Ideia para aerogerador caseiro?
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é possível alternadores com imans permanentes e existem. os automotivos é que não, contrariamente ao que eu pensava.
a vantagem de um alternador num automóvel relativamente a um dínamo, é que nestes a tensão varia muito com a rotação, portanto só havia tensão de carga para a bateria com rotações relativamente elevadas. com um alternador há tensão de carga a baixa rotação, eventualmente até ao ralenti.
a vantagem de um alternador num automóvel relativamente a um dínamo, é que nestes a tensão varia muito com a rotação, portanto só havia tensão de carga para a bateria com rotações relativamente elevadas. com um alternador há tensão de carga a baixa rotação, eventualmente até ao ralenti.
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obrigado por confirmaçao
é isso mesmo a um gerador desses das feiras tambem se pode chamar alternador e portanto tem imans permanentes em relacao ao dinamo de autromovel é certo que preciza de maior rotacao mas se for por exemplo para acoplar a um motor a gasolina ou petrolio que ira manter uma rotacao constante é que tera vantagens? é que o alternador aparentemente prende muito quando carrega curiosamente li algures por ai que os geradores novos sao mais largus e tem mais espaco precizamente para que os campos magneticos nao interfiram e assim haja mais rendimento
• A prece é um ato de adoração a Deus. Está na lei natural, e é o resultado de um sentimento inato do homem, assim como é inata a idéia da existência do Criador.
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boas.
o alternador não é a melhor opção para um gerador eolico. ele precisa de corrente para excitar as bobines indutoras. quando não há vento estaria a gastar corrente desnecessáriamente. existem alternadores que utilizam imanes pemanentes. veiculos de longo curso para que hája menos manutenção. os alternadores rodam a cerca do dobro da velocidade da cambota o que vai acarretar mais uma dificuldade pois com o vento é dificel conseguir atingir essas velocidades.
os alternadores vieram substituir com vantagem os dinamos (geradores de corrente continua) porque permitem gerar energia a mais baixas rotações, serem mais compactos e terem um colector que origina menos desgaste nas escovas, em resumo, são mais eficientes. quanto ao esquema electrónico do sitema de controlo assim que puder posto aqui.
ventoinhas a sua informação sobre "os geradores novos sao mais largus e tem mais espaco precizamente para que os campos magneticos nao interfiram e assim haja mais rendimento" não é muito fiável porque se há mais espaço há mais distancia e mais distancia equivale a menos campo magnético.
abraços
o alternador não é a melhor opção para um gerador eolico. ele precisa de corrente para excitar as bobines indutoras. quando não há vento estaria a gastar corrente desnecessáriamente. existem alternadores que utilizam imanes pemanentes. veiculos de longo curso para que hája menos manutenção. os alternadores rodam a cerca do dobro da velocidade da cambota o que vai acarretar mais uma dificuldade pois com o vento é dificel conseguir atingir essas velocidades.
os alternadores vieram substituir com vantagem os dinamos (geradores de corrente continua) porque permitem gerar energia a mais baixas rotações, serem mais compactos e terem um colector que origina menos desgaste nas escovas, em resumo, são mais eficientes. quanto ao esquema electrónico do sitema de controlo assim que puder posto aqui.
ventoinhas a sua informação sobre "os geradores novos sao mais largus e tem mais espaco precizamente para que os campos magneticos nao interfiram e assim haja mais rendimento" não é muito fiável porque se há mais espaço há mais distancia e mais distancia equivale a menos campo magnético.
abraços
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Aerogeradores
agora tudo está facilitado.
os supermercados - sobretudo os de bricollage - vendem geradores a gasolina desde 60 /75 euros!
quem quiser fazer "experiências" compra uma coisa daquelas e parte-a ao meio. com o dinamo/alternador monta o aerogerador e com o motor a gasolina ainda põe a bicicleta a fugir á polícia!
os supermercados - sobretudo os de bricollage - vendem geradores a gasolina desde 60 /75 euros!
quem quiser fazer "experiências" compra uma coisa daquelas e parte-a ao meio. com o dinamo/alternador monta o aerogerador e com o motor a gasolina ainda põe a bicicleta a fugir á polícia!
