Recomeçar projecto misto

Local para se discutir assuntos relacionados com a energia Solar Fotovoltaica

Autor do tópico
Cabul
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 139
Registado: quinta out 29, 2009 9:37 pm
Localização: FigFoz

Re: Recomeçar projecto misto

Mensagem por Cabul »

Só tenho o esquema, como é simples de montar mandei vir uma placa de circuito impresso perfurada juntamente com o resto do material e faço as ligações com soldaduras.
Amanha se tudo correr bem, já vou montar. Não me mandaram as ldr que queria, mas tenho aqui umas daqueles candeeiros chinocas de meter no jardim. As células já foram à vida "chinocas" mas algumas das ldr estão a funcionar.

Como disse vou meter os relés, ainda não fiz o desenho, porque faço de cabeça, mas se tiveres dúvidas tento fazer um boneco "ehehehehehehehehe" sem ofensa
Anexos
Espero que te dê uma ajuda
Espero que te dê uma ajuda
esquema.jpg (34.8 KiB) Visto 3560 vezes

Avatar do Utilizador

ProjectSolar
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 247
Registado: segunda abr 09, 2012 4:59 pm

Re: Recomeçar projecto misto

Mensagem por ProjectSolar »

Não te esqueças de postar fotos, estou curioso....


Autor do tópico
Cabul
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 139
Registado: quinta out 29, 2009 9:37 pm
Localização: FigFoz

Re: Recomeçar projecto misto

Mensagem por Cabul »

ProjectSolar Escreveu:Boas, desculpem a minha ausência pelo fórum é muito trabalho, bem eu posso deixar aqui contacto mesmo para todos . Em relação a mails ele respondia mas era as tantas da noite pois cada "sms" que mandava só obtinha respostas as 5h da manha, sempre me disse que tinhas as manhas livres para entregas.

Contc. 919063232

Cumpts

Pois é amigos, nem por mail, nem por sms nem chamando.......toca, toca, não atende, pelo menos podia dizer qualquer coisa, enfim.....

Se conhecerem outros, agradeço
cumps

Avatar do Utilizador

ProjectSolar
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 247
Registado: segunda abr 09, 2012 4:59 pm

Re: Recomeçar projecto misto

Mensagem por ProjectSolar »

Cabul Escreveu:
ProjectSolar Escreveu:Boas, desculpem a minha ausência pelo fórum é muito trabalho, bem eu posso deixar aqui contacto mesmo para todos . Em relação a mails ele respondia mas era as tantas da noite pois cada "sms" que mandava só obtinha respostas as 5h da manha, sempre me disse que tinhas as manhas livres para entregas.

Contc. 919063232

Cumpts

Pois é amigos, nem por mail, nem por sms nem chamando.......toca, toca, não atende, pelo menos podia dizer qualquer coisa, enfim.....

Se conhecerem outros, agradeço
cumps

Eu não falei mais , pois não precisei de mais nenhum painel. Mas eu posso tentar mandar algo se quiser para ela a ver...

Avatar do Utilizador

ProjectSolar
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 247
Registado: segunda abr 09, 2012 4:59 pm

Re: Recomeçar projecto misto

Mensagem por ProjectSolar »

* Ele

Cumpts

Avatar do Utilizador

ProjectSolar
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 247
Registado: segunda abr 09, 2012 4:59 pm

Re: Recomeçar projecto misto

Mensagem por ProjectSolar »

Boas, deixei mensagem como tinha dito e ele respondeu ontem...

Características dos módulos;

Características dos painéis (x1) ;

LuxPro 100

Nome produto / marca Lux.Pro DSP-100M
Dimensões (H x W x D) em mm 1022 x 669 x 35
Células por módulo de 72 (4x18)
Peso em kg 8,51
Max. (Pmax) 100W
Tensão máx. 18,51 V
Max atual. (Imp) 5.42 A
Tensão de circuito aberto de 22,21 V
Corrente de curto circuito 6,51 A
Eficiência do módulo 16,04%
Máxima sistema de tensão de 600 V


Autor do tópico
Cabul
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 139
Registado: quinta out 29, 2009 9:37 pm
Localização: FigFoz

Re: Recomeçar projecto misto

Mensagem por Cabul »

1. Já chegou o material, os relés não serão os da imagem, vieram por engano, como tinham 8 pinos, não fui ver as características e são de um só circuito, é preciso que sejam de dois circuitos independentes, para poder trocar o positivo com o negativo. Os diodos que se veem, são para desviar a corrente conforme seja positivo ou negativa para os relés respectivos, alterando assim o sentido de rotação dos motores.
2. Entretanto, tinha aqui um saco de cimento e já fiz o cepo que irá servir de suporte para o aerogerador, depois quando acabar a parte dos painéis, mudo o post para o outro lado
Anexos
IMG_0225.JPG
IMG_0225.JPG (80.35 KiB) Visto 3153 vezes
Cepo
Cepo
IMG_0222.JPG (82.48 KiB) Visto 3153 vezes
Material
Material
35.JPG (74.99 KiB) Visto 3153 vezes


