Recomeçar projecto misto

Local para se discutir assuntos relacionados com a energia Solar Fotovoltaica
Avatar do Utilizador

MRider
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 4089
Registado: segunda abr 02, 2012 10:27 pm
Localização: Ilha da Madeira

Re: Recomeçar projecto misto

Mensagem por MRider »

Ja tens ai umas engenhocas fixes 8-) um pequeno video com o movimento era fixe 8-)
Live long and prosper!


Autor do tópico
Cabul
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 139
Registado: quinta out 29, 2009 9:37 pm
Localização: FigFoz

Re: Recomeçar projecto misto

Mensagem por Cabul »

visitante2 Escreveu:Ja tens ai umas engenhocas fixes 8-) um pequeno video com o movimento era fixe 8-)
Sim é uma ideia, vou fazer um filmezito.
Hoje estava para começar o isolamento elétrico do braço vertical, para evitar chantar a bateria quando faz inversão de polaridades nos motores, mas começou a chover e assim fui dedicar-me à electrónica.
Para já utilizo uns inversores durante o dia para, manualmente indo mudando as posições.
Já em tempos vi um esquema de seguidor solar, mas não me recordo onde o vi.
Vou ainda ter que estudar os fins de curso, para os painéis não fugirem, ehehehehehehe

A rapaziada anda muito calada, a crise também já chegou às teclas, visualizam mas não dizem nada.

Os motores que estou a utilizar, como já disse são dos limpa-vidros. É claro que tive que modificar a parte mecânica, senão andavam para tras e para a frente. Consomem, em esforço cerca de 1,5A
Fiquem bem

Avatar do Utilizador

Volt
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 7717
Registado: quarta set 24, 2008 11:26 am

Re: Recomeçar projecto misto

Mensagem por Volt »

Eu a única coisa que posso dizer é que estou a gostar de ler. :-D.
333.333,3 KM a bombar faísca!
Arranjei uma fêmea que não dá à luz mas consome-a


Autor do tópico
Cabul
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 139
Registado: quinta out 29, 2009 9:37 pm
Localização: FigFoz

Re: Recomeçar projecto misto

Mensagem por Cabul »

ProjectSolar Escreveu:
Cabul Escreveu:Podes então info do link?
Obg
Boas ,
Se te referes a mim, aqui tens ; http://www.custojusto.pt/Porto/Outras-v ... htm?xtcr=1&" onclick="window.open(this.href);return false;

Cumpts

Pois é amigo, já mandei dois mails e nada, ele tem o anúncio em pelo menos tres sites. Não responde.
Sabes se já não tem mais? Tens algum contacto que me possas enviar po PM.
Cumps

Avatar do Utilizador

ProjectSolar
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 247
Registado: segunda abr 09, 2012 4:59 pm

Re: Recomeçar projecto misto

Mensagem por ProjectSolar »

Boas, desculpem a minha ausência pelo fórum é muito trabalho, bem eu posso deixar aqui contacto mesmo para todos . Em relação a mails ele respondia mas era as tantas da noite pois cada "sms" que mandava só obtinha respostas as 5h da manha, sempre me disse que tinhas as manhas livres para entregas.

Contc. 919063232

Cumpts


Autor do tópico
Cabul
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 139
Registado: quinta out 29, 2009 9:37 pm
Localização: FigFoz

Re: Recomeçar projecto misto

Mensagem por Cabul »

Faço um videozito, quando a coisa estiver mais avançada. Para já vou meter mais fotos. A deslocação horizontal não estava a funcionar bem, não rodava o suficiente só fazia cerca de 140º, assim tive que estudar outra maneira.
Já funciona na perfeição, se for preciso roda 360º. O problema do motor ser dum limpa vidros, os quais fazem o negativo "massa" com a própria carcaça, punha em risco " os dois motores" de fazer um curot circuito. Assim saquei do meu fiat punto o motor do tecto de abrir. O tecto já estava bloqueado devido à ferrugem. Como muda de sentido de rotação conforme as polaridades, já vem de origem com os enrolamentos isolados. Os motores dos elevadores dos vidros também são isolados.

