Noticias de Eléctricos!

Local para debater assuntos relacionados com veículos cujo motor responsável pela propulsão é eléctrico.

RuFuS
Membro Gold
Membro Gold
Registado: quarta ago 06, 2008 7:13 am

Re: Noticias de Eléctricos!

Mensagem por RuFuS »

galt Escreveu:Isto mais me parece um jogo de forças...
Eu tenho uma SW Predator e não tenho assim tantos defeitos a dizer. Ando nela todos os dias (hoje mais 55 kms).

Pergunto...
Depois de ler as mensagens anteriores fico com a percepção que tudo o que vem da china é para derrubar.
Calma o que os chineses construiriam as preços compatíveis com os bolsos dos Portugueses tem servido para muitos se sentirem felizes e outros nem por isso...

Tenham respeito pela mobilidade eléctrica. A marca Vectrix também não está no seu melhor momento.

Precisamos de todos. :roll:
Tens razão...começo a achar ridículo o esforço que faço para explicar ou ensinar algo que sei (ao contrário de alguns que afirmam baseados em experiências de "culinária").

O problema é de quem aqui anda de boa fé (ainda que faça disto um negócio legítimo e dê a cara pelo mesmo) e que não pretenda enganar o próximo. Depois quando se tenta ensinar algo, será sempre rotulado de "vendedor" ou de "interesseiro" ou de "mal-intencionado"...talvez o melhor é juntar-me ao "darkside" e começar um negócio/empresa que irá falir daqui a uns meses/anos e deixar os clientes com "o menino nas mãos" como fez a SW por ex...

Só para terminar dado que não faz sentido andar já aqui com tanta lamexice, eu não falei mal do que vem da china...falei mal do que vem da china e não se adequa às nossas necessidades...
Montador de Bereco, Vectrix VX-1 Premium, Vectrix VX-1 Limited Edition entre muitas outras scooters eléctricas

Mais de 70.000km a electrões em 5 anos... ;)

galt
Membro Gold
Membro Gold
Registado: segunda ago 16, 2010 7:53 pm

Mensagem por galt »

Ainda não percebi, o que é que não se adequa? :roll:

Na zona centro, a venda de scooters/bicicletas sem matricula não pára de crescer e são fabricadas na china com qualidade suficiente para deixar a maioria dos compradores felizes (as 3 pessoas que eu abordei estavam satisfeitíssimas).

:roll:
Sw Predator 60 ah - 33000 kms (3200 kms com baterias de Gel)
[DB - SW Predator 60ah - Odivelas]
[DB - Leaf Odivelas]
[»» Pontos de carga ««]

MRider
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: segunda abr 02, 2012 10:27 pm

Mensagem por MRider »

E já andei por aqui com uma mota de 5000w
Mas o motor e controlador eram demasiado fracos .
Não foi com esse modelo
Ps: essa mota consegue superar inclinação de 20 % com condutor de 85 kg ?[/quote]
Francamente não lhe sei responder... 20% é uma inclinação brutal.

Esta subida é de apenas 10%:

http://www.sportypal.com/workouts/details/3293090

Em Vel e Alt pode fazer aparecer os gráficos de velocidade e altitude indexados ao percurso.[/quote]

Ah pois aqui na Madeira não se brinca.
Se for ao meu último Db tenho lá um vídeo com inclinação de mais ou menos 18 % acho eu[/quote]

Se as subidas são assim tão dificeis não deve comprar uma 125cc a gasolina ou eletrica deve comprar uma 400cc no mínimo.
Qualquer modelo eléctrico tem de ter muita autonomia senão as viagens são curtíssimas, devido ao consumo de energia.
:roll:

A recuperação regenerativa também não deve ser elevada em termos de corrente, porque as baterias não gostam de picos de corrente elevados como acontece a velocidades superiores a 60kms/h a descer.[/quote]

Não é tudo assim inclinado afinal de contas fiz mais de 3000 km numa mota de 3000w.

