Circuito para Travagem Regenerativa Progressiva (Kelly)


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Re: Circuito para Travagem Regenerativa Progressiva (Kelly)

Mensagem por RJSC »

Jorge Rocha Escreveu: Poderia-se pensar em fazer um outro circuito para um cruise control, fixando o valor da tensão que está a ser utilizado no preciso momento, e desactivando-o com as luzes de stop. Este é bem mais complexo... :roll:
Não funciona assim, vocês sabem que para um valor de acelerador a mota mantém a força constante (corrente) e não a velocidade.
Com o mesmo valor de acelerador quando vão a descer, em piso nivelado ou a subir resulta em velocidades diferentes.
Isso tem que ser feito é acrescentando ao computador de bordo um conversor digital analógico (DAC), porque ele precisa de ler o valor da velocidade e desacelerar/regenerar se estiver a aumentar e acelerar se estiver a perder velocidade.
Não custa muito acrescentar a quem tem o código fonte dos vossos computadores de bordo.


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Re: Circuito para Travagem Regenerativa Progressiva (Kelly)

Mensagem por RJSC »

Não me estou a ver a fazer um computador sem ter uma e-scooter, e se tiver, devo fazer com controlo e display pelo telemóvel.
Tinha pensado nisso independentemente mas vi depois que a BMW já se lembrou:
http://gizbuy.com/2010/09/24/bmw-electr ... ition-key/

E a Piaggio também, mas com uma scooter de combustão... yuck :mrgreen:
http://techwino.blogspot.pt/2012/08/pia ... n.html?m=1

Isto depois com uns auscultadores bluetooth adaptados dentro de um capacete, dava para ouvir música, atender chamadas, ouvir o gps, os debates políticos gravados em podcast que costumo ouvir, etc.

Em vez de gastar dinheiro num ecrã e num microcontrolador melhor para desenhar bons gráficos (fora a dificuldade de os programar) é só comunicar dados por bluetooth como o telemóvel e fazer uma aplicação.
Seria era com Android, claro, wue essas marcas aforam usar sistemas fechados como eles, neste caso, da (cr)Apple.

E daí, até um dia podia fazer se houvessem muitos compradores para justificar todas as horas perdidas num circuito e softwsre que não ia usar. Mas até para vender 10 circuitos de travagem está complicado...


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Re: Circuito para Travagem Regenerativa Progressiva (Kelly)

Mensagem por Njay »

RJSC Escreveu:Mas até para vender 10 circuitos de travagem está complicado...
Para quê limitares-te a um mercado tão pequeno como o nosso? Dás mais uma volta nisso, arranjas uma caixinha para facilitar a instalação e resguardar isso um pouco (vê por exemplo na sonigate, eles têm modelos de caixas bem pequenos) e contactas as lojas de componentes para VE que há por exemplo na Europa, propondo-lhes a comercialização disso. Posso até arranjar-te o contacto de alguém cá que poderá aceitar fazer-te a montagem de 10 ou 20 unidades por um preço aceitável.
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Re: Circuito para Travagem Regenerativa Progressiva (Kelly)

Mensagem por RJSC »

Njay Escreveu:
RJSC Escreveu:Mas até para vender 10 circuitos de travagem está complicado...
Para quê limitares-te a um mercado tão pequeno como o nosso? Dás mais uma volta nisso, arranjas uma caixinha para facilitar a instalação e resguardar isso um pouco (vê por exemplo na sonigate, eles têm modelos de caixas bem pequenos) e contactas as lojas de componentes para VE que há por exemplo na Europa, propondo-lhes a comercialização disso. Posso até arranjar-te o contacto de alguém cá que poderá aceitar fazer-te a montagem de 10 ou 20 unidades por um preço aceitável.
A montagem também faço.
Isto com umas placas de circuito impresso fabricadas fora monta-se num instante.
Com umas caseiras em SMD, anda poupo o processo de furação e também soldo sem problemas.

Quanto à proteção, o do Jorge foi envolvido em manga termo-retrátil, como isto, mas com o terminais de parafuso de fora:
Imagem

Se em vez do terminal de parafusos, meter um conector , a manga até se pode selar com silicone nas pontas, mas depois o instalador tem que cravar os fios na ficha, o que dá mais trabalho.


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Re: Circuito para Travagem Regenerativa Progressiva (Kelly)

Mensagem por Njay »

Obviamente ias ganhar menos em termos absolutos mandando fazer fora (e tens muita margem para isso nesse preço), só que também ias ter menos trabalho, e provavelmente o teu preço/h é maior que o dum técnico.

