Net Metering

Local para debater sobre o autoconsumo
Avatar do Utilizador

Autor do tópico
visitante1
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 3322
Registado: sexta jan 07, 2011 12:08 am
Localização: Região norte

Net Metering

Mensagem por visitante1 »

Boas tardes,
Li um artigo da agencia Reuters em que foi proposto ao governo espanhol a introdução do sistma Net metering, no entanto acho que ainda não foi implementado.
Acho que até seria uma boa ideia aplicar aqui em Portugal ou de forma paga ou a descontar no nosso consumo.
Já existem alguns paises que aderiram tanto cá na Europa como nos EUA que será até o maior adepto.

Este artigo da Wikipedia está mais ou menos completo em relação ao assunto
cumprimentos

http://en.wikipedia.org/wiki/Net_meteri ... pean_Union" onclick="window.open(this.href);return false;
VE Nissan Leaf MKII
Micro-produção 5kWp+4kWp
Auto-consumo Stand-Alone 14,5kWp
Micro-Hidrica Pelton max:1,5kW
AQS Tubos De Vácuo
Caldeira Biomassa Roval R203 73kW
Fluksometer FLM03E

Avatar do Utilizador

sergiomms
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1351
Registado: quinta nov 15, 2007 1:05 pm
Localização: Almada

Re: Net Metering

Mensagem por sergiomms »

Eu penso que, quer o estado queira quer não, este é o caminho!
Se isto não for implementado, vai haver produção renovável domestica que nunca entrará para as estatísticas e não poderão entrar com valores para a redução dos valores de CO2 a nivel internacional.
Com os preços a subirem, o custo do kwh renovavel começa a ficar ainda mais atractivo, e, a partir daqui será sempre a subir!
penso eu de que! :)
sergiomms


nunojpg
Membro
Membro
Mensagens: 8
Registado: sexta dez 30, 2011 10:12 am

Re: Net Metering

Mensagem por nunojpg »

Mesmo que não se crie lei, brevemente muita gente pode começar a meter painéis sem licença. Mas também só serve a quem tenha contadores antigos (como o meu), os electrónicos contabilizam à exportação à parte, e a EDP ignora esse valor, ou pior, podem até desconfiar de fraude por existir exportação.

Quanto ao CO2, à partida parece-me que isso se contabiliza na produção não renovável, por isso é o que é, havendo ou não mais ou menos consumo, ou mais ou menos consumo mascarado por micro-produção.

Net-metering é muito bem vindo, e de preferência com micro-inversores e injecção trifásica, que acaba com os problemas de distancia ao PT.


RJSC
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 2374
Registado: terça jun 24, 2008 1:45 pm

Re: Net Metering

Mensagem por RJSC »

nunojpg Escreveu: Net-metering é muito bem vindo, e de preferência com micro-inversores e injecção trifásica, que acaba com os problemas de distancia ao PT.
Só numa micro produção hídrica com muito bom caudal mesmo em ano de seca, porque de resto, de noite ou sem vento a tensão no fim da linha desce na mesma.

Aqui mesmo em casa de um vizinho, quando está sol aberto a bomba de rega dele tira mais água. Mas nos dias nublados fica na mesma. Notou-se agora neste ano mais seco em que houve muitos dias nublados sem chover e era preciso regar na mesma.


RJSC
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 2374
Registado: terça jun 24, 2008 1:45 pm

Re: Net Metering

Mensagem por RJSC »

O net metering também se deve tornar interessante, pois como simplesmente desconta no valor de consumo em KWh e não em Euros, deixa de ser considerado uma fonte de rendimento e já não é necessário iniciar atividade junto das finanças.

Avatar do Utilizador

david_neves
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 200
Registado: quarta set 28, 2011 2:32 am
Localização: Veritas odium parit: A verdade gera o ódio

Re: Net Metering

Mensagem por david_neves »

Porque não tentar uma petição, juntar umas dezenas de milhares de assinaturas e acelerar o processo?
Diz o ladrão,isto é um assalto!:
Espertos como são os políticos, o P.M. tenta safar-se:
-Calma, não sabe quem eu sou? Eu sou o Passos Coelho
O ladrão responde:
- Nesse caso, passe para cá o meu $$$$

Avatar do Utilizador

rocker_pt
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1887
Registado: sexta ago 22, 2008 10:49 pm
Localização: Vila Nova de Gaia

Re: Net Metering

Mensagem por rocker_pt »

david_neves Escreveu:Porque não tentar uma petição, juntar umas dezenas de milhares de assinaturas e acelerar o processo?
Alinho!
VE's: 16 145 km + 147 882km em Predator 60Ah
Mais de 160.000km em VE!

