Micro-hídrica com motor HUB

Neste local pode discutir todos os assuntos relacionados com esta forma de produzir energia.
Responder

Autor do tópico
ZeP
Membro
Membro
Mensagens: 11
Registado: terça ago 11, 2009 5:36 pm

Micro-hídrica com motor HUB

Mensagem por ZeP »

1ª vez no fórum... peço desculpa por alguma falha nos protocolos.

Pretendo construir uma mini-hídrica de baixo custo para alimentar um sistema doméstico a 12 Volts.
O engenho mecânico será uma roda de azenha, adaptando um tambor de máquina de lavar em inox.
A azenha encontra-se a cerca de 20 metros da habitação, o que trará perdas de energia nos cabos.
A (des)multiplicação será a necessária de acordo com as rotações mínimas do motor.
Já me foi recomendado o motor HUB de 35Volts como adequado.
Acontece que só encontro motores HUB de 35Volts a partir de 500 Watts e temo que isso seja demasiado esforço para a azenha.
Peço aconselhamento técnico para os seguintes aspectos:

1) - Será possível encontrar um motor HUB de 35 Volts com uma potência menor (cerca de 100W seriam suficientes)?
2) - Se optar por um motor de menor tensão (24 Volts?), e tendo em conta os cabos de 20 metros, será que conseguirá carregar baterias de 12 Volts?
3) - Alguém conhece fornecedor ou tem um motor em segunda-mão que sirva para este sistema?

Avatar do Utilizador

visitante1
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 3322
Registado: sexta jan 07, 2011 12:08 am
Localização: Região norte

Re: Micro-hídrica com motor HUB

Mensagem por visitante1 »

Um futurenergy parece-me adequado para o que pretendes, sao é de 1kw, mas a azenha nao tera força para mais de 100w?? Olha que deve ter.. metes depois um bom regulador e porque nao pensar ja o sistema para uma tensao superior a 12v??
VE Nissan Leaf MKII
Micro-produção 5kWp+4kWp
Auto-consumo Stand-Alone 14,5kWp
Micro-Hidrica Pelton max:1,5kW
AQS Tubos De Vácuo
Caldeira Biomassa Roval R203 73kW
Fluksometer FLM03E


Autor do tópico
ZeP
Membro
Membro
Mensagens: 11
Registado: terça ago 11, 2009 5:36 pm

Re: Micro-hídrica com motor HUB

Mensagem por ZeP »

pnunes Escreveu:Um futurenergy parece-me adequado para o que pretendes, sao é de 1kw, mas a azenha nao tera força para mais de 100w?? Olha que deve ter.. metes depois um bom regulador e porque nao pensar ja o sistema para uma tensao superior a 12v??
Obrigado pelo seu contributo pnunes, mas faltou-me referir que o meu sistema doméstico funciona com um painel solar de 175Watts e algumas baterias de automóvel usadas. O regulador de carga tem apenas 6 Amperes. É pouco e é uma solução pouco comum, mas eu vivo assim há 4 anos e nunca senti falta de electricidade. Um gerador de 1Kw obrigar-me-ia a fazer "evoluir" todo o sistema desnecessariamente.
Então, eu não pretendo aumentar a potência do sistema, mas simplesmente, aumentar a vida útil das baterias, dando-lhe um reforço nocturno. Daí que procuro o referido gerador na ordem dos 100 Watts.
Além disso, como referi, o caudal é de um tubo de polegada e um quarto que terá um débito máximo de 3 mil litros/hora. Por isso, até tenho dúvidas que consiga fazer funcionar um pequeno gerador e é por isso também que estou interessado num equipamento pouco potente, de preferência em segunda mão, pois a experiência pode não dar resultado.
ZeP

Avatar do Utilizador

visitante1
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 3322
Registado: sexta jan 07, 2011 12:08 am
Localização: Região norte

Re: Micro-hídrica com motor HUB

Mensagem por visitante1 »

ok, nesse caso se encontrar algo aviso,
já agora onde fica a instalação??
VE Nissan Leaf MKII
Micro-produção 5kWp+4kWp
Auto-consumo Stand-Alone 14,5kWp
Micro-Hidrica Pelton max:1,5kW
AQS Tubos De Vácuo
Caldeira Biomassa Roval R203 73kW
Fluksometer FLM03E


Fidel
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1069
Registado: quarta abr 22, 2009 4:52 pm

Re: Micro-hídrica com motor HUB

Mensagem por Fidel »

Mas espera la, se tu queres usar uma fonte hidrica, isso quer dizer que quase nunca para, tens sempre agua corrente, tens uma fonte de energia continua certo?
Se assim for não será melhor teres um gerador que consiga aguentar o tal sistema domestico sem o uso das baterias? poupas nas baterias, pois esse tipo de baterias vao a vida em pouco tempo, e ainda poupas no uso do controlador de carga, unicamente precisas do gerador + solar, nada mais.... acho que posso dizer que muita gente que por aqui anda (forum) gostava de ter uma fonte hidrica dessas, pelo menos eu, quem me dera :D
Quanto ao motor HUB, estas a pensar num motor como se usa nas bicicletas?

Avatar do Utilizador

Jorge Rocha
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 3152
Registado: domingo jul 31, 2011 7:55 pm
Localização: Aveiro

Re: Micro-hídrica com motor HUB

Mensagem por Jorge Rocha »

Qual é a pressão da água nesse tubo de 40mm de diametro?
Tudo por um mundo mais limpo!

Responder

Voltar para “Energia hídrica”