Hidrocopper para aquecimento central

Local dedicado exclusivamente á discusão sobre biomasa sólida

Autor do tópico
luminis
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 26
Registado: terça fev 12, 2013 11:25 pm

Re: Hidrocopper para aquecimento central

Mensagem por luminis »

Com as vossas opiniões ensinaram-me a rentabilizar a maquina.
Não está tudo perfeito... mas analisando os prós, está muito melhor do que sempre esteve.
Bom ano.


Autor do tópico
luminis
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 26
Registado: terça fev 12, 2013 11:25 pm

Re: Hidrocopper para aquecimento central

Mensagem por luminis »

Olá pessoal.
Depois de algumas experiências, de modo a rentabilizar a máquina, face à falta de potencia para a área aquecida e para o total dos elementos radiadores, nada feito, não há, por via usuário, ganhar mais rendimento de acordo com as soluções apresentadas e experimentadas, pelo distribuidor da ecoforest em Portugal.
Resumindo, somente alteramos o parâmetro 1.6a, passou de 0.00 mB para -0.02 mB o que fez baixar os valores da temperatura que saia pela chaminé, para valores, em funcionamento normal, na casa dos 220 ºC, em modulação desce até aos 150, 170... e vai continuar sempre a trabalhar no nível 9 de pellets.
Já se conseguiu levar a temperatura da água aos 60º C, ao fim de 1,5 hora de funcionamento, lá fora estavam 10º C, queria ver se tivessem 0,0ºC, gasta muito mais pellets... mas para já nos dias normais fica como está, água a 50, nos dias mais frios, 55ºC..
Enfim é o que dá confiar na competência de certos vendedores/instaladores. Afinal a máquina apesar de anunciar 16KW, quanto muito, estará nos 14KW no limite máximo!...
Abraços pessoal.
Por tudo.


O_volt
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 3741
Registado: quarta mar 18, 2009 3:21 pm
Localização: Leiria, Associado n.º74

Re: Hidrocopper para aquecimento central

Mensagem por O_volt »

E ele não pode mudar a máquina?
MP+AC
Nissan Leaf 24+30kw
Peugeot Ion
Vectrix Li+

Avatar do Utilizador

g_card
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 260
Registado: segunda mar 10, 2008 10:13 pm
Localização: atras-dos-montes

Re: Hidrocopper para aquecimento central

Mensagem por g_card »

mesmo com esse calor de exaustão podes meter um permutador na saída de gases como tem o pnunes para aproveitar mais um pouco...
"A natureza deu-nos duas orelhas e uma só boca para nos advertir de que se impõe mais ouvir do que falar."

Avatar do Utilizador

Celestino
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 914
Registado: sábado jun 23, 2012 7:30 pm
Localização: Aveiro

Re: Hidrocopper para aquecimento central

Mensagem por Celestino »

g_card Escreveu:mesmo com esse calor de exaustão podes meter um permutador na saída de gases como tem o pnunes para aproveitar mais um pouco...
Eu tenho e adianta pouco...
Coloquei fotos e os resultados no tópico da caldeira do pnunes.
=> Automóvel Eléctrico
=> Micro Produção Fotovoltaica
=> Painel Solar AQS
=> Aquecimento central a Pelets
______________________________________


O_volt
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 3741
Registado: quarta mar 18, 2009 3:21 pm
Localização: Leiria, Associado n.º74

Re: Hidrocopper para aquecimento central

Mensagem por O_volt »

Celestino Escreveu:
g_card Escreveu:mesmo com esse calor de exaustão podes meter um permutador na saída de gases como tem o pnunes para aproveitar mais um pouco...
Eu tenho e adianta pouco...
Coloquei fotos e os resultados no tópico da caldeira do pnunes.
Não se consegue fazer omeletes sem ovos.
MP+AC
Nissan Leaf 24+30kw
Peugeot Ion
Vectrix Li+


Autor do tópico
luminis
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 26
Registado: terça fev 12, 2013 11:25 pm

Re: Hidrocopper para aquecimento central

Mensagem por luminis »

Mudar máquina?!... Para já não.
Vou aguardar a chegada dos dias com temperaturas negativas para ver se o comportamento. Depois sim, ou será hora de resignar ou reclamar. Logo se verá.
Só um esclarecimento, não contactei o instalador/vendedor, mas tenho estado em contacto e pedido ajuda ao produtor.
Aliás quem me ajudou na alteração dos parâmetros da máquina foi um técnico da Cirelius, que são os novos distribuidores nacionais da ecoforest, sob indicação da ecoforest espanha.
Em relação ao instalador/vendedor ainda estou a "digerir" a coisa: então se ele acha que a potencia é suficiente :?


