças consideráveis na potência e autonomia após o carregamento completo. O temperatura por coincidência também esteve mais alto o que pode também ter influenciado.
Assim concluo que as baterias da SW Predator de lítio também devem ter uma descarga profunda de vez em quando para aumentar a autonomia e potência.
Hoje foi mais um dia que gastei dinheiro para o transporte e mais uma vez para o carro que tem 2 anos e 9 meses. Foi calçado com 2 novos pneus da continental que me custaram 218euros.
Até hoje a mota eletrica ainda não gastou no total (eletricidade, manutenção e reparação dos amortecedores da frente) este valor. É indiscutível o custo total de um veículo de 4 rodas de origem alemã com um de 2 rodas de origem chinesa.
Cada vez mais admiro a minha mota eletrica chinesa, vamos esperar que o futuro a mantenha em forma durante muito tempo.
galt Escreveu:Hoje foi mais um dia que gastei dinheiro para o transporte e mais uma vez para o carro que tem 2 anos e 9 meses. Foi calçado com 2 novos pneus da continental que me custaram 218euros.
Até hoje a mota eletrica ainda não gastou no total (eletricidade, manutenção e reparação dos amortecedores da frente) este valor. É indiscutível o custo total de um veículo de 4 rodas de origem alemã com um de 2 rodas de origem chinesa.
Cada vez mais admiro a minha mota eletrica chinesa, vamos esperar que o futuro a mantenha em forma durante muito tempo.
Por 2 pneus para a Predator, que ainda estão por montar,paguei 70€... Michelin pilot sport
Relativamente aos amortecedores da frente que mandei trocar o óleo, ficaram mais macios. Sinto que o amortecimento é mais sentido nas lombas do que em buracos. A qualidade não aumentou apenas ficaram mais macios.
Numa lomba se for muito depressa o amortecedor bate depois de encolher, acho que é normal para amortecedores de baixa qualidade mas digo-vos que detesto ouvir o ruído. Já provoquei um grande susto a um peão que circulava no passeio e não percebeu que eu estava próximo e quando o amortecedor bateu o rapaz saltou ao ponto de meter a mão no peito com o susto que apanhou.
Recomendo a mudança do óleo, porque se trata de um valor relativamente baixo e que ajuda a reduzir o sofrimento em cima da mota.
Se passar numa zona em que existe um buraco a seguir a outro sente-se a molha do amortecedor a saltar.
galt Escreveu:Hoje foi mais um dia que gastei dinheiro para o transporte e mais uma vez para o carro que tem 2 anos e 9 meses. Foi calçado com 2 novos pneus da continental que me custaram 218euros.
Por 2 pneus para a Predator, que ainda estão por montar,paguei 70€... Michelin pilot sport
Grande preço.
A comparação é abismal. Tu com 70euros trocaste todos os pneus e eu com 218euros troquei apenas 50%.
Sim, mas não estás a contabilizar os quilómetros que fazem os 218 euros de 50% dos pneus... A diferença não é assim tão boa... Os Pilot Sport do e_bike duraram 5 mil kms (espero não estar enganado), e esses de 218 euros duram o quê? Umas 10 vezes mais, não? Se não estiver errado nestas contas, para fazeres 50 mil quilómetros no carro gastarias 436 euros em pneus (218*2) e na mota, se gastares 70 euros a cada 5 mil kms (que não está longe do que eu gastava quando usava os Pilot Sport), são 700 euros nos 50 mil. :-O.
Se comprares uns pneus mais duradouros as contas mudam logo. .
333.333,3 KM a bombar faísca! Arranjei uma fêmea que não dá à luz mas consome-a
Volt Escreveu:Sim, mas não estás a contabilizar os quilómetros que fazem os 218 euros de 50% dos pneus... A diferença não é assim tão boa... Os Pilot Sport do e_bike duraram 5 mil kms (espero não estar enganado), e esses de 218 euros duram o quê? Umas 10 vezes mais, não? Se não estiver errado nestas contas, para fazeres 50 mil quilómetros no carro gastarias 436 euros em pneus (218*2) e na mota, se gastares 70 euros a cada 5 mil kms (que não está longe do que eu gastava quando usava os Pilot Sport), são 700 euros nos 50 mil. :-O.
Atenção à diferença entre o pneu frontal e o traseiro. O primeiro da frente durou 15.000 kms, os traseiros é que têm tendência a durar pouco. Talvez devesse andar mais devagar, mas não consigo.
O paulogil tem um Pilot City na traseira com mais de 10.000 kms, mas ele anda nas calmas...
Como tu sabes o carregador instalado internamente na mota é de 10Ah. Gostava de saber como preparaste as ligações para conseguires ligar um carregador de 20A. O Orlando disse-me que por vezes o controlar pode desligar a mota caso atinja uma potência superior a 15A. Como controlaste esta situação?
É fácil comprar um carregador igual ao teu e a bom preço?
Volt Escreveu:Sim, mas não estás a contabilizar os quilómetros que fazem os 218 euros de 50% dos pneus... A diferença não é assim tão boa... Os Pilot Sport do e_bike duraram 5 mil kms (espero não estar enganado), e esses de 218 euros duram o quê? Umas 10 vezes mais, não? Se não estiver errado nestas contas, para fazeres 50 mil quilómetros no carro gastarias 436 euros em pneus (218*2) e na mota, se gastares 70 euros a cada 5 mil kms (que não está longe do que eu gastava quando usava os Pilot Sport), são 700 euros nos 50 mil. :-O.