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a ideia de utilizar um alternador desses, dos geradores a gasolina, é boa porque se partimos de 220v, a uma rotação superior, seria de esperar menos tensão, mas maior do que um alternador de 12v.
também seria mais fácil criar um controlador e assim controlar a tensão de saída do aerogerador, já com a frequencia e tensão prentendida.
além disso poderá ser mais barato que comprar um alternador...
para saber a viabilidade seria necessário saber qual a rotação do motor do gerador.
também seria mais fácil criar um controlador e assim controlar a tensão de saída do aerogerador, já com a frequencia e tensão prentendida.
além disso poderá ser mais barato que comprar um alternador...
para saber a viabilidade seria necessário saber qual a rotação do motor do gerador.
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- Membro Silver
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a ideia aqui era trabalhar a 12 v.
pois tudo bem mas porque? ha 25 anos eu propio montei um motor a petrolio com um dinamo so para ter iluminacao a corrente continua hoje essa possibilidade nao é ulguma vantagem (julgo) ao paco que ter um gerador para produzir corrente electrica normal onde a companhia nao chega isso é uma grande vantagem se bem que com os 12v e um bom convertisseur tambem ja se vai longe ainda nao compreendi se existem alternadores de 12v e onde mas o problema da excitacao sem o vento produtor nao sera o problema maior pois tambem o convertisseur pode estar ligado em stand bay e so se mete em foncionamento quando detecta o menor aparelho continou a pensar que em termos economicos rentabilidade os euro dinamos construidos por profissionais sao mais vantajosos e ajudam à promocao dos mesmos um gerador de corrente ou um alternador ainda nao atingio o limite das performances estudos feitos dizem que os campos magneticos secundarios impedem de certa forma o melhor foncionamento
pois tudo bem mas porque? ha 25 anos eu propio montei um motor a petrolio com um dinamo so para ter iluminacao a corrente continua hoje essa possibilidade nao é ulguma vantagem (julgo) ao paco que ter um gerador para produzir corrente electrica normal onde a companhia nao chega isso é uma grande vantagem se bem que com os 12v e um bom convertisseur tambem ja se vai longe ainda nao compreendi se existem alternadores de 12v e onde mas o problema da excitacao sem o vento produtor nao sera o problema maior pois tambem o convertisseur pode estar ligado em stand bay e so se mete em foncionamento quando detecta o menor aparelho continou a pensar que em termos economicos rentabilidade os euro dinamos construidos por profissionais sao mais vantajosos e ajudam à promocao dos mesmos um gerador de corrente ou um alternador ainda nao atingio o limite das performances estudos feitos dizem que os campos magneticos secundarios impedem de certa forma o melhor foncionamento
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a ideia era trabalhar a 12v ou múltiplos por que estamos a falar de carregar baterias para ter uma reserva de energia.
o uso de conversores ou inversores é boa mas perde-se muita energia por causa do calor desperdiçado no efeito de joule. aquelas máquinas aquecem para caraças!!
a velocidade de rotação de um desses geradores monofásicos bipolares que se vendem nos supermercados é 3000 rpm para se poder ter uma frequência de 50 hz (3000rot/60s = 50 rot/s = 50 hz).
o uso de conversores ou inversores é boa mas perde-se muita energia por causa do calor desperdiçado no efeito de joule. aquelas máquinas aquecem para caraças!!
a velocidade de rotação de um desses geradores monofásicos bipolares que se vendem nos supermercados é 3000 rpm para se poder ter uma frequência de 50 hz (3000rot/60s = 50 rot/s = 50 hz).
