Meu pequeno "projeto"

Local para se discutir assuntos relacionados com a energia Solar Fotovoltaica

Esteves
Membro Gold
Membro Gold
Registado: sábado abr 26, 2008 12:39 am

Re: Meu pequeno "projeto"

Mensagem por Esteves »

Boas!

Vai para ai uma grande confusão, ou não...

Por experiencia própria eu falo, com baterias de carro com acido se não forem "abanadas" as mesmas isolam mais rápido, eu digo isto porque já deitei algumas para o lixo por isolarem, já as baterias de gel não teem esse problema, agora posso estar eu enganado ou então tive azar em alguma que se estragaram e eram novas.

Mas existem baterias chamadas estacionarias por que razão!!!!
..........:::::Pré-Reforma:::::..........

MRider
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: segunda abr 02, 2012 10:27 pm

Mensagem por MRider »

Esteves Escreveu:Boas!

Vai para ai uma grande confusão, ou não...

Por experiencia própria eu falo, com baterias de carro com acido se não forem "abanadas" as mesmas isolam mais rápido, eu digo isto porque já deitei algumas para o lixo por isolarem, já as baterias de gel não teem esse problema, agora posso estar eu enganado ou então tive azar em alguma que se estragaram e eram novas.

Mas existem baterias chamadas estacionarias por que razão!!!!
Concordo a 100%
Live long and prosper!

electronick
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Registado: segunda dez 06, 2010 10:50 am

Mensagem por electronick »

Ainda voltando ao assunto das baterias de electrólito ácido, em vaso aberto ( as usadas mais vulgarmente nas viaturas) é capaz de haver aí alguma razão para os abanões, mas será que justifica estar a construir sistemas de trepidação, ter esse trabalho todo, despesa e consumo, para tentar prolongar a vida das baterias? Porque é assim, eu por experiencia própria, já tive baterias em viaturas minhas e da empresa, que me duraram 1 ano, outras 2 anos outras 4 anos e ainda outras 8 e 9 anos, todas elas foram abanadas na estrada, para mim é uma questão de fabrico, porque as carga eram sempre as mesmas. O mesmo se passou ao longo de muitos anos que trabalhei de perto com grupos geradores, navais e terrestes, a maior parte das baterias duravam de 6 anos para cima sem necessidade de serem abanadas, salvo aquelas que andavam em navios, porque eram agitadas pela ondulação. O principal de uma bateria é a forma como são feitos os ciclos de carga e descarga. Já sei qual é o local do mundo, onde as baterias de electrólito em vaso aberto duram mais, é no Japão é um país de tendencia sismica, tem quase sempre a terra a abanar :lol: . Não levem a mal a brincadeira, mas se quiserem continuar a abanar as vossas baterias, quem sou eu para dizer o contrário, cada um faz o que pensa do que achar melhor. Aproveito para quem quiser saber mais sobre baterias, deixar as informações que se seguem, embora grande parte dos membros deste forum, poderão já terem conhecimento.

O que são baterias estacionárias?- São Baterias construídas para fornecimento de correntes constantes por longos períodos de descarga o que as tornam apropriadas para alimentação de sistemas No - Breaks, sistemas de alarmes e também de motores elétricos. São projetadas para trabalharem imóveis (Estacionária), que seria a pior situação para o eletrólito (solução ácida utilizada dentro das Baterias). As baterias para viaturas, contam com o movimento dos automóveis para homogeneizar o eletrólito otimizando assim o processo de carga e descarga. No caso das estacionárias, elas nem precisam deste detalhe, ou sejam, são tecnicamente melhores quanto à sua construção. De baixa ou nenhuma exalação de gases no seu processo de recarga, podem ser protegidas por válvulas contra explosão (VRLA. Por todas estas diferenças em relação às baterias para viaturas tem vida útil elevada.

Como eu posso prolongar a vida das baterias? - Faça inspeções freqüentes do nível da água, não deixe baixa o nível dágua;
- Tenha certeza que os pólos e as garras da bateria estejam limpos. Os terminais podem ser limpos com uma escova de aço ou um produto para limpar contatos.
- Tenha certeza que a sua bateria esteja instalada corretamente. Ex: as presilhas que seguram a bateria no veículo devem estar bem presas impedindo que a bateria pule ou vire de lado. Os solavancos que uma bateria recebe, especialmente quando usadas em estradas com buracos, trilhas de terra, irá consumir 6 a 8 meses da vida da bateria;- Instale uma bateria correta para atender as necessidades de energia do seu veículo, é melhor ter uma capacidade de reserva maior, do que ter uma bateria pequena.

Baterias ótimas- As baterias Optima são formadas por 6 vasos de alta eficiência. Cada vaso contém o mais puro chumbo alternado com fibra de vidro absorvente enrolados em espirais.
A vida útil chega a ser duas vezes maior que uma bateria normal. E o tipo de bateria é o de ciclo profundo, indicando que a bateria pode ser descarregada totalmente e depois carregada sem perder suas propriedades químicas.

Devido a sua estrutura e componentes, a bateria possui uma resistência interna muito baixa, isso indica alta eficiência. Essa eficiência se dá pela grande área de placas enroladas, suportadas por placas finas e material ácido pastoso. Possibilitando realizar uma carga completa em uma hora.

As baterias de ciclo profundo, pode ser repetidamente descarregadas (pouco abaixo de 10,5 Volts) e carregadas repetidamente sem falhas. Baterias de ciclo profundo são recomendadas para uso em sistemas que não possuem recarga constante.

Algumas vantagens:
- fornece altos picos de corrente;
- dura duas vezes mais que as baterias convencionais;
- funciona tanto em clima quente (deserto) ou frio (neve);
- funciona de lado ou de ponta cabeça;
- 14 vezes mais resistente à vibração que as baterias normais;
- maior capacidade de corrente em uma embalagem menor;
- segura a carga em longos períodos sem uso;

Algumas observações:
- as placas de chumbo puro são fixas, impossibilitando que uma placa encoste em outra;
- por ter placas mais puras, elas corroem menos;
- não necessita manutenção;
- utiliza solução ácida mais forte que as baterias normais;
- ideal para ser utilizada em equipamentos móveis sem recarga automática;

O que são baterias de gel?- As baterias de gel apenas trocaram o ácido líquido para uma solução pastosa do ácido, possibilitando utilizá-la de lado, sem se sujeitar a problemas com trepidações. Mas isso não implica necessariamente em melhoria no desempenho ou eficiência.

Mais informações: http://www.campingcarportugal.com/tecni ... rias_1.pdf" onclick="window.open(this.href);return false;

Cumprimentos

pedrolima
Membro Silver
Membro Silver
Registado: quinta mai 10, 2012 1:42 pm

Mensagem por pedrolima »

Olha que não...mais vale comprarem uma 100Ah estacionária do que uma 300Ah normal, ou uma 50Ah estacionária a uma 150Ah normal..

visitante2 Escreveu:
pedrolima Escreveu:comprem logo baterias solares em condições, escusam de andar com estas invenções e no final, tendo em conta os anos que vão durar a mais acaba por ficar mais barato...

Pois toda a gente sabe que as baterias não são as proprias, mas para estar a investir em baterias estacionarias e uma fortuna :shock:
Assim o pessoal vai se desenrascando 8-)

Responder

Voltar para “Solar Fotovoltaica”