EcoLiberty 2.0Kw em Ferreira do Zêzere

Local ideal para diário de bordo dos Motociclos / Ciclomotores eléctrico
Responder
Avatar do Utilizador

Autor do tópico
lopes
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1053
Registado: terça dez 28, 2010 12:22 pm
Localização: Ferreira do Zêzere

EcoLiberty 2.0Kw em Ferreira do Zêzere

Mensagem por lopes »

Bem, e com a venda da Spider, tenho que arranjar mais um VE... :)
Vou buscar uma EcoLiberty, "prima" da Spider que eu tinha, pois vem do mesmo dono. Nada como ficar em familia! :lol:

O motivo da troca foi essencialmente porque para os quilómetros que faço diáriamente (30/40km sem poder carregar pelo meio) estavam a pedir demais das baterias e daqui a uns tempos ficava com elas esgotadas, e como tal precisava de algo mais forte e que me permitisse mudar para litio, pois a Spider tinha sido adquirida praticamente com baterias novas.

Curiosamente há coisas do destino... quando fui buscar a Spider, a única scooter que dava para experimentar era mesmo esta Liberty, pois a spider já tinha as baterias esgotadas e nem arrancava... esta liberty foi mesmo o primeiro VE em que andei! :P

Como as baterias também já não estão no seu melhor, está à vista uma possivel conversão para lítio, o que vai de encontro com aquilo que realmente preciso de momento. Além disso a Liberty tem um bocado de reparação pela frente, pois tem algumas mazelas de anteriores quedas e encostos, mas até isso me vai dar gozo fazer! :mrgreen:

Deixo uma foto da dita, que é linda mesmo com muitos arranhões e plásticos partidos! eh eh :lol:

Imagem

Avatar do Utilizador

Volt
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 7717
Registado: quarta set 24, 2008 11:26 am

Re: EcoLiberty 2.0Kw em Ferreira do Zêzere

Mensagem por Volt »

Ora bem, já cá faltava esse DB. :-D. Compraste-a com quantos quilómetros? E em que data?

PS: Estou actualizando a lista de VE. ;-).

PPS: Boa sorte com ela. :-).
333.333,3 KM a bombar faísca!
Arranjei uma fêmea que não dá à luz mas consome-a

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
lopes
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1053
Registado: terça dez 28, 2010 12:22 pm
Localização: Ferreira do Zêzere

Re: EcoLiberty 2.0Kw em Ferreira do Zêzere

Mensagem por lopes »

Volt Escreveu:Ora bem, já cá faltava esse DB. :-D. Compraste-a com quantos quilómetros? E em que data?

PS: Estou actualizando a lista de VE. ;-).

PPS: Boa sorte com ela. :-).
Por questões logísticas, e também por algum atraso nas negociações ainda está com o dono, mas o negócio está fechado e no fim-de-semana já a devo ter por cá! ;) Está com 4570km.
Assim que chegue, eu aviso!

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
lopes
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1053
Registado: terça dez 28, 2010 12:22 pm
Localização: Ferreira do Zêzere

Re: EcoLiberty 2.0Kw em Ferreira do Zêzere

Mensagem por lopes »

A minha menina já cá mora!

Imagem

Imagem

Nem tive tempo de colocar o topcase que tinha tirado para facilitar o transporte, pois fui logo experimentar a máquina. :)
Mesmo com as baterias quase arrumadas, nota-se bem a força dos 2000w em comparação com a anterior Spider de 1400w.

Com o testdrive dei com mais um problema para resolver... piscas não há... não funciona nenhum... o que poderá ser?
Tá visto que tenho que começar a desmontar a máquina mais cedo que o previsto.

Avatar do Utilizador

Jorge Rocha
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 3152
Registado: domingo jul 31, 2011 7:55 pm
Localização: Aveiro

Re: EcoLiberty 2.0Kw em Ferreira do Zêzere

Mensagem por Jorge Rocha »

Olá Pedro Lopes,

Muitos kms pela frente na nova menina!

Eu pessoalmente gosto muito desse contraste de cores.

Quanto aos piscas, tem calma, memso que estejam avariados, é coisa que com poucos euros se resolve, e as ligações são bastante simples.

Essa futura conversão para litio vai ficar um espetaculo com toda a certeza. No que se poder ajudar, podes sempre contar aqui com o pessoal!

