projecto final de curso... Duvidas

No fórum geral debatem-se temas sobre as energias renováveis e alternativeis que não se encaixem nos restantes sub fóruns.
Também serve para discutir formas de melhorar a eficiência energética.
Responder

Autor do tópico
husilva
Membro
Membro
Mensagens: 11
Registado: quarta abr 04, 2007 8:53 am

projecto final de curso... Duvidas

Mensagem por husilva »

boas...

como projecto de final de curso tenho como objectivo a implementação de um aerogerador, painéis fotovoltaicos, e painéis termoacumuladores para instalação numa casa. o reaproveitamento de águas também ainda n esta fora de hipótese.

qual é a vossa opinião?

duvidas:

1- a instalação na casa deverá ser a 12 v ou converter para 220 v?

- sei que a conversão para 220 v será muito prejudicial mas no entanto existe muito pouco equipamentos a 12 v.

- o equipamento que conheço a 12 v são lâmpadas, bombas de água, e encontrei uns televisores de grundig, alguém conhece mais alguma coisa?

- com a instalação a 12 v, sendo a potencia a mesma, terei que ter um diâmetro dos cabos da corrente mais grossos, n ficará muito dispendioso?


para já tenho estas duvidas.. sempre que surjam mais vos pedirei ajuda


cumprimentos


manuelcar
Staff Member
Staff Member
Mensagens: 2658
Registado: terça mai 09, 2006 3:46 pm

Mensagem por manuelcar »

olá husilva
eu já vivi numa casa que tinha apenas um gerador e uma instalação fotovoltaica com dois paineis, duas baterias e um inversor. a minha opinião, baseada na experiencia, é a seguinte:
a iluminação deve ser a 12v, existem lampadas de poupança a custo razoável para esta tensão e evita-se assim a sobrecarga do inversor e o desperdicio por este provocado. sendo lampadas de baixo consumo não é necessário sobredimensionar os condutores, embora possa haver quedas de tensão em circuitos demasiado longos.
para a restante aparelhagem, mais vale ligar o inversor. os aparelhos a 12v são geralmente mais dispendiosos e, dados os consumos, é necessário intervir nos cabos condutores.
o frigorifico é um problema delicado. os aparelhos a gas são extremamente dispendiosos e pouco fiáveis. no entanto o consumo de um frigorifico normal é apreciavel.
vou fazer-te uma sugestão. na altura em que vivia nessa casa, como não tinha colectores termicos,e a minha instalação não permitia o consumo da resistencia de aquecimento da máquina de lavar a roupa, fiz uma derivação do circuito de agua quente do esquentador. parece-me boa política instalar um colector solar e fazer a entrada de agua quente a partir daqui. de outra forma pode ser muito delicado lavar a roupa...


jeanuc
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 132
Registado: terça mar 27, 2007 10:40 am

Mensagem por jeanuc »

as televisões lcd de pequena dimensão em alguns modelos têm fonte de alimentação externa, pelo poderá ser menos um ponto de conflito.
segundo o que li na net alguns aparelhos não se importam se a corrente é dc ou ac, o que interessa é a tensão. claro que é um inconveniente, pois tens que ligar em série vários paineis ou baterias, mas não perdes energia com um inversor.


jeanuc
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 132
Registado: terça mar 27, 2007 10:40 am

Mensagem por jeanuc »

ideia esquisita e talvez de pouco uso. porque não utilizar a electricidade de um grupo de paineis para produzir h2, e depois utilizá-lo num gerador?
o principal problema seria como acumular o h2, mas já vi um projecto que utilizava um tipo de camara de ar. a principal vantagem seria poder acumular energia sob a forma de um combustível, que poderia ser mais flexível que a electricidade.
è pouco provável que seja viável, mas é apenas uma ideia.


manuelcar
Staff Member
Staff Member
Mensagens: 2658
Registado: terça mai 09, 2006 3:46 pm

Mensagem por manuelcar »

mesmo um motor a gasóleo usa apenas 30% da energia presente no combustível.

Avatar do Utilizador

orbis
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 2872
Registado: quarta ago 02, 2006 11:10 pm
Localização: Baixo Mondego

Mensagem por orbis »

o hidrogénio é um dos gases mais difíceis de manipular e armazenar em segurança. além disso, na electrólise em grande escala há um problema de que não se fala muito mas que é real: o rápido desgaste dos eléctrodos.

Avatar do Utilizador

sccf
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 127
Registado: quinta abr 12, 2007 2:35 pm
Localização: lourinhã

Mensagem por sccf »

olá husilva
isso quase parece a minha futura casa!
vamos aproveitar água do telhado para regas, lavar o carro e o óleo
vamos ter 2 aerogeradores e 1 painel fotovoltaico para prod energia (independentes da edp!)
e aquecimento central de ar forçado a partir de uma salamandra que vamos alimentar com desperdicios de madeira e pellets caseiros

mmm... será que não é bom demais? espero que tudo se concretize. ainda estamos a começar!