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se bem que esses geradores de super mercado nao tem uma qualidade por ai alem; tambem o que justifica o seo preco é a quantidade que é fabricada . ao paco que um alternador de viatura é encomendado em menor numero pois cada carro tem um espaco especifico para ser preenchido a fixaçao etc idem. em relacao as rotacoes minuto mesmo num gerador de 4kw a rotacao varia consuante o debito de energia que lhe é solicitado ou a razao é outra que nao compreendo !
se alguem quer armazenar energia e se frequentemente utilizar uma viatura uma solucao economica é ter duas baterias e dar-se ao trabalho de mudalas frequentemente se ja fizeram a esperiencia sabem que uma bateria depressa carrega com o alternador .ao paco que com um carregador a debitar da companhia sao necessarias horas eternas
se alguem quer armazenar energia e se frequentemente utilizar uma viatura uma solucao economica é ter duas baterias e dar-se ao trabalho de mudalas frequentemente se ja fizeram a esperiencia sabem que uma bateria depressa carrega com o alternador .ao paco que com um carregador a debitar da companhia sao necessarias horas eternas
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não, a rotação não varia para não alterar a frequência da corrente. o que se nota é que o motor que faz girar o alternador acelera sozinho quando se liga alguma coisa com bastante potência para o alternador não perder rotação e trabalha muito mais suave quando se desliga. também se houver uma ligeira diminuição da rotação, não é muito grave porque normalmente estas máquinas não trabalham em rede. contudo, o princípio de funcionamento, baseia-se na criação de uma onda sinusoidal a 50 hz e é este padrão que se tenta manter.
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boas pessoal
penso que talvez seja boa ideia utilizar um gerador de 220v (pode ser do tipo de supermercado) que gera 220v por volta das 3000 rpm a uma frequencia de 50hz.
se o vento for fraco e a rotação cair para metade o gerador fornece só 110v a 25 hz.
a coisa aqui complica-se, pois é necessário projectar um regulador ou comprar um já feito que alem de ser caro poderá não ser adaptado às caracteristicas do gerador.
e porque não utilizar duas fontes de alimentação de computador ,alimentadas pelo gerador, que funcionam com tensões de saída estabilizadas com tensão de entrada de 110 até 230v automáticamente.
no caso de haver instabilidade em baixa tensão e frequencia pode-se aumentar a capacidade dos condensadores de filtragem logo na entrada a seguir à ponte rectificadora.
liga-se uma saida de 12v de uma fonte em série com a saida de 5v da outra e obtem 17v com uma corrente máxima de cerca de cerca de 8amperes
esta tensão pode alimentar circuito de carga de bateria 12v (existem kits à venda nas casa de electronica, para montar em casa basta ter um ferro de soldar)
as fontes de computador podem ser modificadas para debitarem mais de 12v mas já é uma operação mais complexa que só deve ser tentada por pessoal com bons conhecimentos de electronica.
aqui vão alguns esquemas.
power supply modificada para 13.8v
http://www.webx.dk/oz2cpu/radios/psu-pc1.htm
esquema tipico de power supply de pc
http://www.pavouk.org/hw/en_atxps.html
mais umesquema para 13.8v 15a a partir de uma fonte de pc
http://www.qrp4u.de/docs/en/powersupply/
neste caso para uma bateria de 12v a coisa estaria resolvida mesmo só com uma fonte.
mas fontes de computador arranjam-se por aí às paletes.
só mais uma coisa, estas fontes tem um rendimento muito bom que ronda os 90 a 95% depende da carga aplicada que quer dizer baixas perdas no processo de conversão.
penso que talvez seja boa ideia utilizar um gerador de 220v (pode ser do tipo de supermercado) que gera 220v por volta das 3000 rpm a uma frequencia de 50hz.
se o vento for fraco e a rotação cair para metade o gerador fornece só 110v a 25 hz.
a coisa aqui complica-se, pois é necessário projectar um regulador ou comprar um já feito que alem de ser caro poderá não ser adaptado às caracteristicas do gerador.
