boas,
queria pedir a vossa ajuda para a seguinte situação:
Como posso calcular a quantidade de paineis que preciso para alimentar os equipamentos que quero ligar? Existe alguma formula de conversão?
Dou 1 exemplo do que pretendo: tenho 1 armazém agricola que não tem electricidade e queria lá colar 1 router 3g com uma pen e uma camara de vigilância, ambos os equipamentos trabalham a 12v e gastam 1A, de quanto teria que ser o painel para alimentar isto?
Cumprimentos, Ghost_Boy.
ajuda a novato
-
Autor do tópico - Novo membro
- Registado: quarta abr 18, 2012 10:35 am
ajuda a novato
Cumprimentos, Ghost_Boy.
-
- Membro Silver
- Registado: terça out 11, 2011 7:30 pm
Re: ajuda a novato
ghost_boy Escreveu:boas,
queria pedir a vossa ajuda para a seguinte situação:
Como posso calcular a quantidade de paineis que preciso para alimentar os equipamentos que quero ligar? Existe alguma formula de conversão?
Dou 1 exemplo do que pretendo: tenho 1 armazém agricola que não tem electricidade e queria lá colar 1 router 3g com uma pen e uma camara de vigilância, ambos os equipamentos trabalham a 12v e gastam 1A, de quanto teria que ser o painel para alimentar isto?
Cumprimentos, Ghost_Boy.
A fórmula é P=UI, se é alimentado a 12v e gasta 1 A então consome 12x1 = 12 W, se o consumo se mantém durante 1 hora então a energia gasta pelo sistema é de 12 Wh. Num dia gastaria 24*12 = 288 Wh no total
Para projectar o sistema tem que ter em conta a capacidade da bateria para fornecer a energia enquanto o painel não o fizer e com alguma margem para aguentar os dias de menos sol, e um painél que forneça energia suficiente para alimentar o sistema e repor a carga da bateria. Sem fazer contas, julgo que um painel de 40-50 Wp seria suficiente.
Espero ter ajudado.
Cps