Painéis Solares Fotovoltaicos

Local para se discutir assuntos relacionados com a energia Solar Fotovoltaica

Arieira
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 80
Registado: quinta jul 13, 2006 12:07 am
Localização: Viana do Castelo

Mensagem por Arieira »

nao concordo muito que se recupere em 5..6 anos isto é um investimento como outro qualquer pois se comprar carro novo ao fim de um ano ...quanto vale o carro? foi nesse campo que eu me agarrei, perfiro comprar um carro com 1 ..2 anos e ter este sistema mas nao é sistema que vá recuperar nos proximos 20 anos! e vou dizer porque, nao é pelo preço dos paineis mas sim a manutençao que é as batarias (tem pouca duraçao ) para aumentar mais a putencia ai vendia sim 5kw em 7..8 anos está pago.
já pensei tarde pois tb nao tinha muito conhecimento hoje sei +ou- mas mesmo assim tinha que fazer muitas contas.
mas tenho mais onde investir para aproveitar o sol para aquecimento da casa e renovaçao de ar mas antes ainda vou por os paineis a seguir o sol pois posso retirar mais 30% do rendimento deles!

Avatar do Utilizador

escalavardo
Staff Member
Staff Member
Mensagens: 1290
Registado: quarta mar 22, 2006 12:45 pm
Localização: Algarve, Marrocos

Mensagem por escalavardo »

mas o sistema de girassol para os painéis solares também saí carote..

o que digo em termos de investimento seria na base dos 30 ou 40 mil contos, com uma potencia instalada de 30 ou 40kw, e aí sim, o investimento paga-se a ele próprio ao fm de 7 anos (+/-).

há quem compre um apartamento de 30 mil contos para alugar, pois acha que é um bom investimento.. agora a pergunta é: com uma renda de 350 euros/mes quando é que essa pessoa irá recuperar o investimento (e partindo do principio que tem a casa alugada o ano todo).

ora eu diria que é ao fim de 40 anos e aí já o apartamento está a cair de podre..
3º sócio novaenergia


Arieira
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 80
Registado: quinta jul 13, 2006 12:07 am
Localização: Viana do Castelo

Mensagem por Arieira »

comigo só se compra se nao consigo fazer ou nao justifique! vou fazer artesanal a torre movel ou melhor já está feira falta adaptar um tripé de uma parabolica e com dois pequenos paineis divididos mas mesmo assim vou gastar ai 125.00€ mas justifica principalmente no inverno pois os paineis para dar o maximo rendimento devem estar sempre a 90º ao sol.

Avatar do Utilizador

escalavardo
Staff Member
Staff Member
Mensagens: 1290
Registado: quarta mar 22, 2006 12:45 pm
Localização: Algarve, Marrocos

Mensagem por escalavardo »

e como fazes girar? só com algum motor daqueles que comandam os portões electricos..
3º sócio novaenergia


Arieira
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 80
Registado: quinta jul 13, 2006 12:07 am
Localização: Viana do Castelo

Mensagem por Arieira »

por acaso até tenho dois mas nao os vou usar porque sao muito rapidos e precisava de muita desmultiplicaçao! á partida vou usar o motor de uma parabolica, mas um motor de um elevador de vidro de carro tb dá!
como comanda é o proprio sol dois pequenos paineis com barreira a meio e a celula com mais intencidade dá ordem a um relé que vai acionar o motor ao chegar ao fimdo dia dá ordem a voltar ao ponto inicial

Avatar do Utilizador

Bio_John
Membro
Membro
Mensagens: 10
Registado: quinta jul 27, 2006 8:20 pm

Mensagem por Bio_John »

qualquer dia tb devo fazer um sistema de aproveitamento... até já estive a ver material com o meu irmão. mas os preço fez com que perdesse-mos a ideia (para já)... cerca de 20mil€ para ter tudo automático e a fornecer 7kw para a rede.
João Ferreira

Avatar do Utilizador

Hugo
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 86
Registado: terça jul 04, 2006 2:44 pm
Localização: Lisboa / Cartaxo

Mensagem por Hugo »

bio_john Escreveu:cerca de 20mil€ para ter tudo automático e a fornecer 7kw para a rede.

não me parece caro, onde viste isso? já com montagem?

Avatar do Utilizador

escalavardo
Staff Member
Staff Member
Mensagens: 1290
Registado: quarta mar 22, 2006 12:45 pm
Localização: Algarve, Marrocos

Mensagem por escalavardo »

20m€ como rotação e tudo montado é bastante barato.. resta saber é a potência dos painéis usados, pois isso paga-se (já que assim o espaço usado é menor).
3º sócio novaenergia


Arieira
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 80
Registado: quinta jul 13, 2006 12:07 am
Localização: Viana do Castelo

Mensagem por Arieira »

atençao que á tres tipos de paineis e faz muita diferença de preço !

