SW COBRA em Évora
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Autor do tópico - Membro Silver
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Re: SW COBRA em Évora
Novidades:
coloquei a mota a carregar (durante o tempo que ela quis)
agora numerei as baterias, para ir mantendo um registo daqui para a frente do seu comportamento
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15- 3,37
16- 3,40
aparentemente o bms nao está a ser capaz de as balancear adequadamente, ou precisa de mais tempo
(eu tenho um daqueles aparelhotes que cortam a corrente, o carregador apenas recebe carga durante a noite, aí durante umas 5 horas)
junto imagem do voltímetro usado aqui pode ver-se maior
https://db.tt/w5as6ABg
pelos vistos as baterias não estão famosas...
o que não compreendo, por as tratei sempre com cuidado...
coloquei a mota a carregar (durante o tempo que ela quis)
agora numerei as baterias, para ir mantendo um registo daqui para a frente do seu comportamento
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aparentemente o bms nao está a ser capaz de as balancear adequadamente, ou precisa de mais tempo
(eu tenho um daqueles aparelhotes que cortam a corrente, o carregador apenas recebe carga durante a noite, aí durante umas 5 horas)
junto imagem do voltímetro usado aqui pode ver-se maior
https://db.tt/w5as6ABg
pelos vistos as baterias não estão famosas...
o que não compreendo, por as tratei sempre com cuidado...
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Re: SW COBRA em Évora
fizeste essa medição depois de quanto tempo o carregador desligar?
tira esses valores mesmo no fim da carga,assim vês se o bms esta a proteger bem as celulas.
tira esses valores mesmo no fim da carga,assim vês se o bms esta a proteger bem as celulas.
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Re: SW COBRA em Évora
Eu recomendo que após terminar a carga ou seja minutos depois de ter parado o carregador. o balanceamento será melhorado após desligares a mota da tomada. Se necessario compra um simples temporizador de colocar na tomada.
Manda os resultados após esta recomendação.
Manda os resultados após esta recomendação.
Sw Predator 60 ah - 33000 kms (3200 kms com baterias de Gel)
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Autor do tópico - Membro Silver
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Re: SW COBRA em Évora
ok malta
terça chega o disjuntor, depois de o meter, dou umas voltas e ponho a carregar, e meço a carga logo depois de o carregador parar
respostas:
1-medi a carga cerca de 2 horas apos a carga
2-tenho um desses aparelhos (o normal é ON pelas 23:00, OFF pelas 05:00)
cumps a todos
terça chega o disjuntor, depois de o meter, dou umas voltas e ponho a carregar, e meço a carga logo depois de o carregador parar
respostas:
1-medi a carga cerca de 2 horas apos a carga
2-tenho um desses aparelhos (o normal é ON pelas 23:00, OFF pelas 05:00)
cumps a todos
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Re: SW COBRA em Évora
Só agora fui rever as tensões que inicialmente colocaste, que penso que não são correspondentes na numeração com as que tiraste depois de carragada. Reparei que tinhas uns (...) com tensões diferentes, e se isso foi as leituras que iam oscilando no voltímetro, então significa que esse voltímetro tem a pilha gasta, ou então não é nada rigoroso como voltímetro. A tensão até pode oscilar nos primeiros 2 segundos mas depois deverá estabilizar. Será esse valor estabilizado que conta.
As baterias não estão danificadas, tem lá calma! Apenas não apresentam o balanceamento, mas o bms pode estar a fazer o corte, e até pode ser só esse o problema que origina essa perda de potencia no arranque!
Quando te disse para acompanhares o carregamento, estava a tentar prevenir de que alguma célula chegasse a valores não recomendados, mas pelos vistos não deste muita importância às minhas recomendações. Espero que o bms tenha feito o trabalho pois a contar com tal desbalanceamento, certo é que seria necessário.
As baterias não estão danificadas, tem lá calma! Apenas não apresentam o balanceamento, mas o bms pode estar a fazer o corte, e até pode ser só esse o problema que origina essa perda de potencia no arranque!
Quando te disse para acompanhares o carregamento, estava a tentar prevenir de que alguma célula chegasse a valores não recomendados, mas pelos vistos não deste muita importância às minhas recomendações. Espero que o bms tenha feito o trabalho pois a contar com tal desbalanceamento, certo é que seria necessário.
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Autor do tópico - Membro Silver
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Re: SW COBRA em Évora
sim, a ordem das medições não foi rigorosamente a mesma, pois nao tinha as baterias numeradas, daqui para a frente já vou mantendo o registo mais organizadoJorge Rocha Escreveu:Só agora fui rever as tensões que inicialmente colocaste, que penso que não são correspondentes na numeração com as que tiraste depois de carragada. Reparei que tinhas uns (...) com tensões diferentes, e se isso foi as leituras que iam oscilando no voltímetro, então significa que esse voltímetro tem a pilha gasta, ou então não é nada rigoroso como voltímetro. A tensão até pode oscilar nos primeiros 2 segundos mas depois deverá estabilizar. Será esse valor estabilizado que conta.
