Energia Eólica - Assuntos Diversos Relacionados

A energia dos ventos - Neste local pode discutir todos os assuntos relacionados com esta forma de produzir energia.
Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Josenir
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 1473
Registado: quinta set 04, 2008 12:42 am
Localização: Boa Vista - Roraima - Brasil

Re: Energia Eólica - Assuntos Diversos Relacionados

Mensagem por Josenir »

joao000020 Escreveu:Muito obrigado por terem esclarecido as dúvidas.
Mas fiquei no mesmo.
Se voçe voce que fazia? Punha um desmultiplicador ou punha as pás melhores e mais pequena?
Espero pelas respostas
Eu iria por para funcionar do jeito que está e avaliar os resultados. Só depois de obter algum resultado é que eu iria pensar no que precisa melhorar.


joao000020
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 51
Registado: quinta dez 30, 2010 10:22 pm

Re: Energia Eólica - Assuntos Diversos Relacionados

Mensagem por joao000020 »

Muito obrigado josenir.


Eduardo Santos
Membro
Membro
Mensagens: 5
Registado: sexta jul 15, 2011 1:23 am
Localização: Salvador-BA

Re: Energia Eólica - Assuntos Diversos Relacionados

Mensagem por Eduardo Santos »

Olá garo colegas tem um duvida como fazer um gerador eólico com um alternador de carro.

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Josenir
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 1473
Registado: quinta set 04, 2008 12:42 am
Localização: Boa Vista - Roraima - Brasil

Re: Energia Eólica - Assuntos Diversos Relacionados

Mensagem por Josenir »

Eduardo Santos Escreveu:Olá garo colegas tem um duvida como fazer um gerador eólico com um alternador de carro.
Estudando muito! E invenstindo bastante tempo em experimentos.


Heber DM
Membro
Membro
Mensagens: 13
Registado: terça out 23, 2012 12:52 am

Re: Energia Eólica - Assuntos Diversos Relacionados

Mensagem por Heber DM »

cascavelo Escreveu:vejam o estado que ficou meu aerogerador após um tempestade, como não tive tempo de bolar e instalar nenhum sistema de freio ou desvendamento, devido ao acidente que sofri enquanto testava o mesmo. as hélices eram provisórias de tubo pvc e não aguentariam mesmo, mas depois de ver o estrago, aconselho que não usem pvc ou madeira, creio que o mellhor e fazer em alumínio, como faz o josenir, pois assim amassaria tudo mas não voariam pedaços.
O ficheiro dsc08329.jpg não está disponível
por sorte estava em local desabitado e não feriu ninguém, depois disto andei pesquisando e descobri que isto acontece com certa frequência em projetos caseiros.
construir e instalar um aerogerador é um tarefa que requer muito cuidado e planejamento e não devemos fazê-lo sozinhos. afinal estamos tentando domar forças naturais, que fogem ao controle o tempo todo.
e sobre minha saúde, continuo em tratamento, faz exatamente um ano que ocorreu o acidente, já fiz duas cirurgias e perdi parcialmente o movimento do braço direito e do punho esquerdo, vou fazer outra cirurgia em janeiro pra retirada da placa do ombro espero alguma melhora dos movimentos do braço depois disto, ainda sinto muitas dores.
Cascavelo, depois de ler seu relato (e alguns outros), fiquei preocupado com a questão e comecei a pensar em como reforçar as pás para evitar que se partam em pedaços. Pretendo fazer as minhas em PVC, já providenciei um tubo de 200mm para isso e já até cortei 4 unidades de pás para usar no protótipo que pretendo fazer. Gostaria que dessem opiniões sobre uma idéia que tive para esse reforço, explicado nos desenhos abaixo. O metal em questão é aquela barrinha de ferro chato, muito usada em serralherias, e minha dúvida é se esse reforço não iria provocar turbulência na parte de trás da hélice.
Anexos
Clip_1.jpg
Clip_2.jpg


MarcosGmelo
Novo membro
Novo membro
Mensagens: 2
Registado: quinta jan 24, 2013 8:59 pm

Re: Energia Eólica - Assuntos Diversos Relacionados

Mensagem por MarcosGmelo »

