Rendimentos Microprodução - IRS 2011

Para assuntos relacionados com o Micro-Produção.
Responder

areosa
Membro Silver
Membro Silver
Registado: terça out 11, 2011 7:30 pm

Re: Rendimentos Microprodução - IRS 2011

Mensagem por areosa »

Ferreira73 Escreveu: (..)
Em primeiro lugar, nos anos de 2009 e 2010 a declaração de IRS não estava preparada para declarar rendimentos de microprodução, pelo menos não existia um campo que assumisse a isenção até aos 5000€ (embora eu desconheça se antes da alteração ao DL 363/2007 efectuada em 2010 existia essa isenção), não existido campo especifico ninguém declarou e não é agora que vai declarar para os anos de 2009 e 2010.
Fica aqui a informação, a isenção dos 5000€ foi acrescentada ao DL 363/2007 pelo artigo 90º da Lei n.º67-A/2007 de 31 de Dezembro, que tem como título "Orçamento do Estado para 2008", o que significa que a isenção dos 5000€ entrou em vigor no dia 1/1/2008 e mantém-se até à data (até ver!).
Cps,

Jose0209
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Registado: terça abr 10, 2012 6:24 pm

Mensagem por Jose0209 »

Boa noite.
Obrigado Ferreira 73, pela preciosa ajuda.
Mais uma achega.
Simulei para 5000 € e para 5001 €.
Na simulaçáo para 5001 €, o rendimento colectável é acrescido de 1000 € em relação à simulação para 5000 € ou menos.
Logo:
1-O programa exclui os valores até 5000 €, como previsto.
2-Para valores superiores a 5000 € ,entra com 20 % para o rendimento colectável.Logo ,trata-se de uma "venda" e não " outros rendimentos".

3-Quem facturar mais um euro além de 5000 €, sujeita-se a pagar mais umas centenas de euros.Simulem e vejam ....

Sem comentários.Isto tem de ser tudo revisto...parece -me imoral e talvez ilegal.

Jose0209
Membro Dedicado
Membro Dedicado

Mensagem por Jose0209 »

Bom dia,

Para que náo fiquem dúvidas relativamente ao post anterior, informo que a simulação permite confirmar que os rendimentos de microgeração de 5000 € ou menos não são tributados e os superiores a 5000 € são tributados integralmente, da seguinte forma:

Rendimento x 20% x taxa aplicável

Exemplo- rendimento de 5010 €, com taxa de 30%
Imposto - 5010 x 20% x 30%=300,60

Ou seja, em muitas situacões, mais facturação pode significar menos rendimento líquido!

Original !

Autor do tópico
Ferreira73
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Registado: domingo jan 31, 2010 1:03 pm

Mensagem por Ferreira73 »

Jose0209 Escreveu:Boa noite.
Obrigado Ferreira 73, pela preciosa ajuda.
Mais uma achega.
Simulei para 5000 € e para 5001 €.
Na simulaçáo para 5001 €, o rendimento colectável é acrescido de 1000 € em relação à simulação para 5000 € ou menos.
Logo:
1-O programa exclui os valores até 5000 €, como previsto.
2-Para valores superiores a 5000 € ,entra com 20 % para o rendimento colectável.Logo ,trata-se de uma "venda" e não " outros rendimentos".

3-Quem facturar mais um euro além de 5000 €, sujeita-se a pagar mais umas centenas de euros.Simulem e vejam ....

Sem comentários.Isto tem de ser tudo revisto...parece -me imoral e talvez ilegal.
Boa tarde

Realmente tem toda a lógica ser o coeficiente 0,20 e não 0, 70 como eu tinha adiantado, no seguimento de uma instrução interna a que tive acesso. Espero que o sistema liquidador esteja em consonância com o simulador.

Quando á isenção apenas até aos 5.000€, confirma-se.......e deixa a pensar quem anda perto destes valores, será melhor desligar antes??? Mas isso também pode trazer problemas.........acho que só o São Pedro pode ajudar nessa situação.

Agradeço ao amigo areosa a confirmação da isenção desde 2008.

Cps

Autor do tópico
Ferreira73
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Registado: domingo jan 31, 2010 1:03 pm

Mensagem por Ferreira73 »

...é tudo tão ridiculo que até quem tem mais de 5.000€ de produção vai estar sujeito à sobretaxa de 3.5%.

Jose0209
Membro Dedicado
Membro Dedicado

Mensagem por Jose0209 »

Bom dia,

JN pegou no assunto...agora a grande maioria dos microprodutores vai ficar avisada e levantar questões.

