olá
li algures (não neste fórum) que acrescentar óleo vegetal directamente no gasóleo sem utilização de um kit iria danificar o motor, pois o óleo vegetal iria contaminar o óleo de lubrificação (por passagem nos segmentos?)
alguém já ouviu falar disso?
contaminação do óleo de lubrificação do motor
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olá ramiro47, bem vindo ao fórum
tens razão no que afirmas. de facto trata-se de uma situação potencialmente destruidora caso não seja tida em conta. o que se passa é que aquando do arranque a frio, antes de os componentes do motor terem atingido as suas dilatações específicas, o combustível vai passar, em pequenas quantidades, para o cárter. isto também sucede como gasóleo, mas como este evapora a uma temperatura baixa ele volta à parte de cima através da válvula egr. infelizmente o ov não evapora à temperatura de funcionamento do motor pelo que vai oxidar e polimerizar formando uma massa que vai entupir os canais de passagem do lubrificante para os diversos componentes do motor.
como é fácil de imaginar isto tem particular relevância nos kits 1t onde o motor arranca logo a ov100. o elsbett recomenda a redução dos intervalos de mudança de óleo para metade, a fim de prevenir potenciais problemas. nos kits 2t esse problema não se pões excepto em motores muito velhos e já com problemas de compressão, mas estes motores não são adequados ao consumo de ovd. de qualquer forma pode-se realizar um teste muito simples para verificar se já chegou a altura de mudar o óleo.
existem também lubrificantes de base vegetal que acomodam bem alguma quantidade de óleo misturado mantendo-o estabilizado até ao fim do intervalo de mudança. o elsbett vende óleo deste mas parece dispendioso. o biocar também vende a um preço mais acessível. de momento não conheço mais nenhum vendedor em portugal, mas faz uma pesquisa por "plantomot".
tens razão no que afirmas. de facto trata-se de uma situação potencialmente destruidora caso não seja tida em conta. o que se passa é que aquando do arranque a frio, antes de os componentes do motor terem atingido as suas dilatações específicas, o combustível vai passar, em pequenas quantidades, para o cárter. isto também sucede como gasóleo, mas como este evapora a uma temperatura baixa ele volta à parte de cima através da válvula egr. infelizmente o ov não evapora à temperatura de funcionamento do motor pelo que vai oxidar e polimerizar formando uma massa que vai entupir os canais de passagem do lubrificante para os diversos componentes do motor.
como é fácil de imaginar isto tem particular relevância nos kits 1t onde o motor arranca logo a ov100. o elsbett recomenda a redução dos intervalos de mudança de óleo para metade, a fim de prevenir potenciais problemas. nos kits 2t esse problema não se pões excepto em motores muito velhos e já com problemas de compressão, mas estes motores não são adequados ao consumo de ovd. de qualquer forma pode-se realizar um teste muito simples para verificar se já chegou a altura de mudar o óleo.
existem também lubrificantes de base vegetal que acomodam bem alguma quantidade de óleo misturado mantendo-o estabilizado até ao fim do intervalo de mudança. o elsbett vende óleo deste mas parece dispendioso. o biocar também vende a um preço mais acessível. de momento não conheço mais nenhum vendedor em portugal, mas faz uma pesquisa por "plantomot".