Recomeçar projecto misto

Local para se discutir assuntos relacionados com a energia Solar Fotovoltaica
Avatar do Utilizador

ProjectSolar
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 247
Registado: segunda abr 09, 2012 4:59 pm

Re: Recomeçar projecto misto

Mensagem por ProjectSolar »

Cabul Escreveu:Isto das férias, com a patroa a dar ordens, eheheheheheh.....
Comprei dois painéis de 100W e alterei o sistema de rotação, vibrava muito com o vento. Este está mais estável. Vou-me dedicar agora às montagens finais (serão finais?), por agora. Chego o material para montagem do controlo de tensão de bateria com prevensão do efeito de histerese.

Seguem fotos

Fico a aguarda por progressos, tenho andado a "topar" este teu sistema, quando poderes desde que nao seja incomodo em postares mais fotos talvez de outros ângulos e depois do projeto final entre fonte "paineis" e o resto do sistema...

Cumpts

Avatar do Utilizador

Emanuel Couto
Moderador
Moderador
Mensagens: 5641
Registado: domingo jul 22, 2012 7:54 pm
Localização: Açores

Re: Recomeçar projecto misto

Mensagem por Emanuel Couto »

Está a ficar muito fixe....... bom trabalho. Eu tb estou a trabalhar na eletrônica do meu projecto de energias Alternativas
Depois vou abrir tb um tópico .....
Imagem

Sistema Para Autoconsumo Off-Gride com (2185wp) http://www.novaenergia.net/forum/viewto ... 11&t=16450

Adoro Fotografia... http://olhares.sapo.pt/ecc/


Autor do tópico
Cabul
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 139
Registado: quinta out 29, 2009 9:37 pm
Localização: FigFoz

Re: Recomeçar projecto misto

Mensagem por Cabul »

Olá pessoal, apreciadores do deus sol.
Vou meter umas fotos da "culatra" e do "cano" do sistema de rotação horizontal.
Espero que tenha alguma utilidade, nem que seja para dar ideias ao pessoal
Disfrutem
Anexos
Vê-se a corrente fixa na culatra já dentro do tubo quadrado galvanizado 30x40mm. è também visível u suporte para o rolamento do varão roscado. Tubo exterior de 1'' com tubo galvanizado de 3/4'' para fixação do rolamento de forma a não deslizar. Finalmente a ligação do motor do tecto de abrir do meu velho punto
Vê-se a corrente fixa na culatra já dentro do tubo quadrado galvanizado 30x40mm. è também visível u suporte para o rolamento do varão roscado. Tubo exterior de 1'' com tubo galvanizado de 3/4'' para fixação do rolamento de forma a não deslizar. Finalmente a ligação do motor do tecto de abrir do meu velho punto
50.jpg (50.47 KiB) Visto 3606 vezes
É visivel o suporte feito de tubo galvanizado de 20mm com as duas porcas de união m10 por onde vai passar o varão roscado. Nos extremos, os dois pontos de apoio, para a corrente são de tubo quadrado galvanizado de 16mm A corrente num dos extremos está fixa e no outro tem um esticador. O tubo roscado tem soldado uma peça em U onde irá engatar o motor de forma a fazer um cardan. Tem um rolamento fixado a com porcas M10
É visivel o suporte feito de tubo galvanizado de 20mm com as duas porcas de união m10 por onde vai passar o varão roscado. Nos extremos, os dois pontos de apoio, para a corrente são de tubo quadrado galvanizado de 16mm A corrente num dos extremos está fixa e no outro tem um esticador. O tubo roscado tem soldado uma peça em U onde irá engatar o motor de forma a fazer um cardan. Tem um rolamento fixado a com porcas M10


Autor do tópico
Cabul
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 139
Registado: quinta out 29, 2009 9:37 pm
Localização: FigFoz

Re: Recomeçar projecto misto

Mensagem por Cabul »