Jose0209
Membro Dedicado
Membro Dedicado

Mensagem por Jose0209 »

Notícia hoje no JN...
Esperemos que outros órgãos sigam o caminho...

jasmim
Membro Gold
Membro Gold
Registado: sexta out 10, 2008 12:40 pm

Mensagem por jasmim »

Aqui:
http://www.jn.pt/PaginaInicial/Economia ... id=2460186" onclick="window.open(this.href);return false;
www.eletricar.pt comércio de veículos elétricos
Vectrix de lítio / Nissan Leaf / Peugeot Ion / BMW i3 REX
Microproduçao Autoconsumo

PaulOL
Membro Gold
Membro Gold
Registado: quinta nov 05, 2009 10:27 pm

Mensagem por PaulOL »

Jose0209 Escreveu:Notícia hoje no JN...
Esperemos que outros órgãos sigam o caminho...

Boas!

É isso mesmo, o primeiro passo pela mão do JN... :mrgreen:
Esperemos que outros órgãos da comunicação social também façam o mesmo, incluído as TVs, mas o mais importante ainda está para vir, esperemos que também interpolem as entidades responsáveis por este "TRAMA" como a AT, DGE, DGEG, Certiel, EDP para esclarecerem porque NUNCA nenhuma destas entidades alertaram para o que a AT agora está a exigir aos microprodutores... :shock: todo este processo demonstra MÁ FÉ e DESREPEITO para com o cidadão, se nada for feito no sentido de corrigir esta situação! :evil:
Já refletiram, se por exemplo um microprodutor pretender vender a sua habitação, os possiveis compradores podem não estar interessados em assumirem uma nova actividade como "Trabalhador Independente", o que parecia uma Mais-Valia para a habitação pode passar a ser um ENTRAVE ao negócio! :twisted: ou então temos de levar a MP às costas...

Volt
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: quarta set 24, 2008 11:26 am

Mensagem por Volt »

PaulOL Escreveu: ou então temos de levar a MP às costas...
E isto é algo que não podemos fazer...
333.333,3 KM a bombar faísca!
Arranjei uma fêmea que não dá à luz mas consome-a

Jose0209
Membro Dedicado
Membro Dedicado

Mensagem por Jose0209 »

Como reagir?

Abaixo assinado à DGCI ? Provedor de Justiça? Tribunais?

Jose0209
Membro Dedicado
Membro Dedicado

Mensagem por Jose0209 »

A revista Vida Económica publicou hoje o artigo "Fisco mata Microprodução?"

PaulOL
Membro Gold
Membro Gold

Mensagem por PaulOL »

Jose0209 Escreveu:Como reagir?

Abaixo assinado à DGCI ? Provedor de Justiça? Tribunais?

Boas,

Cruzar o braços NÃO...
Primeiramento qualquer forma que não obrigue a mais despesas.
TODOS os microprodutores deviam fazer:
- Reclamação por escrito em todas as repartições de finanças ou no site.
- Dar conhecimento à imprensa.
- Mostrar a nossa indignação por escrito, às autoridades diretamente envolvidas com as energias renovaveis.
- Expor o problema ao Provedor da Justiça.
- ... e qualquer outra forma possivel.

sousacastro
Membro Silver
Membro Silver
Registado: sexta jul 29, 2011 9:22 pm

Mensagem por sousacastro »

Jose0209 Escreveu:A revista Vida Económica publicou hoje o artigo "Fisco mata Microprodução?"

Aqui fica o artigo que a revista Vida Económica publicou http://www.vidaeconomica.pt/gen.pl?p=st ... ries/80983" onclick="window.open(this.href);return false;

No meu ponto de vista este artigo está muito bem elaborado focando a confusão no ambito do IRS.
Cumprimentos,

Sousa Castro
_______
O Sol nas nossas mãos.
Micro-produção 3,45 kW
Seguidor Das4, 20 painéis LG 240w, inversor Kaco 4200
Citroen CZERO

cmspinto
Membro
Membro
Registado: sexta abr 20, 2012 1:43 pm

Mensagem por cmspinto »

Sim, este é o artigo que os colegas José e JDuarte prepararam, e que tinham colocado no fórum para apreciação.
Pode ser que esta e outras publicitações do tema noutros meios de comunicação social chame a atenção de quem "governa" para a confusão instalada.

alexjp4
Membro Gold
Membro Gold
Registado: terça jun 05, 2007 3:16 pm

Mensagem por alexjp4 »

Ontem liguei para a DECO para saber informações sobre o preenchimento da declaração modelo B e a resposta deles foi que como não atingia os 5000€ no parecer deles não era necessário mencionar o valor na declaração modelo B.
Tambem fui a repartição de finanças mas a funcionária que me podia esclarecer não estava por isso vou lá na 2ª feira, depois digo mais alguma coisa.

alexjp4
Membro Gold
Membro Gold
Registado: terça jun 05, 2007 3:16 pm

Mensagem por alexjp4 »

Jose0209 Escreveu:Caros amigos microprodutores,
Este é o texto que resulta da colaboração entre mim e o JDuarte e que propomos analisem e digam de vossa justiça para enviarmos, todos nós , para a comunicação social.Aguardamos o vosso parecer.

