Duvida sobre celulas fotovoltaicas

Local para se discutir assuntos relacionados com a energia Solar Fotovoltaica
Responder

Autor do tópico
Sérgio Garizo
Membro
Membro
Mensagens: 10
Registado: domingo jun 21, 2009 8:21 pm

Duvida sobre celulas fotovoltaicas

Mensagem por Sérgio Garizo »

Boas

Tenho vindo cada vez mais a pensar em iniciar um projecto para fazer paneis solares para a alimentação para já da iluminação da casa toda.

Queria mudar tudo para 12v para poupar de inicio num inversor e o sistemas ser mais barato inicialmente.

Agora as duvidas:

Tive a ver varios kit de celulas para me aventurar, e a duvida chega na hora da alimentação das baterias. Visto estas serem 12v qual a voltagem que preciso tirar das celulas para as carregar em condições?

Alguns kits vêm com 36 ou 72 celulas que normalmente dá a volta de 18v quando tudo acabado. Só que agora vi umas ->http://cgi.ebay.de/ws/eBayISAPI.dll?Vie ... ink:top:de

Ainda não fiz bem as contas para ver se saem mais baratas, mas a relação da voltagem mudou. Ou dá 24 em serie ou 2 de 12 em paralelo. A questão é se 24v é demais e 12v pouco. Mas tenho outra hipotese, 2 conjuntos desses perfaz 48v em serie mas consigo 3 iguais de 16v. A outra questão é a juntar em paralelo a corrente(I) aumenta. Há problemas?

Simplificando

1ª questão - Entre que valores deve estar a voltagem a saida do painel para carregar baterias de 12v?
2ª questão - O aumento de corrente a saida do painel tem algum incoveniente?


Obrigado a todos
Sérgio

Avatar do Utilizador

visitante1
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 3322
Registado: sexta jan 07, 2011 12:08 am
Localização: Região norte

Re: Duvida sobre celulas fotovoltaicas

Mensagem por visitante1 »

1- acima dos 15v, normalmente os paineis ditos de 12v tem uma tensão que ronda os 17v, mas pode utilizar qq tipo de painel, mesmo paineis de 30 ou 40v aí só tem que ter em atenção o tipo de regulador.
2- não, mas depende lá está do regulador que vai colocar a frente.

Mas no meu ponto de vista começa mal!!! nunca vai conseguir alimentar a iluminação da casa toda com eficacia com paineis fabricados artesanalmente! nem que se esforçe muito.
cumprimentos
VE Nissan Leaf MKII
Micro-produção 5kWp+4kWp
Auto-consumo Stand-Alone 14,5kWp
Micro-Hidrica Pelton max:1,5kW
AQS Tubos De Vácuo
Caldeira Biomassa Roval R203 73kW
Fluksometer FLM03E


Autor do tópico
Sérgio Garizo
Membro
Membro
Mensagens: 10
Registado: domingo jun 21, 2009 8:21 pm

Re: Duvida sobre celulas fotovoltaicas

Mensagem por Sérgio Garizo »

pnunes Escreveu:
Mas no meu ponto de vista começa mal!!! nunca vai conseguir alimentar a iluminação da casa toda com eficacia com paineis fabricados artesanalmente! nem que se esforçe muito.
cumprimentos

Obrigado pela resposta.....gosto disto, que me tirem as duvidas e que digam o que ta mal pois assim é que se aprende!!

Então vamos lá

Sendo um painel solar na ordem dos 80w não são suficientes para a alimentação de lampadas LED de 12v?
Falando assim por alto se forem LEDs de 3w devia dar para mais de de 20 lâmpadas só o painel. E a carga total que posso por no circuito também depende do poder das baterias certo?


Obrigado
Sérgio

Avatar do Utilizador

Esteves
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1149
Registado: sábado abr 26, 2008 12:39 am
Localização: Beira Alta

Re: Duvida sobre celulas fotovoltaicas

Mensagem por Esteves »

Algo aqui um pouco confuso....

@Sérgio Garizo pelo que entendi quer por a iluminação a 12V, mas depois fala em 24V e até 48V algo confuso.

1º A iluminação é para habitação para ser usada normalmente ha noite?
2º A iluminação é para uso diurno no caso de espaços escuros para trabalho?

Bem sendo para uma situação ou outra é indispesavel a bateria.

Bem para as ditas 20 lâmpadas se todas estiverem a consumir vai rondar os 5 amperes a 12 volts.
..........:::::Pré-Reforma:::::..........


