Teste: Petróleo vs BC.

No fórum geral debatem-se temas sobre as energias renováveis e alternativeis que não se encaixem nos restantes sub fóruns.
Também serve para discutir formas de melhorar a eficiência energética.
Avatar do Utilizador

Autor do tópico
EnergiaDiesel
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 419
Registado: sexta jun 02, 2006 11:59 am
Localização: Portugal Continental

Teste: Petróleo vs BC.

Mensagem por EnergiaDiesel »

"para guiar (já) amanhã

combustíveis alternativos

pode o automóvel divorciar-se do petróleo? testámos oito soluções energéticas.

ideias para reduzir ou eliminar a actual dependência em relação ao petróleo e ao mesmo tempo defender melhor o ambiente não faltam.

neste trabalho submetemos as melhores soluções a uma prova de consumo. ao mesmo tempo avaliámos as emissões, as prestações, a economia, a autonomia e o prazer de utilização de cada uma delas.



o tratado de quioto e as “jogadas” políticas que tornaram a gasolina e o gasóleo mais caros do que nunca são factores mais que suficientes para repensarmos o futuro. a utilização de alternativas a curto e médio prazo é a melhor ideia para reduzirmos o consumo, a dependência, as emissões e, consequentemente, os encargos que temos com o combustível do nosso automóvel. este pode utilizar várias fontes de energia e, no que se refere aos motores diesel ou gasolina, a evolução é notável. para se perceber o que foi feito basta dizer que um vw carocha consumia, há 30 anos, mais de 12 litros aos cem e que o seu sucessor (o golf 1.4 tsi presente neste comparativo) gasta em média 7 litros (menos 41 por cento). é graças a este tipo de progressos que hoje 25 carros poluem menos que um único automóvel há 15 anos atrás.

do gás natural à gasolina

para além do vw golf 1.4 tsi que usa o princípio da injecção directa num motor a gasolina, reunimos neste trabalho várias ideias que vão desde um motor convencional a gasolina de injecção indirecta, representado pelo mercedes a150, até ao ford focus flexi-fuel, que tanto pode usar gasolina como uma mistura de 15 por cento de gasolina com 85 por cento de etanol (e85) num motor normal modificado, passando pelo gpl (subaru legacy), o gás natural (vw touran eco fuel), as duas soluções híbridas mais acessíveis (honda civic hybrid e toyota prius) sem esquecer a opção diesel com três por cento de biodiesel (uma mistura comum a todo o gasóleo vendido em portugal) aqui representado pelo renault mégane 1.5 dci de 85 cv, precisamente o que revelou ser o mais económico. o mais ecológico foi o ford focus quando funciona exclusivamente com o e85, enquanto a melhor ideia é a conjugação de interesses simbolizada pelos dois híbridos, que reúnem um pequeno motor a gasolina com um motor eléctrico. esta associação rende 110 cv no toyota prius e 115 cv no honda civic hybrid mas tem particularidades. o prius pode funcionar apenas no modo eléctrico, ao contrário do civic e ambos aproveitam a energia resultante das desacelerações e travagem para carregar as baterias situadas na mala.
o gpl (gás de petróleo liquefeito) e o gás natural não são ideias novas embora continuem a oferecer virtudes interessantes, como é o caso do preço (58 cêntimos para o gpl e 60 cêntimos para 1m3 de gás natural).

infelizmente, estas duas soluções, que do ponto de vista tecnológico têm sofrido progressos significativos, carecem de apoios mais consistentes como uma legislação de incentivo à diversificação das fontes de energia. enquanto o gpl já tem muitos postos de abastecimento, o gás natural só tem um posto em lisboa! esta é uma limitação bastante grande para o vw touran eco fuel, cujas quatro botijas de 18kg (26 m3) têm uma autonomia reduzida. o mesmo se passa com o depósito de 15 litros de gasolina que funciona como reserva.



diesel vence

durante o nosso ensaio, a autonomia do vw touran ecofuel não foi além dos 262 km (contra os 310 km anunciados), quase cinco vezes menos que o renault mégane que, com um consumo de 5,1 litros, ultrapassou largamente os 1000 quilómetros! o subaru também consegue ir longe sem visitar a bomba, uma vez que junta os 653 quilómetros de autonomia do depósito de gasolina com os 450 quilómetros do depósito de gpl. outra vantagem é que o recipiente para guardar o gpl deixou de ter o aspecto de uma botija de gás guardada na mala para passar a estar alojado no local do pneu sobressalente! o consumo médio deste subaru oscilou entre os 9,8 litros a gasolina e os 11,2 litros quando trabalha com gpl. mesmo assim, os custos de combustíveis são favoráveis à segunda fonte de energia. as despesas com o gás natural utilizado pela touran são muito semelhantes ao gpl (ver tabela) de acordo com o consumo de 7,5 kg (11,1 m3) aos 100 km.