FISCO MATA MICROPRODUÇÂO ?
A actividade da microprodução eléctrica em Portugal é regulamentada pelo DL 363/2007 de 2 de Novembro. Este decreto lei prevê um regime de excepção ao abrigo do programa Simplex para fomentar a produção de energia a partir de fontes renováveis, em que todo o processo de relacionamento entre o candidato a microprodutor e a administração central é feita através de uma plataforma electrónica conhecida como renováveis na hora.
No preâmbulo do referido DL temos:
"Assim, desta forma, o presente decreto-lei vem simplificar significativamente o regime de licenciamento existente, substituindo-o por um regime de simples registo, sujeito a inspecção de conformidade técnica. A entrega e a análise de projecto são substituídas pela criação de uma base de dados de elementos -tipo preexistente que o produtor deve respeitar, encurtando -se um procedimento com duração de vários meses a um simples registo electrónico.
É criado o Sistema de Registo da Micro produção (SRM), que constitui uma plataforma electrónica de interacção com os produtores, no qual todo o relacionamento com a Administração, necessário para exercer a actividade de microprodutor, poderá ser realizado.
É ainda previsto um regime simplificado de facturação e de relacionamento comercial, evitando -se a emissão de facturas e acertos de IVA pelos particulares, que, para esse efeito, s ão substituídos pelos comercializadores."

Com a sua republicação surge o n.º 6 do art. 12º que diz: "O rendimento, de montante inferior a € 5000, resultante da actividade de microprodução prevista no presente decreto-lei, fica excluído de tributação em IRS."
Até aqui tudo normal, até que este ano o fisco decide lançar a confusão ao colocar um campo 423 no anexo B do Modelo 3 – IRS para que sejam declarados os rendimentos da microprodução ,incluindo os excluídos de tributação.O que não seria problema se para tal não fosse exigido ter declarado préviamente o início desta actividade, para o qual os microprodutores não tinham sido avisados em lado algum.Aliás o próprio fisco nunca tinha diferenciado anteriormente estes rendimentos no anexo B,o que mostra que mudou de opinão ou andava distraído.É que declarar a actividade tem implicações em matéria de IVA, IRS e Segurança Social que ,exigidas só agora e com carácter de retroactividade à data de início da actividade, prejudicam fortemente os microprodutores com multas, declarações em falta de IVA e IRS, incompabilidades,etc, ainda que não devam, como é o caso, um cêntimo ao fisco.
Por exemplo teriam de rectificar as declarações de IRS de 2008 até2010,sendo que nestas nâo há campo específico para estes rendimentos, à data esquecidos pelo fisco, pelo que ,embora isentos de tributação ,serão tributados num campo genérico,e com multa.
Ao consultar a repartição de finanças local, fui informado que pelo facto desta actividade estar num regime de excepção e os rendimentos até 5000€ estarem excluídos de tributação não haveria obrigatoriedade de declarar esse valor.

Porém essa opinião não é unânime a nível nacional, pois muitos outros microprodutores obtiveram leituras diferentes em outras repartições de finanças e outras entidades (a EDP informa que só os que ultrapassam os 5000€/ano é que recebem a declaração para apresentar ao fisco), o que veio instaurar a confusão. A uns é dito para manterem tudo como estava até agora, a outros é pedido para preencherem o anexo B e declararem o início de actividade, outros que ao fazerem essa declaração foram confrontados com o pagamento de multa por atraso nesse início de actividade.

Já foram feitos vários pedidos de informação vinculativa, mas ainda não há qualquer resposta consistente do fisco.

Se efectivamente a Autoridade tributária quer que seja declarada essa actividade, ignorando o regime de excepção previsto, isto terá graves implicações aos microprodutores ao nível da segurança social, eventuais apoios sociais, por exemplo subsídio de desemprego, para não falar em regimes de incompatibilidade (um funcionário afecto ao ministério das finanças tem regime de exclusividade, não podendo ter uma segunda actividade profissional).
A abertura de uma actividade económica de microprodutor até será vantajosa para alguns, pois se o sujeito passivo se encontrar no regime normal de IVA poderá deduzir quer o IVA do investimento realizado, assim como deduzir o IVA da sua factura energética, o que acaba por permitir a recuperação do investimento num menor período de tempo.