Autor do tópico
Sérgio Garizo
Membro
Membro
Mensagens: 10
Registado: domingo jun 21, 2009 8:21 pm

Re: Duvida sobre celulas fotovoltaicas

Mensagem por Sérgio Garizo »

24v são de 40 celulas de 1watt cada...
se forem 2 conjuntos são 80 celulas e consigo fazer 16v com ligações em serie e paralelo
um pouco diferente dos conjuntos que são mais comuns que as celulas dão 18v

A iluminação é nocturna......durante o dia pouco uso damos


Autor do tópico
Sérgio Garizo
Membro
Membro
Mensagens: 10
Registado: domingo jun 21, 2009 8:21 pm

Re: Duvida sobre celulas fotovoltaicas

Mensagem por Sérgio Garizo »

Sérgio Garizo Escreveu:24v são de 40 celulas de 1watt cada...
se forem 2 conjuntos são 80 celulas e consigo fazer 16v com ligações em serie e paralelo
um pouco diferente dos conjuntos que são mais comuns que as celulas dão 18v

A iluminação é nocturna......durante o dia pouco uso damos

Se está confuso então vou tentar ir por outro caminho:

Quero alterar a minha iluminação para LEDs de 12 volts (Cerca de 72w de LEDs no total). A sua utilização é essencialmente nocturna. Qual a potencia que me aconselham para os paneis para esses gastos usando eu baterias de 12v como armazenamento.


Atenção que pouco percebo de paneis solares, já li muito, já vi vídeos mas as duvidas continuam e por isso é que os vim chatear lololol

Avatar do Utilizador

Esteves
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1149
Registado: sábado abr 26, 2008 12:39 am
Localização: Beira Alta

Re: Duvida sobre celulas fotovoltaicas

Mensagem por Esteves »

Bem é assim quanto há potência em painéis é relativa ou não... para essa iluminação um painel de 100 watts serve, como pode ser menus ou mais, no caso de menos watts leva mais tempo a carregar a bateria, muito acima é relativo a corrente da bateria, sabendo-se que a carga ideal é +/- 15% sobre a corrente da mesma.
Como a iluminação é para usar de noite logo precisa da bateria, hora vejamos se é de noite que vai usar a luz logo tem de carregar as baterias ou por painéis ou outra fonte adequada, a não ser que tenha forma de emergência tipo um transformador para suportar a iluminação para quando não houver carga nas baterias, tem de contar que nem sempre há sol e as baterias não duram sempre.

Como já disse para esse sistema precisa de ter cerca de 100W, quanto a voltagem deve ser entre os 17V, no caso de um regulador convencional, no caso de um MPPT será diferente, quanto a baterias, estacionárias de preferência.
Quanto a potencia em baterias é só fazer contas, se vai precisar +/- de 70W logo tem um consumo +/- de 6 amperes, atenção não sei se sabe que não se avalia uma bateria da seguinte forma, por exemplo 60 amperes não dá para 10 horas…


Imagem
..........:::::Pré-Reforma:::::..........


Autor do tópico
Sérgio Garizo
Membro
Membro
Mensagens: 10
Registado: domingo jun 21, 2009 8:21 pm

Re: Duvida sobre celulas fotovoltaicas

Mensagem por Sérgio Garizo »

Baterias estacionarias referem-se a baterias de gel certo? Ou há outro tipo de baterias estacionarias?

Se 60A não chegam para 10 horas devo apontar para um valor acima disso apesar de não ir ter esse tempo todo as luzes ligadas (se calhar nem todas juntas trabalham 10 horas diarias, quanto mais os 70w totais) mas assim o excedente posso por a trabalhar outras coisas a 12v (carregadores de portateis, telemoveis e outras ideias que tenho).


Ou seja devo apontar para os minimos seguintes:

Painel 100w
Controlador
Baterias +60A 12v

Avatar do Utilizador

Emanuel Couto
Moderador
Moderador
Mensagens: 5641
Registado: domingo jul 22, 2012 7:54 pm
Localização: Açores

Re: Duvida sobre celulas fotovoltaicas

Mensagem por Emanuel Couto »

Baterias estacionárias chumbo-ácido.
Imagem

Sistema Para Autoconsumo Off-Gride com (2185wp) http://www.novaenergia.net/forum/viewto ... 11&t=16450

Adoro Fotografia... http://olhares.sapo.pt/ecc/

Responder

Voltar para “Solar Fotovoltaica”