e porque não utilizar duas fontes de alimentação de computador ,alimentadas pelo gerador, que funcionam com tensões de saída estabilizadas com tensão de entrada de 110 até 230v automáticamente.
no caso de haver instabilidade em baixa tensão e frequencia pode-se aumentar a capacidade dos condensadores de filtragem logo na entrada a seguir à ponte rectificadora.
liga-se uma saida de 12v de uma fonte em série com a saida de 5v da outra e obtem 17v com uma corrente máxima de cerca de cerca de 8amperes
esta tensão pode alimentar circuito de carga de bateria 12v (existem kits à venda nas casa de electronica, para montar em casa basta ter um ferro de soldar)
as fontes de computador podem ser modificadas para debitarem mais de 12v mas já é uma operação mais complexa que só deve ser tentada por pessoal com bons conhecimentos de electronica.
aqui vão alguns esquemas.
power supply modificada para 13.8v
http://www.webx.dk/oz2cpu/radios/psu-pc1.htm
esquema tipico de power supply de pc
http://www.pavouk.org/hw/en_atxps.html
mais umesquema para 13.8v 15a a partir de uma fonte de pc
http://www.qrp4u.de/docs/en/powersupply/
neste caso para uma bateria de 12v a coisa estaria resolvida mesmo só com uma fonte.
mas fontes de computador arranjam-se por aí às paletes.
só mais uma coisa, estas fontes tem um rendimento muito bom que ronda os 90 a 95% depende da carga aplicada que quer dizer baixas perdas no processo de conversão.
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Aerogerador Caseiro
aproveitem o que foi exposto acima..
poucas vezes se encontram pessoas com capacidade e vontade de passar à frente o saber acumulado.
e afinal, dar um segundo aproveitamento àquilo que é considerado "lixo informático" também é contribuir para baixar a poluição.
eu conheci um homem...
do vidro duma "janela" de navio fez uma lente para um telescópio... de uma panela de alumínio uma protecção para a mesma... e com um motor de "carocha" um helicóptero... de restos de material de comunicações de velhos aviões, aparelhos de recepção de dados de satélite, tão fiáveis que o pessoal de cabo canaveral se apoiava neles.
se gostarem...eu continuo !!!
poucas vezes se encontram pessoas com capacidade e vontade de passar à frente o saber acumulado.
e afinal, dar um segundo aproveitamento àquilo que é considerado "lixo informático" também é contribuir para baixar a poluição.
eu conheci um homem...
do vidro duma "janela" de navio fez uma lente para um telescópio... de uma panela de alumínio uma protecção para a mesma... e com um motor de "carocha" um helicóptero... de restos de material de comunicações de velhos aviões, aparelhos de recepção de dados de satélite, tão fiáveis que o pessoal de cabo canaveral se apoiava neles.
se gostarem...eu continuo !!!
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se a velocidade do vento cair para metade a frequência vem para 25 hz mas a tensão mantém-se nos 220v. é por causa disso que nos automóveis se passou de dínamos para alternadores. é que estes mantêm a tensão mesmo a baixa rotação, permitindo a carga da bateria.red baron Escreveu:boas pessoal
penso que talvez seja boa ideia utilizar um gerador de 220v (pode ser do tipo de supermercado) que gera 220v por volta das 3000 rpm a uma frequencia de 50hz.
se o vento for fraco e a rotação cair para metade o gerador fornece só 110v a 25 hz.
a coisa aqui complica-se, pois é necessário projectar um regulador ou comprar um já feito que alem de ser caro poderá não ser adaptado às caracteristicas do gerador.
quanto às fontes de computador, algumas são máquinas um bocado complexas e têm componentes electrónicos. eu não vejo um boi daquilo, mas enfim, quem souber.....
