Thunder 4000W 40Ah
-
- Membro Platinium
- Mensagens: 4093
- Registado: segunda abr 02, 2012 10:27 pm
- Localização: Ilha da Madeira
Re: VE Thunder Chica 4000 a Pilhas Li com extras
No meu caso eu fazia o balenciamento manualmente de 500 em 500 km..
E as diferenças era de 0,02 volt no máximo.
Mesmo em descargas e cargas.
E as diferenças era de 0,02 volt no máximo.
Mesmo em descargas e cargas.
Live long and prosper!
-
Autor do tópico - Membro Silver
- Mensagens: 952
- Registado: domingo ago 15, 2010 10:17 pm
- Localização: Costa de Caparica
- Contacto:
Re: VE Thunder Chica 4000 a Pilhas Li com extras
Oi, quando em carga, a partir dos 3, 6v essa diferença pode aumentar muito, mas ao conseguires esses valores é excelente.
Sent from my GT-N8000 using Tapatalk 4 Beta
Sent from my GT-N8000 using Tapatalk 4 Beta
-
- Membro Silver
- Mensagens: 487
- Registado: domingo set 28, 2008 9:01 pm
Re: VE Thunder Chica 4000 a Pilhas Li com extras
Eu costumo carregar a uma média de 3,45v por célula.
Quando noto maiores desacertos, carrego depois disso cada célula individualmente a 3,6v.
Nunca estive mais de 5 minutos a carregar até chegar a 0,05A, ou seja o carregamento à média de 3,45v pode demorar mais tempo mas carrega muito próximo de 100%.
São lifepo4 de 10A.
Quando noto maiores desacertos, carrego depois disso cada célula individualmente a 3,6v.
Nunca estive mais de 5 minutos a carregar até chegar a 0,05A, ou seja o carregamento à média de 3,45v pode demorar mais tempo mas carrega muito próximo de 100%.
São lifepo4 de 10A.
-
- Membro Platinium
- Mensagens: 3152
- Registado: domingo jul 31, 2011 7:55 pm
- Localização: Aveiro
Re: VE Thunder Chica 4000 a Pilhas Li com extras
Fazes muito bom trabalho! Assim se deveria fazer em todos os packs!Nunio Escreveu:Eu costumo carregar a uma média de 3,45v por célula.
Quando noto maiores desacertos, carrego depois disso cada célula individualmente a 3,6v.
Nunca estive mais de 5 minutos a carregar até chegar a 0,05A, ou seja o carregamento à média de 3,45v pode demorar mais tempo mas carrega muito próximo de 100%.
São lifepo4 de 10A.
A maior parte dos carregamentos feitos até que estejam todas aproximadamente nos 3,45v e, de uns 3 em 3 meses, dependendo das celulas, um carregamento extra, mais fino, e com balanceamento até que todas fiquem aos 3,60v.
Como podes verificar, não é nenhum bicho de 7 cabeças fazer a manutenção a um pack de LiFePo4, para que ele dure por uns bons anos.
Claro que deverá haver casos em que não seja exactamente assim, mas com alguns pequenos ajustes!
Desculpa zointz, pelo offtopic, mas sempre poderá ajudar alguém que por aqui passe!
Tudo por um mundo mais limpo!
-
- Membro Platinium
- Mensagens: 8390
- Registado: segunda nov 12, 2007 4:09 pm
- Localização: Caldas da Rainha
Re: VE Thunder Chica 4000 a Pilhas Li com extras
Eu acho que as células carregadas até 3.60 - 3.65, 0.1 não é balanceamento, de 0.9 a 0.05 é um mau balanceamento, e 0.02 já é um bom balanceamento, isto num pack em que as células estejam em boas condições.
Cumps Inovadores
Vectrix VX1 Limited - 8 kwh - 20000 kms
Vectrix VX1 Limited - 8 kwh - 20000 kms
-
- Membro Platinium
- Mensagens: 4093
- Registado: segunda abr 02, 2012 10:27 pm
- Localização: Ilha da Madeira
Re: VE Thunder Chica 4000 a Pilhas Li com extras
Eu fazia o seguinte
Carregava com o carregador até ao máximo.
Depois fazia com o carregador individual até aos 4v.
E depois verificava periodicamente e as diferenças eram de 0,02 v
Apenas depois de carregada normalmente.