Para os que pensam que a microprodução fotovoltaica é uma forma de enriquecimento rápido fica a nota que na maioria dos projectos são necessários 6 a 8 anos para recuperar o dinheiro investido. Deve ser salientado que o estado não está a ser lesado em qualquer imposto. Mesmo nos casos em que as receitas não atingem os 5000€/ano, o comercializador (EDP) entrega ao estado o IVA correspondente à facturação efectuada.

Como os microprodutores não querem ser vistos como um grupo de foras da lei que não cumprem as suas obrigações fiscais, tentaram por várias vias a obtenção de um critério uniforme para a clarificação da situação, mas até agora nenhuma das entidades envolvidas veio a público esclarecer a posição da administração central.

É conhecido que o governo prepara o fim do regime bonificado para a microprodução fotovoltaica, mantendo os apoios à eólica (parece que faz mais sentido incentivar os grandes grupos económicos a produzirem a um preço mais elevado nas horas de vazio, do que incentivar a microprodução fotovoltaica por parte dos particulares a preços mais baixos durante as horas de cheio), mas não nos parece ser este o processo adequado para afugentar o investimento por parte dos particulares e matar a microprodução fotovoltaica .

Apesar de só hoje ter lido, concordo completamente, temos que ser esclarecidos!!!

PaulOL
Membro Gold
Membro Gold

Mensagem por PaulOL »

alexjp4 Escreveu:Ontem liguei para a DECO para saber informações sobre o preenchimento da declaração modelo B e a resposta deles foi que como não atingia os 5000€ no parecer deles não era necessário mencionar o valor na declaração modelo B.
Tambem fui a repartição de finanças mas a funcionária que me podia esclarecer não estava por isso vou lá na 2ª feira, depois digo mais alguma coisa.

Boas,

Pois eu como associado da DECO, já pedi por duas vezes a interpretação e parecer deles sobre esta matéria e até hoje ainda não me responderam, para minha admiração, visto que em outros casos que os questionei foram rápidos a responder.
Quero também deixar aqui a informação, que no seguimento de diligencias que efetuei, a SIC está interessada em fazer um trabalho sobre esta matéria que darei conhecimento aqui à comunidade microprodutora desse desenvolvimento.

PaulOL
Membro Gold
Membro Gold

Mensagem por PaulOL »

PaulOL Escreveu:
alexjp4 Escreveu:Ontem liguei para a DECO para saber informações sobre o preenchimento da declaração modelo B e a resposta deles foi que como não atingia os 5000€ no parecer deles não era necessário mencionar o valor na declaração modelo B.

Boas,

Pois eu como associado da DECO, já pedi por duas vezes a interpretação e parecer deles sobre esta matéria e até hoje ainda não me responderam, para minha admiração, visto que em outros casos que os questionei foram rápidos a responder.
Quero também deixar aqui a informação, que no seguimento de diligencias que efetuei, a SIC está interessada em fazer um trabalho sobre esta matéria que darei conhecimento aqui à comunidade microprodutora desse desenvolvimento.

Boas,

Como prometido, aqui venho dar novidades... :mrgreen:

Tive hoje de manhã uma equipa de reportagem da SIC a fazer filmagens da minha MP e a entrevistarem-me :) , onde tive a oportunidade de informar a confusão que reina e trama que a AT está a exigir a todos os microprodutores, pela informação do jornalista o trabalho deverá passar na SIC e SICnoticias hoje há noite ou amanhã.

Visto que o nosso problema está a ser publicamente difundido, esperemos que agora as entidades responsáveis do estado, quer seja o Ministério da Economia e Inovação ou o Ministério das Finanças, venham a público esclarecem devidamente todos os microprodutores e que seja salvaguardados os nossos direitos adquiridos de cidadão e contribuinte, assim como o cumprimento integralmente das nossas obrigações legais de forma transparente e clara.

Restanos esperar os "frutos" das nosso trabalho na procura de justiça... :mrgreen:

Cumpts.

Volt
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: quarta set 24, 2008 11:26 am

Mensagem por Volt »

Excelente. Vou estar atento ao telejornal. :-).
333.333,3 KM a bombar faísca!
Arranjei uma fêmea que não dá à luz mas consome-a

Responder

Voltar para “Micro-Produção”