Autor do tópico
Cabul
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 139
Registado: quinta out 29, 2009 9:37 pm
Localização: FigFoz

Re: Recomeçar projecto misto

Mensagem por Cabul »

Mais fotos do cepo
Anexos
IMG_0229.JPG
IMG_0229.JPG (81.54 KiB) Visto 3153 vezes
IMG_0228.JPG
IMG_0228.JPG (79.9 KiB) Visto 3153 vezes
IMG_0226.JPG
IMG_0226.JPG (80.67 KiB) Visto 3153 vezes

Avatar do Utilizador

Esteves
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1149
Registado: sábado abr 26, 2008 12:39 am
Localização: Beira Alta

Re: Recomeçar projecto misto

Mensagem por Esteves »

Aqui não se brinca em serviço 8-) 8-) 8-) 8-) 8-) 8-) 8-) 8-)


Bem pelo que vejo a estrutura de fixar os painéis mais dia menus dia está com 2000W, por isso antes de a montares faz já os cálculos para mais tarde levar mais painéis.

Eu digo isto porque também comecei assim, primeiro 460W e agora já vai em 2440W
..........:::::Pré-Reforma:::::..........

Avatar do Utilizador

ProjectSolar
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 247
Registado: segunda abr 09, 2012 4:59 pm

Re: Recomeçar projecto misto

Mensagem por ProjectSolar »

Vamos lá com isso para a frente, fico a aguardar pelo projeto... mal possa atualizo o meu e altero algumas coisas.


Autor do tópico
Cabul
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 139
Registado: quinta out 29, 2009 9:37 pm
Localização: FigFoz

Re: Recomeçar projecto misto

Mensagem por Cabul »

Já chegou o inversor de 1000W adquirido a um colega aqui do fórum. Está já a bombar. Estou de volta de umas instalações eléctricas e os berbequins estão a funcionar na boa.

Dá também para ter uma melhor ideia do meu controlador de carga, está um espectáculo.
Com a curiosidade de ver a máquina a funcionar, ainda não peguei no seguidor solar (também ainda não chegaram os novos relés). Além disso a "Maria" destinou-me uns trabalhos aqui no quintal (Alface, feijão verde, tomates, cebolas, corgetes, couves, etc), como tenho andado um pouco arredado da coisa devido ao bichino solar, não me posso esticar, senão a coisa corre mal para o meu lado eheheheheheheheheheheheheh...


Autor do tópico
Cabul
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 139
Registado: quinta out 29, 2009 9:37 pm
Localização: FigFoz

Re: Recomeçar projecto misto

Mensagem por Cabul »

Cá vão mais umas fotos, já meti o portão a funcionar com o inversor, e os programadores quer da rega quer do lago, vamos a ver como se porta esta noite...
Anexos
No quadro da esquerda, vai levar um inversor tripolar, para ou injecta a tensão nos circuitos que estão ligados, ou, em caso por exemplo de avaria, mete energia da rede. Do lado direito um velho quadro com um diferencial de 30mA, para protecção. Tem terra dedicada. E um disjuntor de 6A para prevenir curto circuitos. Ao centro uma tomada monofásica estanque com terra
No quadro da esquerda, vai levar um inversor tripolar, para ou injecta a tensão nos circuitos que estão ligados, ou, em caso por exemplo de avaria, mete energia da rede. Do lado direito um velho quadro com um diferencial de 30mA, para protecção. Tem terra dedicada. E um disjuntor de 6A para prevenir curto circuitos. Ao centro uma tomada monofásica estanque com terra
38.JPG (78.99 KiB) Visto 2598 vezes
Cá está a bateria, para começar, não se assustem com as ligações, isto está ainda em fase de execução e experimentação
Cá está a bateria, para começar, não se assustem com as ligações, isto está ainda em fase de execução e experimentação
37.JPG (81 KiB) Visto 2598 vezes
Cá está ele, em repouso está a consumir entre 600 e 700mA
Cá está ele, em repouso está a consumir entre 600 e 700mA
36.JPG (74.45 KiB) Visto 2598 vezes

Avatar do Utilizador

visitante1
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 3322
Registado: sexta jan 07, 2011 12:08 am
Localização: Região norte

Re: Recomeçar projecto misto

Mensagem por visitante1 »

