Circuito para Travagem Regenerativa Progressiva (Kelly)

Responder

MRider
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: segunda abr 02, 2012 10:27 pm

Re: Circuito para Travagem Regenerativa Progressiva (Kelly)

Mensagem por MRider »

Na minha opinião o descanso rápido pode ficar sem luz de stop. Mas tem de haver corte no controlador para não causar acidentes.
Live long and prosper!

Jorge Rocha
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: domingo jul 31, 2011 7:55 pm

Mensagem por Jorge Rocha »

RJSC Escreveu:Pessoal, mais uma pergunta:

O circuito como está, apenas ativa a regeneração com o punho de travagem e deixa de ativar com as manetes de travão ou com o botão.
Há interesse em continuar a ativar a regeneração com as manetes (quando liga a luz de stop)?

De notar que se mexerem apenas nas manetes e não rodarem o punho, a regeneração obtida é muito suave (o valor mínimo do punho, configurado no controlador).

Pode ser melhor, pois desligando a regeneração das luzes de travagem, o descanso lateral já não vai desativar o acelerador.
Isso até acaba por ser bom pois até se podia desligar o descanso da luz de STOP e ligar só no controlador com o circuito e evitava estar com a luz de stop ligada quando está no descanso com a chave ligada por qualquer motivo, como a carregar o telemóvel.
Não é nada muito complicado!
Na mota do ogadiv já está a funcionar de forma parecida, apenas é necessário apertar as manetes o o botão para a progressividade da regeneração aumentar!

Em relação às luzes de stop aquando o descanso lateral, a meu ver não tem nada de mal em acender a luz de stop, pois acaba por servir para sinalização em caso de paragem. Quem quiser apagar a luz, basta desligar a mota.
Tudo por um mundo mais limpo!

Barrocas
Membro Gold
Membro Gold
Registado: quinta jul 10, 2008 12:03 am

Mensagem por Barrocas »

Concordo com o visitante2,

o descanso lateral pode ficar sem luz de stop (supostamente ja devemos ter os minimos ligados de qualquer forma).
Mas tem de continuar a existir o corte no controlador (ou corta o acelerador) para não causar acidentes.

Jorge Rocha
Membro Platinium
Membro Platinium

Barrocas Escreveu:Concordo com o visitante2,

o descanso lateral pode ficar sem luz de stop (supostamente ja devemos ter os minimos ligados de qualquer forma).
Mas tem de continuar a existir o corte no controlador (ou corta o acelerador) para não causar acidentes.
Fazer o corte por activação de regeneração ou por desactivação do acelerador, que diferença faz? Nunca poderá é ficar sem essa segurança!

Autor do tópico
RJSC
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: terça jun 24, 2008 1:45 pm

Mensagem por RJSC »

A questão aqui é para não obrigar a desmanchar a mota toda para ligar o interruptor do descanso à massa e trazer um fio de lá até ao pino brake_switch do controlador.

É que com a a regeneração ajustável ela é ativada ligando o pino brake_switch à massa e não aos 12V como vem de fábrica.

Vou ver se não encarece muito por aumento de área da placa deixar uma opção para ativar a travagem quando a linha da luz de STOP liga, porque assim ao instalar não é preciso mexer na cablagem que vem do descanso: qualquer coisa que ligue a luz de STOP ativa a regeneração.

A mim pessoalmente é que me faz impressão estar com o STOP ligado e a consumir só por ter o descanso lateral.
Para quem tem o telemóvel a carregar e está a deitar o olho à mota da mesa do café, ou a chave ligada para monitorizar a carga no computador não precisa de estar a dar espetáculo de luzes acesas e a queimar bateria.

As fábricas de placas baratas estão todas paradas e vi uma na Bélgica que se conseguir encolher bastante o circuito até pode ficar em conta.
Por um pedaço de placa de 300x200mm querem-me 157€. Tenho que lá conseguir meter muitos circuitos e mesmo assim, só com as encomendas atuais ainda ficam a faltar 10€ para pagar todo o material que comprei + os 157€ das placas.
Arrisco com a esperança que depois se venda mais.
Alguns componentes tenho que comprar aos 40 duma vez.

Se mandasse soldar os componentes fora como me sugeriam então tinha que ir mendigar. :lol:

O empreendedorismo é lixado...