Boa sorte e um abraço!
Tudo por um mundo mais limpo!


tavares
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1079
Registado: sábado ago 23, 2008 12:31 pm

Re: EcoLiberty 2.0Kw em Ferreira do Zêzere

Mensagem por tavares »

Boa máquina , e esse controlador aí onde está de certeza que não aquece .

A diferença de potencia de 1400W para 2000W é mesmo grande? Pergunto porque uma das alterações que tenho previstas caso continue com a Evader é alteração para um motor de 2000-2500W , a partir dos 2500 já não pq os motores que tenho visto são jante 13.

Quanto aos piscas se for o relé , é barato e fácil de mudar , caso seja dificil de encontrar , penso ter um em stock.

Avatar do Utilizador

Jorge Rocha
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 3152
Registado: domingo jul 31, 2011 7:55 pm
Localização: Aveiro

Re: EcoLiberty 2.0Kw em Ferreira do Zêzere

Mensagem por Jorge Rocha »

tavares Escreveu:Boa máquina , e esse controlador aí onde está de certeza que não aquece .

A diferença de potencia de 1400W para 2000W é mesmo grande? Pergunto porque uma das alterações que tenho previstas caso continue com a Evader é alteração para um motor de 2000-2500W , a partir dos 2500 já não pq os motores que tenho visto são jante 13.

Quanto aos piscas se for o relé , é barato e fácil de mudar , caso seja dificil de encontrar , penso ter um em stock.
Olá Tavares,
O meu controlador nesse sitio estava a ser refrigerado a água ou em banho maria :) (não tardava muito, já era...)
Agora está controlado por mim, com um sensor de temperatura mesmo em cima dos transístores de potência. Já o submeti a esforços constantes entre fortes inclinações, tanto a debitar como a regenerar, e o seu aquecimento foi quase nulo. É certo que foi no Inverno, mas quando estiver um dia de pleno Verão irei fazer o mesmo para verificar seus resultados.

Se quiseres fazer um aumento de potência para valores aproximados a 2500W, basta que lhe somes uma bateria de 6V, ou duas células no caso de lítio.

Este aumento não será tão exagerado que necessite a troca dos condensadores no controlador. Apenas terás de ter o cuidado de seguir as tensões e não deixar diminuir mais que os 47V no pack total.
Eu já coloquei a minha com mais uma bateria de 12V e chegou a dar 65 km/h, quando carregadinhas, e fiz essa experiencia quando já as baterias estavam com uma autonomia de apenas 15 km.

Claro que não o recomendo com baterias de gel, e mesmo de lítio, apenas se for com 60Ah de mínimo (pois os picos de corrente nas subidas chegam aos 60A, e no caso se a subida for longa...)
Tudo por um mundo mais limpo!

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
lopes
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1053
Registado: terça dez 28, 2010 12:22 pm
Localização: Ferreira do Zêzere

Re: EcoLiberty 2.0Kw em Ferreira do Zêzere

Mensagem por lopes »

tavares Escreveu:Boa máquina , e esse controlador aí onde está de certeza que não aquece .

A diferença de potencia de 1400W para 2000W é mesmo grande? Pergunto porque uma das alterações que tenho previstas caso continue com a Evader é alteração para um motor de 2000-2500W , a partir dos 2500 já não pq os motores que tenho visto são jante 13.

Quanto aos piscas se for o relé , é barato e fácil de mudar , caso seja dificil de encontrar , penso ter um em stock.
Essa alteração de mudar o motor foi coisa que ainda cheguei a pensar para a Spider, mas depois não avançou.
Sobre a diferença de 1400 para 2000 não deu para tirar grandes conclusões, foi só estrada acima, estrada abaixo, pois só amanhã é que vou tratar da alteração do seguro. A subir pouca diferença notei, mas quando a subida acabou ela devenvolveu mais rápido.
Também dei conta de muitas afinações que vou ter que fazer, pois notei folgas na coluna de direcção, trepidações na travagem da frente, e a roda de trás também está meio presa nos calços.
Mas era coisa que já contava, pois já a Spider também me chegou às mãos assim e depressa resolvi esses problemas.
Para todos os efeitos esta trata-se de uma mota de serviço adquirida a baixo custo, conta com quase 5000km e nunca deve ter tido os devidos cuidados de matutenção.
Agora é mãos à obra! ;)

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
lopes
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1053
Registado: terça dez 28, 2010 12:22 pm
Localização: Ferreira do Zêzere