Não se assustem com os suportes, mas são os custos da evolução. Começa-se por uma brincadeira e quando se passa para algo mais sério, começam a ver-se os erros de iniciante. Serve contudo para aprender, assim quando der o salto para algo maior, espero não cometer os mesmos erros de planeamento. On job trainning.
Anexos
Nas duas primeiras fotos vê-se o carreto de 11dentes encastrado na corrente que está fixada na culatra e que desliza no tubo. Devia ser maio para não fazer tanto esforço, mas como disse no post, erro de iniciante. Em baixo não tenho mais espaço, para o próximo poste de suporte, fica em cima onde dá para meter um carreto maior, tipo pedaleira de bicicleta. Aumenta a desmultiplicação e não força tanto o sistema. Nas fotos seguintes vêem-se os fins de curso. Para nascente são dois, um de segurança, caso o seguidor solar "perca a cabeça) e o outro para o sistema automático programado de reposicionamento e/ou para o sistema manual de manutençao. Do lado poente fica só com um fim de curso. Última foto aspectp geral do sistema
Nas duas primeiras fotos vê-se o carreto de 11dentes encastrado na corrente que está fixada na culatra e que desliza no tubo. Devia ser maio para não fazer tanto esforço, mas como disse no post, erro de iniciante. Em baixo não tenho mais espaço, para o próximo poste de suporte, fica em cima onde dá para meter um carreto maior, tipo pedaleira de bicicleta. Aumenta a desmultiplicação e não força tanto o sistema. Nas fotos seguintes vêem-se os fins de curso. Para nascente são dois, um de segurança, caso o seguidor solar "perca a cabeça) e o outro para o sistema automático programado de reposicionamento e/ou para o sistema manual de manutençao. Do lado poente fica só com um fim de curso. Última foto aspectp geral do sistema
51.jpg (70.93 KiB) Visto 3586 vezes


Autor do tópico
Cabul
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 139
Registado: quinta out 29, 2009 9:37 pm
Localização: FigFoz

Re: Recomeçar projecto misto

Mensagem por Cabul »

Esquema para o seguidor solar horizontal com comando automático e manual/manutenção
Anexos
esquema_horiz.jpg


Autor do tópico
Cabul
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 139
Registado: quinta out 29, 2009 9:37 pm
Localização: FigFoz

Re: Recomeçar projecto misto

Mensagem por Cabul »

Mais algumas fotos.
Anexos
1- Banco de baterias, 3x74Ah 680A 1x92Ah 760A. 2- Ligações das baterias (ainda só os positivos) e inversor. 3- controlador carga (9A). 4- Programador para rodar o sistema para nascente durante a noite e caixa de disjuntores e relés. 5- Sistema de controlo em automático funciona com o seguidor solar e o temporizador, em manual posso mover o sistema na horizontal e na vertical para as posições que quiser. 6- Cx com o seguidor solar. 7- Painéis. 8- electroválvulas para rega alimentadas (incluindo o controlador) a partir desete sistema
1- Banco de baterias, 3x74Ah 680A 1x92Ah 760A. 2- Ligações das baterias (ainda só os positivos) e inversor. 3- controlador carga (9A). 4- Programador para rodar o sistema para nascente durante a noite e caixa de disjuntores e relés. 5- Sistema de controlo em automático funciona com o seguidor solar e o temporizador, em manual posso mover o sistema na horizontal e na vertical para as posições que quiser. 6- Cx com o seguidor solar. 7- Painéis. 8- electroválvulas para rega alimentadas (incluindo o controlador) a partir desete sistema
52.jpg (66.65 KiB) Visto 3557 vezes

Avatar do Utilizador

MRider
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 4089
Registado: segunda abr 02, 2012 10:27 pm
Localização: Ilha da Madeira

Re: Recomeçar projecto misto

Mensagem por MRider »

Ja mexe nas alterações :mrgreen:

Aqueles paineis pequenos são de 15 w ? Tenho desses foi o primeiro que comprei foi uma fortuna lol
Live long and prosper!


Autor do tópico
Cabul
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 139
Registado: quinta out 29, 2009 9:37 pm
Localização: FigFoz

Re: Recomeçar projecto misto

Mensagem por Cabul »

visitante2 Escreveu:Ja mexe nas alterações :mrgreen:

Aqueles paineis pequenos são de 15 w ? Tenho desses foi o primeiro que comprei foi uma fortuna lol
Foi os que comprei no Jumbo. Cabeçadas de iniciante. Mas pronto, sempre vão debitando alguma coisa. Dão para o consumo básico do "nosso" inversor. É como dizes pelo preço de cada um tinha comprado um dos outros. Acaba por ser um desperdício porque geram cerca de 23V e 630ma em curto circuito, mas como estão ligados directamente perde-se um pouco de potência.


Cumps

Avatar do Utilizador

ProjectSolar
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 247
Registado: segunda abr 09, 2012 4:59 pm

Re: Recomeçar projecto misto

Mensagem por ProjectSolar »

Cabul Escreveu:
visitante2 Escreveu:Ja mexe nas alterações :mrgreen:

Aqueles paineis pequenos são de 15 w ? Tenho desses foi o primeiro que comprei foi uma fortuna lol
Foi os que comprei no Jumbo. Cabeçadas de iniciante. Mas pronto, sempre vão debitando alguma coisa. Dão para o consumo básico do "nosso" inversor. É como dizes pelo preço de cada um tinha comprado um dos outros. Acaba por ser um desperdício porque geram cerca de 23V e 630ma em curto circuito, mas como estão ligados directamente perde-se um pouco de potência.


