Dúvidas sobre inversor grid-tie

Local para se discutir assuntos relacionados com a energia Solar Fotovoltaica

pauloms
Membro
Membro
Mensagens: 10
Registado: quinta mai 03, 2012 2:32 am

Re: Dúvidas sobre inversor grid-tie

Mensagem por pauloms »

Tópico muito interessante!

É exactamente isto que pretendo fazer em minha casa. Um conjunto de painéis e um inversor a descarregar directamente na rede caseira, sem baterias, controladores de carga, manutenções e substituições de baterias,... Desde que quando os painéis estão a produzir mas que não haja utilização dessa energia em casa o excedente possa ser subtraído à factura por injecção na rede.

O inversor, para este caso, convém ter certas características? Onda pura?


CrOhN
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1724
Registado: quarta jun 24, 2009 2:30 pm

Re: Dúvidas sobre inversor grid-tie

Mensagem por CrOhN »

visitante2 Escreveu:Boas tens um contador para saberes se realmente estas a injectar na rede?
Sim, tenho um contador à saída dos grid-tie.
visitante2 Escreveu:Quantos watts pensas que estaras a injectar na rede?
Uns 2-3Kwh. Que dificilmente estarão a sair para o exterior. O consumo costuma ser sempre superior.
visitante2 Escreveu:Quantos watts em paineis tens ?
500W
visitante2 Escreveu:O inversor grid é daqueles baratos que se ve no ebay a venda?
Sim, é desses.
visitante2 Escreveu:Desculpa tantas perguntas 8-)
Não tem problema.

Avatar do Utilizador

MRider
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 4089
Registado: segunda abr 02, 2012 10:27 pm
Localização: Ilha da Madeira

Re: Dúvidas sobre inversor grid-tie

Mensagem por MRider »

Muito bem sim senhor ja fiquei com umas ideias para mim 8-)
Live long and prosper!


pauloms
Membro
Membro
Mensagens: 10
Registado: quinta mai 03, 2012 2:32 am

Re: Dúvidas sobre inversor grid-tie

Mensagem por pauloms »

CrOhN Escreveu: Uns 2-3Kwh. Que dificilmente estarão a sair para o exterior. O consumo costuma ser sempre superior.
Mas chegou a confirmar que efectivamente, nas alturas de excedente, o contador andava para trás?


CrOhN
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1724
Registado: quarta jun 24, 2009 2:30 pm

Re: Dúvidas sobre inversor grid-tie

Mensagem por CrOhN »

Como já disse, ainda não me apercebi de excedentes. O que estou é a monitorizar as contagens do contador da edp, a ver se as contagens do contador analógico se desfazam em relação às digitais.

É assim, normalmente, o consumo em casa ronda sempre o máximo que o campo solar debita. Logo, dificilmente estou a injetar na rede. Para comprovar isso, tenho um medidor OWL CM119 que me dá o consumo instantaneo na casa toda. Quando o campo solar começa a produzir, o consumo no OWL vai descendo. Já fiz a experiência de desligar e ligar os grid tie, e o consumo no OWL sobe e desce em concordância. No contador da edp, quando o campo solar está a produzir quase o que se está a consumir, a luz que pisca, fá-lo muito mais lentamente, parecendo mesmo que pára.

No meu caso, a haver injecção na rede, será na ordem de Wh, na pior das hipóteses, algumas dezenas de Wh.


pauloms
Membro
Membro
Mensagens: 10
Registado: quinta mai 03, 2012 2:32 am

Re: Dúvidas sobre inversor grid-tie

Mensagem por pauloms »

CrOhN Escreveu:Como já disse, ainda não me apercebi de excedentes. O que estou é a monitorizar as contagens do contador da edp, a ver se as contagens do contador analógico se desfazam em relação às digitais.

É assim, normalmente, o consumo em casa ronda sempre o máximo que o campo solar debita. Logo, dificilmente estou a injetar na rede. Para comprovar isso, tenho um medidor OWL CM119 que me dá o consumo instantaneo na casa toda. Quando o campo solar começa a produzir, o consumo no OWL vai descendo. Já fiz a experiência de desligar e ligar os grid tie, e o consumo no OWL sobe e desce em concordância. No contador da edp, quando o campo solar está a produzir quase o que se está a consumir, a luz que pisca, fá-lo muito mais lentamente, parecendo mesmo que pára.

No meu caso, a haver injecção na rede, será na ordem de Wh, na pior das hipóteses, algumas dezenas de Wh.