Pois na descarga quando media estavam todas iguais.
Mas eu tenho um carregador lento . Não sei se com cargas rápidas se as células se comportam da mesma maneira.
Carregava com o carregador até ao máximo.
Depois fazia com o carregador individual até aos 4v.
E depois verificava periodicamente e as diferenças eram de 0,02 v
Apenas depois de carregada normalmente.
Pois na descarga quando media estavam todas iguais.
Mas eu tenho um carregador lento . Não sei se com cargas rápidas se as células se comportam da mesma maneira.
Live long and prosper!
-
- Membro Silver
- Mensagens: 487
- Registado: domingo set 28, 2008 9:01 pm
Re: VE Thunder Chica 4000 a Pilhas Li com extras
Desculpa, mas fiquei confuso.
Podes colocar os V e os A nos respectivos sitios, jmal?
Já agora, se calhar moviam-se os posts do balaceamento para um tópico próprio para não estar aqui em offtopic?
Podes colocar os V e os A nos respectivos sitios, jmal?
Já agora, se calhar moviam-se os posts do balaceamento para um tópico próprio para não estar aqui em offtopic?
-
- Membro Platinium
- Mensagens: 8390
- Registado: segunda nov 12, 2007 4:09 pm
- Localização: Caldas da Rainha
Re: VE Thunder Chica 4000 a Pilhas Li com extras
Só existe V.Nunio Escreveu:Desculpa, mas fiquei confuso.
Podes colocar os V e os A nos respectivos sitios, jmal?
Já agora, se calhar moviam-se os posts do balaceamento para um tópico próprio para não estar aqui em offtopic?
Cumps Inovadores
Vectrix VX1 Limited - 8 kwh - 20000 kms
Vectrix VX1 Limited - 8 kwh - 20000 kms
-
Autor do tópico - Membro Silver
- Mensagens: 952
- Registado: domingo ago 15, 2010 10:17 pm
- Localização: Costa de Caparica
- Contacto:
Re: VE Thunder Chica 4000 a Pilhas Li com extras
jmal Escreveu:Eu acho que as células carregadas até 3.60 - 3.65, 0.1 não é balanceamento, de 0.9 a 0.05 é um mau balanceamento, e 0.02 já é um bom balanceamento, isto num pack em que as células estejam em boas condições.
Boas, valores que referi é a partir de 3,6v até 3,8v. Faltou explicar e já foi perguntado que existe 2 formas de balancear um pack, ou carregar celula a celula até a um valor superior ao normal (considero 4,0v muito alto para as Thundersky, talvez 3,9 exceccionalmente) ou por descarga das celulas que tenham a tensão mais elevada(volts).
Eu uso o segundo apenas porque não tenho carregador para uma celula, só analiso a partir dos 3,6v (o meu carregador desliga aos 3,72v por celula que dá um total de 82v). é uma margem muito curta e dificil de fazer manualmente, mas faz-se.
-
- Membro Platinium
- Mensagens: 4093
- Registado: segunda abr 02, 2012 10:27 pm
- Localização: Ilha da Madeira
Re: VE Thunder Chica 4000 a Pilhas Li com extras
As minhas células são Winston e a tensão de trabalho é entre 2,5 v e 4 v
Sendo que com o carregamento normal na scooter nunca chega aos 4 volt por célula.
Sendo que com o carregamento normal na scooter nunca chega aos 4 volt por célula.
Live long and prosper!
-
- Membro Gold
- Mensagens: 1655
- Registado: segunda ago 16, 2010 7:53 pm
- Localização: Lisboa
Re: VE Thunder Chica 4000 a Pilhas Li com extras
Desculpem...
Eu quando compro um veiculo eletrico é para me servir, e não para o servir e controlar a saúde dele...
Os componentes de equilibrio da bateria têm de funcionar autonomamente senão, o veiculo não serve....
Eu quando compro um veiculo eletrico é para me servir, e não para o servir e controlar a saúde dele...
Os componentes de equilibrio da bateria têm de funcionar autonomamente senão, o veiculo não serve....