As baterias não estão danificadas, tem lá calma! Apenas não apresentam o balanceamento, mas o bms pode estar a fazer o corte, e até pode ser só esse o problema que origina essa perda de potencia no arranque!
Quando te disse para acompanhares o carregamento, estava a tentar prevenir de que alguma célula chegasse a valores não recomendados, mas pelos vistos não deste muita importância às minhas recomendações. Espero que o bms tenha feito o trabalho pois a contar com tal desbalanceamento, certo é que seria necessário.
Desculpa, se não fiz bem a coisa como sugeriste, não foi que deixasse de dar importância, foi que não compreendi o que pretendias, senão teria feito. Agora percebo que querias que eu fosse medindo à medida que era feita a carga, para que, se alguma bateria subisse muito, eu parasse o carregamento. Desculpa, não tinha compreendido mesmo.
Aparentemente, o BMS consegue cortar o carregamento sem chegar a valores criticos, certo ? critico seria algo como quê ?? 3.50 ??
(vou mudar as pilhas, para acabar com as oscilações nas medições )
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Re: SW COBRA em Évora
Critico, mesmo critico, seria o carregador continuar a carregar quando a célula mais carregada ultrapassa-se dos 4,10V (a partir deste valor seria de caixão à cova para essa célula).Quanto mais passar dos 3,60V pior (para as LiFePO4).
Para que tudo esteja dentro dos valores esperados, as tensões ao final da carga deverão oscilar os 3,50V e os 3,65V entre as 16 células.
Já verifiquei alguns packs de 24 células em série com menos de 0,02V de diferença quando as tensões rondavam os 3,59V.
Sempre se faz a leitura após os primeiros minutos do término do carregamento.
Desculpa se não expliquei muito bem... por vezes escrevo e penso que estou a descrever tudo e só mais tarde, ao reler é que vejo a falta de algum detalhe.
Quando não estiveres a perceber muito bem, pede para explicar melhor, que ninguém se chateia por isso.
Deve ser uma única pilha de 9V, a do multímetro!
Bom trabalho para amanhã.
Para que tudo esteja dentro dos valores esperados, as tensões ao final da carga deverão oscilar os 3,50V e os 3,65V entre as 16 células.
Já verifiquei alguns packs de 24 células em série com menos de 0,02V de diferença quando as tensões rondavam os 3,59V.
Sempre se faz a leitura após os primeiros minutos do término do carregamento.
Desculpa se não expliquei muito bem... por vezes escrevo e penso que estou a descrever tudo e só mais tarde, ao reler é que vejo a falta de algum detalhe.
Quando não estiveres a perceber muito bem, pede para explicar melhor, que ninguém se chateia por isso.
Deve ser uma única pilha de 9V, a do multímetro!
Bom trabalho para amanhã.
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Autor do tópico - Membro Silver
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Re: SW COBRA em Évora
ena, as minhas baterias não chegam nem perto disso....
o máximo que medi, foi 3,40 (3,41)
o máximo que medi, foi 3,40 (3,41)
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- Membro Silver
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Re: SW COBRA em Évora
zig Escreveu:ena, as minhas baterias não chegam nem perto disso....
o máximo que medi, foi 3,40 (3,41)
Eu acho pouco esse valor no fim da carga,ou o multimetro esta a medir mal, ou o carregador(bms) esta desligar cedo demais,um valor 3.50v ja seria aceitavel,menos ficas com pouca autonomia
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Autor do tópico - Membro Silver
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Re: SW COBRA em Évora
bom, hoje chegou o disjuntor novo e coloquei-o no intervalo do almoço.
depois já fui na mota
nao notei nada de anormal, mas como a avaria (a falta de potencia) é intermitente, e a volta foi pequena, isso nao me permite ainda deitar foguetes...
quando cheguei coloquei a carregar e fui acompanhando, para ver quando acabava
medi logo depois as voltagens
1 - 3,63
2 - 3,62
3 - 3,60
4 - 3,58
5 - 3,57
6 - 3,54
7 - 3,56
8 - 3,55
9 - 3,64
10- 3,64
11- 3,65
12- 3,66
13- 3,64
14- 3,63
15- 3,63
16- 3,63
embora os valores de carga agora sejam mais elevados, nota-se bem que existe uma diferença entre o minimo (3,54) e o máximo (3,66)
depois já fui na mota
nao notei nada de anormal, mas como a avaria (a falta de potencia) é intermitente, e a volta foi pequena, isso nao me permite ainda deitar foguetes...
quando cheguei coloquei a carregar e fui acompanhando, para ver quando acabava
medi logo depois as voltagens
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3 - 3,60
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embora os valores de carga agora sejam mais elevados, nota-se bem que existe uma diferença entre o minimo (3,54) e o máximo (3,66)
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Re: SW COBRA em Évora
Isso não é diferença significativa, está muito bom o bms!