Cumps
Estas com sorte já o meu inversor só em stand by, vai logo um painel a vida, ronda os 100w .....


Autor do tópico
Cabul
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 139
Registado: quinta out 29, 2009 9:37 pm
Localização: FigFoz

Re: Recomeçar projecto misto

Mensagem por Cabul »

ProjectSolar Escreveu:
Cabul Escreveu:
visitante2 Escreveu:Ja mexe nas alterações :mrgreen:

Aqueles paineis pequenos são de 15 w ? Tenho desses foi o primeiro que comprei foi uma fortuna lol
Foi os que comprei no Jumbo. Cabeçadas de iniciante. Mas pronto, sempre vão debitando alguma coisa. Dão para o consumo básico do "nosso" inversor. É como dizes pelo preço de cada um tinha comprado um dos outros. Acaba por ser um desperdício porque geram cerca de 23V e 630ma em curto circuito, mas como estão ligados directamente perde-se um pouco de potência.


Cumps
Estas com sorte já o meu inversor só em stand by, vai logo um painel a vida, ronda os 100w .....
Ontem estive a fazer umas medições. A trabalhar em vazio, consome 640mA

Avatar do Utilizador

ProjectSolar
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 247
Registado: segunda abr 09, 2012 4:59 pm

Re: Recomeçar projecto misto

Mensagem por ProjectSolar »

Tinha um de 300w consumia 0,25A que dará 250mA , mas queimou e agora adquiri um de 500w que esta na casa dos 500mA .


Autor do tópico
Cabul
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 139
Registado: quinta out 29, 2009 9:37 pm
Localização: FigFoz

Re: Recomeçar projecto misto

Mensagem por Cabul »

Tenho andado ocupado com a agricultura, contudo, já redesenhei placas novas para o controlador de carga, seguidor solar com retrocesso automático para nascente e um controlador de carga baixa para bateria. A empresa onde costumo comprar o material está com alguma dificuldade em arranjar o percloreto de ferro. Espero ainda ter esta semana para fazer as pcb's. entretanto vou fazendo uma memória descritiva sobre o projecto para meter aqui, pode ser sempre útil a alguém. Assim poderão evitar os erros que cometi. Já bem basta eu ter partido a cabeça várias vezes.
Cumps a todos

PS.Tudo continua a funcionar, mas tive que desligar algumas cargas, já que o sol agora é menos e a casa de um vizinho "rouba-me" quase duas horas de exposição à tarde. Já lhe pedi para mudar a casa mais para norte eheheheheheh. Os tais erros, quando montei o sistema era Verão e agora o nosso amigo deita-se mais cedo e anda mais para sul


Autor do tópico
Cabul
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 139
Registado: quinta out 29, 2009 9:37 pm
Localização: FigFoz

Seguidor solar

Mensagem por Cabul »

Caso estejam a seguir o meu tópico forum/viewtopic.php?f=46&t=16045 verificarão que estou a montar vários controladores caseiros. Um deles é o disponibilizado pelo Richard Gideon (Sun tracker) cujo anexo junto.
Depois de desenhar a e montar a pcb fiz a afinação de acordo com as instruções.
1. Com as duas células expostas ao sol, afinei VR1 até que o led2 apagasse. Medi a tensão 0V,
2. À noite afinei VR2 até que o led1 acendesse,
3. Fazendo sombra na LDR colocada do lado nascente, o LED2 acende e começa a carregar o condensador electrolítico de 1000uF, que dá um atrazo para o arranque do relé que controla a rotação para Poente. A tensão nos terminais do condensador chega aos 6,3V. O Led continua aceso, mas o relé não arranca.
4. Chegada a noite, os dois led's acendem correctamente e dispara o relé que faz retornar o painel para Nascente. Só para quando o fim de Curso curto circuita,. interrompendo o sistema. O procedimento está correcto
5. Só esta função descrita no parágrafo anterior funciona.
6. Após consulta a vários fóruns, todos falam deste problema, ou seja o sistema não funciona no acompanhamento do sol,
7. Após todo este trabalho, gasto de horas (isso é o menos, porque dá gosto fazer) a desilusão é grande. Assim
8. Já alguém montou este circuito e funcionou?