E apenas para ficar descansado se tiver que parar numa subida ou assim
Live long and prosper!

galt
Membro Gold
Membro Gold
Registado: segunda ago 16, 2010 7:53 pm

Mensagem por galt »

Eu tenho a versão de 60Ah e posso dizer-lhe que a minha SW Predator não subia desde que troquei o pneu de trás e coloquei um perfil maior.
No seu caso devia colocar pneus de perfil (altura) menor.

Na minha SW tenho na roda de trás (roda de tração com motor) 130/70R13.
Sw Predator 60 ah - 33000 kms (3200 kms com baterias de Gel)
[DB - SW Predator 60ah - Odivelas]
[DB - Leaf Odivelas]
[»» Pontos de carga ««]

MVS
Membro Silver
Membro Silver
Registado: domingo jul 13, 2008 7:01 pm

Mensagem por MVS »

RuFuS Escreveu: quantas células apresenta a scooter? Se lhe dá 1,85C's (pelas minhas contas dá mais) já está acima dos 1,5C's que falávamos na outra thread do BMS e que você afirmava serem o limite para um bms de 200mAh...nesse caso, a sua opinião "lapida-se" dado que "afirma" que até podemos subir um pouco a "fasquia" dos 1,5C's para 1,85C's porque lhe "convém"...
A scooter tem 24 células GBS de 60Ah individualmente testadas cá e cada uma debitou 66Ah uma descarga contante de cerca de 20A dos 3,65V até aos 2,5V a uma temperatura de 20C.

A utilização das baterias ao nível da descarga está entre o 1C e os 2C que afirmei ser um bom compromisso com a durabilidade.

Não estableci qualquer fasquia nos limites de correntes de bleeds indexado ao consumo da scooter nunca senti esse problema (nunca ultrapassei os 2C na descarga). O Jmal sentiu esse problema em instalações que chegam a debitar 4C a 5C e resolveu-o usando bleeds mais altos. Fiz uma conjectura baseada na experiencia dele. Gostava de poder estudar o problema pessoalmente, virei a faze-lo e postarei no local próprio as conclusões. Eu e o Jmal usamos algumas soluções técnicas distintas e o problema pode eventualmente estar mascarado ou não. Estes assuntos são complexos e devem ser estudados cuidadosamente. A mim pessoalmente nada me "convém" as coisas são como são.
Imagem

MVS
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por MVS »

visitante2 Escreveu:
interflexo Escreveu:
visitante2 Escreveu:É que não sei se sabe mas vivo na Madeira.
E já andei por aqui com uma mota de 5000w
Mas o motor e controlador eram demasiado fracos .
Não foi com esse modelo
Ps: essa mota consegue superar inclinação de 20 % com condutor de 85 kg ?
Francamente não lhe sei responder... 20% é uma inclinação brutal.

Esta subida é de apenas 10%:

http://www.sportypal.com/workouts/details/3293090

Em Vel e Alt pode fazer aparecer os gráficos de velocidade e altitude indexados ao percurso.
Ah pois aqui na Madeira não se brinca.
Se for ao meu último Db tenho lá um vídeo com inclinação de mais ou menos 18 % acho eu
O registo GPS da subida que lhe enviei parecia-me mais agressiva no local do que o valor de 10% que lhe enviei. Analisei com o Google Earth Pro e realmente o declive médio é de 9,7% mas aperecem zonas com 25,7% de inclinação.

Imagem
Imagem

jmal
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: segunda nov 12, 2007 4:09 pm

Mensagem por jmal »

interflexo Escreveu:A scooter tem 24 células GBS de 60Ah individualmente testadas cá e cada uma debitou 66Ah uma descarga contante de cerca de 20A dos 3,65V até aos 2,5V a uma temperatura de 20C.

A utilização das baterias ao nível da descarga está entre o 1C e os 2C que afirmei ser um bom compromisso com a durabilidade.