Avatar do Utilizador

ICEM4N
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 2207
Registado: terça ago 02, 2011 12:31 am
Localização: Valongo

Re: Net Metering

Mensagem por ICEM4N »

+1
_________________________

ICEM4N
PREDATOR 70Ah - 39.000km

A cantar desde 17-Setembro de 2011

Avatar do Utilizador

david_neves
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 200
Registado: quarta set 28, 2011 2:32 am
Localização: Veritas odium parit: A verdade gera o ódio

Re: Net Metering

Mensagem por david_neves »

Entao quem me ajuda a construir o texto pra colocar no petiçao publica?
Diz o ladrão,isto é um assalto!:
Espertos como são os políticos, o P.M. tenta safar-se:
-Calma, não sabe quem eu sou? Eu sou o Passos Coelho
O ladrão responde:
- Nesse caso, passe para cá o meu $$$$

Avatar do Utilizador

jmal
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 8390
Registado: segunda nov 12, 2007 4:09 pm
Localização: Caldas da Rainha

Re: Net Metering

Mensagem por jmal »

Eu assino, e arranjo assinaturas, mas digo já que essa empresa é algo acima de tudo, só para exemplo, foram condenados a devolver aos clientes o que cobraram a mais devido a atrasos nos relógios do bi-horario, e gozam com os clientes, eu sou um deles, ando à quase um ano para ver uns miseros euros da diferença, e chamo gozo porque levam meses a responder, e quando respondem sem sentido, enfim para esquecer.
Cumps Inovadores
Vectrix VX1 Limited - 8 kwh - 20000 kms

Avatar do Utilizador

david_neves
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 200
Registado: quarta set 28, 2011 2:32 am
Localização: Veritas odium parit: A verdade gera o ódio

Re: Net Metering

Mensagem por david_neves »

jmal Escreveu:Eu assino, e arranjo assinaturas, mas digo já que essa empresa é algo acima de tudo, só para exemplo, foram condenados a devolver aos clientes o que cobraram a mais devido a atrasos nos relógios do bi-horario, e gozam com os clientes, eu sou um deles, ando à quase um ano para ver uns miseros euros da diferença, e chamo gozo porque levam meses a responder, e quando respondem sem sentido, enfim para esquecer.




O objectivo de muitas grandes empresas com estas situações é isso mesmo, que o cliente deixe cair em esquecimento.
Agora sobre o net metering não seria possível tentar encontrar ajuda dentro do partido os verdes a quercus, bastava o ''minuto verde'' falar sobre o assunto que já mudava muito as mentalidades.
Diz o ladrão,isto é um assalto!:
Espertos como são os políticos, o P.M. tenta safar-se:
-Calma, não sabe quem eu sou? Eu sou o Passos Coelho
O ladrão responde:
- Nesse caso, passe para cá o meu $$$$

Avatar do Utilizador

serges
Administrador
Administrador
Mensagens: 16129
Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm
Localização: Amadora

Re: Net Metering

Mensagem por serges »

Pode ser interessante...

Digam como querem podemos mandar um mail a todos os utilizadores para esta situação...
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga

Avatar do Utilizador

mda
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 241
Registado: domingo jul 30, 2006 12:36 pm
Localização: Minho

Re: Net Metering

Mensagem por mda »

Podem contar comigo. Pelo menos algums assinaturas arranjo. Era um espetaculo que isso fosse uma realidade, mas sem as burocracias e entraves tipicos das leis Portuguesas, simples e directo, sem tachos para as entidades "amigas".
Caldeira, Fogão com caldeira, Recuperador a Biomassa.
40 Tubos x Solares térmicos C.F.
Projecto SMA Island, Bateria 20KW, Batrium BMS

Avatar do Utilizador

david_neves
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 200
Registado: quarta set 28, 2011 2:32 am
Localização: Veritas odium parit: A verdade gera o ódio

Re: Net Metering

Mensagem por david_neves »

Com a vontade do portugues de poupar euros no fim do mes, decerto que iamos bater recordes em produçao solar:)
Diz o ladrão,isto é um assalto!:
Espertos como são os políticos, o P.M. tenta safar-se:
-Calma, não sabe quem eu sou? Eu sou o Passos Coelho
O ladrão responde:
- Nesse caso, passe para cá o meu $$$$


djosesan
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 32
Registado: quarta jun 17, 2009 11:31 pm

Re: Net Metering

Mensagem por djosesan »

O NETMETERING está em estudo em Portugal. Já há legisladores a tratar do assunto para nos tramarem, porque a EDP e a IBERDROLA não vão ficar de braços cruzados quando todos nós que temos alguns conhecimentos disto comerçarmos a auto consumir o que produzimos. Eu já só estou a consumir metade do que consumia em 2012 e cada vez reduzo mais a minha dependência da EDP. Só que quando sair a legislação vão tramar-nos.