Sw Predator 60 ah - 33000 kms (3200 kms com baterias de Gel)
[DB - SW Predator 60ah - Odivelas]
[DB - Leaf Odivelas]
[»» Pontos de carga ««]
[DB - SW Predator 60ah - Odivelas]
[DB - Leaf Odivelas]
[»» Pontos de carga ««]
-
- Membro Platinium
- Mensagens: 8390
- Registado: segunda nov 12, 2007 4:09 pm
- Localização: Caldas da Rainha
Re: VE Thunder Chica 4000 a Pilhas Li com extras
Exatogalt Escreveu:Desculpem...
Eu quando compro um veiculo eletrico é para me servir, e não para o servir e controlar a saúde dele...
Os componentes de equilibrio da bateria têm de funcionar autonomamente senão, o veiculo não serve....

Cumps Inovadores
Vectrix VX1 Limited - 8 kwh - 20000 kms
Vectrix VX1 Limited - 8 kwh - 20000 kms
-
Autor do tópico - Membro Silver
- Mensagens: 952
- Registado: domingo ago 15, 2010 10:17 pm
- Localização: Costa de Caparica
- Contacto:
Re: VE Thunder Chica 4000 a Pilhas Li com extras
Pois... concordo perfeitamente por isso vou pôr um BMS em condições, mas na realidade há malucos que gostam de apreender com esse controle todogalt Escreveu:Desculpem...
Eu quando compro um veiculo eletrico é para me servir, e não para o servir e controlar a saúde dele...
Os componentes de equilibrio da bateria têm de funcionar autonomamente senão, o veiculo não serve....

-
- Membro Platinium
- Mensagens: 4093
- Registado: segunda abr 02, 2012 10:27 pm
- Localização: Ilha da Madeira
Re: VE Thunder Chica 4000 a Pilhas Li com extras
Eu gosto de ser eu a verificar.
Assim como num carro Novo eu também verifico os níveis.
Com estes procedimentos podemos evitar situaçoes desagradáveis.
Mas cada um faz como quer
Assim como num carro Novo eu também verifico os níveis.
Com estes procedimentos podemos evitar situaçoes desagradáveis.
Mas cada um faz como quer

Live long and prosper!
-
- Membro Gold
- Mensagens: 1655
- Registado: segunda ago 16, 2010 7:53 pm
- Localização: Lisboa
Re: VE Thunder Chica 4000 a Pilhas Li com extras
Como é que controlas as baterias num carro novo?
Ler os dados do barramento CAN ainda é possível, mas equilibrá-las manualmente não sei como podem fazer...

Ler os dados do barramento CAN ainda é possível, mas equilibrá-las manualmente não sei como podem fazer...

Sw Predator 60 ah - 33000 kms (3200 kms com baterias de Gel)
[DB - SW Predator 60ah - Odivelas]
[DB - Leaf Odivelas]
[»» Pontos de carga ««]
[DB - SW Predator 60ah - Odivelas]
[DB - Leaf Odivelas]
[»» Pontos de carga ««]
-
- Membro Platinium
- Mensagens: 4093
- Registado: segunda abr 02, 2012 10:27 pm
- Localização: Ilha da Madeira
Re: VE Thunder Chica 4000 a Pilhas Li com extras
Eu sei que isto já é muito oftopic.
Mas estava a falar em verificar os níveis de um carro novo mas a combustão.
Mas estava a falar em verificar os níveis de um carro novo mas a combustão.
Live long and prosper!
-
- Membro Platinium
- Mensagens: 3152
- Registado: domingo jul 31, 2011 7:55 pm
- Localização: Aveiro
Re: VE Thunder Chica 4000 a Pilhas Li com extras
O facto de ser desconhecedor é meio caminho para ser-se enganado! Isto é um facto que me desagrada, e vivemos num mundo onde isto, de meio mundo querer enganar outro meio, já se torna normal! Para mim continuará sempre a ser anormal! Para quem se junta do lado dos que enganam, deverão ter sempre em conta que mais depressa se apanha um mentiroso que um coxo, e que as pessoas não são eternamente desconhecedoras!
Também gosto de compreender as coisas, os porquês de disto e daquilo. Quando vou a um médico, mesmo sabendo muito pouco de saúde, gosto que me seja explicado tudo o que acontece, e numa linguagem que eu entenda.
Voltando ao tema anterior: Se podermos acompanhar em tempo real a tensão (V) de todas as celulas ao mesmo tempo, quando estão a ser carregadas em série, como a corrente (A) que passa é igual para todas, podemos verificar algumas diferenças de comportamentos entre elas, que nos vão dizendo algumas coisas, tais como a sua resistencia interna, estado de percentagem de carregamento, etc...
Podemos facilmente fazer o balanceamento, como o zointz falou, com uma resistência a descarregar as que já estejam mais carregadas, ou mesmo que tenha bms, podemos ajuda-lo a fazer esse trabalho mais rapidamente, pelo menos na primeira vez que se forma um pack.
Se o carregador é daqueles mais comuns de desligar o carregamento assim que a corrente desce para um determinado valor, nesse preciso momento em que ele desliga é importante que todas as celulas tenham a mesma percentagem de capacidade, tudo a 100%, que deverá também ser, e ter, a mesma tensão.
Estou a considerar estes 100% quando as celulas, estando já no final de carga, estão a ser carregadas a 0,1C e na sua tensão maxima de 3,60v.
A diferença entre os 3,60v e os 3,72v, tensão a que o carregador da Chica desliga multiplicando pelas 22 celulas, é muito pouca, talvez nem 50mAh (em 40 000mAh será menos de 0,2%), por tanto para mim continua a ser 100%!
Espero tenha ajudado o Nunio!
Fica sabendo galt, que um pouquinho de conhecimentos sobre os aparelhos que usamos, pode fazer toda a diferença na percepção de uma anomalia, e com isto, prevenir que tenhamos problemas, acidentes e gastos desnecessários!
Não fosse isso, o zointz já não teria a sua menina Chica em tão bom estado quanto o tem, sempre com as celulas bem balanceadas!
Também gosto de compreender as coisas, os porquês de disto e daquilo. Quando vou a um médico, mesmo sabendo muito pouco de saúde, gosto que me seja explicado tudo o que acontece, e numa linguagem que eu entenda.
Voltando ao tema anterior: Se podermos acompanhar em tempo real a tensão (V) de todas as celulas ao mesmo tempo, quando estão a ser carregadas em série, como a corrente (A) que passa é igual para todas, podemos verificar algumas diferenças de comportamentos entre elas, que nos vão dizendo algumas coisas, tais como a sua resistencia interna, estado de percentagem de carregamento, etc...
Podemos facilmente fazer o balanceamento, como o zointz falou, com uma resistência a descarregar as que já estejam mais carregadas, ou mesmo que tenha bms, podemos ajuda-lo a fazer esse trabalho mais rapidamente, pelo menos na primeira vez que se forma um pack.
Se o carregador é daqueles mais comuns de desligar o carregamento assim que a corrente desce para um determinado valor, nesse preciso momento em que ele desliga é importante que todas as celulas tenham a mesma percentagem de capacidade, tudo a 100%, que deverá também ser, e ter, a mesma tensão.
Estou a considerar estes 100% quando as celulas, estando já no final de carga, estão a ser carregadas a 0,1C e na sua tensão maxima de 3,60v.
A diferença entre os 3,60v e os 3,72v, tensão a que o carregador da Chica desliga multiplicando pelas 22 celulas, é muito pouca, talvez nem 50mAh (em 40 000mAh será menos de 0,2%), por tanto para mim continua a ser 100%!
Espero tenha ajudado o Nunio!
Fica sabendo galt, que um pouquinho de conhecimentos sobre os aparelhos que usamos, pode fazer toda a diferença na percepção de uma anomalia, e com isto, prevenir que tenhamos problemas, acidentes e gastos desnecessários!
Não fosse isso, o zointz já não teria a sua menina Chica em tão bom estado quanto o tem, sempre com as celulas bem balanceadas!
Tudo por um mundo mais limpo!
-
- Membro Gold
- Mensagens: 1520
- Registado: quinta mar 11, 2010 10:52 pm
Re: VE Thunder Chica 4000 a Pilhas Li com extras