Ferra
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1223
Registado: quinta fev 15, 2007 7:39 pm
Localização: terras de oureana

Re: Hidrocopper para aquecimento central

Mensagem por Ferra »

Boa tarde!
Aquilo que vou escrever é o resultado de algumas pesquisas que fiz, porque estou a reconstruir uma casa e também vou passar pela decisão de comprar uma caldeira! Sem por em causa o que já foi escrito anteriormente, não percebo mada do assunto, nem sou parte interessada no ramo! ;)

Então aqui vai a minha posta de pescada! :)
Pela pesquisa que fiz a potência para casas bem isoladas ronda os 100W por metro quadrado, logo a caldeira está no limite da sua área (140m2). O número de elementos também seriam 140, um para cada m2! Porquê 140? Menos não chegam? Sim chegam mas para aquecerem a área necessitam de uma temperatura de circulação maior! O piso radiante funciona com 38º porque usa toda a área do chão para aquecer a casa! Epá isso fica caro, não tenho paredes suficientes para tanto elemento, enfim,... Monta-se menos! Também funciona!

Na sua situação podia ir por dois caminhos! O mais fácil era aumentar a potencia da caldeira (mudar parâmetros?, uma nova mais potente...), ou aumentar o isolamento da casa! Eu isolava telhado (ou placa), caixilharia dupla, capoto, e verificava todos os sítios onde pudesse haver correntes de ar (as chaminés costumas ser esquecidas e é um sitio onde sai muito ar!). Porquê? Porque apenas isto permite que você poupe no combustível!

Agora não me caiam em cima tá bem?!!!! :roll:
Só sei que nada sei. Mas estou a aprender! :-)


Autor do tópico
luminis
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 26
Registado: terça fev 12, 2013 11:25 pm

Re: Hidrocopper para aquecimento central

Mensagem por luminis »

Boas.
Agradeço a contribuição, mas nada melhor que fazermos uma comparação. A minha máquina está preparada para no máximo de rendimento atingir qualquer coisa como 16 kw. Ora, isso quer dizer que estará por isso a trabalhar, mesmo no nível 9, numa potencia a variar entre os 14 e os 16 kw...
Por outro lado, sempre seria melhor ter uma dos supostos 24 kw, porque assim em vez de estar sempre a trabalhar no máximo, podia estar nos mínimos, e hipoteticamente, a trabalhar nos mesmos 16kw...
Quanto às suas soluções de isolamento, vivo num apartamento, condomínios, problemas! ;) nada feito.
Pelas minhas contas a máquina está a modelar aos 50 ºC e a gastar 15 kg ao fim de 10 horas de funcionamento e a temperatura ambiente varia entre os 18º e os 20. Atenção, hoje lá fora estão 3ºC.
Não há milagres pra aquecer, mas também não está a gastar muito.
Quem pondera comprar, independentemente de ter bom isolamento térmico ou não, a comprar mais «potencia» que os mínimos. Se não depois vão-se arrepender.
Eu arrependo-me, mas fui burro ao não me ter informado antes e ter confiado em quem parecia ser «esperto» na matéria.
E, fui tão burro, que se tivesse estado com a atenção num outro orçamento que tinha, mas para bomba de calor, a potencia que estava prevista para a minha área, era no mínimo, 19KW...
Distracções. :D


Ferra
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1223
Registado: quinta fev 15, 2007 7:39 pm
Localização: terras de oureana

Re: Hidrocopper para aquecimento central

Mensagem por Ferra »

Eu diria que confiou o que é muito diferente de burro, mas entendo muito bem a sua posição! A reconstruir também já passei por algumas que me fizeram sentir isso mesmo!
Num apartamento as coisas são mais dificeis e então com os condominios mais ainda! Mas pode sempre verificar os isolamentos das janelas e então se forem de correr upa, upa, tem muito que verificar!! Se tiver estores com correia há umas borrachas para diminuir as frinchas! Verifique chaminés.