Notaste alguma diferença de leituras com a pilha do multímetro nova?
Notaste alguma diferença de leituras com a pilha do multímetro nova?
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Re: SW COBRA em Évora
Jorge que diferença teria entre o minimo e o maximo para achares que estavam desbalanceadas ?
Cumprimentos
Ricardo Miguel
Ricardo Miguel
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Autor do tópico - Membro Silver
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Re: SW COBRA em Évora
o meu multimetro leva 3 pilhas aaa
sim, notei mais estabilidade
mas mesmo assim, por vezes há oscilações
quanto à perda de potência na mota, hoje de manha voltou a acontecer, pelo que o problema nao está resolvido ....
sim, notei mais estabilidade
mas mesmo assim, por vezes há oscilações
quanto à perda de potência na mota, hoje de manha voltou a acontecer, pelo que o problema nao está resolvido ....

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Autor do tópico - Membro Silver
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Re: SW COBRA em Évora
agora fiquei mesmo parado, no centro de uma rotunda, na faixa da esquerda ....
que bera
que bera

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Re: SW COBRA em Évora
A mota apanhou água?
verifica se não é de nenhum switch dos travões ou do descanso lateral.
A água dentro do switch faz condução de corrente e o controlador detecta e reduz a potência ou desliga mesmo.
verifica se não é de nenhum switch dos travões ou do descanso lateral.
A água dentro do switch faz condução de corrente e o controlador detecta e reduz a potência ou desliga mesmo.
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Autor do tópico - Membro Silver
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Re: SW COBRA em Évora
estava a chover, uma chuvinha miudinha, mas tinha apenas 5 minutos de viagem, em transito urbano
estava sem roupa para chuva, alem de um simples impermeavel, e as calças estavam praticamente secas
nada de relevante em termos de água, portanto, na minha opinião
mas tens razao, havendo "contacto" nesses elementos pela presença de agua, daria esse resultado
mas isso não me preocuparia , se o problema só ocorresse com chuva, era uma questao de procurar onde e isolar essa parte
alem disso as perdas de potencia , de manha , por exemplo, foram em seco
(e nos outros dias)
estava a rolar na rotunda, normal, tive de travar, normal, punho a zero para travar, como normal
acelerei e potencia a 5%, continuei a acelerar, e desta vez, em vez de recuperar ao fim de uns segundos, como ja tem acontecido, cortou mesmo
só depois de cerca de 5 segundos (mais coisa menos coisa), em corte, é que retomou potencia normal
portanto é um dos elementos de controle da mota, ou bms ou kelly a interferir, certo ??
agora o que o faz cortar ??? será uma célula defeituosa ? que manda sinais electricos que confundem esse elemento de controle ??
já agora, a todos os que têm ajudado com ideias e sugestões, e a todos em geral, obrigado pelo apoio, valeu
estava sem roupa para chuva, alem de um simples impermeavel, e as calças estavam praticamente secas
nada de relevante em termos de água, portanto, na minha opinião
mas tens razao, havendo "contacto" nesses elementos pela presença de agua, daria esse resultado
mas isso não me preocuparia , se o problema só ocorresse com chuva, era uma questao de procurar onde e isolar essa parte
alem disso as perdas de potencia , de manha , por exemplo, foram em seco
(e nos outros dias)
estava a rolar na rotunda, normal, tive de travar, normal, punho a zero para travar, como normal
acelerei e potencia a 5%, continuei a acelerar, e desta vez, em vez de recuperar ao fim de uns segundos, como ja tem acontecido, cortou mesmo
só depois de cerca de 5 segundos (mais coisa menos coisa), em corte, é que retomou potencia normal
portanto é um dos elementos de controle da mota, ou bms ou kelly a interferir, certo ??
agora o que o faz cortar ??? será uma célula defeituosa ? que manda sinais electricos que confundem esse elemento de controle ??
já agora, a todos os que têm ajudado com ideias e sugestões, e a todos em geral, obrigado pelo apoio, valeu
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Re: SW COBRA em Évora
Boas
Se calhar é o BMS .
É melhor deixar a mota em quem perceba ...
Se calhar é o BMS .
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Live long and prosper!
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Autor do tópico - Membro Silver
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Re: SW COBRA em Évora
parece-me bem que sim.....
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Re: SW COBRA em Évora
Eu também concordo, mas se não tiveres quem te faça o trabalho por aí perto, podes sempre ser tu mesmo a faze-lo, com a nossa ajuda!
Podes começar por colocar as fotos de todas as ligações (do controlador, baterias, dc/dc, e BMS), e a partir desse ponto já poderemos ajudar, dizendo passo a passo cada tarefa que se segue.
Podes começar por colocar as fotos de todas as ligações (do controlador, baterias, dc/dc, e BMS), e a partir desse ponto já poderemos ajudar, dizendo passo a passo cada tarefa que se segue.
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