A minha ZEV...

Local ideal para diário de bordo dos Motociclos / Ciclomotores eléctrico
Responder

Autor do tópico
Volt
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: quarta set 24, 2008 11:26 am

Re: A minha ZEV...

Mensagem por Volt »

Essa mota ia muito a uma oficina em Campo de Ourique. É um sítio bom, onde já a conhecem. Chama-se Equações e Potências. :-). Conheço outros sítios onde já trabalharam com Vectrix, mas acho que esse é o mais próximo de ti.
333.333,3 KM a bombar faísca!
Arranjei uma fêmea que não dá à luz mas consome-a

sugarstorm
Membro Silver
Membro Silver
Registado: quinta jan 01, 2009 10:54 pm

Mensagem por sugarstorm »

Ora seguindo as indicações do Volt, 6ª de manhã ligo para a EPmotos:

Eu- Bom dia, tenho uma Vectrix com um furo lento na roda de trás. Posso levar aí a moto?
EP- Hoje não dá amigo.
Eu- Ok. Tenho alguma urgência pois a válvula está entupida e não posso encher o pneu. 3ª feira? 4ª?
EP- Ligue-me na 2ª feira.
Eu- Mas pode ser na 3ª?
EP- Ligue-me na 2ª feira e logo se vê.

Conclusão: pareceu-me mesmo que me estavam a despachar. Ora como não gosto que os senhores da dita oficina me façam o favor de EU LÁ IR GASTAR O MEU €€€, fui à procura de alternativas.

E felizmente descobri que existem, aqui no fórum.
Como era um problema de pneus em vez de ir ao Dr. das Caldas :D fui ao Dr. de Camarate. É mesmo ao lado do trabalho, atende ao domingo, com rapidez, simpatia, eficiência e a um preço justo.
O pneu tinha um furo maior do que a coisa da Ilona Staller, if you know what I mean :lol: :lol: :lol:
Levou um taco e está a rolar.
Venham mais kilómetros.
Para breve mais novidades. Vai chegar o apoio para a Top Case que já está na garagem desde Fevereiro. Finalmente vou ter espaço para arrumar a tralha. 46L extra de espaço!!!
Já posso levar as coisas do futebol e ginásio sem estarem todas esmagadas debaixo do assento. E em especial, já posso deixar de carregar, em dias de 40º, ou o casco ou o casaco!

- Vectrix 2008 Li++A123 6.5Kw - 100.000 Kms.
- Aquecimento - Ecoforest Hidrocooper;
- AQS - TS 200L da Norquente.

sugarstorm
Membro Silver
Membro Silver

Hoje, após 5 horas de luta, acabei de colocar a Top Case que estava na garagem desde Fevereiro :)
Estou de rastos. Que trabalheira. Amanhã, com calma, coloco as fotos.

Emanuel Couto
Moderador
Moderador
Registado: domingo jul 22, 2012 7:54 pm

Mensagem por Emanuel Couto »

Sim senhor..
Descansa um pouco, e bebe uma fresquinha ;)
Imagem

Sistema Para Autoconsumo Off-Gride com (2185wp) http://www.novaenergia.net/forum/viewto ... 11&t=16450

