SW Predator 70Ah Li - Coimbra
-
RJSC
- Membro Platinium

- Registado: terça jun 24, 2008 1:45 pm
Re: SW Predator 70Ah Li - Coimbra
Vão-me dizer que sou um chato, mas muito muito cuidado com os kits de Xeon, para não encandear ninguém!
Se num acidente a outra parte alegar encadeamento e forem verificar que têm um kit de Xeon sem óticas próprias para esse tipo de lâmpada, são automaticamente culpados.
Com as motos vão-se safando até haver uma alegação de encandeamento, porque não têm que fazer Inspeção Periódica Obrigatória como os carros.
Todos os carros com kits Xeon que não trocaram também a ótica inteira para formar um feixe de luz seguro para os outro condutores são reprovados.
Aqui têm um vídeo a explicar a situação:
Link
O youtube está hoje a dar uns erros, se não ser, tentem com este link direto:
http://www.youtube.com/watch?v=Y5n38wDe684
No mínimo da primeira vez coloquem alguém na rua num carro parado e passem por eles para testar o encandeamento.
Se num acidente a outra parte alegar encadeamento e forem verificar que têm um kit de Xeon sem óticas próprias para esse tipo de lâmpada, são automaticamente culpados.
Com as motos vão-se safando até haver uma alegação de encandeamento, porque não têm que fazer Inspeção Periódica Obrigatória como os carros.
Todos os carros com kits Xeon que não trocaram também a ótica inteira para formar um feixe de luz seguro para os outro condutores são reprovados.
Aqui têm um vídeo a explicar a situação:
Link
O youtube está hoje a dar uns erros, se não ser, tentem com este link direto:
http://www.youtube.com/watch?v=Y5n38wDe684
No mínimo da primeira vez coloquem alguém na rua num carro parado e passem por eles para testar o encandeamento.
Última edição por RJSC em sábado dez 15, 2012 12:19 am, editado 1 vez no total.
-
pafi
Autor do tópico - Membro Platinium

- Registado: domingo set 18, 2011 1:13 pm
Isso quer dizer que andas só com mínimos? Ou a lâmpada que sobra também se liga nos mínimos? (o tal modo zarolho)e_bike Escreveu:(...) mas como agora nunca o ligo, não me chateia.(...)
Como ficarão os interruptores das luzes a funcionar? Como há pessoal que tem xenon em uma ótica e outros têm nas duas, certamente implica diferenças nas ligações.
Pedro Isidoro, Coimbra. A gastar e- desde dezembro 2011 | http://vepafi.weebly.com.
Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos: http://www.uve.pt
-
Jorge Rocha
- Membro Platinium

- Registado: domingo jul 31, 2011 7:55 pm
Podes sempre esquecer esse encaixe, cortar os fios e ligar diretamente, que ficas sempre com as fichas da lampada e do arrancador para o balastro, prontas a desligar para substituir alguma coisa!
Ó RJSC, isso é muito relativo... Imagina que eu sou macaco e ando com um carro que de origem traz farois de xenon. Sempre que me aparecer alguém pela frente eu ligo os maximos. O que é que me podem fazer, para além de ligarem também os maximos deles. Podem sacar um pião e vir atrás de mim, eu é que não sei se lá fico...!?
Digo isto, mas tenho todo o cuidado com estas brincadeiras, e tento ser o mais civico possivel na estrada!
No Brasil, dentro das cidades, os automoveis andam apenas com as luzes de presença ligadas, uma vez que existe iluminação publica. O civismo está na cultura das pessoas e dos seus lugares!
Ó RJSC, isso é muito relativo... Imagina que eu sou macaco e ando com um carro que de origem traz farois de xenon. Sempre que me aparecer alguém pela frente eu ligo os maximos. O que é que me podem fazer, para além de ligarem também os maximos deles. Podem sacar um pião e vir atrás de mim, eu é que não sei se lá fico...!?
Digo isto, mas tenho todo o cuidado com estas brincadeiras, e tento ser o mais civico possivel na estrada!
No Brasil, dentro das cidades, os automoveis andam apenas com as luzes de presença ligadas, uma vez que existe iluminação publica. O civismo está na cultura das pessoas e dos seus lugares!
Tudo por um mundo mais limpo!
-
pafi