no banco de potência do cepra o vw touran mostrou-se mais potente quando usa o gás natural em vez da gasolina, que só dá para percorrer pouco mais de 100 quilómetros! curiosamente, nenhum destes combustíveis alternativos revelou uma grande amizade para com o ambiente face aos níveis de co2 anunciados e registados. nesta matéria, o renault mégane 1.5 dci consegue proteger melhor o ambiente de co2!

mostrou ser o mais económico em tudo (preço, consumos, custos de combustível e autonomia) ao mesmo tempo que revelou mais potência (90 cv). o mais certinho em relação aos valores declarados pela marca foi o vw golf tsi de 140 cv, que apresentou uma média de consumo quase igual (mais 0,2 litros). é também o que proporciona o maior prazer de condução graças à grande disponibilidade de binário. o mercedes a150 não é tão agradável de utilizar nem tão económico.

a maior diferença nos consumos foi registada pelo ford focus flexi-fuel, com uma média de 10 litros a gasolina e 13,6 litros com e85. como este tipo de biocombustível não é vendido em portugal, considerámos o preço de referência praticado nos países escandinavos (86 cêntimos o litro). contas feitas, o custo de combustível desta opção energética é muito elevado.

nos híbridos a situação é mais económica, tendo em conta os benefícios ambientais. para além de reduzir o consumo e as emissões, a ajuda do motor eléctrico torna a potência e o binário mais expressivos e a condução mais agradável."


percurso - retrato do dia-a-dia

o trajecto escolhido para esta prova tentou retratar a utilização normal de um automobilista que vive na cidade, onde os consumos são mais elevados, mas que ao fim-de-semana se evade para o campo, onde a vida é menos agitada e a poluição menos intensa. o itinerário escolhido levou-nos a sair de lisboa à hora de ponta por uma artéria congestionada, a segunda circular, em direcção à ponte vasco da gama e ao alentejo, onde percorremos mais de 200 quilómetros, com passagem obrigatória pela cidade de évora. o “mix” de quilómetros percorridos entre trajectos urbanos, extra-urbanos e auto-estrada foi o utilizado pela norma sobre consumos correspondente ao consumo combinado.

texto:marco antónio
fotos:adelino gonçalves e josé bispo
metrologia:miguel gomes e cepra

comparativo publicado na revista turbo de março de 2007
ao todo, percorremos 350 quilómetros, chegando mesmo a fazer um inesperado troço de todo-o-terreno, quando nos confrontámos com o péssimo estado em que se encontrava a en1071 (leu bem, estrada nacional), que liga alcáçovas a alcácer do sal. por momentos pensámos que estávamos no lisboa-dakar!

em http://turbo.clix.pt/default.asp?cpcontentid=327422


dados do teste.

Imagem

Imagem

bom teste realizado pela revista turbo(com dados técnicos), que cada um retire as suas ilações

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
EnergiaDiesel
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 419
Registado: sexta jun 02, 2006 11:59 am
Localização: Portugal Continental

Mensagem por EnergiaDiesel »

jossef Escreveu:o j.p. vai gostar
não é uma questão de "gostos", é uma questão de imparcialidade e de factos concretos

Avatar do Utilizador

joao.prates
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 188
Registado: quinta abr 12, 2007 3:25 pm

Mensagem por joao.prates »

--//--
Última edição por joao.prates em sexta mai 18, 2007 12:08 am, editado 1 vez no total.
Cpts,

João Prates

TOYOTA PRIUS - Puro Híbrido - Por um ambiente melhor!
http://autos.groups.yahoo.com/group/prius-pt/

Avatar do Utilizador

orbis
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 2872
Registado: quarta ago 02, 2006 11:10 pm
Localização: Baixo Mondego

Mensagem por orbis »

tenho que dizer que também acho que há neste país publicações sobre automóveis que são verdadeiros atentados à inteligência.

Avatar do Utilizador

hynek
Staff Member
Staff Member
Mensagens: 2135
Registado: terça mai 16, 2006 4:16 pm
Localização: Viseu

Mensagem por hynek »

jossef Escreveu:o j.p. vai gostar
acertaste em cheio
Um abraço
Hynek
Associado n.º 8 da
Associação NovaEnergia.net

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
EnergiaDiesel
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 419
Registado: sexta jun 02, 2006 11:59 am
Localização: Portugal Continental

Mensagem por EnergiaDiesel »

ainda bem que existem opiniões diferentes é bom sinal é sinal que existe liberadade de expressão e que cada um retira as sua próprias conclusões enquanto consumidor , já que se fala (bem ou mal depende do ponto de vista/imparcialidade do raciocínio ) fica aqui mais um artigo sobre os consumos automóveis.


Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Avatar do Utilizador

orbis
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 2872
Registado: quarta ago 02, 2006 11:10 pm
Localização: Baixo Mondego

Mensagem por orbis »

custa a ler. vê se consegues pôr as imagens um pouco maiores. essa do citroen tinha de ser mesmo assim ou pensam que 110 cv se alimentam de ar?

Avatar do Utilizador

Sa
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 237
Registado: quarta set 13, 2006 11:51 am
Localização: BERÇO DO LEITÃO À BAIRRADA

Mensagem por Sa »

boas

com o jornalismo que temos hoje em dia tenho que dar razao ao j.prates e ao orbis.
afinal de contas só se fala aqui de gasolina; etanol; hibridos; gpl,gas natural e de uma estupida percentagem de bd no diesel, e entao o ovd e bd 100 onde fica.
quais sao nisto tudo as aleternativas ao petroleo????????????????
alguns de voces tao todos contentes com este resultado entao digam-me lá onde estao os vossos combustiveis preferidos. ov onde estas???????? e o bd tá tao pequenino que nem se vê.
e já agora onde foram eles buscar o etanol
esta revista devia ser processada por falso jornalismo, por isso mesmo e que nem a compro.

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
EnergiaDiesel
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 419
Registado: sexta jun 02, 2006 11:59 am
Localização: Portugal Continental

Mensagem por EnergiaDiesel »

sa Escreveu:boas

com o jornalismo que temos hoje em dia tenho que dar razao ao j.prates e ao orbis.
afinal de contas só se fala aqui de gasolina; etanol; hibridos; gpl,gas natural e de uma estupida percentagem de bd no diesel, e entao o ovd e bd 100 onde fica.
quais sao nisto tudo as aleternativas ao petroleo????????????????
alguns de voces tao todos contentes com este resultado entao digam-me lá onde estao os vossos combustiveis preferidos. ov onde estas???????? e o bd tá tao pequenino que nem se vê.
e já agora onde foram eles buscar o etanol
esta revista devia ser processada por falso jornalismo, por isso mesmo e que nem a compro.
resposta simples (infelizmente!!) actualmente não existe alternativa energética que consiga substituir o petróleo a 100% nas necessidades e exigências da sociedade moderna em todas as suas componentes e quem dizer o contrário não está a ser honesto.

por isso a existência de toda esta panóplia de alternativas em teste.

quanto ao uso de bd100 ou ovd também é de simples resposta, em vez de se culpar os agentes económicos (errado) pois estes só seguem o circuito comercial e suas regras, deve-se antes exigir ao poder político que tome medidas que alterem as regras do jogo

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
EnergiaDiesel
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 419
Registado: sexta jun 02, 2006 11:59 am
Localização: Portugal Continental

Mensagem por EnergiaDiesel »

orbis Escreveu:custa a ler. vê se consegues pôr as imagens um pouco maiores. essa do citroen tinha de ser mesmo assim ou pensam que 110 cv se alimentam de ar?
só tive acesso á informação assim, pois já não possuo o original.

Avatar do Utilizador

joao.prates
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 188
Registado: quinta abr 12, 2007 3:25 pm

Mensagem por joao.prates »

--//--
Última edição por joao.prates em sexta mai 18, 2007 12:09 am, editado 1 vez no total.
Cpts,

João Prates

TOYOTA PRIUS - Puro Híbrido - Por um ambiente melhor!
http://autos.groups.yahoo.com/group/prius-pt/

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
EnergiaDiesel
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 419
Registado: sexta jun 02, 2006 11:59 am
Localização: Portugal Continental

Mensagem por EnergiaDiesel »

para quem não sabe: os consumos são efectuados de acordo com normas e regras estabelecidas pelas entidades competentes, neste caso a ce. são utilizados diversos "ciclos" de teste, os quais definem perfeitamente todos os dados e condições a ser praticadas, nomeadamente o esforço, a velocidade, os períodos de tempo em cada patamar de velocidade, etc e são realizados em dinamómetro, vulgo "rolos
para quem não sabe, essas condições são as ideiais coisa que na realidade nunca acontece, logo é natural os valores serem díspares entre o anunciado e o verificado.

quanto ao resto nada de novo.

Avatar do Utilizador

joao.prates
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 188
Registado: quinta abr 12, 2007 3:25 pm

Mensagem por joao.prates »

--//--
Última edição por joao.prates em sexta mai 18, 2007 12:10 am, editado 1 vez no total.
Cpts,

João Prates

TOYOTA PRIUS - Puro Híbrido - Por um ambiente melhor!
http://autos.groups.yahoo.com/group/prius-pt/

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
EnergiaDiesel
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 419
Registado: sexta jun 02, 2006 11:59 am
Localização: Portugal Continental

Mensagem por EnergiaDiesel »

joao.prates Escreveu:
energiadiesel Escreveu:para quem não sabe, essas condições são as ideiais coisa que na realidade nunca acontece, logo é natural os valores serem díspares entre o anunciado e o verificado.

quanto ao resto nada de novo.
mas tu ao menos leste o que eu escrevi ou passaste a correr por cima?