Agradeço dicas sobre o assunto.
Anexo imagens
Anexos
Vista da placa com os componentes
Vista da placa com os componentes
Cobre_Componentes.jpg (148.26 KiB) Visto 3373 vezes
Vista da placa do lado do cobre
Vista da placa do lado do cobre
Cobre.jpg (95.71 KiB) Visto 3373 vezes
Esquema do projecto
Esquema do projecto
Esquema.jpg (56.78 KiB) Visto 3373 vezes


Autor do tópico
Cabul
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 139
Registado: quinta out 29, 2009 9:37 pm
Localização: FigFoz

Re: Seguidor solar

Mensagem por Cabul »

Mais fotos montado
Anexos
IMG_0041.JPG
IMG_0041.JPG (80.1 KiB) Visto 3370 vezes
IMG_0040.JPG
IMG_0040.JPG (87.89 KiB) Visto 3370 vezes

Avatar do Utilizador

MRider
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 4089
Registado: segunda abr 02, 2012 10:27 pm
Localização: Ilha da Madeira

Re: Seguidor solar

Mensagem por MRider »

boas

pois tanto trabalho e se não funciona bem . Mas deixa os experts na materia se pronuciarem que isso logo funciona :mrgreen:
Live long and prosper!


Autor do tópico
Cabul
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 139
Registado: quinta out 29, 2009 9:37 pm
Localização: FigFoz

Re: Seguidor solar

Mensagem por Cabul »

Pois, já andei a mudar umas resistencias, mas o tipo não arranca. Tenho que ir ver o esquema do lm339, pois o gajo manda a informação para o led e começa a carregar o condensador do atrazo. Não está é a mandar a info para o transistor 2n3904 que deveria excitar o relé. Este seguidor se funcionar resolve uma série de problemnas de controlo. Vamos a ver se há por aí umas dicas de pessoal mais avançado na coisa


Autor do tópico
Cabul
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 139
Registado: quinta out 29, 2009 9:37 pm
Localização: FigFoz

Re: Seguidor solar

Mensagem por Cabul »

Parece que já descobri. A R7 de220K, ligada ao pin 6 do Ic1b, produz uma tensão de referencia de 5,72V. A R6 que "disponibiliza" a tensão para comparação quando o C3 de 1000uF começa a carregar, não consegue ultrapassar os 5,72V para fazer disparar o pino 1 do Ic1b que vai activar a base do transistor Q1, que por sua vez actua sobre o relé.
Testei a tensão aos terminais da R6 e chegava com a carga completa do C3, a 5,6V.
Saquei a R7 e meti uma resistencia variável a começar em 300K. Meti tensão no seguidor e comecei a baixar a resistencia variável até chegar (nos seus terminais) a 5,4V. Nesse instante o relé de comando do motor para poente disparou.
Medi a resistência variável nesse ponto e marcava 185K. Meti uma R7 fixa com esse valor. voltou a dar energia ao seguidor. Voltímetro nos terminais de R6 e quando chegou aos 5,6V, fez-se luz e o relé disparou.
Retirei a cobertura da fotocélula do lado nascente e o relé desligou, indicando que o motor parava.
Voltei a fazer sombra na célula nascente e depois de o relé disparar, deixei um bocado e chuntei o fim de curso poente e o relé abriu.
amanhã vou largar a bancada e testar no sítio
Dúvidas, sintam-se à vontade


Autor do tópico
Cabul
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 139
Registado: quinta out 29, 2009 9:37 pm
Localização: FigFoz

Re: Seguidor solar

Mensagem por Cabul »

Agradecia aos moderadores que passassem este tópico, se possível, para o meu outro tópico "Recomeçar projecto misto" já que o que me levou a abrir este tópico penso que já não faz sentido e fica melhor no outro
Cumps
Última edição por Volt em terça nov 20, 2012 3:40 pm, editado 1 vez no total.
Razão: Done. :-).


Autor do tópico
Cabul
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 139
Registado: quinta out 29, 2009 9:37 pm
Localização: FigFoz

Re: Recomeçar projecto misto

Mensagem por Cabul »

Estes MODERADORES, no caso o "Volt" são os maiores. Sempre atentos.

Obrigado e um abraço


Autor do tópico
Cabul
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 139
Registado: quinta out 29, 2009 9:37 pm
Localização: FigFoz

Re: Recomeçar projecto misto

Mensagem por Cabul »

Testado e a funcionar, pelo menos para já.
1. Faz o seguimento de Nascente para Poente (Leste/Oeste),
2. No fim do dia, quando as duas células têm a mesma incidência de sol, neste caso ausência do dito cujo, depois de afinado (função sensor luminosidade), remete o sistema para a posição inicial (Nascente) dando início a um novo ciclo no dia seguinte,
3. Dois fim de curso, tanto a Nascente como a Poente para evitar que ultrapasse os limites pré-fixados,
4. Em repouso consome 0,3mA. Com o relé activado, consome 0,9mA

Responder

Voltar para “Solar Fotovoltaica”