sorry offtopic!

Eu adoro quando vocês discordam/argumentam

ékassimtambémficoaaprender!

é uma das virtudes do fórum

BondadeSua
-
- Membro Gold
- Mensagens: 1655
- Registado: segunda ago 16, 2010 7:53 pm
- Localização: Lisboa
Re: VE Thunder Chica 4000 a Pilhas Li com extras
Vai dizer isso ao utilizador comum que circula na cidade como eu.... e vê a reacção que eles vão ter aos veículos eléctricos.
Eu nem me atrevo a dizer que de vez em quando vou medir as baterias... senão...
Eu nem me atrevo a dizer que de vez em quando vou medir as baterias... senão...

Sw Predator 60 ah - 33000 kms (3200 kms com baterias de Gel)
[DB - SW Predator 60ah - Odivelas]
[DB - Leaf Odivelas]
[»» Pontos de carga ««]
[DB - SW Predator 60ah - Odivelas]
[DB - Leaf Odivelas]
[»» Pontos de carga ««]
-
- Membro Gold
- Mensagens: 1520
- Registado: quinta mar 11, 2010 10:52 pm
Re: VE Thunder Chica 4000 a Pilhas Li com extras

Eu também concordo, mas também faço medição. E fico mais tranquilo assim.galt Escreveu:Vai dizer isso ao utilizador comum que circula na cidade como eu.... e ...

Estou em crer que se não fosse o fórum, o nosso espírito para o "tunning/aficion", a partilha e o empenho dos nossos técnicos, há muito que as eléctricas em Portugal tinham desaparecido. Quantas marcas/casas da especialidade é que resistiram e mantém porta aberta?...
... o saber quando partilhado se multiplica,.... e sempre haverá quem tenha receio.
Estamos numa fase ainda precoce do desenvolvimento dos VE, numa situação de descalabro económico e no entanto os VE vão aumentando.
Assim nos deixassem mostrar o que fazemos e o panorama seria bem melhor!

BondadeSua