Viva,
em vez do inversor tripolar pode meter antes um contactor/rele com 2 inversores com a alimentação ligada a saida do inversor, se o inversor avariar ou desligar a saida comuta automaticamente para a rede (veja o topico inicial do Esteves onde já se falou nisso e tanto ele como eu temos isso implementado). Ainda serve posteriormente para comandar esse interface para fazer o bypass em caso de bateria baixa.
cumprimentos
VE Nissan Leaf MKII
Micro-produção 5kWp+4kWp
Auto-consumo Stand-Alone 14,5kWp
Micro-Hidrica Pelton max:1,5kW
AQS Tubos De Vácuo
Caldeira Biomassa Roval R203 73kW
Fluksometer FLM03E

Avatar do Utilizador

MRider
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 4089
Registado: segunda abr 02, 2012 10:27 pm
Localização: Ilha da Madeira

Re: Recomeçar projecto misto

Mensagem por MRider »

Boas .

Ja tens algo para te entreteres :mrgreen: .

Eu por acaso nunca tive a ideia de usar o "comutador" para comutar rede/inversor. bela ideia 8-)

Eu desligava o inversor quando não estava a usar , assim não consumia nada . :mrgreen:
Live long and prosper!


Autor do tópico
Cabul
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 139
Registado: quinta out 29, 2009 9:37 pm
Localização: FigFoz

Re: Recomeçar projecto misto

Mensagem por Cabul »

A ideia do relé é pertinente, por acaso penso que até tenho aqui um na minha caixa das velharias, é simples de montar. Com o conversor a funcionar, fica energizado, qualquer falha, seja por que motivo fôr passa a repouso, ligando a energia da rede. Um relé duplo (2 circuitos), como já tenho o diferencial e o relé de potencia, se quiser fazer alguma manutencão a montante, basta desligá-los. E neste caso dá-me mais segurança, tanto por causa do portão electrico da casa, como do sistema de rega nocturno, se as baterias forem aos cucos, o sistema auto-alimenta-se. Por vezes o óbvio está à nossq frente, mas de tão óbvio não as vemos.
para isso é que serve o fórum

Cumps a todos e bons ventos e raios solares

Avatar do Utilizador

ProjectSolar
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 247
Registado: segunda abr 09, 2012 4:59 pm

Re: Recomeçar projecto misto

Mensagem por ProjectSolar »

Estou interessado nisso também, para prevenir falhas em iluminação noturna. Quando implantares deixa fotos.


Autor do tópico
Cabul
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 139
Registado: quinta out 29, 2009 9:37 pm
Localização: FigFoz

Re: Recomeçar projecto misto

Mensagem por Cabul »

Já está a funcionar, tinha aqui um relé finder 40-52. 220V com dois circuitos independentes 8A. Só que são para soldar nas placas ci. Perguntei numa loja onde costumo comprar material eléctrico se tinham bases para este tipo de relé. Bases que deem para colocar nas caixas com encaixe como os disjuntores. Então não é que tinham. foi tiro e queda, já está no sítio e a bombar. Faço um corte no inversor e nem se dá pela mudança. Assim fico descansado com a rega nocturna dos feijões....
Às vezes temos as coisas e nem nos lembramos, por isso é tão importante a partilha de infos neste tipo de fóruns,

Obrigado pela dica


Autor do tópico
Cabul
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 139
Registado: quinta out 29, 2009 9:37 pm
Localização: FigFoz

Re: Recomeçar projecto misto

Mensagem por Cabul »

pnunes Escreveu:Viva,
em vez do inversor tripolar pode meter antes um contactor/rele com 2 inversores com a alimentação ligada a saida do inversor, se o inversor avariar ou desligar a saida comuta automaticamente para a rede (veja o topico inicial do Esteves onde já se falou nisso e tanto ele como eu temos isso implementado). Ainda serve posteriormente para comandar esse interface para fazer o bypass em caso de bateria baixa.
cumprimentos
Excelente lembrança, obrigado pela dica, já está a bombar como disse anteriormente. Já agora belo trabalho que tens, já estive a ver o teu projecto, parabéns,

Avatar do Utilizador

MRider
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 4089
Registado: segunda abr 02, 2012 10:27 pm
Localização: Ilha da Madeira

Re: Recomeçar projecto misto

Mensagem por MRider »

Ainda bem que esta tudo a trabalhar bem 8-)
Live long and prosper!


Autor do tópico
Cabul
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 139
Registado: quinta out 29, 2009 9:37 pm
Localização: FigFoz

Re: Recomeçar projecto misto

Mensagem por Cabul »

Para quem estiver curioso, aí vão fotos
Anexos
40.JPG
40.JPG (74.14 KiB) Visto 2355 vezes
39.JPG
39.JPG (74.11 KiB) Visto 2355 vezes

Responder

Voltar para “Solar Fotovoltaica”