Até eu compreendi melhor o contexto...

Ok. Com as explicações que deste em postes seguintes já compreendi bem o funcionamento.Jorge Rocha Escreveu:
Irá ser feito um paralelo dos dois packs, mas claro que ficarão com fios comuns do bms, que de certo modo será como se fosse celula a celula!
Excelente a analogia com que explicaste a coisaJorge Rocha Escreveu:Pegando em um garrafão de água (5 litros) ....
Já tinha referido isto, mas vou salientar que, quanto mais lentamente se descarregar e carregar o pack, e quanto menos percentagem de capacidade se descarregar, maior será sua duração em Kms totais realizaveis.Jorge Rocha Escreveu:
Não recomendo que se ande a passear um pack, só para o utilizar quando for necessário.
Uma pequena correção, eu usei 2 packs individuais, cada um com o seu bms, mas o carregador era o mesmo, o pack da mota era controlado pela bms do mesmo, ligando e desligando os cortes como é normal, o pack adicional tinha o seu corte que se desligava quando era necessário, através de uma ponte de mosfets.sergio ferraz Escreveu:o jmal utilizou 2 carregadores e 2 bms separados porque eram diferentes tipos de baterias
estamos aqui a falar do mesmo carregador e o mesmo bms
Acho que vou seguir o teu conselho... de facto, estudando melhor o comportamento da energia e ligações em paralelo, acho que tens razão.Jorge Rocha Escreveu:Já tinha referido isto, mas vou salientar que, quanto mais lentamente se descarregar e carregar o pack, e quanto menos percentagem de capacidade se descarregar, maior será sua duração em Kms totais realizaveis.Jorge Rocha Escreveu:
Não recomendo que se ande a passear um pack, só para o utilizar quando for necessário.
Dai essa ideia de desligar e ligar o outro pack, seria complicar, encarecer e piorar o sistema! Mais uma vez "não recomendo".
Sim, o esquema será +/- esse! Sei que deste modo a leitura feita no BMS será feita pela média das tensões das duas celulas que estão a ser medidas em paralelo, o que dará algum erro, mas não trará problemas pois as diferenças serão sempre minimas.boostpt Escreveu: o esquema que recomendas será este? ainda estou com umas certas dúvidas na ligação ao BMS comum aos 2 packs...
rocker_pt Escreveu:boostpt, é muito chato isto que leio agora. O importante é recuperares bem, pois o resto são peanuts.
Sobre a mota não te preocupes pois isso são apenas bens materiais, facilmente recuperáveis. e é sobre a mota que eu te posso dar uma ajuda pois em Outubro tive uma pequena pancada atrás. Podes contar comigo para o que for preciso, inclusivelmente acompanhar a mota na peritagem.
Podes rebocar a mota para a Norauto (junto do arrabida shopping), depois telefonas à companhia e dizes que a mota está lá para o perito ir peritar a mota. Depois é só aguardar que a reparação seja assumida pela companhia e dar a ordem de reparo na Norauto. A norauto fazem reparação destas motas que são a gasolina. Desde que não tenha estragos a nível da eletricidade, o mecanico da norauto dá conta do recado.
Dependendo dos estragos...e se for só troca de plásticos, antes de dares a ordem para a reparação na oficina, podes em alternativa pedir o reembolso monetário do valor da reparação (sem IVA) e mudares tu os plasticos. Sobre montagem da mota se preferires ser tu a reparar...podes contar com a minha ajuda na montagem.