Adoro Fotografia... http://olhares.sapo.pt/ecc/

sugarstorm
Membro Silver
Membro Silver

Tal como postei ontem à noite, a tarde foi passada a colocar o novo apoio para a Top Case que já estava a ganhar bolor no canto da garagem desde Fevereiro.
Comprei uma Givi 46L de um amigo por 70€, um preço justo, já que novas custam mais de 100€. Está em bom estado.
Depois quando descobri o preço do apoio oficial da Vectrix ia tendo um ataque cardíaco! Custava o dobro da Top Case e não tinha o reforço de metal que leva aos fantásticos casos de malas a caírem na estrada levando consigo a parte de trás da moto :D BIG NO NO!!!
Então pensei em comprar o reforço na Vectrixpro. Mas não tinham ainda o apoio. GRRRRRR.
Depois o mumia colocou o apoio feito por um amigo. E ainda perguntei por essa solução. Mas pelos vistos a capacidade de produção é baixa. Ou então tive azar de ser verão e a praia ser mais agradável que fazer apoios para top cases :lol:
Mas como para quem espera sempre alcança, a Vectrixpro começa entretanto a comercializar o apoio também. YES!!! Pensei eu. Mando um pedido de informação e...nada! Sem resposta. Isto anda mau!
Felizmente existe por aqui no Fórum malta que pensa de forma proactiva. Recebo um mail a perguntar se quero o reforço+apoio da Vectrixpro em minha casa, em 2 dias úteis, por um preço justo? Claro que sim!
Quem são essas pessoas? É o banner que está lá em cima. FuelFree Motos.
Feita a encomenda, 2 dias depois tinha o reforço+apoio na minha casa. Agora só falta montar. Pois...

Vamos lá à odisseia. Quem se quiser meter à aventura é bom tirarem a tarde de folga :)
Começo por dizer que a qualidade do material é boa. Forte e agradável ao olho.

Este é o reforço, o Stage 1:

Imagem

Vem bem embalado, com instruções e é bem forte.

E este é o apoio, o Stage 2:

Imagem

Todo de metal, pintado de preto e bem resistente.

O primeiro passo é retirar a tampa traseira. Basta com uma chave Philips remover os dois parafusos do lado de fora desta foto:

Imagem

Assim temos acesso aos 4 parafusos que vamos remover onde ficará fixo o sistema:

Imagem

Já apresentavam alguma corrosão, afinal de contas a minha menina já tem 6 anos de idade e o volt nunca foge da chuva :D

Imagem

Chave Allen e fora com eles:

Imagem

Depois abrimos o banco do pendura e retiramos com a Allen os dois parafusos que prendem a parte da frente da peça traseira:

Imagem

Aqui está ela removida:

Imagem

O próximo passo depende da vossa Vectrix. Se for mais antiga terão de cortar a peça para permitir a montagem do reforço. As motos mais modernas já têm esta abertura. Caso não tenham sorte (como eu :D), é pegar numa serra de metal e cortar, para transformar isto:

Imagem

Nisto:

Imagem

O plástico é rijo mas corta-se bem. Além disso a FF motos tem uma excelente secção de apoio ao cliente no seu próprio site onde ensina até um chimpanzé a fazer o corte com precisão milimétrica :D
O meu não está perfeito mas é porque a ferramenta não ajuda.

Assim percebe-se bem o porquê do corte:

Imagem

De seguida pega-se nas duas peças em U...

Imagem

e colocam-se no lugar:

Imagem

De seguida apertam-se. Podem utilizar os parafusos mais longos para ajudar a posicionar melhor as peças:

Imagem

Não vale a pena apertar muito pois poderá ser necessário fazer pequenos ajustes posteriormente.
Depois aconselho a retirar o banco do pendura. Nas instruções não está esse passo, mas são 5 minutos de trabalho que ajudam bastante. Ainda por cima os parafusos que vêm no kit são mais longos que os originais o que dificulta muito o trabalho com o banco posto.
Basta remover a mola e os dois parafusos traseiros. Chave Philips e alicate bastam.

Imagem

Depois utilizamos os dois novos parafusos do kit, colocando os dois espaçadores conforme a próxima figura e apertar:

Imagem

Para acabar a parte do reforço basta colocar a placa transversal, colocar os dois parafusos mais longos e apertar tudo. Atenção nesta parte para terem a certeza que fica tudo bem alinhado. Eu tive que apertar/desapertar 3 vezes até bater tudo certinho. Às vezes basta um milímetro e já não dá para colocar o apoio.