*os japoneses fazem muito melhor que o consumo "oficial" do prius, eu que nem sou maluco por consumos faço um pouco melhor, coloquei uma foto com um depósito a fazer uma média de 4.4 litros, que é inferior ao que o ciclo de teste oficial faz, faço inferior em 90% dos depósitos, e tu dizes que nunca acontece???

para além do mais não é isso que está em causa, **é a acusação que o jornalista faz de que as marcas enganam os consumidores que está em causa, porque não são as marcas de determinam os ciclos de teste, e as marcas não estão autorizadas a mencionar outros valores nem que o quisessem fazer.

e os ciclos de teste são o que os legisladores quiserem que sejam, podem ser muito piores do que o pior pesadelo de consumo, logo não se entende o que dizes ser o "ideal".

onde é que um ciclo de teste pode reproduzir todas as condições de condução de toda a gente? tu conheces 2 pessoas que façam o mesmo percurso à mesma velocidade todos os dias? eu não.

obviamente não fazes puto de ideia do que é um ciclo de teste, ou não dizias tamanho disparate. como é que alguém pode querer que um ciclo de teste, seja ele qual fôr, bata certo com a sua condução???

a única ideia num ciclo de teste, e que resulta comprovadamente, é teres um teste certificado que podes repetir vezes sem conta sempre com o mesmo resultado e que te serve de bitola para comparar entre vários modelos porque todos fizeram o mesmo teste rigorosamente da mesma forma.

***enough said.
eu leio o que é plausível/concreto não fosse a minha área profissional de rigor matemático quanto ao resto cada um decida por si tendo por base os seus próprios conhecimentos.

* qualquer condutor tendo disposição/possibilidade para tal o faz ind. do automóvel/motorização.

** o jornalista!

*** em português pois este fórum é português (apesar de dominar bem a língua inglesa )

Avatar do Utilizador

pauloans
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 54
Registado: quinta out 19, 2006 2:39 pm

Mensagem por pauloans »

um milhão de vezes o gpl ao diesel... e, sim, estes jornalistas são uma anedota.
exactamente qual é o defeito do gpl, se é que alguem percebeu?
gastar muito? num carro com aquelas caracteristicas... porque é que não pegaram numa lancer... ou num outro carro, como um honda jazz, que pode fazer médias de 5,4 a gpl...
este é só mais um clarissimo exemplo de artigo-da-treta-hó-pra-mim-que-sou-tão-bom-jornalista-a-falar-de-diesel.
podem até não lhe ter pago directamente, mas faz parte de um esquema bem organizado de dieselização que temos em pt.
cumps
Paulo Ans
-- http://forum.autogas.pt/forum/" onclick="window.open(this.href);return false; --

Avatar do Utilizador

tlima
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 43
Registado: sexta abr 13, 2007 1:12 pm
Localização: Lisboa / Portugal

Mensagem por tlima »

caro joão.prates, em termos economicos, verifico que de facto ter um diesel é bem melhor que ter um hibrido (pelo menos o prius).
eu até tenho esse carro nas melhores das considerações, mas eu tenho um a4 1.9 tdi e faço médias de consumos à volta dos 4.5l/100km.
é certo que raramente ando com o carro e quando ando é para fazer viagens (consumo mais baixo) e sou de facto um maniaco do baixo consumo (sempre a tentar bater records ). mas mesmo assim tendo em conta a diferença de preço entre o gasoleo e a gasolina, quer-me parecer que o meu carro é mais economico que o teu...

Avatar do Utilizador

serges
Administrador
Administrador
Mensagens: 16140
Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm
Localização: Amadora

Mensagem por serges »

ai!


40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga

Avatar do Utilizador

orbis
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 2872
Registado: quarta ago 02, 2006 11:10 pm
Localização: Baixo Mondego

Mensagem por orbis »

vai começar tudo outra vez

Avatar do Utilizador

hynek
Staff Member
Staff Member
Mensagens: 2135
Registado: terça mai 16, 2006 4:16 pm
Localização: Viseu

Mensagem por hynek »



Um abraço
Hynek
Associado n.º 8 da
Associação NovaEnergia.net


manuelcar
Staff Member
Staff Member
Mensagens: 2658
Registado: terça mai 09, 2006 3:46 pm

Mensagem por manuelcar »

4,4 litros realmente não é impressionante! mesmo na 2ª circular.
não sei onde fui buscar esta ideia, mas pensei que esses simpáticos carritos faziam bem menos que o meu saxo em circuito urbano....
mas se calhar é injusta a comparação. devem-se comparar veículos com o mesmo peso e dimensões.

Responder

Voltar para “Geral”