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só um pequeno esclarecimentoorbis Escreveu: se a velocidade do vento cair para metade a frequência vem para 25 hz mas a tensão mantém-se nos 220v. é por causa disso que nos automóveis se passou de dínamos para alternadores.
no exemplo que dei acima, o que cai para metade não é a velocidade do vento mas as rotações do aerogerador mas este pormenor não tem importancia para o caso
quanto à frequencia estamos todos de acordo ela depende do nº de pólos do rotor e do estator do alternador, e da velocidade de rotação.
neste caso só o segundo factor vai variar (rpm).
comparando o dinamo e alternador:
o alternador não tem imáns permanentes mas electroimáns cujo campo magnético varia em função da corrente que se faz passar por ele.
é verdadeira a afirmação que no dinamo ( máquina que gera corrente continua) a tensão de saída depende da rotação pois uma vez que possui imáns permanentes não permite controlar o campo magnético do estator. mas o alternador só mantem a tensão estável à saida porque tem acopolado o regulador de tensão que não faz mais do que aumentar o campo magnético do estator quando a tensão na saída desce e dimunuir este quando a tensão na saída sobe para que a tensão varíe muito pouco.
no caso do gerador de supermercado a tensão é (mais ou menos) estável porque tem um conjunto de massas centrifugas de controlam o tirante do acelerador do motor (normalmente a gasolina) garantindo uma rotação constante com mais ou menos carga.
fiz a reparação de um destes geradores à cerca de três meses a um senhor que o utiliza num barco de pesca e fundiu todas as lampadas fluorescentes que estavam ligadas porque partiu uma pequena peça no regulador centrifugo.
logo, como o controle neste não é electronico ao ser aplicado no aerogerador a tensão de saída deixa de ser estável e sem carga metade da rotação dá metade da tensão.
uma hipotese é utilizar um regulador para aplicar neste gerador e aí temos o problema resolvido que é uma segunda hipotese.
curiosamente os alternadores dos carros não dão corrente alternada, embora sejam alternadores trifásicos de baixa tensão tem incorporado no seu interior uma ponte rectificadora e fornecem logo tensão continua para a saída da qual uma amostra vai para o regulador de tensão que, na maior parte dos casos já está inserido tambem no dito cujo.
espero que tenha sido util
mandem sempre.
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mais um palpite do ventoinhas !
as eoliennes ou os aero dinamos hoje ja sao bem sofisticados porem levaram muito esforco e calculos para ca chegar . mas as vibracoes assim que os sistemas anti ciclones entre outros so alguns constrotores conseguiram resolver com exito .no que se refere as rotacoes diria que a melhor forma seria de ter as pas quanto maior de forma a ter rotacao em excesso e nao em crise . pois assim pode-sse aplicar uma multiplicacao de forma a ter 1500rpm evitando as vibracoes da helice pois na engrernagem sao mais faceis resolver (curioso que nas grandes eoliennes as rotacoes sao outras que nao a dos geradores de supermercado)é que os hertz sao os mesmos? ja agora se é que nao é absurdo raciocinar desta forma imaginemos que nas pas de 64m diametro que fornecem 1.5mw qual seria o peso necessario em quilos para fazer rodar a helice por gravidade ? ou ainda que forca teria de ter um motor electrico para rodar a helice 30rpm ? imaginando ainda que havia uma coroa dentada no estremo das tres helices? ainda uma pergunta tola mesmo que o vento faca forca longitudalmente nos 64 m é que o vento hutil é so o que sopra na superficie das helices ? + o valor do volume das helices que obrigou o ar a aomentar a velocidade por falta de espaco ? ou é que se pode considerar a area dos 64ml de diametro ?
