
Bem passada e aproveitada pois estava muito nublado.

Nova reorganização dos Painéis para que mexam todos


Um dia ainda sai um seguidor


pedrolima Escreveu:Boas,
O MPPT é mesmo MPPT, tem entrada até 100Voc, é um Western WRM15. O PWM era um Epsolar LandStar 10A.
Estavam ligados a um painel 190W Luxor 24V (bastante inclinado diga-se), e a um banco de baterias a 24V com uma carga de 200W.
Experimentei e voltei a experimentar, o ceu estava completamente sem nuvens e o resultado era sempre +- o mesmo (mais 0,10A, menos 0,10A)
No meu caso comprar aqueles conversores, para a potência daqueles painéis foi um erro! Como na altura o pnunes me explicou!pedrolima Escreveu:Não, este MPPT é de excelente qualidade.
O ganho aqui do teste (20%) é perfeitamente normal, aliás bem bom para um dia quente como este.
No teu caso ganhaste mais com um MPPT porque os teus paineis são completamente incompatíveis com a voltagem das baterias, ou seja o teu PWM perde muito mais do que devia normalmente. Claro que se ligasse as baterias a 12V, mantendo o painel de 24V, os ganhos do MPPT seriam enormes (o teu caso).
Emanuel Couto Escreveu:No meu caso comprar aqueles conversores, para a potência daqueles painéis foi um erro! Como na altura o pnunes me explicou!pedrolima Escreveu:Não, este MPPT é de excelente qualidade.
O ganho aqui do teste (20%) é perfeitamente normal, aliás bem bom para um dia quente como este.
No teu caso ganhaste mais com um MPPT porque os teus paineis são completamente incompatíveis com a voltagem das baterias, ou seja o teu PWM perde muito mais do que devia normalmente. Claro que se ligasse as baterias a 12V, mantendo o painel de 24V, os ganhos do MPPT seriam enormes (o teu caso).
Pelo menos estão dando jeito, pois ao contrário do outback, têm uma saída regulada a 12v, que no meu sistema de baixa tensão é ótimo.
Voltando aos conversores!
Deve saber o princípio de funcionamento dos dois!
Claro sem falar, mesmo na família de conversores MPPT, há uns melhores que outros....
Como explica este comportamento?
Não era suposto um (Pulse Width Modulation) ter menos eficiência que um (Maximum Power Point Tracking) ?
Tipo, um painel comum de 135 Wp abastecendo uma bateria de 12 V.
Essa potência de pico (Wp) deste painel é a potência máxima produzida por ele no ponto em que gera, por exemplo, 17,7 V e 7,63 A (17,7 x 7,63 = 135).
Um controlador PWM, nesse momento de pico, trará os 17,7 V para 12,5 V, por exemplo, mantendo os 7,63 A. Isso significa que dos 135 Wp, estará fornecendo para a bateria somente 12,5 x 7,63 = 95 W, ou seja, 70% da energia fornecida pelo painel!
Já o controlador MPPT, ao mesmo tempo em que traz a tensão para 12,5 V, eleva a corrente na mesma proporção, levando-a para 10,8 A neste caso. Assim, o controlador fornecerá 12,5 x 10,8 = 135 W para a bateria, ou seja, 100% da energia produzida pelo painel!
Ou estou enganado?