Ok, no meu é caso é diferente pois durante as horas de sol o consumo cá em casa deverá ser quase zero. Por isso o meu interesse em saber se efectivamente o contador "desconta" esse excesso :P


josejsg
Novo membro
Novo membro
Mensagens: 2
Registado: sexta mai 04, 2012 9:29 pm

Re: Dúvidas sobre inversor grid-tie

Mensagem por josejsg »

Boa noite. Desculpem o incomodo. qual a diferença entre um inversor comum e um inversor grid tie? Não dão ambos para "injetar" corrente na rede elétrica?

Avatar do Utilizador

g_card
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 260
Registado: segunda mar 10, 2008 10:13 pm
Localização: atras-dos-montes

Re: Dúvidas sobre inversor grid-tie

Mensagem por g_card »

um grid tie só serve para injectar corrente na rede. tem de existir a rede para ele injectar.
um comum inversor cria a própria rede, não podendo ser ligada a rede da casa directamente por exemplo
"A natureza deu-nos duas orelhas e uma só boca para nos advertir de que se impõe mais ouvir do que falar."


reise
Membro
Membro
Mensagens: 6
Registado: segunda mar 26, 2012 4:11 pm

Re: Dúvidas sobre inversor grid-tie

Mensagem por reise »

Resposta da DGEG:
Em resposta ao seu email tenho a informar que a ligação de instalações de produção de energia elétrica à rede elétrica de serviço público (RESP) carece sempre de licenciamento.

De momento a única possibilidade licenciar uma instalação de produção é através da microprodução (Decreto-Lei n.º 363/2007, de 2 de novembro, alterado e republicado pelo Decreto-Lei n.º 118‑A/2010, de 25 de outubro), ou da miniprodução (Decreto-Lei n.º 34/2011, de 8 de março).

Dentro desta legislação é necessário que o inversor tenha um certificado emitido por um organismo de certificação independente, de acordo com o sistema 5 da ISO/IEC Guide 64, para a norma EN 50438:2007, ou DIN VDE 0126-1-1.

Com os melhores cumprimentos,

---
José Bigares
DGEG - Direção Geral de Energia e Geologia
DSE - Direção de Serviços de Eletricidade
Av. 5 de Outubro, n.º 87, 1069-039 Lisboa
Tel.: 217922839
Sem um contrato de produção é ilegal ligar à rede. É uma pena porque eu tb estava a pensar comprar uma coisa do género.

Avatar do Utilizador

visitante1
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 3322
Registado: sexta jan 07, 2011 12:08 am
Localização: Região norte

Re: Dúvidas sobre inversor grid-tie

Mensagem por visitante1 »

reise Escreveu:Resposta da DGEG:
Em resposta ao seu email tenho a informar que a ligação de instalações de produção de energia elétrica à rede elétrica de serviço público (RESP) carece sempre de licenciamento.

De momento a única possibilidade licenciar uma instalação de produção é através da microprodução (Decreto-Lei n.º 363/2007, de 2 de novembro, alterado e republicado pelo Decreto-Lei n.º 118‑A/2010, de 25 de outubro), ou da miniprodução (Decreto-Lei n.º 34/2011, de 8 de março).

Dentro desta legislação é necessário que o inversor tenha um certificado emitido por um organismo de certificação independente, de acordo com o sistema 5 da ISO/IEC Guide 64, para a norma EN 50438:2007, ou DIN VDE 0126-1-1.

Com os melhores cumprimentos,

---
José Bigares
DGEG - Direção Geral de Energia e Geologia
DSE - Direção de Serviços de Eletricidade
Av. 5 de Outubro, n.º 87, 1069-039 Lisboa
Tel.: 217922839
Sem um contrato de produção é ilegal ligar à rede. É uma pena porque eu tb estava a pensar comprar uma coisa do género.
Viva,
também não se pode circular a mais de 120kmh nas autoestradas portuguesas, no entanto contam-se pelos dedos das mãos aqueles que cumprem essa velocidade...
cumprimentos
VE Nissan Leaf MKII
Micro-produção 5kWp+4kWp
Auto-consumo Stand-Alone 14,5kWp
Micro-Hidrica Pelton max:1,5kW
AQS Tubos De Vácuo
Caldeira Biomassa Roval R203 73kW
Fluksometer FLM03E

Avatar do Utilizador

ProjectSolar
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 247
Registado: segunda abr 09, 2012 4:59 pm

Re: Dúvidas sobre inversor grid-tie

Mensagem por ProjectSolar »

pnunes Escreveu:
reise Escreveu:Resposta da DGEG:
Em resposta ao seu email tenho a informar que a ligação de instalações de produção de energia elétrica à rede elétrica de serviço público (RESP) carece sempre de licenciamento.