Já tens o resto orientado, melhor ainda.
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Re: Circuito para Travagem Regenerativa Progressiva (Kelly)

Mensagem por RJSC »

Eu não tenho tempo por ser estudante de engenharia...
A matemática que no meio académico se mete pelo meio de tudo dá cabo de mim...

Os técnicos devem levar 15€/hora com eu levo nos trabalhos de reparação que faço para fora. (Exceto reinstalação de Sistemas Operativos em computadores, que demoram muitas horas, mas com muitos tempos mortos que vou aproveitando para outras coisas).
O mecânico daqui da freguesia já leva esse preço, por isso, não sei.

Neste momento sou trabalhador estudante e tenho que recusar trabalho.
Infelizmente não sei porquê, não tenho sorte nenhuma, quando estou em época de exames vêm-me para casa com 4 e 5 aparelhos por semana para reparar e no resto do ano passa às vezes um mês inteiro sem aparecer ninguém.
E tem sido assim todos os anos. Já viram a má sorte?

E quando acabar o curso, um engenheiro por conta de outrém agora ganha 700€ como o técnico...
Seguindo com o meu negócio, para ganhar mais que isso depois de pagar os impostos tenho que trabalhar bem mais que 8 horas diárias, fora o risco de passar temporadas sem clientes mas ter que pagar segurança social na mesma, já que esta é por escalões fixos e não por percentagem dos rendimentos obtidos em cada mês como o IRS ou IVA.
Se não ganhar nada não pago IRS nem IVA, mas segurança social tenho que pagar na mesma como se estivesse a auferir rendimentos. :x

Enquanto uns (os senhores que já estão instalados) vêm para a televisão indignados por lhes cortarem indemnizações por despedimento, outros trabalham a recibos verdes, ou como a minha namorada, que anda a dar aulas a recibos verdes e quando ficar colocada será com contratos de 11 meses, renovados todos os anos por concurso para não terem que pagar já nem se fala no subsídio de férias, é nem pagar o 12º mês de salário!
Enquanto uns se indignam que lhes vão subir a renda de 30€ pelo T2, os do apartamento ao lado por terem 30 anos em vez de 60, têm que pagar 300€ or apartamento igual.

Temos 2 países: o das pessoas dos "direitos adquiridos" e o dos outros, que têm que pagar mais e receber menos, para compensar o que os dos direitos adquiridos não pagam ou auferem a mais.


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Re: Circuito para Travagem Regenerativa Progressiva (Kelly)

Mensagem por Njay »

Se já tiveres um emprego não precisas de pagar SS extra por ter uma actividade, desde que essa SS atinja o valor que se paga com ordenado mínimo. Como terás menos tempo, utiliza-lo a projectar e depois o fabrico que façam os especialistas. Um dia tens produtos em venda em quantidade suficiente para deixares de trabalhar para terceiros. Tudo bate certo :)
Não vou aqui indicar preços por outros, o melhor é sempre falar e pedir orçamentos, não se perde nada. Estamos em época de crise, e crise também é oportunidade, mas é preciso arregaçar as mangas.
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lopes
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Re: Circuito para Travagem Regenerativa Progressiva (Kelly)

Mensagem por lopes »

RJSC Escreveu:Temos 2 países: o das pessoas dos "direitos adquiridos" e o dos outros, que têm que pagar mais e receber menos, para compensar o que os dos direitos adquiridos não pagam ou auferem a mais.
Peço desculpa por continuar o offtopic, mas infelizmente não posso estar mais de acordo! :(


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Re: Circuito para Travagem Regenerativa Progressiva (Kelly)

Mensagem por RJSC »

Já teriam mais uns projetos, mas eu não me consigo convencer a gastar uns 10000€ numa scooter.

Não mudo para scooter por menos que uma Jonway Predator, mas tinha que lhe encostar o motor e meter pelo menos um de 6 kW, já para não falar em 10 kW e uns 100Ah de baterias e arranjar um carregador trifásico compacto (3 monofásicos estragam o espaço todo) com 11kW (3x16A) para conseguir carregar em menos de uma hora.
Não me consigo convencer além de passar a andar de moto com chuva, de ter um VE com capacidades inferiores aos carros do momento...
Além disso muitos dos dias teria que andar com um atrelado de carga atrás da moto que também não dá jeito nenhum.
Ao fim-de-semana nem sei se arranjava algum atrelado me levasse o avião de modelismo para a pista, para me distrair umas horitas...
Assim, vou juntando para o carro, a única coisa que me dá imensa pena é que os componentes dos carros são sistemas completamente fechados a terceiros e não podemos fazer estes upgrades :( :cry:

É que até para fazer um pack de bateria compatível é preciso perder meses a tentar (nada garante que se consiga) descobrir o protocolo de comunicação do carro com a bateria para lhe comunicar um estado de carga válido de modo a ele andar.
E depois anda garante que o firmware do carro aceite valores de capacidade de bateria maiores para fazer o cálculo da autonomia...