Re: EcoLiberty 2.0Kw em Ferreira do Zêzere

Mensagem por lopes »

Já desmontei o circuito junto ao rele dos piscas, e encontrei várias possiveis causas para a falta de piscas, entre elas, fios a ficar descarnados, fichas com folgas, más soldaduras no circuito do rele. Reparei todas, voltei a montar tudo e voila! Piscas já tenho. ;)

Avatar do Utilizador

Mumia
Moderador
Moderador
Mensagens: 5514
Registado: quinta out 14, 2010 11:48 am
Localização: Carcavelos

Re: EcoLiberty 2.0Kw em Ferreira do Zêzere

Mensagem por Mumia »

ehehehe é assim mesmo com dedicação tudo se resolve :D

boa sorte e mt Km's com a nova "parceira" ;)
Queimo, mas apenas electrões....
SW Predator GTI 40ah - "Taser" - 3100km + Vectrix Vx-1 "Cavalo Branco" - 63000Km

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
lopes
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1053
Registado: terça dez 28, 2010 12:22 pm
Localização: Ferreira do Zêzere

Re: EcoLiberty 2.0Kw em Ferreira do Zêzere

Mensagem por lopes »

Mumia Escreveu:ehehehe é assim mesmo com dedicação tudo se resolve :D

boa sorte e mt Km's com a nova "parceira" ;)
Obrigado ;)
Por enquanto a Liberty pouco vai andando...
Entretanto fiz mais umas melhorias a nível mecânico, travões, direcção, etc... segurança primeiro que tudo! :)

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
lopes
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1053
Registado: terça dez 28, 2010 12:22 pm
Localização: Ferreira do Zêzere

Re: EcoLiberty 2.0Kw em Ferreira do Zêzere

Mensagem por lopes »

E pronto começou a guerra! :lol:

Imagem

Chegou a fase de mudança de imagem. Retirei todos os plásticos, de seguida vou reparar e reconstruir o que for necessário, depois vão à pintura - a liberty vai ser branca!
Isso vai obrigar a mudar o registo, mas não é nada de complicado, acho que até é possível fazer o pedido de alteração online no site do IMTT.
Aproveitar que ela está mesmo parada, para fazer essa operação.

Era para pintar em casa com spray, sabendo à partida que o resultado não ia ser o melhor.
Mas tenho um amigo pintor profissional com a respectiva estufa que me faz o serviço em conta.
E como acho que a liberty merece, é lá que vai ser pintada! ;)

Avatar do Utilizador

pafi
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 2478
Registado: domingo set 18, 2011 1:13 pm
Localização: Coimbra

Re: EcoLiberty 2.0Kw em Ferreira do Zêzere

Mensagem por pafi »

Dá gosto ver coisas destas a acontecer, e o império das brancas vai aumentando :)
Continuação de bom trabalho.

Pedro Isidoro, Coimbra. A gastar e- desde dezembro 2011 | http://vepafi.weebly.com.


Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos: http://www.uve.pt

Avatar do Utilizador

Jorge Rocha
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 3152
Registado: domingo jul 31, 2011 7:55 pm
Localização: Aveiro

Re: EcoLiberty 2.0Kw em Ferreira do Zêzere

Mensagem por Jorge Rocha »

Muito bem! Assim dá gosto...

Desculpa a pergunta, mas já verificaste se o quadro necessita de uns reforços? :)
Tudo por um mundo mais limpo!

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
lopes
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1053
Registado: terça dez 28, 2010 12:22 pm
Localização: Ferreira do Zêzere

Re: EcoLiberty 2.0Kw em Ferreira do Zêzere

Mensagem por lopes »

pafi Escreveu:Dá gosto ver coisas destas a acontecer, e o império das brancas vai aumentando :)
Continuação de bom trabalho.
Obrigado! ;)
Acho que vai ficar engraçada toda em branco, depois com mais uns autocolantes vai ficar 5*!
Jorge Rocha Escreveu:Muito bem! Assim dá gosto...