Olá Josenir , sou novo aqui no forun e o que me fés buscar este forun foi uma postagem sua do ano de 2008
sobre como transformar um alternador veicular em gerador, fiquei muito animado com a possibilidade de colocar um
alternado de 24v pois estou indo para uma zona rural e gostatia de manter a iluminção externa da casa com um custo
menor, bem eu sou mecânico de outo-moveis e tenho um certo conhecimento de mecânica e elétrica e resolvi fazer um
gerador eólico , consegui uma elice com 8 pás de alumínio e fibra, muito legal e vou fazer a parte de mancal para que ela fique
bem leve, bem esta parte pra min não e muito difícil mas estou com dificuldades na parte do alternador, gostaria de saber de você
se já existe algo mais novo do o que você postou em 2008,

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Josenir
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 1473
Registado: quinta set 04, 2008 12:42 am
Localização: Boa Vista - Roraima - Brasil

Re: Energia Eólica - Assuntos Diversos Relacionados

Mensagem por Josenir »

MarcosGmelo Escreveu:Olá Josenir , sou novo aqui no forun e o que me fés buscar este forun foi uma postagem sua do ano de 2008
sobre como transformar um alternador veicular em gerador, fiquei muito animado com a possibilidade de colocar um
alternado de 24v pois estou indo para uma zona rural e gostatia de manter a iluminção externa da casa com um custo
menor, bem eu sou mecânico de outo-moveis e tenho um certo conhecimento de mecânica e elétrica e resolvi fazer um
gerador eólico , consegui uma elice com 8 pás de alumínio e fibra, muito legal e vou fazer a parte de mancal para que ela fique
bem leve, bem esta parte pra min não e muito difícil mas estou com dificuldades na parte do alternador, gostaria de saber de você
se já existe algo mais novo do o que você postou em 2008,
Tem sim. Procure no tópico do projeto:
http://novaenergia.pt/forum/viewtopic.php?f=79&t=8127

Atualmente estou comercializando o regulador/excitador para o gerador eólico baseado no alternador automotivo. Assim ficou mais fácil para quem queira montar. É só fazer a alteração do bobinamento do alternador e instalar o regulador/excitador. O preço do regulador/excitador é de R$ 120,00.


Eder energia
Novo membro
Novo membro
Mensagens: 1
Registado: terça abr 16, 2013 5:15 am

Re: Energia Eólica - Assuntos Diversos Relacionados

Mensagem por Eder energia »

Olá josenir primeiramente meus parabéns pela divulgação deste trabalho maravilhoso estas informações são de grande valor para quem esta querendo montar um gerador eólico. bom sou novo aqui no fórum e leio bastante seu trabalho, monto geradores para pesquisa particular a uns 3 anos sou mecânico também e estou a desenvolver outro como você descreve auto exitado pois dai vi que você esta vendendo o regulador/exitador e gostaria de adquirir 1 peça e gostaria de carregar um banco de bateria em 24v teria como regular. o bobinamento do estator eu faço sem problemas e vai ser modificado pois a minha região o vento é 5 a 7 ms vai ser multiplicado também e testado em mini túnel de vento antes de subir no mastro.

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Josenir
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 1473
Registado: quinta set 04, 2008 12:42 am
Localização: Boa Vista - Roraima - Brasil

Re: Energia Eólica - Assuntos Diversos Relacionados

Mensagem por Josenir »

Eder energia Escreveu:Olá josenir primeiramente meus parabéns pela divulgação deste trabalho maravilhoso estas informações são de grande valor para quem esta querendo montar um gerador eólico. bom sou novo aqui no fórum e leio bastante seu trabalho, monto geradores para pesquisa particular a uns 3 anos sou mecânico também e estou a desenvolver outro como você descreve auto exitado pois dai vi que você esta vendendo o regulador/exitador e gostaria de adquirir 1 peça e gostaria de carregar um banco de bateria em 24v teria como regular. o bobinamento do estator eu faço sem problemas e vai ser modificado pois a minha região o vento é 5 a 7 ms vai ser multiplicado também e testado em mini túnel de vento antes de subir no mastro.
Infelizmente ainda não tenho a versão deste regulador/excitador para 24V. Se tiver interesse em adquirir o regulador para 12V, me contacte por MP.

Agradeço,

Josenir.


Agua morna
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 25
Registado: domingo set 26, 2010 4:08 pm
Localização: Cantanhede

Re: Energia Eólica - Assuntos Diversos Relacionados

Mensagem por Agua morna »

Tenho lido alguma coisa neste forum mas não tenho lido tudo, de maneira que não sei se já foi focado este tema
Então é assim?