Tens toda a razão fizeram 70 000kms. É verdade que a mota consome muito pneu. Para já só troquei o da frente (Michelin Sport) por uma questão de segurança e ainda não está a meio e já fez cerca de 6000kms. O detrás como ainda tenho o original e com muito rasto deve fazer bastantes. O pneu de trás é de origem e sinto que pode manter-se se circular em piso seco, porque em piso molhado (como ontem) tenho muito medo e ando bastante devagar. Se chegar muitos dias de chuva vou mudá-lo senão deixo-o estar e tento circular apenas com piso seco.
Ainda assim custa menos pagar uma fatura de 50 euros várias vezes que uma de 218euros de uma só vez.
Também é verdade que os 70000kms foram feitos com os pneus originais e todos sabemos que duram mais.
Como tu sabes o carregador instalado internamente na mota é de 10Ah. Gostava de saber como preparaste as ligações para conseguires ligar um carregador de 20A. O Orlando disse-me que por vezes o controlar pode desligar a mota caso atinja uma potência superior a 15A. Como controlaste esta situação?
É fácil comprar um carregador igual ao teu e a bom preço?
Não foi preciso preparar nada pois o meu carregador de origem é externo e liga as baterias através de uma ficha de 2 polos. O teu se é interno, vais ter de descobrir se está ligado com ficha ou directamente ao BMS. O maior problema é o BMS que pode não aguentar a corrente de carga, porque o controlador está desligado quando a mota está a carregar. Como algumas motas da sw usam carregadores de 20A de origem, achei que à partida não havia problema. Já o uso há vários meses e não notei qualquer problema em relação ao de origem.
Comprei no site http://www.bmsbattery.com" onclick="window.open(this.href);return false;, e custou à volta de 200 euros. Não paguei taxas de alfândega e foi entregue directamente em casa. Convem que tenhas paypal para o pagamento ser mais seguro.
Na ficha técnica do bms fala em 30ah de carga máxima, mas convém confirmar. Quando o carregador é interno está soldado. Quando o carregador é externo a ligação é feita por fichas SB50. Basta uma pesquisa no ebay e aparecem carradas de resultados.
Vou encomendar o de 6ah para ensaiar o carregamento em paralelo com o de 15ah. Aparentemente, pela experiência do HP78 nao haverá problemas.
O bms pode fazer desligar a alimentação mesmo com pouca carga (meia dúzia de Amperes).
Basta que para isso haja uma célula com a sua carga completa enquanto as outras ainda não. O que acontece é que essa célula (a da carga completa) continua a receber carga e assim que ultrapassar dos valores que o bms tem como máximos (que poderá ser aos 4V), dá-se o corte enquanto o bms dissipa essa energia, voltando novamente a ligar a alimentação quando os valores descerem.
Estando todas as células bem balanceadas por cima, e desde que não se ultrapasse os valores de carga constante máxima, não haverá problema algum! Amperes com força nelas…
Não não tenho experiência no assunto e não faço ideia de como está ligado internamente.
Tenho de aguardar que alguém experiente verifique para não fazer asneira. Quando tinha as baterias de Gel o carregador era externo e ligava de lado no ficha que atualmente ainda lá está.
Ontem foi o dia que fiz mais quilómetros, 142 km no total. Teve um carregamento à hora de almoço no Colombo e depois a meio da tarde no Estoril. De manhã fui à margem Sul. O tempo ameno melhorou consideravelmente a autonomia e potência.
A próxima grande viagem será à Figueira da Foz, com 2 carregamentos pelo meio.
O tempo está convidativo para passear em 2 rodas....
galt Escreveu:Ontem foi o dia que fiz mais quilómetros, 142 km no total. Teve um carregamento à hora de almoço no Colombo e depois a meio da tarde no Estoril. De manhã fui à margem Sul. O tempo ameno melhorou consideravelmente a autonomia e potência.
A próxima grande viagem será à Figueira da Foz, com 2 carregamentos pelo meio.
O tempo está convidativo para passear em 2 rodas....
Anda lá que eu com 40ha fiz 198kms ... toca a dar corda à mota que ela só quer andar !!
Ainda dizem que os veículos eletricos têm pouca autonomia.... ehehe
Muitos quilómetros.
galt Escreveu:Já percebi que vão organizar um encontro em Mira ou Espinho. Se for em Mira também quero ir. Devo estar na figueira da foz em 30 de Março.
Será difícil ultrapassar o teu record.
Ainda dizem que os veículos eletricos têm pouca autonomia.... ehehe
Muitos quilómetros.
A de Março vai ser em Espinho dia 31... não consegues cá chegar?
Vai ao topico concentração Marçoe escreve antes lá.
Bem na quarta-feira à noite tive a minha primeira avaria na mota. Estava a 500 m de casa, pelo que tive de a empurrar com uma subida de 30 m. Problema é simples o disjuntor avariou. Já mandei vir da china um, mas demora o seu tempo quase 1 mês. Como tempo é dinheiro mandei também vir um de uma empresa do norte que deve chegar amanhã mas o preço é 3 vezes superior ao disjuntor que vem da china.
O que vem da china é corrente contínua de 100A que não se vende em Portugal. O disjuntor que comprei na empresa de Guimarães é de corrente alternada de 100A que pode ser adaptado.
Enfim nestes 3 dias já gastei 20 euros em combustíveis a ir para Lisboa, e ainda estacionamento.
Agora posso dizer que o investimento facilmente se rentabiliza só com a redução dos custos de não andar de 4 rodas.