Neste momento, enquanto espero pelo material para montar um seguidor solar, estou a utilizar dois inversores, dos usados nos elevadores dos carros, para fazer movimentar os painéis nos dois eixos. De mais ou menos 3 em 3 horas vou lá dar um ajuste.
Anexos
Vêem-se as porcas soldadas aos roletes que se deslocam na calha. Naqueles estão fixas as extremidades do cabo de aço, o qual está preso e enrolado do mastro principal. Funciona 5*
Vêem-se as porcas soldadas aos roletes que se deslocam na calha. Naqueles estão fixas as extremidades do cabo de aço, o qual está preso e enrolado do mastro principal. Funciona 5*
27.JPG (95.9 KiB) Visto 5784 vezes
Vê-se o suporte final do fim de curso para evitar que o varão roscado abane. Vê-se também o cabo enrolado à volta do mastro que ao enrolar e desenrolar faz girar o mesmo
Vê-se o suporte final do fim de curso para evitar que o varão roscado abane. Vê-se também o cabo enrolado à volta do mastro que ao enrolar e desenrolar faz girar o mesmo
26.JPG (100.38 KiB) Visto 5784 vezes
Vê-se o  motor do tecto do fiat, com o sistema de engrenagem. Na abraçadeira está um rolamento sacado duma varinha mágica. Alivia a pressão e a fricção
Vê-se o motor do tecto do fiat, com o sistema de engrenagem. Na abraçadeira está um rolamento sacado duma varinha mágica. Alivia a pressão e a fricção
25.JPG (97.75 KiB) Visto 5784 vezes

Avatar do Utilizador

ProjectSolar
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 247
Registado: segunda abr 09, 2012 4:59 pm

Re: Recomeçar projecto misto

Mensagem por ProjectSolar »

Boas, aguardo os esquemas eléctricos disso, pois tenho tal igual a esses motores tirado de limpa vidros de um ford.

Cumpts


Autor do tópico
Cabul
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 139
Registado: quinta out 29, 2009 9:37 pm
Localização: FigFoz

Re: Recomeçar projecto misto

Mensagem por Cabul »

ProjectSolar Escreveu:Boas, aguardo os esquemas eléctricos disso, pois tenho tal igual a esses motores tirado de limpa vidros de um ford.

Cumpts
Nos motores dos limpa vidros, como não é necessário, nos carros, fazer inversão de rotação, já que o movimento de vai-e-vem, é feito mecanicamente, o negativo dum dos terminais do enrolamento é ligado directamente à carcassa. Não há problema se só se utilizar um eixo de rotação nos painéis. Contudo se utilizarem dois motores do mesmo tipo para os dois eixos, ao inverter-se a polaridade simultaneamente para acerto do seguidor solar, pode acontecer meter positivo numa carcaça enquanto o outro está com negativo, isto só acon tece se estiverem em simultâneo a funcionar. Pode acontecer e se não houver fusíveis ou disjuntores algo vai acabar mal.
Ou se isolam ou então tem que se utilizar pelo menos um motor por exemplo dos elevadores das janelas. Como funcionam nos dois sentidos, ouseja a polaridade é trocada para fazer baixar ou subir o vidro, são isolados, nenhum dos terminais de alimentação estão ligados à carcaça. Basta assim inverter a polaridade para rodar para um lado ou para o outro


Autor do tópico
Cabul
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 139
Registado: quinta out 29, 2009 9:37 pm
Localização: FigFoz

Re: Recomeçar projecto misto

Mensagem por Cabul »

Mais umas fotos, agora que a parte mecânica está pronta
Anexos
Às 13horas, a carga da bateria estava completa. Desliguei manualmente, já que o controlador ainda não está acabado. Os painéis estãlo a gerar +- 23V. vou ter que os abrir e sacar uma série de células que estão em série e metê-las em paralelo. Baixo a tenção, mas aumento a corrente. Basta estarem a cerca de 18V em vazio
Às 13horas, a carga da bateria estava completa. Desliguei manualmente, já que o controlador ainda não está acabado. Os painéis estãlo a gerar +- 23V. vou ter que os abrir e sacar uma série de células que estão em série e metê-las em paralelo. Baixo a tenção, mas aumento a corrente. Basta estarem a cerca de 18V em vazio
30.JPG (74.4 KiB) Visto 5727 vezes
Enquanto não vem o material para o seguidor solar, vai sendo assim eheheheheh
Enquanto não vem o material para o seguidor solar, vai sendo assim eheheheheh
29.JPG (85.46 KiB) Visto 5727 vezes
Caixa de controlo de rotação dos painéis
Caixa de controlo de rotação dos painéis
28.JPG (79.58 KiB) Visto 5727 vezes

Avatar do Utilizador

Esteves
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1149
Registado: sábado abr 26, 2008 12:39 am
Localização: Beira Alta

Re: Recomeçar projecto misto

Mensagem por Esteves »

Sim senhora está no bom caminho, estou a gostar de ver o desenvolvimento deste projecto.

No caso dos 23V é puxadito coisa que o regulador toma conta, mas os 17V a 18V é o mais aconselhável.
..........:::::Pré-Reforma:::::..........

Avatar do Utilizador

MRider
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 4089
Registado: segunda abr 02, 2012 10:27 pm
Localização: Ilha da Madeira

Re: Recomeçar projecto misto

Mensagem por MRider »

Boas esta tudo muito bem 8-) e quando e feito por nós tem outro valor 8-)
Live long and prosper!

