Vantagens Sist. Auto. 12v e 24v

Local para se discutir assuntos relacionados com a energia Solar Fotovoltaica

Njay
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1981
Registado: sábado nov 17, 2007 9:46 pm

Re: Vantagens Sist. Auto. 12v e 24v

Mensagem por Njay »

Interessa é a tensão nos bornes da bateria quando ela está ligada ao carregador solar, e que não exceda aí uns 13.8V - 14V.
Não interessa a tensão aos bornes do painel (a tensão na ficha "painel" do carregador), e a tensão na ficha "bateria" do carregador sem estar lá nada ligado também não interessa.
Copyright (c) Njay 2012-2015
Um dia o dinheiro será substituído por Conhecimento.
Aprilia RS125e
Troniquices.wordpress.com


rocheiro
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 136
Registado: domingo dez 04, 2011 5:57 pm

Re: Vantagens Sist. Auto. 12v e 24v

Mensagem por rocheiro »

ahh bom sendo assim está correcto . já agora consegues me explicar porque razao pq razao o controlador por defeito nao envia apenas 13.8v -14V ?
Entao para obter uma leitura correcta do painel é necessario ligar o controlador de carga a bateria e a voltagem que der é a voltagem que esta a ser carregado, correcto ?

Desde já um muito obrigado

Avatar do Utilizador

visitante1
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 3322
Registado: sexta jan 07, 2011 12:08 am
Localização: Região norte

Re: Vantagens Sist. Auto. 12v e 24v

Mensagem por visitante1 »

Normalmente os controladores "rafeiros" e não só (os steca tambem) queimam-se instantaneamente sempre que se liga um painel sem antes se ter ligado a bateria.
Isso vem no manual do aparelho, provavelmente ninguem o lê...
Esse provavelmente já foi...
cumprimentos
VE Nissan Leaf MKII
Micro-produção 5kWp+4kWp
Auto-consumo Stand-Alone 14,5kWp
Micro-Hidrica Pelton max:1,5kW
AQS Tubos De Vácuo
Caldeira Biomassa Roval R203 73kW
Fluksometer FLM03E


rocheiro
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 136
Registado: domingo dez 04, 2011 5:57 pm

Re: Vantagens Sist. Auto. 12v e 24v

Mensagem por rocheiro »

Boas, ele esta a funcionar correctamente ja a 7 meses só que ontem eu decidi medir a voltagem e fiquei assustado porque pensava que apos ligar o painel ele automaticamente ajustava a voltagem para os 14v, nao sabia que ele so fazia isso depois de estar ligado as baterias.

Por acaso abri o controlador para ver se tinha algo queimado, mas não está. Depois da resposta do Njay fiquei mais descansado.

Já agora qual é o controlador MPPT com display que me indiquem, mas baratim :) ?


Cumprimentos

Avatar do Utilizador

MRider
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 4089
Registado: segunda abr 02, 2012 10:27 pm
Localização: Ilha da Madeira

Re: Vantagens Sist. Auto. 12v e 24v

Mensagem por MRider »

pnunes Escreveu:Normalmente os controladores "rafeiros" e não só (os steca tambem) queimam-se instantaneamente sempre que se liga um painel sem antes se ter ligado a bateria.
Isso vem no manual do aparelho, provavelmente ninguem o lê...
Esse provavelmente já foi...
cumprimentos
Eu ja desliguei o controlador das baterias com os paineis ligados varias vezes e nunca aconteceu nada.
Não deve ser assim tão rafeiro lol :mrgreen:
Live long and prosper!


rocheiro
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 136
Registado: domingo dez 04, 2011 5:57 pm

Re: Vantagens Sist. Auto. 12v e 24v

Mensagem por rocheiro »

ja somos 2 :)


Njay
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1981
Registado: sábado nov 17, 2007 9:46 pm

Re: Vantagens Sist. Auto. 12v e 24v

Mensagem por Njay »

O controlador do rocheiro de facto tem esse aviso logo à cabeça em letras gordas (embora não diga o que é que acontece se isso não for respeitado):
IMPORTANT SAFETY INSTRUCTION
Connect the controller to your battery first and then connect solar panel and inverter or applications.
http://www.koneze.com/pdf/Manual_CMP12.pdf

Não sei ao certo porque razão a tensão na ficha da bateria não vai para 13-14V por omissão, razões técnicas. A carga da bateria deve ser feita 1º por corrente constante e uma fonte de corrente constante que tem corrente zero (cabo "no ar") mete à saída a tensão máxima que pode (ou seja, neste caso, a do painel) numa tentativa vã de fazer circular a corrente que pretende. De qualquer forma, sem a bateria o carregador se calhar nem tem a certeza em que sistema é que está, se 12V ou se 24V.

Entretanto já estamos bastante off-topic, era melhor se um moderador pudesse mover estas últimas mensagens para o tópico do rocheiro.
Copyright (c) Njay 2012-2015
Um dia o dinheiro será substituído por Conhecimento.
Aprilia RS125e
Troniquices.wordpress.com


rocheiro
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 136
Registado: domingo dez 04, 2011 5:57 pm

Re: Vantagens Sist. Auto. 12v e 24v

Mensagem por rocheiro »

pois realmente tb tinha pensando podia ser confusao do sistema se é 12v ou 24v. eu sabado vou medir um outro controlador igual ao meu que um amigo meu tem... mas de kk maneira penso que só ao ligar as baterias ele deve ajustar para sistema de 12v se nao mesmo nas basterias devia testar 20v, nao ?

Responder

Voltar para “Solar Fotovoltaica”