Não estableci qualquer fasquia nos limites de correntes de bleeds indexado ao consumo da scooter nunca senti esse problema (nunca ultrapassei os 2C na descarga). O Jmal sentiu esse problema em instalações que chegam a debitar 4C a 5C e resolveu-o usando bleeds mais altos. Fiz uma conjectura baseada na experiencia dele. Gostava de poder estudar o problema pessoalmente, virei a faze-lo e postarei no local próprio as conclusões. Eu e o Jmal usamos algumas soluções técnicas distintas e o problema pode eventualmente estar mascarado ou não. Estes assuntos são complexos e devem ser estudados cuidadosamente. A mim pessoalmente nada me "convém" as coisas são como são.
Nem só de bleed vive um bms. Essa é apenas uma das condições que provoca desbalanceamento.

Se testou individualmente as células, verificou que tem 24 células diferentes mas todas iguais.
Cumps Inovadores
Vectrix VX1 Limited - 8 kwh - 20000 kms

marciopinto
Membro Silver
Membro Silver
Registado: quinta abr 25, 2013 5:54 pm

Mensagem por marciopinto »

interflexo Escreveu: Nas subidas muito, muito inclinadas o controlador (Kelly 72801X) debita 5KW e com apenas o condutor atinge os 50Km/h. Nas subidas mais suaves a moto ganha velocidade e o controlador debita 8KW - o mesmo que debita a fundo em auto-estrada. A limitação a 8KW foi propositada por questões de fiabilidade.
Existe algum problema de o controlador inverter a potencia (8Kw nas mais inclinadas e 5Kw nas mais suaves).
No meu ponto de vista não tem logica ser mais fraco nas subidas.

Enviado por Tablete de Android recheado de coisas usando o Tapatalk HD
Márcio

RJSC
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: terça jun 24, 2008 1:45 pm

Mensagem por RJSC »

marciopinto Escreveu:
interflexo Escreveu: Nas subidas muito, muito inclinadas o controlador (Kelly 72801X) debita 5KW e com apenas o condutor atinge os 50Km/h. Nas subidas mais suaves a moto ganha velocidade e o controlador debita 8KW - o mesmo que debita a fundo em auto-estrada. A limitação a 8KW foi propositada por questões de fiabilidade.
Existe algum problema de o controlador inverter a potencia (8Kw nas mais inclinadas e 5Kw nas mais suaves).
No meu ponto de vista não tem logica ser mais fraco nas subidas.
Existe.
O que faz aquecer um condutor (e portanto o motor) é a corrente que passa por ele, independentemente da tensão.
A potência é o produto da corrente pela tensão ( P = V*I ).
Um motor elétrico quanto mais lentamente rodar, menos tensão apresenta os seus terminais e portanto para manter a mesma potência a corrente sobre com a diminuição da tensão.
Troca-se tensão por corrente quando se mantém o motor alimentado com a mesma potência a rodar mais lentamente (por exemplo quando vai a subir), e como o calor gerado depende só da corrente, o motor vai aquecer muito mais.

Quando o motor vai a em esforço a baixa velocidade a corrente no motor é superior à corrente que sai das baterias (e a tensão no motor, naturalmente inferior à das baterias).

É por este motivo que a rede elétrica usa linhas de alta tensão para transportar a eletricidade a grandes distâncias: mantém a potencia mas com um transformador troca diminuição de corrente por aumento de tensão, e como a corrente é menor, podem usar cabos mais finos sem risco de aquecimento.

marciopinto
Membro Silver
Membro Silver
Registado: quinta abr 25, 2013 5:54 pm

Mensagem por marciopinto »

RJSC Escreveu: Existe.
O que faz aquecer um condutor (e portanto o motor) é a corrente que passa por ele, independentemente da tensão.
Um motor elétrico quanto mais lentamente rodar, menos tensão apresenta os seus terminais e portanto para manter a mesma potência a corrente sobre com a diminuição da tensão.
Troca-se tensão por corrente quando se mantém o motor alimentado com a mesma potência a rodar mais lentamente (por exemplo quando vai a subir), e como o calor gerado depende só da corrente, o motor vai aquecer muito mais.