Barrocas
Membro Gold
Membro Gold

Mensagem por Barrocas »

Vai com calma, da minha parte nao ha urgencia, e com esses valores vai demorar a rentabilizar... parece-me que as placas home-made seria uma opçao mais viavel.

Por mim, mesmo que fossem kits feitos (ou para montar), exactamente iguais ao prototipo, servia na mesma, afinal a funcionalidade fica igual, e o valor +em conta para rentabilizares.

Entretanto ias vendo se surgem bugs, se ha algo a modificar, etc. Depois com calma podias ver preços para fabrico, se existir +procura..

XaYu
Membro Silver
Membro Silver
Registado: quarta fev 03, 2010 10:48 pm

Mensagem por XaYu »

Falo por mim:
Gostava de ter tudo conforme está, ou seja, manetes e botão activarem na mesma a regenerativa.
Quanto ao descanso também prefiro a continuar a acender o STOP.
(24 Abril 2010) PREDATOR Cinza Modelo C 40AH Lithium CHEGOU!!
(Junho de 2016) 'Parou' com cerca de 50.000KM

(Outubro de 2017) Vectrix Cinza 55AH Lithium Golf GTE CHEGOU!!
A rolar e com: 12.700KM

pafi
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: domingo set 18, 2011 1:13 pm

Mensagem por pafi »

Segurança acima de tudo. Luz de stop com descanso, sim.
Quem precisar carregar alguma coisa, pode usar o descanso central por exemplo. Até à data, acho que nunca precisei de ficar numa situação dessas.

Pedro Isidoro, Coimbra. A gastar e- desde dezembro 2011 | http://vepafi.weebly.com.

Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos: http://www.uve.pt

BondadeSua
Membro Gold
Membro Gold
Registado: quinta mar 11, 2010 10:52 pm

Mensagem por BondadeSua »

:mrgreen:
Não sei se entendi bem. Mas, (sempre prioridade à segurança).

O descanso lateral é uma parte. A regeneração outra.

Como o descanso lateral me parece mais frágil uso menos. Só quando estou em cima e quero/preciso libertar as mãos. De resto sempre descanso central. O consumo por activação do stop, deve ser "menosprezado"(?). Mas tem que fazer sempre corte ao motor!

Para a regenerativa, acho que uma activação suave, (fixa), partindo de uma das das manetes uma boa ideia, já que conduzo normalmente, (pelo menos) com uma das mãos englobando punho e manete. Lembrar que o meu percurso é quase sempre citadino. É quase instintivo o apertar da manete, pois demora menos tempo a activar a ordem cerebral.
Mas convém confirmar que se (apertar/tocar uma, e imediatamente a seguir a outra), que elas não se anulem. É que tenho a impressão que esta função existe. E no inicio da minha aprendizagem aqui no fórum, era referida essa opção para criar uma espécie de deslizar em ponto-morto.

Se a regenerativa poder ser activada, (também), apenas rodando o punho associado, melhor ainda!

Mas eu sou apenas aprendiz!

BondadeSua

Jorge Rocha
Membro Platinium
Membro Platinium

O facto de se andar sempre com uma das mãos, ou dedos, em cima das manetes de travão, é prova de maior rapidez em caso urgente! Eu mesmo faço isso intuitivamente!
Mas como ao travar uma mota, seu peso se desloca uns 75% para a roda da frente e apenas 25% para a detás, se tiver uma regenerativa forte, basta travar apenas com o da frente (pelo menos com estrada molhada), deixando disponivel o punho esquerdo para a travagem regenerativa progressiva!
É essa a grande bantagem que vejo neste pequeno circuito! Colocar em modo de regeneração progressiva com o simples rodar de punho esquerdo, deixando a mão direita sempre disponivel para aumentar a travagem, sempre que necessário.
Tendo uma condução defensiva, e um bom calculo (entre tempos de travagem e velocidades) quase nunca será necessario utilizar os travões!

Autor do tópico
RJSC
Membro Platinium
Membro Platinium

Mensagem por RJSC »

O circuito já foi alterado para ligar a regeneração com qualquer coisa que ligue a lâmpada de STOP como os travões, botão ou descanso, tal como é vosso desejo.
Consegui miniaturá-lo bastante e acho que ainda no fim de semana vou fazer uma placa caseira para soldar componentes e fazer o teste final de bancada.

