Estudo Comparativo de um Painel Fotovoltaico Fixo vs Móvel

Para assuntos relacionados com o Micro-Produção.
Responder

Autor do tópico
areosa
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 382
Registado: terça out 11, 2011 7:30 pm

Estudo Comparativo de um Painel Fotovoltaico Fixo vs Móvel

Mensagem por areosa »

Boas,
Encontrei esta dissertação de mestrado defendida em 4/12/2012 pela aluna Marta Silva na Universidade do Minho, sob o tema "Estudo Comparativo de um Painel Fotovoltaico Fixo vs Móvel", que me pareceu interessante, quer do ponto de vista teórico, quer do ponto de vista prático, para quem é novo nestas andanças (e não só) e quer aprender umas coisas.

No entanto, em minha opinião, em termos de estudo comparativo entre fixo e móvel, o trabalho desenvolvido ficou um pouco curto porque para além da análise prática que foi feita para um painel, só é mencionado um exemplo de um sistema real (fixo vs móvel) com o respetivo estudo comparativo em termos de viabilidade económica. Aqui haveria muito mais a dizer, nomeadamente, não só analisar economicamente duas configurações iguais mas também colocar lado a lado duas configurações diferentes, por exemplo, uma com seguidor com 4 kWp e uma fixa com 5 kWp. Faltou também analisar na perspectiva da localização da instalação, ou seja, no norte faz muito mais sentido apostar num seguidor que no sul devido à maior exposição solar. Informação sobre produções diárias com e sem seguidor distribuídas pelo país com dados publicados na net não faltam, é só procurar um pouco.
Finalmente, o estudo comparativo baseou-se no orçamento de um instalador que poderia até nem ser a melhor opção em termos de custo/qualidade, haveria aqui também de fazer um a pesquisa de mercado e perceber quais eram os preços médios, máximos e mínimos para melhor tirar conclusões sobre a viabilidade económica.
Em conclusão, fazer a comparação de sistemas fixo vs móvel de um só painel chega-se à conclusão óbvia que o móvel produz mais que o fixo, e daí? Julgo que também era importante a aplicação prática a sistemas reais em funcionamento, deste modo fico com a sensação que esta dissertação se preocupou em "olhar para a árvore mas não para a floresta", daí eu achar que ficou curta!

Quem quiser ler o documento na íntegra pode fazer o download neste link.
Boas leituras.

Cps

Responder

Voltar para “Micro-Produção”