Senão comprava um Renault ZOE sem bateria, pode não ser muito grande, mas está muito bem concebido, só aquele carregador trifásico de 43 kW dá água na boca... :lol:

Nesses centros comerciais com tomadas trifásico de 32A podia sacar de lá 22kW e carregar o carro para 150km~180km em apenas uma hora...
Última edição por RJSC em terça jan 15, 2013 5:13 pm, editado 1 vez no total.


civic
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Re: Circuito para Travagem Regenerativa Progressiva (Kelly)

Mensagem por civic »

Mais facil e barato é fazer uma conversão de um carro.
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Re: Circuito para Travagem Regenerativa Progressiva (Kelly)

Mensagem por RJSC »

civic Escreveu:Mais facil e barato é fazer uma conversão de um carro.
Com as mesmas caraterísticas não fica mais barato! Nem perto!
Mete lá 22kWh de baterias, um motor de 65 kW e um carregador de 43kW num Renault Clio...

Mas o pior é a segurança e estabilidade!
Um chassis que não é concebido para levar as baterias no fundo terá que as levar à frente e em caso de embate frontal é bonito é. Se forem colocadas na mala, em caso de impacto, arriscar-nos a levar com toda essa massa pelas costas.
Isto já para não falar no centro de gravidade elevado que instabiliza o veículo.

Faz lá isto com o Clio convertido aqui postado, ou com o ford probe...

Link

É só baterias a arder, e se não arderem, ficam completamente arruinadas.
Num chassis pensado para levar as baterias no fundo do habitáculo, estas estão protegidas do impacto como os passageiros, e salvam-se mesmo em caso de acidentes graves.

Este Leaf levou com um Mitsubishi de combustão de frente, o homem do Mitsubishi morreu, o Mitsubishi incendiou-se o Leaf levava 4 pessoas, incluindo 2 crianças e uma adolescente e não ficaram com ferimentos graves e provavelmente a caixa das baterias ficou inteira como o fundo do habitáculo.
Quero ver uma conversão numa situação destas! É morte certa!
Imagem
Em: http://www.marysvilleglobe.com/news/168180566.html

Numa moto, em que somos ejetados em caso de acidente, tanto faz onde vão as baterias, mas num carro não é assim.


civic
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Re: Circuito para Travagem Regenerativa Progressiva (Kelly)

Mensagem por civic »

As baterias estando à frente absorvem mais energia do que um motor CI, isso é certinho, pois elas deformam-se, ou seja, esse exemplo que deste se calhar preferia ir no mitsubishi com baterias à frente do que com o motor CI, e quanto a algumas baterias terem ficado danificadas ..... ,duvido mesmo que nesse leaf todas tenham sobrevivido ilesas, mas isso é entrar no campo das suposições. Alem disso duvido que esses dois carros desse acidente estejam ao mesmo nivel de segurança passiva.
Esta discussão não leva a lado nenhum, porque ao fazeres uma conversão podes optar por manter ou aumentar a segurança, podes optar por muita potência e velocidade, podes optar por muita autonomia,... é só escolher.
E tenho a certeza que os 40 000€ do Leaf dão para fazer uma conversão a qualquer gosto.
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Re: Circuito para Travagem Regenerativa Progressiva (Kelly)

Mensagem por RJSC »

Em conversões nunca vi nada que se pareça com um carro com um chassis pensado para VE.
Ou mantém o mesmo nível de espaço e conforto com baixa autonomia e potência, ou então têm performances loucas, mas são despidos e sem espaço como um carro de Rally por dentro.

Até as conversões feitas pelas marcas ficam mal.
Tive oportunidade de fazer um test-drive de um Renault Fluence ZE, que é uma conversão do chassis do Fluence de combustão feita pela própria Renault, com a bateria num caixote entre os bancos traseiros e a mala e o comportamento não tem nada a ver com um Leaf e sendo muito maior, fica com menos espaço de carga que o Leaf.

O preço da versão de 2013 do Leaf vem mais para os 30000€ que para os 40000€, e suspeita-se que fique mesmo pelos 30000€.

Além disso, é um carro novo. Numa conversão fica-se com latas velhas, plásticos velhos, estofos velhos, etc.
Já para não falar que os plásticos dos CI, com um motor elétrico até metem impressão.
Sei disso porque todas as semanas faço troços de 2 km ligeiramente a descer com o motor desligado, e apercebo-me dos barulhos.
Até os pontos de apoio dos plásticos têm que ser repensados num VE. Com um CI ninguém se preocupa porque o motor abafa tudo.
Uma conversão de um carro velho é fácil, porque não tem sistemas eletrónicos para enganar, mas num carro recente, sem a centralina do motor de combustão nem o painel de instrumentos funciona e para enganar o sistema vamos dar ao mesmo que enganar um VE de origem para uma bateria diferente.

