Ui.... parece que temos artista, só ainda não entendi muito bem por onde estás a começar, julgo que estás a começar pelo apoio dos painéis.
Bem não sei se vai por 1 ou 2 eixos, mas para 2 painéis dá para por 2 na boa, para não ficar muito dispendioso metes 1 eixo manual e outro a motor, o que vai acompanhar o sol desde que nasce até se por esse fica como motor, o eixo que faz a inclinação podes fazer de 2 maneiras, por furação de X em X graus, ou então com o varão roscado +/- de 20 mm, e consoante o sol vai mudando ao longo do ano vais ajustando, ou então como ai no Sul o sol é bom deixa sempre nos trinta e poucos graus.
Bem como já se vem vindo a reparar eu para desenho não tenho qual quer jeito mas pelo menus vou ver se dou a ideia.
No desenho quero eu explicar que como dá entender que estas a fazer a base para os painéis, e julgo que estás a fazer +/- como está no desenho, e dá maneira que estás a fazer julgo que a melhor solução é aplicar o motor como mostra no desenho no topo de um dos lados, onde estão os quadrados vermelhos é onde possivelmente possas por o tal jogo manual para a inclinação do painel.
Quanto a baterias, quanto mais potentes melhor, e convém serem iguais pelos menus nos amperes, e de descarga lenta.
Fica a imagem ((( mas não faças pouco do eu

)))