Caldeira a Pellets Hidrocooper

Local dedicado exclusivamente á discusão sobre biomasa sólida

Ferdinando
Novo membro
Novo membro
Mensagens: 3
Registado: quinta nov 04, 2010 6:46 pm

Re: Caldeira a Pellets Hidrocooper

Mensagem por Ferdinando »

também gostaria de ver aqui uma resposta à dúvida levantada por lagastor. já me aconteceu a paragem da minha hidrocoper cantina 29 kw pelo mesmo motovo: pressão alta, a cerda de 2.0 bar.
há uma torneira no fundo da máquina que descarrega a água, mas a sua utilização apenas altera momentaneamente o problema. aconteceu-me este episódio quando elevei a posição da temperatura para o grau 7 e 9.
no respeitante ao consumo das pellets, há vários factores a ponderar: revestimento do imóvel, número de radiadores, temperaturas, etc.
no grau 5, é igual o consumo ao de lagastor.
no entanto, repito: gostaria que os entendidos deste forum respondessem à questão de lagastor.


Lagastor
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 25
Registado: sábado out 23, 2010 1:07 am

Re: Caldeira a Pellets Hidrocooper

Mensagem por Lagastor »

eu falei com o fornecedor e a solução passou por aumentar um pouco a temperatura de standby da máquina 2 ou 3 graus e diminuir a pressão em frio de 1,5 para 1,2 bar.

desde essa alteração nunca mais tive paragens.

já agora, partilhe a sua experiência com a caldeira no nível 5. consegue aquecer bem a casa e depressa? a sugestão do fornecedor, que mantenho até agora, foi colocar no nível 9, pois assim, segundo me explicou, atinge a temperatura de funcionamento mais depressa e começa a modular mais cedo. realmente, ao fim de cerca de 30 a 40 min de funcionamento a caldeira começa a trabalhar no minimo, apenas para manter a temperatura.

Avatar do Utilizador

Batmax
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 26
Registado: sexta abr 10, 2009 5:59 pm

Re: Caldeira a Pellets Hidrocooper

Mensagem por Batmax »

só uma pergunta, eu tenho caldeira a lenha mas quero colocar um recuperador da ecoforest de auxilio no hall(area de 180m2 +-) qual recomedam ?

Avatar do Utilizador

Batmax
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 26
Registado: sexta abr 10, 2009 5:59 pm

Re: Caldeira a Pellets Hidrocooper

Mensagem por Batmax »

^^^^^^
Ninguém pode ajudar s.f.f. ?

Avatar do Utilizador

Batmax
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 26
Registado: sexta abr 10, 2009 5:59 pm

Re: Caldeira a Pellets Hidrocooper

Mensagem por Batmax »

Esqueci-me de referir que a caldeira a gasoleo que tenho é uma Roca Laia 45 GTA


Ricardo.mrd
Membro
Membro
Mensagens: 7
Registado: segunda out 19, 2009 4:00 pm

Re: Caldeira a Pellets Hidrocooper

Mensagem por Ricardo.mrd »

Bom dia Lagastor

Identifique na sua instalação, qual o volume do vaso de expansão. A pressão com o aumento de temperatura da água pode subir considerávelmente para acionar o dispositivo de segurança da sua caldeira. Por norma, uma boa instalação não passa em colocar uma caldeira e um vaso de expansão

O ideal numa instalação seria a instalação de um bom volante térmico (depóstio de inércia) que lhe daria uma maior
autonomia, melhor estabilidade nos diferênciais de pressão e volume de água , rapidez na resposta de aquecimento e aqs e
um rendimento superior, já que quanto mais elevada temperatura da caldeira, melhor será o seu rendimento.

Alguns dos recentes utilizadores de caldeiras a pellets, mencionam uma deficiência na resposta de aquecimento em relação ao gasóleo. Ora, como todos nós sabemos, o processo de arranque e paragem de uma caldeira a pellets é lento, logo a resposta de aquecimento será lenta. No entanto, se a instalação possuir um bom depósito de inércia, teremos uma resposta superior à do gasoleo, já que a caldeira irá sempre e somento satisfazer a temperatura pedida no depósito de inércia, armazenando uma quantidade suficiente de "calor" para o depósito imediatamente aos pedidos de aquecimento e aqs satisfazer as suas necessidades, ao mesmo tempo que a caldeira de pellets irá repor ao depósito a quantidade de "calor" sufieciente para tal.