Encontra-se á venda imans 50X25X10 com uma força de 12kg por um preço inferior a 10 euros, mas ultimamente encontra-se também imans com o mesmo tamanho mas com 80kg de força mas num preço bem superior superior a 20 euros

A minha duvida é se os imans com mais força produzem mais energia?

Avatar do Utilizador

Emanuel Couto
Moderador
Moderador
Mensagens: 5641
Registado: domingo jul 22, 2012 7:54 pm
Localização: Açores

Re: Energia Eólica - Assuntos Diversos Relacionados

Mensagem por Emanuel Couto »

Agua morna Escreveu:Tenho lido alguma coisa neste forum mas não tenho lido tudo, de maneira que não sei se já foi focado este tema
Então é assim?

Encontra-se á venda imans 50X25X10 com uma força de 12kg por um preço inferior a 10 euros, mas ultimamente encontra-se também imans com o mesmo tamanho mas com 80kg de força mas num preço bem superior superior a 20 euros

A minha duvida é se os imans com mais força produzem mais energia?
Só por teres magnetos mais potentes, não quer dizer que vais produzir mais energia, por este fato!

Mas sim a combinação, adequada, indutores/magnetos.

Indutores com fio mais fino, e mais voltas, mais tensão.
Indutores com fio mais grosso, e menos voltas, mais corrente.
Imagem

Sistema Para Autoconsumo Off-Gride com (2185wp) http://www.novaenergia.net/forum/viewto ... 11&t=16450

Adoro Fotografia... http://olhares.sapo.pt/ecc/


pedropx
Membro
Membro
Mensagens: 6
Registado: segunda set 03, 2012 12:45 pm

Re: Energia Eólica - Assuntos Diversos Relacionados

Mensagem por pedropx »

alguem me pode ilucidar num assunto que pouco percebo e nem sei como pesquisar...
trata-se da capacidade de uma bateria.

Imaginemos que tenho um gerador eolico sem ligação à rede e uma bateria recarregada por esse gerador para as horas em que a eolica nao produza. Em determinado momento a eolica nao esta a produzir porque nao existe vento mas tenho uma bateria de 200 amperes 12v carregada. tenho tambem um aparelho eletrico de 650 wats a 220 volts. A minha pergunta é a seguinte:

Durante quanto tempo (horas ou minutos) esta bateria carregada consegue alimentar este aparelho de 650 wats?

Obg, pedro.

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Josenir
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 1473
Registado: quinta set 04, 2008 12:42 am
Localização: Boa Vista - Roraima - Brasil

Re: Energia Eólica - Assuntos Diversos Relacionados

Mensagem por Josenir »

pedropx Escreveu:alguem me pode ilucidar num assunto que pouco percebo e nem sei como pesquisar...
trata-se da capacidade de uma bateria.
Imaginemos que tenho um gerador eolico sem ligação à rede e uma bateria recarregada por esse gerador para as horas em que a eolica nao produza. Em determinado momento a eolica nao esta a produzir porque nao existe vento mas tenho uma bateria de 200 amperes 12v carregada. tenho tambem um aparelho eletrico de 650 wats a 220 volts. A minha pergunta é a seguinte:
Durante quanto tempo (horas ou minutos) esta bateria carregada consegue alimentar este aparelho de 650 wats?
Obg, pedro.
Uma bateria 12V x 200Ah poderá armazenar 2400W (12v x 200Ah = 2400W/h).
No entanto, você só pode contar com no máximo 60% dessa energia. Dependendo do tipo da bateria, até uns 80%. Se usar mais que isso vai prejudicar a vida útil da bateria.

Logo, 60% de 2400W/h são 1440W/h. Se o seu aparelho elétrico gasta 650W/h, esta energia, em tese, o manteria funcionando por aproximadamente 2 horas. No entanto, como a sua bateria tem 12V e o seu aparelho precisa de 220V, você vai ter uma perda de energia para fazer essa elevação de tensão (através de um inversor). Essa perda, dificilmente vai ser inferior a 20%, depende da eficiência do inversor, que varia conforme marca e modelo. Assim o seu aparelho vai poder funcionar pouco mais de uma hora com a energia disponível na sua bateria.

Pra chegar a um valor mais exato, só experimentando na prática, ou procurando saber mais detalhes acerca da bateria e do inversor.