Nem os VE's das marcas que são conversões de chassis de combustão recomendo, como o Fluence, ou o Ford Focus que aí vem.

Exceção Feita à Renault Kangoo ZE em que eles conseguiram colocar as baterias por baixo do habitáculo e caixa de carga, e que com a carga já fica naturalmente com o centro de gravidade elevado e a fazer barulho nas irregularidades da estrada.

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galt
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Re: Circuito para Travagem Regenerativa Progressiva (Kelly)

Mensagem por galt »

São realidades luxuosas pelos valores envolvidos.
O melhor mesmo é mantermos a SW Predator. Faz os 80 kms sem preocupação com temperaturas superiores as 18C.
Podem ser melhoradas e a marca não chateia. :lol:
As peças por norma são baratas...

Comprar o ZOE sem baterias poderia ser interessante, mas não acredito que a Renault permita. Vamos ver, para já parece-me a melhor oferta do mercado nos próximos meses.
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Re: Circuito para Travagem Regenerativa Progressiva (Kelly)

Mensagem por civic »

RJSC; desculpa lá, mas continuo a achar que ter 40 000€ para uma conversão ficaria tudo menos uma lata velha.
Para estes valores e estando dentro do assunto sabes bem que o que dizes é facilmente ultrapassavel, até porque estás a criar problemas onde eles simplesmente não existem, tenho um Jazz e um Civic Hybrid, tanto um como o outro são muito silenciosos, não acho que o ruido do motor abafe qualquer ruido do habitáculo, "o motor CI abafa tudo" ... é simplesmente desconversar.
A história da centralina é outra coisa que não terá muita dificuldade em ultrapassar, até porque se fazem repros em qualquer manel GT e não se consegue ligar um quadrante?
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Re: Circuito para Travagem Regenerativa Progressiva (Kelly)

Mensagem por RJSC »

civic Escreveu: A história da centralina é outra coisa que não terá muita dificuldade em ultrapassar, até porque se fazem repros em qualquer manel GT e não se consegue ligar um quadrante?
O que eles fazem é comprar uns kits por uns 4000€ com software e cabos para reprogramação e já está.
Por estar dentro do assunto é que sei a dificuldade de ter que descodificar os protocolos de controlo.

Um engenheiro americano com um doutoramento depois reformado levou uns bons tempos só para conseguir descobrir como ler o BMS do seu Leaf pelo barramento CAN... Não é brincadeira nenhuma...

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Jorge Rocha
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Re: Circuito para Travagem Regenerativa Progressiva (Kelly)

Mensagem por Jorge Rocha »

Não me importava nada de ter também um circuito para me manter o punho do acelerador em determinada posição. Podendo mesmo ter mais velocidade nas descidas e menos nas subidas.
Mas será mais facil faze-lo fisicamente... e afinal de contas, seria mais utilizado para as grandes viagens das maxi-scooteres, que não é ainda o meu caso!
Passamos à frente...
Quanto ao dito fantastico circuito de travagem progressiva, acredito sinseramente que todos os que têm um Kelly como controlador, quererão, mais dia menos dia, uma travagem assim.
Depois dirão: "Se eu podia viver sem este tipo de regeneração? Poder podia, mas não era a mesma coisa"! :lol:
Tudo por um mundo mais limpo!

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Re: Circuito para Travagem Regenerativa Progressiva (Kelly)

Mensagem por galt »

:lol:
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XaYu
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Re: Circuito para Travagem Regenerativa Progressiva (Kelly)

Mensagem por XaYu »

Jorge Rocha Escreveu:***Lista de interessados***

01 - pafi
02 - XaYu (penso que será, não?)
03 - BondadeSua
04 -
05 -
:roll:
Certo, certo (toca a estourar o orçamento ainda mais :oops: ) Amanhã já vai para o JR Lab para uma 'Extreme Makeover: Motocycle Edition' :lol: :lol:
(24 Abril 2010) PREDATOR Cinza Modelo C 40AH Lithium CHEGOU!!
(Junho de 2016) 'Parou' com cerca de 50.000KM

(Outubro de 2017) Vectrix Cinza 55AH Lithium Golf GTE CHEGOU!!
A rolar e com: 12.700KM


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Re: Circuito para Travagem Regenerativa Progressiva (Kelly)

Mensagem por RJSC »

Afinal é sim ou não, Xayu?

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