Quando o motor vai a em esforço a baixa velocidade a corrente no motor é superior à corrente que sai das baterias (e a tensão no motor, naturalmente inferior à das baterias).

É por este motivo que a rede elétrica usa linhas de alta tensão para transportar a eletricidade a grandes distâncias: mantém a potencia mas com um transformador troca diminuição de corrente por aumento de tensão, e como a corrente é menor, podem usar cabos mais finos sem risco de aquecimento.
Certissimo, mais um para o manual de dúvidas ;)
Obrigado
:lol:
Márcio

jmal
Membro Platinium
Membro Platinium

Mensagem por jmal »

marciopinto Escreveu:
RJSC Escreveu: Existe.

Certissimo, mais um para o manual de dúvidas ;)
Obrigado
:lol:
Pois, mas essa teoria verdadeira não contempla o facto deste controlador reagir assim, a forma como ele gere a potência desse modo deve-se a outro facto. Nesse caso caia por terra o "100 % de torque ás 0 rpm".
Cumps Inovadores

RJSC
Membro Platinium
Membro Platinium

Mensagem por RJSC »

jmal Escreveu: Pois, mas essa teoria verdadeira não contempla o facto deste controlador reagir assim, a forma como ele gere a potência desse modo deve-se a outro facto. Nesse caso caia por terra o "100 % de torque ás 0 rpm".
Acho que seria melhor para todos que quando se afirma alguma coisa venha acompanhada de uma explicação de como se passa, senão quem lê continua sem aprender nada de novo.

O binário também é proporcional apenas à corrente, e portanto se a corrente estiver limitada a imagine-se a 100A, são 100A a 0 rpm, 100A a 20 rpm, 100A a 50 rpm até ao ponto em que o motor já roda tão rápido que começa a gerar uma tensão tão elevada que com a tensão das baterias já não se pode forçar 100A. Então até às 50 rpm o binário é constante (Mas não a potênica)

jmal
Membro Platinium
Membro Platinium

Mensagem por jmal »

RJSC Escreveu:
jmal Escreveu: Pois, mas essa teoria verdadeira não contempla o facto deste controlador reagir assim, a forma como ele gere a potência desse modo deve-se a outro facto. Nesse caso caia por terra o "100 % de torque ás 0 rpm".
Acho que seria melhor para todos que quando se afirma alguma coisa venha acompanhada de uma explicação...
Não posso, tenho sido directa ou indirectamente acusado de ter interesses, e parece que não se pode dizer mal, como para explicar vou ter de o fazer, ficamos por aqui. Alias, já o fiz á uns anos neste fórum.
RJSC Escreveu: O binário também é proporcional apenas à corrente, e portanto se a corrente estiver limitada a imagine-se a 100A, são 100A a 0 rpm, 100A a 20 rpm, 100A a 50 rpm até ao ponto em que o motor já roda tão rápido que começa a gerar uma tensão tão elevada que com a tensão das baterias já não se pode forçar 100A. Então até às 50 rpm o binário é constante (Mas não a potênica)
Exacto, mas este controlador não funciona dessa maneira.
Cumps Inovadores

RJSC
Membro Platinium
Membro Platinium

Mensagem por RJSC »

Penso que como não vendes controladores nem motas equipadas com outros controladores, neste caso já não podem argumentar com interesses comerciais.

Mas como o pessoal se exaltou no tópico do BMS, e está tudo fresco, compreendo.

Jorge Rocha
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: domingo jul 31, 2011 7:55 pm

Mensagem por Jorge Rocha »

Todos podem ter razão! Desculpas para não explicar, eu não compreendo... se as criticas fossem acompanhadas de justificações e com soluções, com certeza seriam muito mais felizes.