Avatar do Utilizador

escalavardo
Staff Member
Staff Member
Mensagens: 1290
Registado: quarta mar 22, 2006 12:45 pm
Localização: Algarve, Marrocos

Mensagem por escalavardo »

e que três tipos são esses? tem alguma coisa a ver com a potencia, ou com o material de que são feitos?
3º sócio novaenergia


Arieira
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 80
Registado: quinta jul 13, 2006 12:07 am
Localização: Viana do Castelo

Mensagem por Arieira »

monocristalino
células fotovoltáicas de silício monocristalino distinguem-se por uma alta eficiência de até 17%. mantêm a sua capacidade durante decadas, pois são os mais caros na fabricação.

multicristalino
células fotovoltáicas de silício policristalino têm uma eficiência de 13-15% com uma duração do serviço de 20 anos e são um pouco mais baratos na produção.

amorfo
módulos amorfos não compõem-se de células singulares. são fabricados através de metalização por vácuo de varias camadas de silício em cima de um material básico. este é o procedimento mais económico, no entanto a eficiência dos módulos fica apenas em 11-13% e diminui significamente depois de 10 anos.

os meus sao multicritalino, pois de amorfo custa +ou- menos 40%estamos a falar da mesma putencia

Avatar do Utilizador

escalavardo
Staff Member
Staff Member
Mensagens: 1290
Registado: quarta mar 22, 2006 12:45 pm
Localização: Algarve, Marrocos

Mensagem por escalavardo »

ok, percebi. thanks

o dióxido de silício (silícia) também tem uma relação parecida na qualidade do vidro. quanto maior a quantidade de silicia, melhor a qualidade do vidro e maior amplitudes termicas aguenta.
3º sócio novaenergia


Hong
Novo membro
Novo membro
Mensagens: 3
Registado: terça ago 15, 2006 4:17 pm

Mensagem por Hong »

ainda bem k existe este topico, à mt k ando à procura de um local pra trocar ideias sobre os paineis!...

pedi uma x um orçamento à ff e ficava tudo por mais de 20 mil euros, uma instalação de 3kw(com os melhores paineis)!....é mt caro!

qt ao facto de encomendar paineis pelos ebay, hmm nao sei! sabem se estao em condiçoes?? nao s estragam pelo caminho(akilo é super fragil)?..e o pior de tudo, caso akilo n venha co "presente", a alfandega pode intersectar a encomenda e faxer.t pagar o preço k kixerem(s akilo n tiver tabelado), juntament com o iva..cé claro k s for proveniente da ue, é diferent, ai tas na boa!!;)

Avatar do Utilizador

ntb
Membro
Membro
Mensagens: 19
Registado: sexta mai 11, 2007 4:57 pm

Mensagem por ntb »

eu istalei um sistema hibrido em casa solar/eólico e gastei perto de 7000 euros

tenho 520wat em solar
800wat em eólica

e serve perfeitamente para uma casa normal


manuelcar
Staff Member
Staff Member
Mensagens: 2658
Registado: terça mai 09, 2006 3:46 pm

Mensagem por manuelcar »

olá hong
também já trabalhei com a f&f. são muito profissionais mas não fiquei particularmente impressionado com os preços. vale sempre a pena consultar a concorrência. eventualmente até ir à alemanha buscá-los.


Miguel Santos
Novo membro
Novo membro
Mensagens: 1
Registado: quarta mai 02, 2007 10:07 pm

Mensagem por Miguel Santos »

caríssimos(as),
estou a ponderar a instalação de energia solar alternativa -solar e/ou eólica - num terreno com fins agrícolas. inicialmente necessito apenas de energia suficiente para alimentar uma bomba de àgua para rega gota-a-gota 5ha e para iluminação (eventualmente). visto que sou um leigo na matéria, sabem-me dizer +/- os valores que poderão estar envolvidos numa instalação destes moldes?

Avatar do Utilizador

ntb
Membro
Membro
Mensagens: 19
Registado: sexta mai 11, 2007 4:57 pm

Mensagem por ntb »

penos que conseguirás uma solução para o etu problema montando um kit com a seguinte composição

1 painel de 24vlt/140wat
1 regulador
2 baterias pra obteres 24 volt

podes substuitui a bomba por uma bomba a 24 volt 100wat 5a

se não quiseres substituir a bomba terás de colocar um inversor 24vol para a potência da bomba que têns

Avatar do Utilizador

ntb
Membro
Membro
Mensagens: 19
Registado: sexta mai 11, 2007 4:57 pm

Mensagem por ntb »

ntb Escreveu:penos que conseguirás uma solução para o etu problema montando um kit com a seguinte composição

1 painel de 24vlt/140wat
1 regulador
2 baterias pra obteres 24 volt

podes substuitui a bomba por uma bomba a 24 volt 100wat 5a

se não quiseres substituir a bomba terás de colocar um inversor 24vol para a potência da bomba que têns
os custos para isto poderão ser mais ou menos de:
painel 700euros
regulador 50 euros
baterias 240 euros
inversor - depende da potência de saida entre os 200euros e os 1000 euros


Arieira
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 80
Registado: quinta jul 13, 2006 12:07 am
Localização: Viana do Castelo

Mensagem por Arieira »

viva já á muito que nao venho cá e despertou-me ...
eu istalei um sistema hibrido em casa solar/eólico e gastei perto de 7000 euros

tenho 520wat em solar
800wat em eólica

e serve perfeitamente para uma casa normal
ntb, poderia-nos dizer o que tem ligado em casa ao sistema? é que isso dizer que dá para uma casa normal para quem nao sabe pode ser enganador.


MrOverclock
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 135
Registado: sexta jun 15, 2007 2:42 am

Mensagem por MrOverclock »

(...)
tenho 520wat em solar
800wat em eólica

e serve perfeitamente para uma casa normal
essa potencia serve para uma casa de 2-3 pessoas, desde que não tenham um aspirador de 1600w, nem um forno eléctrico.

numa familia de 3 pessoas ao fim do dia
se o pai estiver a ver tv - 80w
e se ao mesmo tempo o filho está a jogar computador - 250w
a maria liga o micro-ondas - 900w
sobram cerca de 100w para o frigorífico, luzes, etc...
mas isto é no caso de se ter um pc desktop de fraca performance
4500rpm, where Diesel Stops and real engines start to rock

Responder

Voltar para “Solar Fotovoltaica”