Avatar do Utilizador

ProjectSolar
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 247
Registado: segunda abr 09, 2012 4:59 pm

Re: Recomeçar projecto misto

Mensagem por ProjectSolar »

visitante2 Escreveu:Boas esta tudo muito bem 8-) e quando e feito por nós tem outro valor 8-)
Concordo, ainda estou para desfazer o suporte fixo e montar um "sun tracker" a moda dos membros do fórum.

Avatar do Utilizador

ProjectSolar
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 247
Registado: segunda abr 09, 2012 4:59 pm

Re: Recomeçar projecto misto

Mensagem por ProjectSolar »

Tem é que me dizer onde arranjou esse voltímetro e amperímetro que também desejo.


Autor do tópico
Cabul
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 139
Registado: quinta out 29, 2009 9:37 pm
Localização: FigFoz

Re: Recomeçar projecto misto

Mensagem por Cabul »

ProjectSolar Escreveu:
visitante2 Escreveu:Boas esta tudo muito bem 8-) e quando e feito por nós tem outro valor 8-)
Concordo, ainda estou para desfazer o suporte fixo e montar um "sun tracker" a moda dos membros do fórum.
Faz muito diferença em termos de ganho de potência, vê-se bem tanto em termos de tensão como de corrente, quando está alinhado com o sol e quando não está


Autor do tópico
Cabul
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 139
Registado: quinta out 29, 2009 9:37 pm
Localização: FigFoz

Re: Recomeçar projecto misto

Mensagem por Cabul »

Finalmente, já acabei o controlador de carga, só falta a afinação final. Já testei e está a funcionar para tensões um pouco baixas. entretanto anoiteceu e não chegou à carga máxima.

Chegou aos 14V, supostamente chegaria aos 14,5V, que é a tensão recomendada nos fóruns, mas o sol foi-se. Amanha vou meter um carregador automático, para confirmar o valor da tensão com a carga completa, sem danificar a bateria. Vou afinar o controlador para essa tensão.
Anexos
Aqui com o multímetro digital, tem-se uma ideia mais rigorosa da tensão na bateria
Aqui com o multímetro digital, tem-se uma ideia mais rigorosa da tensão na bateria
33.JPG (99.1 KiB) Visto 5199 vezes
Em carga, perto dos 14V e 2A. Acarga está a chegar ao máximo e a corrente já está a baixar.<br />Vê-se também o comutador que permite analizar as tensões individualmente, dos dois blocos de baterial, das três entradas e controlar a tensão do controlador.<br />Vêem.se os led de controlo os terminais de teste de tensões e os botões de pressão de teste de carga e do relé para a segunda saída
Em carga, perto dos 14V e 2A. Acarga está a chegar ao máximo e a corrente já está a baixar.
Vê-se também o comutador que permite analizar as tensões individualmente, dos dois blocos de baterial, das três entradas e controlar a tensão do controlador.
Vêem.se os led de controlo os terminais de teste de tensões e os botões de pressão de teste de carga e do relé para a segunda saída
32.JPG (89.14 KiB) Visto 5199 vezes
Aui podemos ver o miolo. a placa está fixa na caixa, já arrumei a fialhada eheheheheheheheh
Aui podemos ver o miolo. a placa está fixa na caixa, já arrumei a fialhada eheheheheheheheh
31.JPG (91.59 KiB) Visto 5199 vezes


Autor do tópico
Cabul
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 139
Registado: quinta out 29, 2009 9:37 pm
Localização: FigFoz

Re: Recomeçar projecto misto

Mensagem por Cabul »

Saída no 2 do relé
Anexos
Lãmpada de 12V 21W a servir como carga para a segunda saída do relé, quando ele disparar após a bateria atingir a carga máxima
Lãmpada de 12V 21W a servir como carga para a segunda saída do relé, quando ele disparar após a bateria atingir a carga máxima
34.JPG (101.54 KiB) Visto 5199 vezes


Autor do tópico
Cabul
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 139
Registado: quinta out 29, 2009 9:37 pm
Localização: FigFoz

Re: Recomeçar projecto misto

Mensagem por Cabul »

Já está, afinação feita, está a disparar aos 14,5V para o sistema secundário e +- 11,8V para reiniciar a carga no sistema primário. Ma s houve um problema, quando disparava o relé ficava a vibrar, não estabilizava. Depois de pesquisa aprofundada (ou seja o suor a escorrer com esta braza), reverifiquei todo o esquema e as ligações. Conclusão, tinha os bornes de teste da tensão máxima e mínima invertidos, ou seja estava a afinar a resisgtencia variavel do mínimo como se fosse da tensão máxima e vice-versa. O sacana do relé parecia que estva a virar pipocas, já pensava que tinha fritado o mosfet. Por outro lado, quando actuava o botão de pressão, funcionava 5*, então não podia ser o sacana. Mea culpa, como estava a fazer as ligações com a tampa da caixa ao contrário, troquei as ligações. Tudo bem, por fim