Avatar do Utilizador

david_neves
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 200
Registado: quarta set 28, 2011 2:32 am
Localização: Veritas odium parit: A verdade gera o ódio

Re: Net Metering

Mensagem por david_neves »

djosesan Escreveu:O NETMETERING está em estudo em Portugal. Já há legisladores a tratar do assunto para nos tramarem, porque a EDP e a IBERDROLA não vão ficar de braços cruzados quando todos nós que temos alguns conhecimentos disto comerçarmos a auto consumir o que produzimos. Eu já só estou a consumir metade do que consumia em 2012 e cada vez reduzo mais a minha dependência da EDP. Só que quando sair a legislação vão tramar-nos.
Tens toda a razao, em Portugal onde podes poupar alguns euros por mes existe uma alinha na lei a proteger o peixe graudo e uma nova taxa ou legalizaçao ou mensalidade.
Se eu tivesse maior vento durante a noite, tenho a certeza com mais 5000 a 7000euros de investimento desligava da rede.
Diz o ladrão,isto é um assalto!:
Espertos como são os políticos, o P.M. tenta safar-se:
-Calma, não sabe quem eu sou? Eu sou o Passos Coelho
O ladrão responde:
- Nesse caso, passe para cá o meu $$$$


masterchief
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 325
Registado: quarta dez 11, 2013 1:16 pm

Re: Net Metering

Mensagem por masterchief »

E a petiçao arranca?


mcarneiro
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 750
Registado: quinta mar 29, 2012 7:25 pm
Localização: Lagos

Re: Net Metering

Mensagem por mcarneiro »

Boas

o mais provavel é o NETMETERING nunca vir a ser implantado em Portugal, porque desde logo o mais lesado vai ser o estado , porque não vai cobrar iva da energia produzida pelo consumidor final. o NETMETERING não é mais do que um sistema com contador bidirecional que desconta a energia produzida pelo consumidor na contagem do operador , basicamente é fazer andar a contagem para tras, funciona por exemplo em muitos estados dos EUA , mas há uma grande diferença , nos EUA a electricidade não paga impostos ao consumo namaior parte dos estados , por isso o estado americano não é lesado , aqui na europa em geral , toda a gente paga IVA sobre a electricidade, se fosse introduzido o netmetering o estado era lesado .

Eu não vejo qualquer necessidade do netmetering , qualquer pessoa pode produzir para autoconsumo , o que não pode é ejectar na rede o excedente,isso é proibido, de resto para dentro do contador na nossa instalação privada podemos fazer o que quizermos , o que naõ podemos é interferir com a rede publica. Em alternativa existe o regime geral da microprodução.

voces acham que com o netmetering podem ejectar na rede mais do que consomem e o operador ainda vos
paga ? nada disso , no caso dos Eua , normalmente a produçpão esta limitada em percentagens que vão até 50% do consumo no maximo.


jorge1
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 49
Registado: domingo dez 25, 2011 7:32 pm

Re: Net Metering

Mensagem por jorge1 »

Boas mcarneiro,
onde viste que é proibido injectar o excedente?, podes por favor indicar?
obrigado


mcarneiro
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 750
Registado: quinta mar 29, 2012 7:25 pm
Localização: Lagos

Re: Net Metering

Mensagem por mcarneiro »

jorge1 Escreveu:Boas mcarneiro,
onde viste que é proibido injectar o excedente?, podes por favor indicar?
obrigado
Boas,

eu não tenho agora presente em que decreto lei está isso, posso tentar descobri-lo , mas posso assegurar-te que toda e qualquer interferencia na rede publica de energia é proibida, posso dizer-te que na urbanização onde tenho a minha microprodução, tenho um vizinho que decidiu instalar modulos para autoconsumo sem montar os equipamentos necessarios para impedir de ejectar na rede o excedente , e passados dois meses foi-lhe mudado o contador para um digital , no mes seguinte á mudança , a factura apareceu com duas parcelas uma com oconsumo outra com o ejectado na rede , resultado disso , ainda teve que pagar o que ejectou na rede ao preço de consumo, recebeu também uma carta da EDP distribuição comconhecimento da ERSE a informa-lo que tem que resolver a situação ou cortam-lhe a energia.

Uma das coisas em que eles se baseiam é isto :


"São, igualmente, proibidos os procedimentos fraudulentos considerando-se como tal qualquer procedimento susceptível de falsear o funcionamento normal ou a leitura dos equipamentos de medição de energia eléctrica ou controlo de potência que, como tal, constituí uma violação do contrato de fornecimento de energia eléctrica.

O procedimento fraudulento pode, também, constituir fundamento para a interrupção do fornecimento de energia eléctrica."

Isto está no site da ERSE, não diz láé qual é o decreto lei ,mas eu vou procurar.

fazer o contador andar para tras (no caso dos mecanicos)ou simplemente a detecção de energia no sentido contrario ao fornecimento enquadra-se na definição de fraude que esta em cima.

Responder

Voltar para “Autoconsumo”