Desculpa a pergunta, mas já verificaste se o quadro necessita de uns reforços? :)
Sim, foi a primeira coisa que fiz depois de tirar os plásticos! :D
Aparentemente está tudo ok e com bom aspecto. ;)

Avatar do Utilizador

t3lmo
Moderador
Moderador
Mensagens: 2435
Registado: sábado nov 12, 2011 10:35 pm
Localização: Sintra

Re: EcoLiberty 2.0Kw em Ferreira do Zêzere

Mensagem por t3lmo »

Muitos parabéns pela nova montada elétrica, muitos e bons km's com ela!
Gosto de ver tanta dedicação! É merecida! E branca vai ficar linda :D Vai partilhando as fases de alterações ;)
e·carga   ekoway ML5000 Dez-2011 · 34.333km
             Outlander PHEV Dez-2014 · 70.000km
             Bmw C Evolution Set-2015 · 60.000km
             Peugeot iOn Jan-2017 · 50.000km

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
lopes
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1053
Registado: terça dez 28, 2010 12:22 pm
Localização: Ferreira do Zêzere

Re: EcoLiberty 2.0Kw em Ferreira do Zêzere

Mensagem por lopes »

t3lmo Escreveu:Muitos parabéns pela nova montada elétrica, muitos e bons km's com ela!
Gosto de ver tanta dedicação! É merecida! E branca vai ficar linda :D Vai partilhando as fases de alterações ;)
Obrigado t3lmo! ;)
Branco também acho que vai ficar porreira.
E também já lhe mandei fazer uns autocolantes personalizados em vinil, para lhe colar! ;)

Depois de uma semanada a arranjar plásticos, em que tirei todos os riscos, reconstruí bocados que já faltavam, etc... as carenagens seguiram hoje para o pintor. Conto de as ter prontas no próximo fim-de-semana.

Entretanto desmontei as baterias... a liberty tinha uma série de 4 ainda de origem, mais 4 na outra série que tinham sido mudadas à uns quilometros atrás mas sem grandes resultados práticos. Na série de origem as baterias carregadas a semana passada marcam hoje cerca de 12,5V, na série mais recente marcam 13,2V.

Estou neste momento a descarregar as 4 baterias de origem para forçar a baixar a tensão para ver se elas "acordam", depois vou carregar todas individualmente com carregador de 12v para as balancear.
E depois estou a pensar monta-las em forma alternada, ou seja, 2 velhas + 2 recentes em cada série. Parece-me ser a melhor opção para tentar segurar melhor a tensão total no pack, ou pelo menos irá ficar mais equilibrado. Espero com isto conseguir que a mota me faça pelo menos 15km por dia, para ver se tenho mota nos próximos meses e até que não chegue o litio!

Abraço,

Avatar do Utilizador

Jorge Rocha
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 3152
Registado: domingo jul 31, 2011 7:55 pm
Localização: Aveiro

Re: EcoLiberty 2.0Kw em Ferreira do Zêzere

Mensagem por Jorge Rocha »

Sugeria que as colocasses todas em paralelo e deixasses a descarregar lentamente (se tiveres uma UPS, podes utilizar-la para a descarga, sem que corras o risco de as descarregar mais do que o normal, pois a UPS faz o corte quando já não houver a tenção minima).
Para a carga e balanceamento, a mesma coisa, de as manter em série, para que carreguem mais lentamente e que fiquem todas ao mesmo potencial.

Eu com as minhas, depois de lhes fazer algo parecido, ainda fiz mais 2000 kms.

Bom trabalho e boa Pascoa
Tudo por um mundo mais limpo!

Avatar do Utilizador

e_bike
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1706
Registado: sábado jan 30, 2010 11:40 pm
Localização: Abrantes

Re: EcoLiberty 2.0Kw em Ferreira do Zêzere

Mensagem por e_bike »

Prá semana temos mais uma branquinha! :D

Vê lá se montas isso depressa, para ser mais uma na estrada!
ImagemSW PREDATOR GTI - 60Ah - 71.000 km
Blogue da minha Predator
Galeria de Fotos da Predator

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
lopes
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1053
Registado: terça dez 28, 2010 12:22 pm
Localização: Ferreira do Zêzere

Re: EcoLiberty 2.0Kw em Ferreira do Zêzere

Mensagem por lopes »

e_bike Escreveu:Prá semana temos mais uma branquinha! :D

Vê lá se montas isso depressa, para ser mais uma na estrada!
Fica a faltar o documento único da mota que também vai atrasar a coisa, pois ainda estou à espera que chegue o novo (por causa da alteração de proprietário), para poder depois pedir a alteração da cor. Até já devia ter chegado... da Spider demorou uma semana... esta já está a demorar mais!

Responder

Voltar para “Motociclos / Ciclomotores”