Autor do tópico
husilva
Membro
Membro
Mensagens: 11
Registado: quarta abr 04, 2007 8:53 am

Mensagem por husilva »

boas.. esta ideia de utilizar agua "pré-aquecida" no funcionamento da maquina de lavar é um bom principio.

agora umas duvidas relativamente a este assunto:

- tu ao meteres água aquecida directamente na maquina tem algum inconveniente?
- terá que ser feita alguma alteração na maquina?
- será que ela reconhece a temperatura da água que entra ou vai aquecer novamente a água?

no verão a agua de entrada esta mais quente, possivelmente, a maquina gasta menos energia para meter a água à temperatura desejada. creio que o principio de funcionamento de meter agua "pré-aquecida" será o mesmo.
manuelcar Escreveu:olá husilva
eu já vivi numa casa que tinha apenas um gerador e uma instalação fotovoltaica com dois paineis, duas baterias e um inversor. a minha opinião, baseada na experiencia, é a seguinte:
a iluminação deve ser a 12v, existem lampadas de poupança a custo razoável para esta tensão e evita-se assim a sobrecarga do inversor e o desperdicio por este provocado. sendo lampadas de baixo consumo não é necessário sobredimensionar os condutores, embora possa haver quedas de tensão em circuitos demasiado longos.
para a restante aparelhagem, mais vale ligar o inversor. os aparelhos a 12v são geralmente mais dispendiosos e, dados os consumos, é necessário intervir nos cabos condutores.
o frigorifico é um problema delicado. os aparelhos a gas são extremamente dispendiosos e pouco fiáveis. no entanto o consumo de um frigorifico normal é apreciavel.
vou fazer-te uma sugestão. na altura em que vivia nessa casa, como não tinha colectores termicos,e a minha instalação não permitia o consumo da resistencia de aquecimento da máquina de lavar a roupa, fiz uma derivação do circuito de agua quente do esquentador. parece-me boa política instalar um colector solar e fazer a entrada de agua quente a partir daqui. de outra forma pode ser muito delicado lavar a roupa...


Autor do tópico
husilva
Membro
Membro
Mensagens: 11
Registado: quarta abr 04, 2007 8:53 am

Mensagem por husilva »

acumuladores.


na utilização de acumuladores de água quente qual será a melhor opção?

existe uns que são colocados em cima dos painéis solares mas estes tiram um pouco a estética.

existe algum inconveniente em os colocar numa zona mais discreta?


Autor do tópico
husilva
Membro
Membro
Mensagens: 11
Registado: quarta abr 04, 2007 8:53 am

Mensagem por husilva »

aerogerador


nas minhas pesquisas do aerogeradores encontrei o bwc xl1 (http://www.bergey.com/products/xl1.html).

- quem acham deste modelo?
- alguém conhece algum modelo melhor?


joaquimdelisboa
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 343
Registado: quinta out 26, 2006 10:08 pm

Pensar...professor...pensar...

Mensagem por joaquimdelisboa »

se colocas o termoacumulador mais baixo que o painel solar...vais ter que colocar uma bomba eléctrica que substitua o efeito termo-sifão

se alimentares a máquina de lavar roupa com água quente... coloca o programa a frio.

(elementar meu caro watson!). !!!

Avatar do Utilizador

orbis
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 2872
Registado: quarta ago 02, 2006 11:10 pm
Localização: Baixo Mondego

Mensagem por orbis »

husilva
no site http://www.troquedeenergia.com têm lá várias máquinas, com avantagem de serem portugueses. os preços é que me parecem de fugir....


Autor do tópico
husilva
Membro
Membro
Mensagens: 11
Registado: quarta abr 04, 2007 8:53 am

Re: Pensar...professor...pensar...

Mensagem por husilva »

ao colocares a maquina a lavar a frio sujeitas-te a lavar com com a agua à temperatura que esta no acumulador e pode n ser suficiente para fazer uma boa lavagem... tanto na maquina da roupa como na maquina de loiça.


agora eu creio que se meteres o programa para lavar a quente e entrando a agua já aquecida, vinda do acumulador, a sonda da maquina irá detectar essa temperatura e a partir dai aquece ate à temperatura programada.


joaquimdelisboa Escreveu:se colocas o termoacumulador mais baixo que o painel solar...vais ter que colocar uma bomba eléctrica que substitua o efeito termo-sifão

se alimentares a máquina de lavar roupa com água quente... coloca o programa a frio.

(elementar meu caro watson!). !!!

Responder

Voltar para “Geral”