Aqui está o tamanho do circuito (quase que a ficha que vai levar na ponta é maior):
regen_var.jpg
regen_var.jpg (52.49 KiB) Visto 3225 vezes
Andei a ver preços nas fábrica europeias e para 30 placas ou mais até nem são maus.
Vamos ver como corre de encomendas.

Para já tenho (a ver se não há engano):

:arrow: pafi (1)
:arrow: XaYu (1)
:arrow: BondadeSua (1)
:arrow: Barrocas (1)
:arrow: Jorge Rocha (6) [Tinhas falado em meia dúzia para futuros trabalhos?]

Total: 10 Unidades

A tensão de início de travagem por defeito é 0.9 V. Tem um lugar para colocar mais uma resistência em paralelo para baixar um pouco o valor conforme o punho que usem.
Os 3 primeiros clientes penso que usarão todos punhos do Jorge Rocha e já posso medir a tensão em casa dele.

Barrocas, o punho que vais colocar qual é a tensão de inicio de travagem que desejas?
Sempre te atreves a soldar isto? ;)

Barrocas
Membro Gold
Membro Gold

Mensagem por Barrocas »

Isso ta muita grande! :D

Usando os mesmos componentes, parece que ainda daria para encolher a placa para 2/3 disso...

Autor do tópico
RJSC
Membro Platinium
Membro Platinium

Mensagem por RJSC »

Encolher mais n dá por causa das pistas que se cruzam, depois tinha que ser uma placa de face dupla e também depois n se conseguia soldar à mão

Jorge Rocha
Membro Platinium
Membro Platinium

Está a ficar nice!

Njay
Membro Gold
Membro Gold
Registado: sábado nov 17, 2007 9:46 pm

Mensagem por Njay »

O Barrocas tá mal habituado, heheheh
Copyright (c) Njay 2012-2015
Um dia o dinheiro será substituído por Conhecimento.
Aprilia RS125e
Troniquices.wordpress.com

Barrocas
Membro Gold
Membro Gold

Mensagem por Barrocas »

Reduzir! :twisted:

O Njay ja me conhece as manias... :lol:

A minha proposta, baseada no desenho que colocaste, com os mesmo componentes reposicionados, seria algo +- assim:
placa regen.png
placa regen.png (30.12 KiB) Visto 3169 vezes
A parte colorida na esquerda, é o bocadito de placa que podes poupar, mais coisa menos coisa 8-)
Ve la se me escapou alguma coisa... :geek:

(Edit - faltava uma pista, mas ja foi corrigida :mrgreen: )

Autor do tópico
RJSC
Membro Platinium
Membro Platinium

Mensagem por RJSC »

Ok, quando chegar a casa já verifico se está tudo bem eletricamente.

(Post via telemóvel)

Jorge Rocha
Membro Platinium
Membro Platinium

Bom trabalho Barrocas! Eu quando olho para uma mota e visualizo todos os seus aproveitamentos possiveis, forma como se pode organizar todos os componentes, fico perplexo com a falta de interesse da parte de que as planifica, para a melhor rentabilidade do espaço e até mesmo aerodinamismo que se poderia obter! Tudo inserido com estetica a acompanhar, claro!
Tal e qual esse teu ganho de aproximadamente uma a cada 3 placas!
Verifico que coloco muito facilmente as 24 celulas de 40Ah TS ou WB, em apenas uma coluna central, nas predatores. Vou faze-lo já na do XaYu.

MRider
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: segunda abr 02, 2012 10:27 pm

Mensagem por MRider »

O pessoal anda a jogar muito tetris :-D
Da gosto ver que todos se ajudam.:-)
Live long and prosper!

Autor do tópico
RJSC
Membro Platinium
Membro Platinium

Mensagem por RJSC »

Calma lá gente, que ontem já eram quase 4 da manhã...

Aqui está um exemplo que duas boas cabeças pensam melhor que uma.
Sugestões aceites...
var_regen.png
var_regen.png (14.38 KiB) Visto 3139 vezes
No entanto o que me espantou é que o Barrocas era o tal homem para quem até um circuito numa placa perfurada ranhosa estava bom. e depois torna-se picuinhas. :lol:

Responder

Voltar para “Projectos V.E.”