Imagem

Para o apoio, quem não tem a tampa furada tem de voltar à destruição controlada :D
Felizmente os polacos pensaram em tudo e enviam um molde para o corte:

Imagem

Após marcação é furar à vontade. Infelizmente este é um daqueles momentos em que gostaria de ter investido um pouco mais na ferramenta. Um Dremel tinha vindo mesmo a calhar! Foi feito com uma lima redonda muito pequena. Daí este aspecto floreado :oops:

Imagem

Pode parecer mau, mas como fica escondido não tenho azia :D
Aqui está a peça já na sua posição final, faltando apenas levar o apoio:

Imagem

Para finalizar é só colocar o apoio e apertar os parafusos com chave Allen. Atenção que as instruções têm um erro. Os parafusos de 60mm e 50mm estão no local errado. Mas é fácil de perceber. Tenta-se como está lá, não dá. Troca-se e já tá!

Imagem

O aspecto final da coisa, vista de cima:

Imagem

E o antes:

Imagem

...e o depois:

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

E já agora, o registo dos kilómetros:

Imagem

Boas montagens :lol:
Última edição por sugarstorm em quinta set 05, 2013 10:12 am, editado 1 vez no total.

aljesus
Membro Silver
Membro Silver
Registado: domingo fev 13, 2011 11:23 pm

Mensagem por aljesus »

Fantástica descrição!
A FF devia oferecer-te o suporte só por isso!
Explica-me só uma coisa: sem a mala, o suporte são aqueles dois espigões? Parecem afiados...
Não te esqueças de verificar os apertos após as primeiras utilizações intensivas-aquilo suporta muito peso!
Muito obrigado pela partilha e... por me teres arrumado o cabo, tão bem arrumadinho!
Abraço e boa sorte!

RuFuS
Membro Gold
Membro Gold
Registado: quarta ago 06, 2008 7:13 am

Mensagem por RuFuS »

Muito bem...boa descrição e agora já podes ter mais um espaço para arrumação a tralha que anda connosco de vectrix... :D
aljesus Escreveu:Fantástica descrição!
A FF devia oferecer-te o suporte só por isso!
Explica-me só uma coisa: sem a mala, o suporte são aqueles dois espigões? Parecem afiados...
Não te esqueças de verificar os apertos após as primeiras utilizações intensivas-aquilo suporta muito peso!
Muito obrigado pela partilha e... por me teres arrumado o cabo, tão bem arrumadinho!
Abraço e boa sorte!
Eheheh...na área de apoio ao cliente temos descrição de como fazer tudo isto e muito mais... :P ;)
Montador de Bereco, Vectrix VX-1 Premium, Vectrix VX-1 Limited Edition entre muitas outras scooters eléctricas

Mais de 70.000km a electrões em 5 anos... ;)

Autor do tópico
Volt
Membro Platinium
Membro Platinium

Mensagem por Volt »

Excelente manual. :-).

As minhas notas:
- A minha Super-ZEV é das novas e também não tem essa abertura que serraste;
- Deves ter visto mal o preço para te ter dado esse ataque, pois se comprares à Masac (o representante) são 71.11€ + IVA para o suporte e a tampa à cor da mota (foi o que eu paguei em Janeiro deste ano);
- As malas e suportes que se partem, são vítimas de má montagem. No DB da Super-ZEV está lá explicado. A minha como não tem essa desculpa para partir, não partiu nestes 13 mil quilómetros feitos desde Janeiro. :-D;
- Realmente a mota apanhou muita chuva, e eu já tinha ouvido dizer que essa zona da top case não está muito isolada das humidades. Mesmo com 5 anos (comprei-a em Agosto de 2008), as zonas com isolamento não devem ter parafusos com ferrugem. Nessa zona vais ter de tomar alguma atenção e olhar para isso de vez em quando;
- O suporte parece afiado, mas depois leva com o prato em cima;
- 63 mil quilómetros continua a ser "record" (nem que seja do fórum)! Há já dois Leafs no encalço com 60 mil (e mais dois acima dos 50 mil). A Vectrix mais próxima tem 37 mil e é a Super-ZEV. :-p.