Mmm... já estou a ver que vai ser monta desmonta, monta desmonta e volta a ficar na mesma... Se der para o torto, Aveiro city para a semana
.
Pedro Isidoro, Coimbra. A gastar e- desde dezembro 2011 | http://vepafi.weebly.com.
-
RJSC
- Membro Platinium

Eu não estou a dizer: "é ilegal, não podem andar e mais nada".
Estou só a pedir cuidado em apontar o feixe dos médios ao chão, porque ainda há 2 meses passou por mim um desses macaco com um desses corsas Xunning Edition com um desses Xenons montado às 3 pancadas e o tal escape Xunning de fã parolo do motor de combustão que me obrigou a parar e fechar os olhos um bocado para recuperar a visão. Se não fosse numa estradita em que eu pudesse parar podia ter sido uma desgraça.
pafi, também não há que ter medo, apontas as luzes pra baixo e depois de for muito baixo vais subindo, mas sobe sempre o mínimo que for razoável.
Estou só a pedir cuidado em apontar o feixe dos médios ao chão, porque ainda há 2 meses passou por mim um desses macaco com um desses corsas Xunning Edition com um desses Xenons montado às 3 pancadas e o tal escape Xunning de fã parolo do motor de combustão que me obrigou a parar e fechar os olhos um bocado para recuperar a visão. Se não fosse numa estradita em que eu pudesse parar podia ter sido uma desgraça.
pafi, também não há que ter medo, apontas as luzes pra baixo e depois de for muito baixo vais subindo, mas sobe sempre o mínimo que for razoável.
-
RJSC
- Membro Platinium

Eu só estou a ser vosso amigo, e a avisar para disfarçar o máximo possível que têm Xenon.
Já há relatos de pessoal multado por Xenon fora dos parâmetros legais, e já em motos:
Este tópico é de Maio de 2012... 250€...
Não vos vou tentar demover porque tive a experiência da iluminação miserável que estava na predator do ogadiv (o Jorge naquela noite disse que provavelmente faltava levantar um pouco a luz), mas friso, apontem-nas o mais baixo possível, até para não dar nas vistas à polícia.
Já há relatos de pessoal multado por Xenon fora dos parâmetros legais, e já em motos:
http://www.gts1000portugal.net/printthread.php?tid=425Caros Camaradas,
venho informar que abriu actualmente a caça a multa pelas nossas autoridades, na minha zona e arredores nesta ultima semana tem sido inumeros os meus amigos , carros e motas, que tem "comido" com multas por as viaturas onde circulam terem xenon montado.
Nos carros todos se queixam da mesma coisa, 250€ de multa mais documentos apreendidos , obrigatorio ir fazer inspecção B(+ 100€) logo uma brincadeira para 350 € Sad Sad Sad.
No caso das motas ate agora so foram multados 2 amigos com uma multa de 250€ ....
Sabendo que o uso do xenon para as viaturas não equipadas de origem, necessita de homolegação, aproveito para vos avisar desta situação, pois podem ser os proximos Sad
CUIDADO ELES ANDEM AI !!!!!
Este tópico é de Maio de 2012... 250€...
Não vos vou tentar demover porque tive a experiência da iluminação miserável que estava na predator do ogadiv (o Jorge naquela noite disse que provavelmente faltava levantar um pouco a luz), mas friso, apontem-nas o mais baixo possível, até para não dar nas vistas à polícia.
-
Mumia
- Moderador

- Registado: quinta out 14, 2010 11:48 am
epa... isso é mt relativo... qq farol original desde q desregulado encandeia... e n é por isso que é ilegal no carro
e pode na mesma provocar acidentes e também deviam ser bem multados por isso!!!
Importante é regular xénon como o farol de origem (para não encandear)...
trata-se disso mesmo... civismo e atenção nas coisas, ambas que pouco existem hj em dia nas nossas estradas, fosse as lâmpadas o maior prob.....
Importante é regular xénon como o farol de origem (para não encandear)...
trata-se disso mesmo... civismo e atenção nas coisas, ambas que pouco existem hj em dia nas nossas estradas, fosse as lâmpadas o maior prob.....
Queimo, mas apenas electrões....
SW Predator GTI 40ah - "Taser" - 3100km + Vectrix Vx-1 "Cavalo Branco" - 76000Km
SW Predator GTI 40ah - "Taser" - 3100km + Vectrix Vx-1 "Cavalo Branco" - 76000Km
-
MRider
- Membro Platinium