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Josenir
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 1473
Registado: quinta set 04, 2008 12:42 am
Localização: Boa Vista - Roraima - Brasil

Re: Energia Eólica - Assuntos Diversos Relacionados

Mensagem por Josenir »

Agua morna Escreveu:Tenho lido alguma coisa neste forum mas não tenho lido tudo, de maneira que não sei se já foi focado este tema
Então é assim?
Encontra-se á venda imans 50X25X10 com uma força de 12kg por um preço inferior a 10 euros, mas ultimamente encontra-se também imans com o mesmo tamanho mas com 80kg de força mas num preço bem superior superior a 20 euros
A minha duvida é se os imans com mais força produzem mais energia?
Os imãs mais fortes vão permitir fazer geradores mais potentes e mais compactos.

Avatar do Utilizador

serges
Administrador
Administrador
Mensagens: 16129
Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm
Localização: Amadora

Re: Energia Eólica - Assuntos Diversos Relacionados

Mensagem por serges »

Bem vindo de novo amigo josenir...

Obrigado

Sent from my Nexus 4 using Tapatalk 2
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Josenir
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 1473
Registado: quinta set 04, 2008 12:42 am
Localização: Boa Vista - Roraima - Brasil

Re: Energia Eólica - Assuntos Diversos Relacionados

Mensagem por Josenir »

serges Escreveu:Bem vindo de novo amigo josenir...
Obrigado
Sent from my Nexus 4 using Tapatalk 2
Peço desculpas aos amigos deste forum pela minha longa ausência. Estive muito envolvido com trabalho e outros projetos que pretendia realizar. No momento estou em uma fase em que sobrou um pouco de tempo. A minha pesquisa em eólica anda parada todo esse tempo. Ainda não vou poder retomar, mas na medida do possível procurarei dar um apoio aos amigos que continuam essa caminhada.
É um grande prazer estar de volta.

Avatar do Utilizador

Wolfire
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 296
Registado: sábado jul 17, 2010 12:17 am

Re: Energia Eólica - Assuntos Diversos Relacionados

Mensagem por Wolfire »

Sentimos sua falta, seu retorno será de grande valia ;) :D


thiago23
Novo membro
Novo membro
Mensagens: 1
Registado: segunda dez 30, 2013 12:52 am

Re: Energia Eólica - Assuntos Diversos Relacionados

Mensagem por thiago23 »

Olá ! Estou querendo construir um projeto de gerador eolico . Se puderem me ajudar , fico muito grato!!!!
OBG!!!

Avatar do Utilizador

t3lmo
Moderador
Moderador
Mensagens: 2435
Registado: sábado nov 12, 2011 10:35 pm
Localização: Sintra

Re: Energia Eólica - Assuntos Diversos Relacionados

Mensagem por t3lmo »

thiago23 Escreveu:Olá ! Estou querendo construir um projeto de gerador eolico . Se puderem me ajudar , fico muito grato!!!!
OBG!!!
Viva thiago23!
Passa pelas Apresentações e falamos um pouco de ti :)
Bemvindo!
e·carga   ekoway ML5000 Dez-2011 · 34.333km
             Outlander PHEV Dez-2014 · 70.000km
             Bmw C Evolution Set-2015 · 60.000km
             Peugeot iOn Jan-2017 · 50.000km


magdiel
Novo membro
Novo membro
Mensagens: 1
Registado: sexta mai 09, 2014 12:11 am

Re: Energia Eólica - Assuntos Diversos Relacionados

Mensagem por magdiel »

Josenir Escreveu:
serges Escreveu:Bem vindo de novo amigo josenir...
Obrigado
Sent from my Nexus 4 using Tapatalk 2
Peço desculpas aos amigos deste forum pela minha longa ausência. Estive muito envolvido com trabalho e outros projetos que pretendia realizar. No momento estou em uma fase em que sobrou um pouco de tempo. A minha pesquisa em eólica anda parada todo esse tempo. Ainda não vou poder retomar, mas na medida do possível procurarei dar um apoio aos amigos que continuam essa caminhada.
É um grande prazer estar de volta.


Josenir, estou precisando de ajuda para construir um gerador a partir de alternador, achei a ideia fantástica, me envie seu e-mail ou me contacte pelo [email protected]

Responder

Voltar para “Energia Eólica”