Disse que está a gastar 1,5kg por hora. Isso é muito bom! Agora eu pergunto: a potencia das pellets anunciada é de 4 a 4,5kw por kg. Mesmo que fosse 5Kw estaria a usar 7,5Kw para aquecer o apartamento! Isto se a caldeira também tiver o rendimento de 100%, coisa que não tem! Algo me escapa!
Outra coisa, o rendimento da caldeira no máximo é muito diferente de outro regime? Se isso acontece a temperatura dos gases na chaminé será também muito diferente! Porque se queima mais esse calor tem de ir para algum lado. Se não é a serpentina só pode ser a chaminé!

Desculpe estas observações mas gostava que alguém me explicasse!
Só sei que nada sei. Mas estou a aprender! :-)


Autor do tópico
luminis
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 26
Registado: terça fev 12, 2013 11:25 pm

Re: Hidrocopper para aquecimento central

Mensagem por luminis »

não sei responder... porque também há coisas que não domino.
Garanto-lhe que somente está a queimar pellets pinewells, A1, está no nível 9, água a 50ºC, e só lhe meto um saco de 15 kg por dia que dá para 10 horas... mais ou menos... kilo para frente kilo para trás...
por exemplo, hoje, despejei um saco às 16h00 e ligada a essa hora, estava praticamente vazio, vai desligar às 23h45 e ainda lá tem uns bons kilos... ainda enche a "zona afunilada"...

Avatar do Utilizador

Celestino
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 914
Registado: sábado jun 23, 2012 7:30 pm
Localização: Aveiro

Re: Hidrocopper para aquecimento central

Mensagem por Celestino »

Ferra Escreveu:Disse que está a gastar 1,5kg por hora. Isso é muito bom! Agora eu pergunto: a potencia das pellets anunciada é de 4 a 4,5kw por kg. Mesmo que fosse 5Kw estaria a usar 7,5Kw para aquecer o apartamento! Isto se a caldeira também tiver o rendimento de 100%, coisa que não tem! Algo me escapa!
Outra coisa, o rendimento da caldeira no máximo é muito diferente de outro regime? Se isso acontece a temperatura dos gases na chaminé será também muito diferente! Porque se queima mais esse calor tem de ir para algum lado. Se não é a serpentina só pode ser a chaminé!
Desculpe estas observações mas gostava que alguém me explicasse!
luminis Escreveu:Depois da experiência, em conclusão, é preferível o nível 9 ao 5...
Há uma diferença de 4ºC a radiar e o consumo de pellets não se nota quase nada :o
temperatura ambiente em quase todos os compartimentos aquecidos 20º... :)
Sublinhei na anterior transcrição a possível resposta para as dúvidas do Ferra.
luminis, percebi que não estará a aquecer os compartimentos todos. Confirma-se?
=> Automóvel Eléctrico
=> Micro Produção Fotovoltaica
=> Painel Solar AQS
=> Aquecimento central a Pelets
______________________________________


Ferra
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1223
Registado: quinta fev 15, 2007 7:39 pm
Localização: terras de oureana

Re: Hidrocopper para aquecimento central

Mensagem por Ferra »

luminis Escreveu:não sei responder... porque também há coisas que não domino.
Garanto-lhe que somente está a queimar pellets pinewells, A1, está no nível 9, água a 50ºC, e só lhe meto um saco de 15 kg por dia que dá para 10 horas... mais ou menos... kilo para frente kilo para trás...
por exemplo, hoje, despejei um saco às 16h00 e ligada a essa hora, estava praticamente vazio, vai desligar às 23h45 e ainda lá tem uns bons kilos... ainda enche a "zona afunilada"...
Obrigado pela resposta!
Sim, não duvido que assim seja! Apenas penso que a máquina se calhar ainda debita menos que os tais 16KW. Repare que com uma potencia anunciada de 4,5Kw por quilo, era preciso queimar mais de 3 Kg por hora para poder ter disponíveis os tais 16Kw. Era este tipo de perguntas que fazia a quem me vendeu a maquina! Provavelmente ele não me ia conseguir responder. Tenho uma mente muito complicada!