o ventoinhas nem preciza de respostas pois nao se quer candidatar a engenheiro ou inventor nem tem idade para ir estudar as erradas leis da fisica mas quem se der ao trabalho de se por essas e outras quetsoes podera compreender algo de novo quem sabe,
as eoliennes ou os aero dinamos hoje ja sao bem sofisticados porem levaram muito esforco e calculos para ca chegar . mas as vibracoes assim que os sistemas anti ciclones entre outros so alguns constrotores conseguiram resolver com exito .no que se refere as rotacoes diria que a melhor forma seria de ter as pas quanto maior de forma a ter rotacao em excesso e nao em crise . pois assim pode-sse aplicar uma multiplicacao de forma a ter 1500rpm evitando as vibracoes da helice pois na engrernagem sao mais faceis resolver (curioso que nas grandes eoliennes as rotacoes sao outras que nao a dos geradores de supermercado)é que os hertz sao os mesmos? ja agora se é que nao é absurdo raciocinar desta forma imaginemos que nas pas de 64m diametro que fornecem 1.5mw qual seria o peso necessario em quilos para fazer rodar a helice por gravidade ? ou ainda que forca teria de ter um motor electrico para rodar a helice 30rpm ? imaginando ainda que havia uma coroa dentada no estremo das tres helices? ainda uma pergunta tola mesmo que o vento faca forca longitudalmente nos 64 m é que o vento hutil é so o que sopra na superficie das helices ? + o valor do volume das helices que obrigou o ar a aomentar a velocidade por falta de espaco ? ou é que se pode considerar a area dos 64ml de diametro ?
o ventoinhas nem preciza de respostas pois nao se quer candidatar a engenheiro ou inventor nem tem idade para ir estudar as erradas leis da fisica mas quem se der ao trabalho de se por essas e outras quetsoes podera compreender algo de novo quem sabe,
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respondo só a uma: as eólicas têm rotações diferentes embora a frequência seja a mesma porque se usam máquinas multipolares em vez de apenas dois polos como nos geradores mais simples. com quatro polos a rotação só precisa de ser 1500 rpm, por exemplo. a maneira mais comum que as eólicas têm para manter a rotação estável em função da força do vento é variando em tempo real a inclinação (ângulo de ataque?) das pás das turbinas. obviamente que isto tem limites: quando o vento passa acima de uma certa velocidade não é mais possível fazer isto de forma eficaz e há um travão que actua bloqueando a turbina; também com velocidade do vento muito baixa, a turbina pode rodar mas a energia que produz não é injectada na rede porque não está em fase com esta. nesta situação há apenas consumo da rede para excitação dos electroímans.
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essa dos 4 polos tem relacao ao que mencionei atras no sentido de afirmar que os modernos geradores sao mais largos pois aomentando os polos as performances sao maiores e o campo magnetico é melhor aproveitado orbis disse:
há apenas consumo da rede para excitação dos electroímans.
é porque essa energia nao é significativa senao teriam idealizado um sistema de so excitar a partir duma certa rotaçao ?
quando observamos as pas da eolienne notamos que a soperficie ocupada pelas pas em relacao ao diametro que elas percorrem é de 1/100 poderasse ter em conta toda a soperficie que é soprada pelo vento ? ou so a soperficie das pas em tempo real?( as pas aumentam de soperficie com ventos menores) quem pode dar uma achega?
há apenas consumo da rede para excitação dos electroímans.
é porque essa energia nao é significativa senao teriam idealizado um sistema de so excitar a partir duma certa rotaçao ?
quando observamos as pas da eolienne notamos que a soperficie ocupada pelas pas em relacao ao diametro que elas percorrem é de 1/100 poderasse ter em conta toda a soperficie que é soprada pelo vento ? ou so a soperficie das pas em tempo real?( as pas aumentam de soperficie com ventos menores) quem pode dar uma achega?
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http://www.joliet-europe.com/
site nas tres linguas precos etc boa intrepretacao
site nas tres linguas precos etc boa intrepretacao
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http://www.eolienne-direct.com/
peco imensa desculpa pelo facto de copiar um site para o forum e quando abro ja no forum nao vai aterrar no mesmo site ! ha uma hipotese plausivel de tal fenomeno?
peco imensa desculpa pelo facto de copiar um site para o forum e quando abro ja no forum nao vai aterrar no mesmo site ! ha uma hipotese plausivel de tal fenomeno?
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