Cumprimentos


jeanuc
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 132
Registado: terça mar 27, 2007 10:40 am

Re: Caldeira a Pellets Hidrocooper

Mensagem por jeanuc »

Tenho uma hidrocooper há 4 anos e o sem fim só parou uma vez por causa de um prego que vinha nas pellets.
O ano passado, graças às flutuações de tensão na região, lá foi um controlador. Isto com cerca de 15000 horas de trabalho.
A questão da tubagem dupla é devido à condensação. A própria hidrocooper controla a temperatura de saída, pois esta tem que ser o suficientemente elevada para impedir a formação de condensados na chaminé. Em Portugal com temperaturas externas muitas vezes superiores a 0º a questão não muito crítica.
Quando montaram a caldeira (não foi a Larinox, a quem comprei), aconselharam a por como pressão máxima a frio pouco menos de 1 bar.
Para quem não conhece a hidrocooper, esta já tem vaso de expansão incluido. A montagem da caldeira foi basicamente fazer as ligações hidraulicas, e de exaustão, pois vaso de expansão, bomba circuladora, valvula de segurança estão integradas na caldeira.
A temperatura máxima dos radiadores é de 60º, tal como a água de AQS, para prevenir queimaduras quando se toca nos radiadores.
Um conselho, fruto da experiencia, não desliguem a caldeira, é preferível terem a caldeira sempre ligada com uma temperatura do radiadores mais baixa, 40º, do que desligarem e terem que usar uma temperatura de radiadores mais elevada. Razão: a eficiencia da caldeira é mais alta quando a temperatura dos radiadores é mais baixa (logo menos gasto de combustível), e utilizam como reservatório de calor a própria casa, caso esta esteja bem isolada.


Calitas
Membro
Membro
Mensagens: 14
Registado: sexta abr 16, 2010 12:58 pm

Re: Caldeira a Pellets Hidrocooper

Mensagem por Calitas »

jeanuc Escreveu: Um conselho, fruto da experiencia, não desliguem a caldeira, é preferível terem a caldeira sempre ligada com uma temperatura do radiadores mais baixa, 40º, do que desligarem e terem que usar uma temperatura de radiadores mais elevada. Razão: a eficiencia da caldeira é mais alta quando a temperatura dos radiadores é mais baixa (logo menos gasto de combustível), e utilizam como reservatório de calor a própria casa, caso esta esteja bem isolada.
jeanuc, para tal tiveste que altera para baixo a temperatura a partir da qual a bomba circulador se liga, certo? Pois a mesma, pelo menos na minha Hidrocooper está programada de origem para a bomba ligar-se aos 40º.


jeanuc
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 132
Registado: terça mar 27, 2007 10:40 am

Re: Caldeira a Pellets Hidrocooper

Mensagem por jeanuc »

No menu de controlo da hidrocooper tens um campo onde podes definir a temperatura da água. Ela não liga nem desliga a bomba circuladora, ela controla a temperatura da água de saída.
A bomba circuladora não pode parar pois senão teria uma temperatura no circuito de aquecimento elevada, que rapidamente desceria quando a bomba começasse a trabalhar.
Por defeito a temperatura mínima que a hidrocooper pode alcançar é de 40ºC. Ou seja ela mantém a uma temperatura constante de 40ºC o liquido de trabalho/dos radiadores. A temperatura máxima é de 60ºC.
O facto de poder controlar a temperatura permite ajustar qual a energia que os radiadores vai dissipar. Maior temperatura,mais energia dissipada, maior consumo. Menor temperatura, menos energia dissipada, menor consumo.


armandomartins
Membro
Membro
Mensagens: 6
Registado: domingo out 28, 2012 1:38 pm

Re: Caldeiras a pellets

Mensagem por armandomartins »

o que acham das caldeiras da ecoforest


armandomartins
Membro
Membro
Mensagens: 6
Registado: domingo out 28, 2012 1:38 pm

Re: Aquecimento Central

Mensagem por armandomartins »

tenho uma caldeira idrocooper e trabalha sempre com a chama no maximo acham normal


armandomartins
Membro
Membro
Mensagens: 6
Registado: domingo out 28, 2012 1:38 pm

Re: Aquecimento Central

Mensagem por armandomartins »

a minha caldeira a pellets trabalha 6 horas e só aqueçe o ambiente 3 graus


asmatico
Novo membro
Novo membro
Mensagens: 1
Registado: segunda nov 19, 2018 10:43 am

Re: Caldeira a Pellets Hidrocooper

Mensagem por asmatico »

Bom dia.
Tenho uma Hidrocooper 24w e gostaria de ter algumas informações para afinar a máquina.

Responder

Voltar para “Biomassa sólida”