De momento a única possibilidade licenciar uma instalação de produção é através da microprodução (Decreto-Lei n.º 363/2007, de 2 de novembro, alterado e republicado pelo Decreto-Lei n.º 118‑A/2010, de 25 de outubro), ou da miniprodução (Decreto-Lei n.º 34/2011, de 8 de março).

Dentro desta legislação é necessário que o inversor tenha um certificado emitido por um organismo de certificação independente, de acordo com o sistema 5 da ISO/IEC Guide 64, para a norma EN 50438:2007, ou DIN VDE 0126-1-1.

Com os melhores cumprimentos,

---
José Bigares
DGEG - Direção Geral de Energia e Geologia
DSE - Direção de Serviços de Eletricidade
Av. 5 de Outubro, n.º 87, 1069-039 Lisboa
Tel.: 217922839
Sem um contrato de produção é ilegal ligar à rede. É uma pena porque eu tb estava a pensar comprar uma coisa do género.
Viva,
também não se pode circular a mais de 120kmh nas autoestradas portuguesas, no entanto contam-se pelos dedos das mãos aqueles que cumprem essa velocidade...
cumprimentos
Concordo com o pnunes, ninguem vai saber o que tens dentro da tua porta, ninguem é obrigado a dar a informaçao do que tem ou nao ligado da porta para dentro, estas a aproveitar energias limpas, a reduzir custos, uma coisa que ligas e mesmo que alguem veja ou apareça te em casa podes guardar e arrumar .

Avatar do Utilizador

ProjectSolar
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 247
Registado: segunda abr 09, 2012 4:59 pm

Re: Dúvidas sobre inversor grid-tie

Mensagem por ProjectSolar »

Convém que injetes na rede mas que consumas a totalidade se não andas a produzir para ninguém, tudo que se produz de energias limpas convém sempre utilizar a 100% , ao ligares um gri, o que estas a fazer é a meter numa tomada e a retirar de outra, basicamente a usares a instalação já própria da casa para o mesmo uso da EDP " transportar energia " a instalação é tua, a energia é da EDP os cabos são teus, desde que não produzas a mais que o que consumas nada mais vai interferir no quadro.


reise
Membro
Membro
Mensagens: 6
Registado: segunda mar 26, 2012 4:11 pm

Re: Dúvidas sobre inversor grid-tie

Mensagem por reise »

ProjectSolar Escreveu:Convém que injetes na rede mas que consumas a totalidade se não andas a produzir para ninguém, tudo que se produz de energias limpas convém sempre utilizar a 100% , ao ligares um gri, o que estas a fazer é a meter numa tomada e a retirar de outra, basicamente a usares a instalação já própria da casa para o mesmo uso da EDP " transportar energia " a instalação é tua, a energia é da EDP os cabos são teus, desde que não produzas a mais que o que consumas nada mais vai interferir no quadro.
Certo, mas o que ouvi é que se por acaso produzires mais do que consomes os contadores digitais ligam um aviso luminoso para o gajo das leituras ficar a saber. Esse é o meu medo, se tivesse analógico nem pensava duas vezes.

Avatar do Utilizador

ProjectSolar
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 247
Registado: segunda abr 09, 2012 4:59 pm

Re: Dúvidas sobre inversor grid-tie

Mensagem por ProjectSolar »

os grid tie, são onda pura?


pauloms
Membro
Membro
Mensagens: 10
Registado: quinta mai 03, 2012 2:32 am

Re: Dúvidas sobre inversor grid-tie

Mensagem por pauloms »

Falei com um electricista a quem coloquei a questão de se no caso de injectar energia na rede, não consumida, se a contagem analógica iria andar para trás. Infelizmente, parece que não. Os contadores só andam num sentido! :(

Avatar do Utilizador

visitante1
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 3322
Registado: sexta jan 07, 2011 12:08 am
Localização: Região norte

Re: Dúvidas sobre inversor grid-tie

Mensagem por visitante1 »

Os baratuxos (chineses de 300, 500... etc) são considerados onda pura, THD cerca de 5%, mas tambem ninguem se dedica a medir isso.
Os "caros" de marcas reconhecidas claro que são de onda pura.
cumprimentos
VE Nissan Leaf MKII
Micro-produção 5kWp+4kWp
Auto-consumo Stand-Alone 14,5kWp
Micro-Hidrica Pelton max:1,5kW
AQS Tubos De Vácuo
Caldeira Biomassa Roval R203 73kW
Fluksometer FLM03E

Avatar do Utilizador

ProjectSolar
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 247
Registado: segunda abr 09, 2012 4:59 pm

Re: Dúvidas sobre inversor grid-tie

Mensagem por ProjectSolar »

Porque tendem sempre a ligar a rede, e ele sincroniza e injeta, por isso deve ser de onda pura se não os equipamentos não se dão.