Baseado nas minhas conclusões depois de alguns testes fazer a estes controladores kelly keb, verifico que, para além de se poder alterar as percentagens de correntes de motor e de baterias, quando as baterias são o elo mais fraco, o controlador fica um pouco enganado pela diminuição da tensão e assume que está a puxar demasiada corrente, diminuindo-a de seguida. Ele também assume que é mais normal uma baixa potencia quando baixas velocidades, e alta potencia para altas velocidades. (isto é o que se sente quando se modifica os parâmetros ou se troca de packs de diferentes disponibilidades de potencia)
Depois de interpretar as palavras de RJSC, pode-se verificar que existe analogia (correspondência). Poderão ainda existir outras palavras com mais correspondência ao que realmente acontece, mas já não estará muito longe!
Tudo por um mundo mais limpo!

MVS
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por MVS »

Estou de acordo consigo Jorge quando ás suas conclusões sobre os Kelly KEB.
Imagem

jmal
Membro Platinium
Membro Platinium

Mensagem por jmal »

Jorge Rocha Escreveu:Todos podem ter razão! Desculpas para não explicar, eu não compreendo... se as criticas fossem acompanhadas de justificações e com soluções, com certeza seriam muito mais felizes.

Baseado nas minhas conclusões depois de alguns testes fazer a estes controladores kelly keb, verifico que, para além de se poder alterar as percentagens de correntes de motor e de baterias, quando as baterias são o elo mais fraco, o controlador fica um pouco enganado pela diminuição da tensão e assume que está a puxar demasiada corrente, diminuindo-a de seguida. Ele também assume que é mais normal uma baixa potencia quando baixas velocidades, e alta potencia para altas velocidades. (isto é o que se sente quando se modifica os parâmetros ou se troca de packs de diferentes disponibilidades de potencia)
Depois de interpretar as palavras de RJSC, pode-se verificar que existe analogia (correspondência). Poderão ainda existir outras palavras com mais correspondência ao que realmente acontece, mas já não estará muito longe!
Achas normal iniciar-mos uma subida a x velocidade com acelerador a fundo, com a perda de velocidade que a subida provoca, o kelly reduz a corrente conforme se perde velocidade, até que, se a subida for matreira, daquelas que têm uma inclinação inicial e vai aumentando, paramos.

Normal, penso eu é manter ou ate aumentar para vencer a subida como acontece com a generalidade dos controladores.

Eu já disse que a explicação ta no fórum. Não se pode dizer mal, lembras.
Cumps Inovadores

MRider
Membro Platinium
Membro Platinium

Mensagem por MRider »

Era exatamente isso que acontecia na minha.

Começava bem depois ia reduzindo até quase parar ...
E as vezes parava mesmo . . .
Live long and prosper!

MRider
Membro Platinium
Membro Platinium

Mensagem por MRider »

A moderação apagou algum tópico ?
Vinha agora comentar o post do Rufus
Live long and prosper!

BE-COOL
Membro Silver
Membro Silver
Registado: terça jun 17, 2008 5:53 pm

Mensagem por BE-COOL »

A Mitsubishi desce o preço do MiEV no Japão em $9,100.

Esta descida de preço já vem atrasada, com a chegada do Volkswagen e-Up será cada vez mais difícil venderem o MiEV na Europa.

O Peugeot iOn já foi vendido no verão de 2012 a 17.900€ em França (com os incentivos do governo francês esteve a 10.900€), vamos ver se o novo preço do MiEV na Europa (ainda por saber) se aproxima e fica abaixo da barreira psicológica dos 20.000€.

Código: Selecionar todos

http://insideevs.com/mitsubishi-slashes-9100-off-i-miev-price-in-japan/
PushEVs.com

Responder

Voltar para “Veículos Eléctricos”