PS: Calculo que já não queiras o encosto para a pendura. Tenho de ver se ponho isso à venda.

sugarstorm
Membro Silver
Membro Silver

Boas volt,

Estamos sempre a aprender. A FF motos afirma que desde 2010 todas as Vectrix deveriam ter a abertura. Estranho...
A mim falaram-me em 140€ pelo suporte original. Nem quis saber mais dele. Mas não me arrependo. Está bem forte e ficou porreiro.
Todas as Vectrix que vi têm esses parafusos com ferrugem. Algo a rever por parte da marca.
O Grilino75 em Roma já passou dos 70.000kms. Tirando essa, que eu saiba a "nossa" menina é a mais viajada :D
Já nem me lembrava do encosto. A verdade é que a minha pendura anda tão pouco que nem se justifica. Desculpa lá. Podes vender.

RuFuS
Membro Gold
Membro Gold
Registado: quarta ago 06, 2008 7:13 am

Mensagem por RuFuS »

Estranho Volt...a tua Super-ZEV foi fabricada depois de 2010...tenho que confirmar esta informação que está na área de apoio ao cliente...

Quanto ao suporte original, é de plástico e com o peso excessivo pode partir...este suporte é completamente metálico e fica apoiado na estrutura traseira da mota...para partir será preciso muito ao contrário do original!
Montador de Bereco, Vectrix VX-1 Premium, Vectrix VX-1 Limited Edition entre muitas outras scooters eléctricas

Mais de 70.000km a electrões em 5 anos... ;)

Autor do tópico
Volt
Membro Platinium
Membro Platinium

Mensagem por Volt »

Plástico por fora, ferro por dentro... Está no DB da SZ. :-D. O peso tem de ser apenas até ao limite recomendado. Todas podem partir se não tivermos isso em atenção. Mas creio que o prato é mais frágil que o suporte. A partir por excesso de peso (caso esteja bem montado) creio que parte pelo prato, mas também não faço tensões de descobrir. ;-). A SZ é uma versão especial (a Li+ preta metalizada). Sei que as Li+ brancas já têm esse furo. Talvez seja por isso. :-).

zointz
Membro Silver
Membro Silver
Registado: domingo ago 15, 2010 10:17 pm
Contacto:

Mensagem por zointz »

Volt Escreveu: PS: Calculo que já não queiras o encosto para a pendura. Tenho de ver se ponho isso à venda.
Boas,
Tens fotos do suporte ou link para site ? Quanto pedes ?

Abraços,
Fiquem bem !

Prius
Imagem

GreenOx - BMW C Evolution 15000Km
La Espanholita - Vectrix VX-1 NiMh (11800-39500Kms)=27 700kms
Chica Thunder - com 8 400kms

sugarstorm
Membro Silver
Membro Silver

zointz Escreveu:
Volt Escreveu: PS: Calculo que já não queiras o encosto para a pendura. Tenho de ver se ponho isso à venda.
Boas,
Tens fotos do suporte ou link para site ? Quanto pedes ?

Abraços,

http://vectrixpro.wordpress.com/backrest/

Mumia
Moderador
Moderador
Registado: quinta out 14, 2010 11:48 am

Mensagem por Mumia »

sugarstorm Escreveu:Depois o mumia colocou o apoio feito por um amigo. E ainda perguntei por essa solução. Mas pelos vistos a capacidade de produção é baixa. Ou então tive azar de ser verão e a praia ser mais agradável que fazer apoios para top cases :lol:
nada a ver com o sol e praia!! o homem (n é so meu amigo tem tb um Vx e ta ca pelo forum) tem 2 filhos e no verao n ha escolas nem infantarios e com o work é complicado ter mais tempo que work e filhos! ;) mas segundo ouvi dizer este mês de setembro ui ui :P mas fico contente de ver que arranjas-te boa soluçao :)