Avatar do Utilizador

visitante1
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 3322
Registado: sexta jan 07, 2011 12:08 am
Localização: Região norte

Re: Dúvidas sobre inversor grid-tie

Mensagem por visitante1 »

pauloms Escreveu:Falei com um electricista a quem coloquei a questão de se no caso de injectar energia na rede, não consumida, se a contagem analógica iria andar para trás. Infelizmente, parece que não. Os contadores só andam num sentido! :(
Mais um eletrecista que tirou o curso por correspondencia em 3 sessões...
é mentira.
cumprimentos
VE Nissan Leaf MKII
Micro-produção 5kWp+4kWp
Auto-consumo Stand-Alone 14,5kWp
Micro-Hidrica Pelton max:1,5kW
AQS Tubos De Vácuo
Caldeira Biomassa Roval R203 73kW
Fluksometer FLM03E


djosesan
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 32
Registado: quarta jun 17, 2009 11:31 pm

Re: Dúvidas sobre inversor grid-tie

Mensagem por djosesan »

eU TENHO UM SISTEMA GRID TIE LIGADO E ESTÁ A FUNCIONAR CORRECTAMENTE. TENHO UM CONTADOR ENTRE O GRID TIE INVERTER E A ENTRADA NA REDE - NUMA TOMADA NORMAL - E JÁ TENHO REGISTADOS 30 KWATTS, EM POUCO MAIS DE 20 OU 30 DIAS. TENHO TAMBÉM UM RELÓGIO QUE LIGA O INVERSOR POR VOLTA DAS NOVE DA MANHÃ E MANTENHO-O LIGADO DE DUAS EM DUAS HORAS COM UMA PAUSA DE 15 MINUTOS PARA DESCANSO DO VENTILADOR E DESLIGA POR VOLTA DAS 18 HORAS. O INVERSOR TEM 350 W; OS PAINEIS DEBITAM 400 W E POR DIA SÃO MAIS OU MENOS 1.5 A 2 KW QUE ESTOU POUPANDO. QUANTO À EDP NÃO TENHAM PREOCUPAÇÕES PORQUE É MUITO DIFICIL, QUASE IMPOSSIVEL ELES DETECTAREM. ESTOU DISPONÍVEL PARA TODAS AS DÚVIDAS QUE OS "FORUMWISTAS" QUEIRAM APRESENTAR.
DJOSESAN


pauloms
Membro
Membro
Mensagens: 10
Registado: quinta mai 03, 2012 2:32 am

Re: Dúvidas sobre inversor grid-tie

Mensagem por pauloms »

djosesan Escreveu:eU TENHO UM SISTEMA GRID TIE LIGADO E ESTÁ A FUNCIONAR CORRECTAMENTE. TENHO UM CONTADOR ENTRE O GRID TIE INVERTER E A ENTRADA NA REDE - NUMA TOMADA NORMAL - E JÁ TENHO REGISTADOS 30 KWATTS, EM POUCO MAIS DE 20 OU 30 DIAS. TENHO TAMBÉM UM RELÓGIO QUE LIGA O INVERSOR POR VOLTA DAS NOVE DA MANHÃ E MANTENHO-O LIGADO DE DUAS EM DUAS HORAS COM UMA PAUSA DE 15 MINUTOS PARA DESCANSO DO VENTILADOR E DESLIGA POR VOLTA DAS 18 HORAS. O INVERSOR TEM 350 W; OS PAINEIS DEBITAM 400 W E POR DIA SÃO MAIS OU MENOS 1.5 A 2 KW QUE ESTOU POUPANDO. QUANTO À EDP NÃO TENHAM PREOCUPAÇÕES PORQUE É MUITO DIFICIL, QUASE IMPOSSIVEL ELES DETECTAREM. ESTOU DISPONÍVEL PARA TODAS AS DÚVIDAS QUE OS "FORUMWISTAS" QUEIRAM APRESENTAR.
DJOSESAN
Se os seus painéis são de 400 W, o inversor deveria ter uma potência superior. Talvez dai o facto de ele estar a aquecer tanto. :oops:

Então conseguiu confirmar que o contador anda para trás quando há injecção de energia não consumida na rede?
Um amigo falou-me na eventual possibilidade de existirem vários modelos de contadores analógicos aplicados pela EDP em que uns podem contar para trás e outros não.

Responder

Voltar para “Solar Fotovoltaica”