- Registado: segunda abr 02, 2012 10:27 pm
Eu concordo .
existe muito pessoal que mete xenon e não se importa com a regulação.
Eu também tenho xenon no meu carro mas comprei um farol de lente o que minimiza ao mínimo o emcandeamemto.
existe muito pessoal que mete xenon e não se importa com a regulação.
Eu também tenho xenon no meu carro mas comprei um farol de lente o que minimiza ao mínimo o emcandeamemto.
Live long and prosper!
-
RJSC
- Membro Platinium

Vá, não me caiam em cima...
Desde o primiero momento vos disse que não vim proibir, vim avisar para os cuidados a ter, e das multas que andam a ser aplicadas.
Infelizmente há aí muito azeiteiro que compra um kit, a lâmpada é de outro tipo e nem na ótica encaixa e eles resolvem a coisa de qualquer maneira com um berbequim, e então qual é a maneira que as autoridades arranjaram para impedir esses casos? Pagar o justo pelo pecador, a não ser que o justo tenha ido fazer uma inspeção para homologar a alteração.
Desde o primiero momento vos disse que não vim proibir, vim avisar para os cuidados a ter, e das multas que andam a ser aplicadas.
Infelizmente há aí muito azeiteiro que compra um kit, a lâmpada é de outro tipo e nem na ótica encaixa e eles resolvem a coisa de qualquer maneira com um berbequim, e então qual é a maneira que as autoridades arranjaram para impedir esses casos? Pagar o justo pelo pecador, a não ser que o justo tenha ido fazer uma inspeção para homologar a alteração.
-
Jorge Rocha
- Membro Platinium

RJSC, não percebeste o que eu disse... Disse que mesmo estando os médios muito baixos, ao ligar os maximos a torto e a direito, vai dar no mesmo.
Daí eu apelar ao bom senso e ao civismo.
Em relação às luzes das Predatores, em quase todas estão muito baixas, o que faz com que a cada passo se tenha que colocar os maximos para ver um pouco mais de um palmo à frente dos olhos!
Para mim, e com civismo e bom senso à mistura, prefiro ter uns médios altos o suficiente para me iluminarem bem o caminho e um pouco mais da berma do lado direito, não sendo necessário assim ligar os maximos.
Não sei se isto conta para alguma coisa, mas já tenho mais de um milhão de km feitos, já vi um pouco de tudo neste mundo.
Daí eu apelar ao bom senso e ao civismo.
Em relação às luzes das Predatores, em quase todas estão muito baixas, o que faz com que a cada passo se tenha que colocar os maximos para ver um pouco mais de um palmo à frente dos olhos!
Para mim, e com civismo e bom senso à mistura, prefiro ter uns médios altos o suficiente para me iluminarem bem o caminho e um pouco mais da berma do lado direito, não sendo necessário assim ligar os maximos.
Não sei se isto conta para alguma coisa, mas já tenho mais de um milhão de km feitos, já vi um pouco de tudo neste mundo.
-
e_bike
- Membro Gold

- Registado: sábado jan 30, 2010 11:40 pm
Estava a referir-me ao rádio, já não ligo muito o rádio.pafi Escreveu:Isso quer dizer que andas só com mínimos? Ou a lâmpada que sobra também se liga nos mínimos? (o tal modo zarolho)e_bike Escreveu:(...) mas como agora nunca o ligo, não me chateia.(...)
Como ficarão os interruptores das luzes a funcionar? Como há pessoal que tem xenon em uma ótica e outros têm nas duas, certamente implica diferenças nas ligações.
O xenon tenho de o ligar todos os dias pois escurece mais cedo, mas no verão quase nunca o ligo porque tenho a lampada de LED que uso durante o dia.
Basicamente o meu xenon funciona como as de origem com médios e máximos. Só alterei a optica da esquerda para ligar os LED com os mínimos.
A chatice do ajuste das luzes na Predator é que os parafusos estão escondidos por detrás das luzes num local com pouco acesso. Talvez quem tenha mãos pequenas e uma chave phillips também pequena, consiga ajustar sem desmontar tudo.
Já notei que a minha está alta e às vezes levo com sinais de luzes, mas ainda não tive paciência para as ajustar. Acho que tem a ver com o reflector que projecta muita luz para cima-
-
Jorge Rocha
- Membro Platinium