Curiosidade.... os apoios foram feitos ca? os dois? :)

bom na montagem concordo com tudo menos váaaaaa :P o retirar do banco :lol: :lol: n há necessidade aperta-se bem com ele lá :P (ja vao 2 sem tirar bancos) :lol: A do primaço tambem não tinha essa abertura mas algo que se faz facilmente concordo ;) que não seja impedimento para nao colocarem esse suporte bom! :)

qt ao encosto... do que vejo na minha e por experiencia de andar à pendura na Vx do primaço... é completamente desnecessário... pq para te encostares à mala enquanto pendura... vais MUIToooooooo afastado do condutor, e sem duvida que a melhor posiçao é junto ao condutor da Vx, o que faz com que fiques Muitooooooo longe da mala, por isso... encosto na mala para???? :P :roll:
Queimo, mas apenas electrões....
SW Predator GTI 40ah - "Taser" - 3100km + Vectrix Vx-1 "Cavalo Branco" - 73000Km

Autor do tópico
Volt
Membro Platinium
Membro Platinium

Mensagem por Volt »

É esse mesmo o encosto e o preço que paguei (o preto). Nem cheguei a abrir. Como vi que não dava para a minha, meti-o aqui numa "gaveta". :-D.

PS: Mumia, o encosto não é na mala, vem até meio do banco praticamente.

sugarstorm
Membro Silver
Membro Silver

Mumia Escreveu: Curiosidade.... os apoios foram feitos ca? os dois? :)

bom na montagem concordo com tudo menos váaaaaa :P o retirar do banco :lol: :lol: n há necessidade aperta-se bem com ele lá :P (ja vao 2 sem tirar bancos) :lol: A do primaço tambem não tinha essa abertura mas algo que se faz facilmente concordo ;) que não seja impedimento para nao colocarem esse suporte bom! :)
Os apoios são da Vectrixpro. Eles agora também já têm apoios. A FF Motos deve ter comprado um lote e está a vender.
Ainda bem pois a Vectrixpro não me respondeu ao mail quando perguntei quanto €ra? :D
Assim temos malta do fórum que conhecemos a ajudar. LEGAUUUUUU!!!

Talvez a tua ferramenta seja melhor que a minha. Acredita que com a peça traseira no lugar, devido ao tamanho dos parafusos, era muito difícil trabalhar.

Mas está feito e hoje já lá cantam mais 61 kms. Agora vai ter uns dias de descanso.
Após 23 dias só com uma folga :shock: :o :shock: :o (no maior pico de tráfego anual) tenho 12 dias longe do Aeroporto. DEUS É GRANDE!

Mumia
Moderador
Moderador

Mensagem por Mumia »

Volt Escreveu:PS: Mumia, o encosto não é na mala, vem até meio do banco praticamente.
ya ya ja sei qual falas... ;) n gosto mt :P mas eu bem te disse pra cortares essa parte q era fácil e ficava logo impecável ehehe :P se for preciso ajuda e tal... ve como ficou a do primaço feito por 2 profissionais :lol:
SW Predator GTI 40ah - "Taser" - 3100km + Vectrix Vx-1 "Cavalo Branco" - 73000Km

sugarstorm
Membro Silver
Membro Silver

Hoje um encontro imediato com dois JAVALIS, parados no meio da estrada a 200m da minha casa.
Ainda dizem que os bichos são assustadiços? Estes não!
Quase que tive que os pontapear para poder passar. Ficaram uns 30 segundos a olhar para mim, em total desprezo. Só quando fiz sinais de luzes e gritei é que se piraram!!!
Vai lá vai!

Mumia
Moderador
Moderador

Mensagem por Mumia »

ui ui ui uiiiiiii... Javalis cuidadooooooooooo!!! loooooool correu bem senão bem q tinhas dar uso ao poder de arranque da Vx :lol: :lol:

Autor do tópico
Volt
Membro Platinium
Membro Platinium

Mensagem por Volt »

Acho que cada um desses dois é capaz de pesar mais que a VX-1... :lol:

Responder

Voltar para “Motociclos / Ciclomotores”