Avatar do Utilizador

Esteves
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1149
Registado: sábado abr 26, 2008 12:39 am
Localização: Beira Alta

Re: Recomeçar projecto misto

Mensagem por Esteves »

Cabul Escreveu:Já está, afinação feita, está a disparar aos 14,5V para o sistema secundário e +- 11,8V para reiniciar a carga no sistema primário. Ma s houve um problema, quando disparava o relé ficava a vibrar, não estabilizava. Depois de pesquisa aprofundada (ou seja o suor a escorrer com esta braza), reverifiquei todo o esquema e as ligações. Conclusão, tinha os bornes de teste da tensão máxima e mínima invertidos, ou seja estava a afinar a resisgtencia variavel do mínimo como se fosse da tensão máxima e vice-versa. O sacana do relé parecia que estva a virar pipocas, já pensava que tinha fritado o mosfet. Por outro lado, quando actuava o botão de pressão, funcionava 5*, então não podia ser o sacana. Mea culpa, como estava a fazer as ligações com a tampa da caixa ao contrário, troquei as ligações. Tudo bem, por fim

@Cabul acontece aos melhores, eu também andei algumas vezes aos papéis por coisas do género, mas ás vezes a pressa e a confiança dá nestas coisas.
Mas ainda bem que deu com o defeito, devo lhe dar os parabéns pela dedicação que está a ter com esse projecto.

Agora há que começar a fazer o solar tracker, eu mais um amigo que entende mais de que eu em electrónica estamos a fazer um com o LM339 e está quase pronto, só falta testar, mas infelizmente vai ter de esperar mais uns dias, estou lesionado de um pé, assim que esteja melhor já testo a PCB, fica o esquema e lista de componentes.


Imagem
Imagem
Imagem


U1/U2 - LM339 quad comarator
Q1 - TIP42C Power Transistor
Q2 - TIP41C Power Transistor
Q3 - 2N3906 Transistor
Q4 - 2N3904 Transistor
R1 - 1meg ohm
R2 - 1k ohm trim pot
R3 - 10k ohm
R4 - 10k ohm
R5 - 10k ohm
R6 - 4.7k ohm
R7 - 2.7k ohm
C1 - 10n ceramic capacitor
M - DC motor up to 1amp
LEDs - 5mm 563nm Hi Green Water Clear
..........:::::Pré-Reforma:::::..........


Autor do tópico
Cabul
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 139
Registado: quinta out 29, 2009 9:37 pm
Localização: FigFoz

Re: Recomeçar projecto misto

Mensagem por Cabul »

O circuito é em tudo idêntico ao que vou fazer, somente vou usar um lm324 e os transistors são tip31c e tip32c.
Tem de se fazer duas placas, uma para o eixo horizontal, lest/oeste e outro para o eixo vertical azimute.

Embora no meu circuito como neste os transistores comandam directamente o motor, vou meter dois relés duplos com diodos no lugar do motor, para proteger os transistores. Os motores são energizados pelos relés. No caso de um motor bloquear aumenta para aí umas 5 vezes ou mais a corrente, o que implica a queima dos transistores. Assim, alimentados pelos relés e com disjuntor ou fusível de protecção fica o circuito sempre protegido. Cada placa leva dois relés duplos que fazem a inversão de tensão ao m otor conforme comando da placa. Para não serem accionados em simultâneo cada um leva um diodo invertido um em relação ao outro. Se a placa manda tensão negativa para os relés só um dos diodos deixa passar a corrente para um deles, o outro diodo do outro relé bloqueia e vice versa

Cumps

Avatar do Utilizador

Esteves
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1149
Registado: sábado abr 26, 2008 12:39 am
Localização: Beira Alta

Re: Recomeçar projecto misto

Mensagem por Esteves »

Boas!

Eu também é para por os relés, até porque este circuito só aguenta 1 ampere.

Já agora podes deixar aqui o esquema da placa e a lista dos componentes.


Eu tenho umas PCBs que mandei vir da USA e até "trabalha bem" como quem diz, a PCB é feita com uma atmega 168 que avaria muito facilmente, basta ter um pico de tenção e pimba, morre logo, no caso de uma trovoada também morre, a solução é substituir a atmega, e é aqui que a coisa se complica, a atmega tem uma programação feita pelo americano e tem uma protecção de leitura da atmega, já pedi ao artista para me mandar a programação e ele não manda nada, manda sim é um atmega nova que me custa com portes 22€, dai que vou desistir desta placa.
Imagem
..........:::::Pré-Reforma:::::..........

Responder

Voltar para “Solar Fotovoltaica”