Pode-se colocar um pouco de fita cola de aluminio nas entradas que a mascara da lampada tem. Eu já o fiz e melhorou muito. Também não fui o unico... já vi outras assim!
-
lopes
- Membro Gold

- Registado: terça dez 28, 2010 12:22 pm
Pafi, desculpa o offtopic, mas eu compreendo o que RJSQ quer dizer, pois eu também já passei um pouco por aquela idade "azeiteira". Tenho o mesmo kit xenon há já quase 9 anos (sim, é durável e neste tempo todo só precisei mudar uma lâmpada). Foi instalado primeiro num 306HDI em que o farol até tem o deflector interno para espalhar a luz de médios, mesmo assim de tempos a tempos não me livrava de um acender de máximos do outro lado principalmente a passar uma lomba pois não tinha o regulador automático - que também é obrigatório no sistema.
À 4 anos troquei de carro para uma Zafira e fiquei com o kit que acabei por lhe meter... o resultado foi desastroso, os farois espalhavam o xenon por todo o lado. Mas como já tinha a experiência do xenon, voltar ao halogénio era uma diferença grande. Fui então à procura na net e comprei um sistema e uns farois usados originais da marca e próprios para xénon para meter na zafira. Preferi gastar na altura uns 200 e tal euros, mas sei que ando legal. Por informações recolhidas com pessoal técnico inclusivamente de centros de inspecção, o farol de xenon tem que ter obrigatóriamente a lente deflectora ou o chamado "olho de boi", e no meu caso (medios xenon, máximos halogénio), o farol tem que ter lá gravado a indicação HR DC em que:
H - Halogénio;
R - Máximos;
D - Discharge lamp;
C - Médios;
Assim o farol está apto a usar lampada de halogénio nos máximos e lampada de descarga (xenon) nos médios.
Espero ter ajudado a esclarecer alguma coisa!
À 4 anos troquei de carro para uma Zafira e fiquei com o kit que acabei por lhe meter... o resultado foi desastroso, os farois espalhavam o xenon por todo o lado. Mas como já tinha a experiência do xenon, voltar ao halogénio era uma diferença grande. Fui então à procura na net e comprei um sistema e uns farois usados originais da marca e próprios para xénon para meter na zafira. Preferi gastar na altura uns 200 e tal euros, mas sei que ando legal. Por informações recolhidas com pessoal técnico inclusivamente de centros de inspecção, o farol de xenon tem que ter obrigatóriamente a lente deflectora ou o chamado "olho de boi", e no meu caso (medios xenon, máximos halogénio), o farol tem que ter lá gravado a indicação HR DC em que:
H - Halogénio;
R - Máximos;
D - Discharge lamp;
C - Médios;
Assim o farol está apto a usar lampada de halogénio nos máximos e lampada de descarga (xenon) nos médios.
Espero ter ajudado a esclarecer alguma coisa!
Pedro Lopes
Ferreira do Zêzere PT
MP 3,45Kw: 18x230W BAUER / Kaco 3600xiPT / DegerEnergie - VER ONLINE
VE: EcoLiberty 2.0Kw 40Ah Li - 18.000Km (13.000 a Litio)
AQS: NORQUENTE CF 300LT
Ferreira do Zêzere PT
-
ICEM4N
- Membro Platinium

- Registado: terça ago 02, 2011 12:31 am
Pafi o adaptador acho qyr custa 1eur no ebay devias ter encomendado ao mesmo.tempo
Cá vais dar os olhos da cara
ICEM4N - Ricardo
20.000 Km
Tapatalk mode on
Cá vais dar os olhos da cara
ICEM4N - Ricardo
20.000 Km
Tapatalk mode on
ICEM4N
PREDATOR 70Ah - 39.000km
A cantar desde 17-Setembro de 2011
-
pafi