Celestino:
obrigado pela atenção! Realmente esse pormenor passou-me despercebido!
Só sei que nada sei. Mas estou a aprender! :-)


Autor do tópico
luminis
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 26
Registado: terça fev 12, 2013 11:25 pm

Re: Hidrocopper para aquecimento central

Mensagem por luminis »

Amigos, como a temperatura no exterior diminuiu, vê-se neve na Serra das Meadas e não há sol (tenho vidro de baixo valor remissivo) para ajudar a aquecer o ambiente dos quartos virados a OESTE e SUL, as coisas por aqui complicaram-se, a nível de qualidade de temperatura ambiente e num aumento do consumo de pellets.

Como, nível 9 de pellets, a temperatura da água nos 50º, não era suficiente, porque começou a sentir-se «frio» em algumas zonas da casa, arrisquei... mantive o nivel 9 de consumo de pellets, mas coloquei a temperatura da água nos 55º, mas o há o senão, agora gasta, em média, 15 kilos, em 6 horas...

Ontem, e hoje, decidi programar a máquina para ligar às 11 horas até às 23H45, mas no nível 7 de pellets e mantive a temperatura da água nos 55º...

Conclusão, consome 15 kilos em 9,5 a 10 horas... e o ambiente está aceitavel (menos frio).

É esta a minha realidade com a minha Hidrocopper Mini 16Kw... :x

Avatar do Utilizador

visitante1
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 3322
Registado: sexta jan 07, 2011 12:08 am
Localização: Região norte

Re: Hidrocopper para aquecimento central

Mensagem por visitante1 »

Quanto custa o kg dos pellets?
VE Nissan Leaf MKII
Micro-produção 5kWp+4kWp
Auto-consumo Stand-Alone 14,5kWp
Micro-Hidrica Pelton max:1,5kW
AQS Tubos De Vácuo
Caldeira Biomassa Roval R203 73kW
Fluksometer FLM03E


Autor do tópico
luminis
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 26
Registado: terça fev 12, 2013 11:25 pm

Re: Hidrocopper para aquecimento central

Mensagem por luminis »

cada saco custou-me 3,24 euros (salvo erro), da marca pinewells... comprei duas toneladas!


Autor do tópico
luminis
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 26
Registado: terça fev 12, 2013 11:25 pm

Re: Hidrocopper para aquecimento central

Mensagem por luminis »

Olá. Gostaria de ouvir a vossa opinião sobre os prós e contras entre esta máquina de 16KW, comparando com outra mais potente, neste caso uma de 24KW, ou superior?!...
Ao nivel de consumo de pellets...

Avatar do Utilizador

visitante1
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 3322
Registado: sexta jan 07, 2011 12:08 am
Localização: Região norte

Re: Hidrocopper para aquecimento central

Mensagem por visitante1 »

comparando um motor de 1000cc 60CV com um 2000cc 140CV o mais potente para as mesmas prestações gasta menos, com isso deve ser igual, a coitadinha está em esforço absoluto!!!
VE Nissan Leaf MKII
Micro-produção 5kWp+4kWp
Auto-consumo Stand-Alone 14,5kWp
Micro-Hidrica Pelton max:1,5kW
AQS Tubos De Vácuo
Caldeira Biomassa Roval R203 73kW
Fluksometer FLM03E


Autor do tópico
luminis
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 26
Registado: terça fev 12, 2013 11:25 pm

Re: Hidrocopper para aquecimento central

Mensagem por luminis »

Pois...


Autor do tópico
luminis
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 26
Registado: terça fev 12, 2013 11:25 pm

Re: Hidrocopper para aquecimento central

Mensagem por luminis »

Amigos, coloquei dois purgadores manuais na parte mais alta dos tubos, descobri que a maior parte dos radiadores estavam com a torneira inferior praticamente fechada por isso abri-as...
Alterei posicao da bomba circuladora da posicao 3 para 2...
Tenho finalmente calor, qualidade ambiental...
Tive ajuda de amigo tobe... bom profissional .. . Bom natal para todos.

Responder

Voltar para “Biomassa sólida”