Depois de uma manhã a desapertar parafusos e a tentar retirar a carenagem frontal (sem sucesso) cheguei à conclusão que terá que ficar adiada a colocação do xénon. Alguém conseguiu fazer a adaptação sem retirar a parte frontal? Se tiver que tirar todas as carenagens, vou ter que retirar o isolamento vedante da tampa da gasolina e vai ser uma trabalheira descomunal. Enfim, foi uma seca para quase nada.
Entretanto como tinha o relógio congelado nas 12h00, verifiquei as ligações e os botões, e consegui descongelá-lo, mas só a parte das horas. À meia-noite volto à garagem e ficará ok
.
Quanto a parafusos sobrantes - dois - aqueles que ficam na grelha frontal, pois coloquei outros dois nesse local e depois com a grelha por cima já não tive paciência para emendar. Na próxima corrige-se
.
Entretanto como tinha o relógio congelado nas 12h00, verifiquei as ligações e os botões, e consegui descongelá-lo, mas só a parte das horas. À meia-noite volto à garagem e ficará ok
Quanto a parafusos sobrantes - dois - aqueles que ficam na grelha frontal, pois coloquei outros dois nesse local e depois com a grelha por cima já não tive paciência para emendar. Na próxima corrige-se
-
rocker_pt
- Membro Gold

- Registado: sexta ago 22, 2008 10:49 pm
Para colocares o xenon, ou fazer qualquer substituição de lampadas é mesmo necessario desmanchar a parte da frente toda. Eu tb tenho o xenon para arranjar, mas só a trabalheira que dá, tira-me a vontade, por isso continuo com as luzes diurnas...
VE's: 16 145 km + 147 882km em Predator 60Ah
Mais de 160.000km em VE!
Mais de 160.000km em VE!
-
boostpt
- Membro Silver

- Registado: segunda mar 01, 2010 2:48 am
SW Predator 70Ah Li - Coimbra
Para Instalares o xenon tens que desmontar a frente toda, mas depois para alguma substituição/alteraçao, depois de saber como funcionam as coisas já se pode fazer metendo a mão por baixo do farol da frente... É assim que eu faço quando preciso aceder ao xenon 
Sent from my iPhone using Tapatalk
Sent from my iPhone using Tapatalk
-
lopes
- Membro Gold

Não vai ser nada que o nosso amigo pafi não resolva! 
Pedro Lopes
Ferreira do Zêzere PT
Ferreira do Zêzere PT
-
pafi

Olha que não Lopes! Para este desafio vou mesmo ter que ir a Aveiro city. Posso desmontar, fazer ligações, etc, mas a parte da consultadoria técnica/aconselhamento elétrico para melhorar a branquinha tem que ser feita com o feiticeiro Jorge mesmo ao lado, não vá a coisa ficar mal ligada. Digamos que espero passar o Natal com outro ponto de vistalopes Escreveu:Não vai ser nada que o nosso amigo pafi não resolva!
E o que são 50 minutitos em modo sporty para a branquinha. É já aqui ao lado e é sempre bom aprender com os melhores!!!
-
lopes
- Membro Gold

E sempre aproveitas para somar mais uns kms ao odometro!pafi Escreveu:Olha que não Lopes! Para este desafio vou mesmo ter que ir a Aveiro city. Posso desmontar, fazer ligações, etc, mas a parte da consultadoria técnica/aconselhamento elétrico para melhorar a branquinha tem que ser feita com o feiticeiro Jorge mesmo ao lado, não vá a coisa ficar mal ligada. Digamos que espero passar o Natal com outro ponto de vistalopes Escreveu:Não vai ser nada que o nosso amigo pafi não resolva!![]()
!
E o que são 50 minutitos em modo sporty para a branquinha. É já aqui ao lado e é sempre bom aprender com os melhores!!!
Pedro Lopes
Ferreira do Zêzere PT
Ferreira do Zêzere PT